Evaluation of medicines advertising in medical journals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31429 |
Resumo: | Este trabalho objetivou analisar propagandas de medicamentos sujeitos à prescrição, que foram veiculadas em três periódicos das áreas de cardiologia e neurologia, dirigidos a profissionais de saúde. A análise envolveu critérios baseados na legislação em vigor, além de outros, e das referências bibliográficas. Averiguou-se a presença dos seguintes itens: número de registro, nome do fármaco, indicações terapêuticas, contra-indicações, cuidados e advertências, reações adversas, efeitos colaterais, posologia, legibilidade das informações técnico-científicas e referências bibliográficas, frases e/ou expressões sobre vantagens ante outros fármacos, mensagens de segurança, promessas de cura e imagens de pessoas sorridentes, além da confirmação das citações com base nas referências bibliográficas. Dentre os critérios legais avaliados, observou-se a ausência de legibilidade das informações técnico-científicas em 85% das peças promocionais; a ausência dos efeitos colaterais em 23%; a ausência de cuidados e advertências em 15%; de contra-indicações em 12,8%; de posologia em 6,4%; do número de registro em 2,7% e da Denominação Comum Brasileira/Denominação Comum Internacional (DCB/DCI) em 0,6%. Das 130 afirmações relativas a benefícios frente a outros fármacos, 23,8% não foram confirmadas; e das 48 mensagens de segurança veiculadas, 41,7% não tinham respaldo nas referências citadas. As imagens de pessoas sorridentes foram recurso usado em 49,2 % das peças promocionais. Das 1.362 referências analisadas, 19,7% não foram encontradas e 37,1% das afirmações referenciadas não foram confirmadas |
id |
UFRN_8f2a47284cfb8f66bfdcc88257459b73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31429 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Daliana Maria Berenice de OliveiraLima, Suellen Cristiane Medeiros deBatista, Almária MarizCarvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de2021-02-09T17:14:44Z2021-02-09T17:14:44Z2009-06SOUZA, Daliana Maria Berenice de Oliveira; LIMA, Suellen Cristiane Medeiros de; BATISTA, Almária Mariz; CARVALHO, Maria Cleide Ribeiro Dantas de. Evaluation of medicines advertising in medical journals. Brazilian Journal Of Pharmaceutical Sciences, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 303-312, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-82502009000200016&lng=en&tlng=en. Acesso em: 17 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-825020090002000162175-9790https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/3142910.1590/s1984-82502009000200016Este trabalho objetivou analisar propagandas de medicamentos sujeitos à prescrição, que foram veiculadas em três periódicos das áreas de cardiologia e neurologia, dirigidos a profissionais de saúde. A análise envolveu critérios baseados na legislação em vigor, além de outros, e das referências bibliográficas. Averiguou-se a presença dos seguintes itens: número de registro, nome do fármaco, indicações terapêuticas, contra-indicações, cuidados e advertências, reações adversas, efeitos colaterais, posologia, legibilidade das informações técnico-científicas e referências bibliográficas, frases e/ou expressões sobre vantagens ante outros fármacos, mensagens de segurança, promessas de cura e imagens de pessoas sorridentes, além da confirmação das citações com base nas referências bibliográficas. Dentre os critérios legais avaliados, observou-se a ausência de legibilidade das informações técnico-científicas em 85% das peças promocionais; a ausência dos efeitos colaterais em 23%; a ausência de cuidados e advertências em 15%; de contra-indicações em 12,8%; de posologia em 6,4%; do número de registro em 2,7% e da Denominação Comum Brasileira/Denominação Comum Internacional (DCB/DCI) em 0,6%. Das 130 afirmações relativas a benefícios frente a outros fármacos, 23,8% não foram confirmadas; e das 48 mensagens de segurança veiculadas, 41,7% não tinham respaldo nas referências citadas. As imagens de pessoas sorridentes foram recurso usado em 49,2 % das peças promocionais. Das 1.362 referências analisadas, 19,7% não foram encontradas e 37,1% das afirmações referenciadas não foram confirmadasThis work intended to analyze the advertising of medicines requiring medical prescription, divulged into three journals of the neurology and cardiology areas addressed to healthcare professionals. The analysis was based on current legislation, among other criteria, as well as specific literature. The presence of the following items was investigated: registration number, drug name, specific indications, contraindications; cautions and warnings; adverse reactions; possible side effects; posology; legibility of technical-scientific information and bibliographic references, phrases and/or expressions about the medication benefits, as compared to other drugs; safety warnings, healing promises and pictures of people smiling, and the quotations confirmation based on bibliographic references. Among the evaluated legal criteria, it was observed the absence of legibility in technical-scientific information in 85% of advertisements; absence of side effects in 23%; absence of cautions and warnings in 15%; of contraindications in 12.8%; of posology in 6.4%; of registration numbers in 2.7% and of the Common Brazilian Denomination/Common International Denomination (Denominação Comum Brasileira/Denominação Comum Internacional - DCB/DCI) in 0.6%. Out of 130 statements respecting advantages face to others drugs, 23.8% were not confirmed and out of 48 divulged safety messages, 41.7% could not be found in quoted references. The pictures of people smiling was a resource used in 42.2% of advertisements. Out of 1362 references analyzed, 19.7% were not found and 37.1% of quoted affirmations weren't confirmedUniversidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas)Attribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMedicamentos, publicidadeMedicamentos, prescriçãoMedicamentos, legislaçãoMedicines, advertisingMedicines, prescriptionMedicines, legislationEvaluation of medicines advertising in medical journalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleengreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdfEvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdfapplication/pdf314216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31429/1/EvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf0d9651bbb38914fb03d2551c2ee376e5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31429/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31429/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTEvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf.txtEvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf.txtExtracted texttext/plain42455https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31429/4/EvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf.txt6b32ae48cd8214fe3bd8808829130e44MD54THUMBNAILEvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf.jpgEvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1656https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31429/5/EvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf.jpgebfc4ec292ca8684fbed382c0d914052MD55123456789/314292021-02-14 05:48:12.168oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:48:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Evaluation of medicines advertising in medical journals |
title |
Evaluation of medicines advertising in medical journals |
spellingShingle |
Evaluation of medicines advertising in medical journals Souza, Daliana Maria Berenice de Oliveira Medicamentos, publicidade Medicamentos, prescrição Medicamentos, legislação Medicines, advertising Medicines, prescription Medicines, legislation |
title_short |
Evaluation of medicines advertising in medical journals |
title_full |
Evaluation of medicines advertising in medical journals |
title_fullStr |
Evaluation of medicines advertising in medical journals |
title_full_unstemmed |
Evaluation of medicines advertising in medical journals |
title_sort |
Evaluation of medicines advertising in medical journals |
author |
Souza, Daliana Maria Berenice de Oliveira |
author_facet |
Souza, Daliana Maria Berenice de Oliveira Lima, Suellen Cristiane Medeiros de Batista, Almária Mariz Carvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Suellen Cristiane Medeiros de Batista, Almária Mariz Carvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Daliana Maria Berenice de Oliveira Lima, Suellen Cristiane Medeiros de Batista, Almária Mariz Carvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicamentos, publicidade Medicamentos, prescrição Medicamentos, legislação Medicines, advertising Medicines, prescription Medicines, legislation |
topic |
Medicamentos, publicidade Medicamentos, prescrição Medicamentos, legislação Medicines, advertising Medicines, prescription Medicines, legislation |
description |
Este trabalho objetivou analisar propagandas de medicamentos sujeitos à prescrição, que foram veiculadas em três periódicos das áreas de cardiologia e neurologia, dirigidos a profissionais de saúde. A análise envolveu critérios baseados na legislação em vigor, além de outros, e das referências bibliográficas. Averiguou-se a presença dos seguintes itens: número de registro, nome do fármaco, indicações terapêuticas, contra-indicações, cuidados e advertências, reações adversas, efeitos colaterais, posologia, legibilidade das informações técnico-científicas e referências bibliográficas, frases e/ou expressões sobre vantagens ante outros fármacos, mensagens de segurança, promessas de cura e imagens de pessoas sorridentes, além da confirmação das citações com base nas referências bibliográficas. Dentre os critérios legais avaliados, observou-se a ausência de legibilidade das informações técnico-científicas em 85% das peças promocionais; a ausência dos efeitos colaterais em 23%; a ausência de cuidados e advertências em 15%; de contra-indicações em 12,8%; de posologia em 6,4%; do número de registro em 2,7% e da Denominação Comum Brasileira/Denominação Comum Internacional (DCB/DCI) em 0,6%. Das 130 afirmações relativas a benefícios frente a outros fármacos, 23,8% não foram confirmadas; e das 48 mensagens de segurança veiculadas, 41,7% não tinham respaldo nas referências citadas. As imagens de pessoas sorridentes foram recurso usado em 49,2 % das peças promocionais. Das 1.362 referências analisadas, 19,7% não foram encontradas e 37,1% das afirmações referenciadas não foram confirmadas |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-09T17:14:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-09T17:14:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Daliana Maria Berenice de Oliveira; LIMA, Suellen Cristiane Medeiros de; BATISTA, Almária Mariz; CARVALHO, Maria Cleide Ribeiro Dantas de. Evaluation of medicines advertising in medical journals. Brazilian Journal Of Pharmaceutical Sciences, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 303-312, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-82502009000200016&lng=en&tlng=en. Acesso em: 17 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-82502009000200016 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31429 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2175-9790 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/s1984-82502009000200016 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Daliana Maria Berenice de Oliveira; LIMA, Suellen Cristiane Medeiros de; BATISTA, Almária Mariz; CARVALHO, Maria Cleide Ribeiro Dantas de. Evaluation of medicines advertising in medical journals. Brazilian Journal Of Pharmaceutical Sciences, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 303-312, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-82502009000200016&lng=en&tlng=en. Acesso em: 17 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-82502009000200016 2175-9790 10.1590/s1984-82502009000200016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31429/1/EvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31429/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31429/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31429/4/EvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31429/5/EvaluationMedicinesAdvertising_Batista_2009.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d9651bbb38914fb03d2551c2ee376e5 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 6b32ae48cd8214fe3bd8808829130e44 ebfc4ec292ca8684fbed382c0d914052 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117844923580416 |