Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandra Augusta Lima dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46364
Resumo: Esse artigo trata da experiência do processo criativo de uma dramaturgia chamada Pele Preta, Lousa branca, escrita coletivamente por duas autoras, com a assessoria de um dramaturgo. A realização do projeto se deu em 2021, com o incentivo da Lei Federal Aldir Blanc, implementada durante a pandemia para custear trabalhos artísticos em todo Brasil. Entende-se que a dramaturgia em questão trata de temas centrais para a vida da mulher negra, quais sejam: questões relacionadas ao racismo, violência doméstica, feminismo e empoderamento. Nesse artigo, busco refletir sobre este exercício dramatúrgico, partindo das seguintes perguntas: Por que escrever Pele Preta, Lousa branca e, ainda, por que partir de uma escrita de minhas memórias ancestrais? Essa escrita liberta de algo? Que algo é esse? Em que medida esse trabalho de construção dramatúrgica pode ser entendido como um processo artístico e pedagogicamente potente? Para responder essas perguntas, trato da questão da ancestralidade como ponto central para a produção artística de mulheres negras, depois rememoro o processo de escrita de Pele Preta, Lousa branca, elencando alguns pontos importantes (histórias de vida como elemento dramatúrgico, desafios de escrever partindo de histórias de vidas reais e o exercício da dramaturgia como potência). Por fim, discuto a relevância dessa experiência para a minha formação enquanto artista-docente e seus desdobramentos para o ensino de teatro. Dessa forma, busca-se refletir sobre a produção de conhecimento e narrativas poéticas da mulher negra no campo artístico, seja a escrita autoral ou outras formas de reverberação nas artes, enfatizando a ocupação de mulheres negras no protagonismo do espaço artístico.
id UFRN_8ebc14b671e5acbaaf9a0a7d006ee837
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46364
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Alessandra Augusta Lima doshttp://lattes.cnpq.br/1723057085289302http://lattes.cnpq.br/8651689252671301Barbosa, Makarios Maiahttp://lattes.cnpq.br/7518934874341453Santana, Mônica Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/4153826741380831Moura, Monize Oliveira2022-03-02T17:10:53Z2022-03-02T17:10:53Z2022-02-14Santos, Alessandra Augusta Lima dos. Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória. 2022. 46 f. TCC (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46364Esse artigo trata da experiência do processo criativo de uma dramaturgia chamada Pele Preta, Lousa branca, escrita coletivamente por duas autoras, com a assessoria de um dramaturgo. A realização do projeto se deu em 2021, com o incentivo da Lei Federal Aldir Blanc, implementada durante a pandemia para custear trabalhos artísticos em todo Brasil. Entende-se que a dramaturgia em questão trata de temas centrais para a vida da mulher negra, quais sejam: questões relacionadas ao racismo, violência doméstica, feminismo e empoderamento. Nesse artigo, busco refletir sobre este exercício dramatúrgico, partindo das seguintes perguntas: Por que escrever Pele Preta, Lousa branca e, ainda, por que partir de uma escrita de minhas memórias ancestrais? Essa escrita liberta de algo? Que algo é esse? Em que medida esse trabalho de construção dramatúrgica pode ser entendido como um processo artístico e pedagogicamente potente? Para responder essas perguntas, trato da questão da ancestralidade como ponto central para a produção artística de mulheres negras, depois rememoro o processo de escrita de Pele Preta, Lousa branca, elencando alguns pontos importantes (histórias de vida como elemento dramatúrgico, desafios de escrever partindo de histórias de vidas reais e o exercício da dramaturgia como potência). Por fim, discuto a relevância dessa experiência para a minha formação enquanto artista-docente e seus desdobramentos para o ensino de teatro. Dessa forma, busca-se refletir sobre a produção de conhecimento e narrativas poéticas da mulher negra no campo artístico, seja a escrita autoral ou outras formas de reverberação nas artes, enfatizando a ocupação de mulheres negras no protagonismo do espaço artístico.This article deals with the experience of the creative process for a dramaturgy called “Pele Preta, Lousa Branca”, written collectively by two authors, with the assistance of a professional playwright. The project was carried out in 2021, with the financial support of the Aldir Blanc Federal Law, implemented during the pandemic to fund artistic works throughout Brazil. It is understood that the dramaturgy in question deals with central themes for the life of black women, namely issues related to racism, domestic violence, feminism and empowerment. In this article, I seek to reflect on this dramaturgical exercise, starting from the following questions: Why write "Pele Preta, Lousa branca" and, also, why start writing from my ancestral memories? Does this writing release something? What is this? To what extent can this work of dramaturgical construction be understood as an artistic and pedagogically powerful process? To answer these questions, I deal with the issue of ancestry as a central point for the artistic production of black women, then I recall "Pele Preta, Lousa branca" 's writing process, listing some important points (life stories as a dramaturgical element, challenges of writing from stories of real lives and the exercise of dramaturgy as power), finally, I discuss the relevance of this experience for my training as an artistteacher and its consequences for the teaching of theater. Thus, we seek to reflect on the production of knowledge and poetic narratives of black women in the artistic field, whether authorial writing or other forms of reverberation in the arts, emphasizing the occupation of black female characters in the protagonism of the artistic space.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLicenciatura em TeatroUFRNBrasilDepartamento de ArtesAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDramaturgia autoralFeminismoProtagonismoAncestralidadePele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPelePretaLousaBranca_Santos_2022.pdfPelePretaLousaBranca_Santos_2022.pdfapplication/pdf463361https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46364/1/PelePretaLousaBranca_Santos_2022.pdfa9d03a953f34197895ba7e7bae30d379MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46364/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46364/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52123456789/463642022-09-01 09:51:18.625oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-01T12:51:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória
title Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória
spellingShingle Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória
Santos, Alessandra Augusta Lima dos
Dramaturgia autoral
Feminismo
Protagonismo
Ancestralidade
title_short Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória
title_full Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória
title_fullStr Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória
title_full_unstemmed Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória
title_sort Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória
author Santos, Alessandra Augusta Lima dos
author_facet Santos, Alessandra Augusta Lima dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1723057085289302
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8651689252671301
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barbosa, Makarios Maia
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7518934874341453
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santana, Mônica Pereira de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4153826741380831
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alessandra Augusta Lima dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Monize Oliveira
contributor_str_mv Moura, Monize Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Dramaturgia autoral
Feminismo
Protagonismo
Ancestralidade
topic Dramaturgia autoral
Feminismo
Protagonismo
Ancestralidade
description Esse artigo trata da experiência do processo criativo de uma dramaturgia chamada Pele Preta, Lousa branca, escrita coletivamente por duas autoras, com a assessoria de um dramaturgo. A realização do projeto se deu em 2021, com o incentivo da Lei Federal Aldir Blanc, implementada durante a pandemia para custear trabalhos artísticos em todo Brasil. Entende-se que a dramaturgia em questão trata de temas centrais para a vida da mulher negra, quais sejam: questões relacionadas ao racismo, violência doméstica, feminismo e empoderamento. Nesse artigo, busco refletir sobre este exercício dramatúrgico, partindo das seguintes perguntas: Por que escrever Pele Preta, Lousa branca e, ainda, por que partir de uma escrita de minhas memórias ancestrais? Essa escrita liberta de algo? Que algo é esse? Em que medida esse trabalho de construção dramatúrgica pode ser entendido como um processo artístico e pedagogicamente potente? Para responder essas perguntas, trato da questão da ancestralidade como ponto central para a produção artística de mulheres negras, depois rememoro o processo de escrita de Pele Preta, Lousa branca, elencando alguns pontos importantes (histórias de vida como elemento dramatúrgico, desafios de escrever partindo de histórias de vidas reais e o exercício da dramaturgia como potência). Por fim, discuto a relevância dessa experiência para a minha formação enquanto artista-docente e seus desdobramentos para o ensino de teatro. Dessa forma, busca-se refletir sobre a produção de conhecimento e narrativas poéticas da mulher negra no campo artístico, seja a escrita autoral ou outras formas de reverberação nas artes, enfatizando a ocupação de mulheres negras no protagonismo do espaço artístico.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-02T17:10:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-02T17:10:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Alessandra Augusta Lima dos. Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória. 2022. 46 f. TCC (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46364
identifier_str_mv Santos, Alessandra Augusta Lima dos. Pele preta, lousa branca : análise de um processo de escrita dramatúrgica como prática emancipatória. 2022. 46 f. TCC (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Licenciatura em Teatro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46364/1/PelePretaLousaBranca_Santos_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46364/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46364/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a9d03a953f34197895ba7e7bae30d379
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117700049174528