As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24262 |
Resumo: | A formação docente tem sido marcada por avanços, retrocessos e mudanças, em que propostas curriculares para formação inicial tem se mostrado, muitas vezes, insuficientes, evidenciando a necessidade de formação continuada. Assim, surgem políticas públicas propostas pelo Ministério da Educação, pelas Secretarias de Educação ou ainda formações em serviço, propostas pelas próprias instituições de ensino, com vistas ao atendimento às demandas formativas identificadas pelo corpo docente. Para realizar essa discussão de forma qualificada, utilizamos autores como Cambi (1999), Saviani (1991; 2000; 2009; 2011), Freire (1991; 2000), Libâneo e Pimenta (1997; 1999), Vicentini e Lugli (2009), Imbernón (2009), Dourado (2015), entre outros. Nossa pesquisa tem como objeto de estudo a representação social de professores sobre a formação continuada do PNAIC (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Como objetivo, propomos compreender a representação social dos professores participantes do PNAIC acerca dessa formação continuada. Ou seja, o universo será constituído pelos alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Natal. As representações sociais, que tem como precursor Moscovici, revelam os sentidos atribuídos ao fazer docente enraizado no sistema do pensamento. Nessa direção, realizamos uma investigação que envolveu procedimentos teórico-metodológicos de caráter qualitativo e quantitativo, dentre os quais estão, na dimensão teórica: a revisão bibliográfica, o estado da arte, de acordo com nossa temática e a pesquisa documental; na dimensão empírica, utilizamos, na coleta de dados, a TALP – Técnica de Associação Livre de Palavras, o questionário socioeconômico, a observação in loco e fontes secundárias para caracterização do universo da pesquisa. Para o tratamento e análise dos dados, utilizamos os softwares Excel e EVOC – Ensemble des Programmes Permetant 1' Analyse des Evocations (2000), posteriormente, a análise de conteúdo de Bardin (2011), a partir da categorização temática. Essa combinação de técnicas permitiu verificar as possíveis representações sociais da formação ofertada pelo PNAIC, em determinado momento, e por um grupo específico. Os resultados encontrados podem contribuir para um olhar mais amplo sobre essa representação, em que para os sujeitos os conhecimentos – construídos em uma proposta de troca de experiências e em uma relação teórico-prática – são importantes e necessários, tanto para reflexão sobre o fazer docente, quanto para o desenvolvimento de aprendizagens. Destacamos a relevância desta pesquisa frente a abrangência do programa e da necessidade de pesquisas que estejam em consonância com as demandas formativas dos docentes da rede básica de ensino. |
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24262A formação docente tem sido marcada por avanços, retrocessos e mudanças, em que propostas curriculares para formação inicial tem se mostrado, muitas vezes, insuficientes, evidenciando a necessidade de formação continuada. Assim, surgem políticas públicas propostas pelo Ministério da Educação, pelas Secretarias de Educação ou ainda formações em serviço, propostas pelas próprias instituições de ensino, com vistas ao atendimento às demandas formativas identificadas pelo corpo docente. Para realizar essa discussão de forma qualificada, utilizamos autores como Cambi (1999), Saviani (1991; 2000; 2009; 2011), Freire (1991; 2000), Libâneo e Pimenta (1997; 1999), Vicentini e Lugli (2009), Imbernón (2009), Dourado (2015), entre outros. Nossa pesquisa tem como objeto de estudo a representação social de professores sobre a formação continuada do PNAIC (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Como objetivo, propomos compreender a representação social dos professores participantes do PNAIC acerca dessa formação continuada. Ou seja, o universo será constituído pelos alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Natal. As representações sociais, que tem como precursor Moscovici, revelam os sentidos atribuídos ao fazer docente enraizado no sistema do pensamento. Nessa direção, realizamos uma investigação que envolveu procedimentos teórico-metodológicos de caráter qualitativo e quantitativo, dentre os quais estão, na dimensão teórica: a revisão bibliográfica, o estado da arte, de acordo com nossa temática e a pesquisa documental; na dimensão empírica, utilizamos, na coleta de dados, a TALP – Técnica de Associação Livre de Palavras, o questionário socioeconômico, a observação in loco e fontes secundárias para caracterização do universo da pesquisa. Para o tratamento e análise dos dados, utilizamos os softwares Excel e EVOC – Ensemble des Programmes Permetant 1' Analyse des Evocations (2000), posteriormente, a análise de conteúdo de Bardin (2011), a partir da categorização temática. Essa combinação de técnicas permitiu verificar as possíveis representações sociais da formação ofertada pelo PNAIC, em determinado momento, e por um grupo específico. Os resultados encontrados podem contribuir para um olhar mais amplo sobre essa representação, em que para os sujeitos os conhecimentos – construídos em uma proposta de troca de experiências e em uma relação teórico-prática – são importantes e necessários, tanto para reflexão sobre o fazer docente, quanto para o desenvolvimento de aprendizagens. Destacamos a relevância desta pesquisa frente a abrangência do programa e da necessidade de pesquisas que estejam em consonância com as demandas formativas dos docentes da rede básica de ensino.The teacher education has been marked by advances, setbacks and changes, in which curriculum suggestions to the initial training has shown, many times, to be insufficient, highlighting the needs for continuing education. Thus, the public policies emerge proposed by the Brazilian Ministry of Education, by the Secretariats of Education, or yet the training on the job, proposed by the educational institutions themselves, in order to meet the educational demands identified by the faculty. To accomplish this discussion in a qualified manner, we had used authors such as Cambi (1999), Saviani (1982; 1991; 2000; 2004; 2009; 2011), Freire (1991; 2000), Libâneo and Pimenta (1997; 1999), Vicentini and Lugli (2009), Imbernón (2009), Dourado (2015), among others. Our research has as its study aim the social representation of teachers about the continuing education course called PNAIC – The National Pact for Literacy at the Correct Age. As an objective, we proposed to understand the social representation of the teachers participating in the PNAIC about this training itself. So that, the universe will be made up of the literacy teachers of the early years of the elementary school in the city of Natal. The social representations, which Moscovici was the precursor, reveal the directions assigned to the action of teaching, rooted in the system of thought. In this path, we conducted an investigation which involved theoreticalmethodological procedures of qualitative and quantitative character, among which are, in the theoretical dimension, the bibliographic review; the state of the art, according to our thematic and the documental research; in the empirical dimension, we have used, on data collection, the TALP – The Technique of Free Association of Words; the socioeconomic survey; the observation in loco and secondary sources for the characterization of the universe of the research. For the treatment and analysis of the data, we used the Excel softwares and the EVOC program – Ensemble des Programmes Permetant l'Analyse des Evocations (2000), subsequently, the Bardin content analysis (2011) from the thematic categorization. This combination of techniques allowed us to verify the potential social representations of the training offered by the PNAIC, at a given time and for a specific group. These results may contribute to a broader look on this representation, in which for the subjects the knowledge – built on a proposed exchange of experiences, in a theoretical-practical relationship are important and necessary, both to reflection on the action of teaching, as to the development of learning. We highlight the relevance of this research on the scope of the program and the need for researches that are in line with the educational demands of the teachers of the basic education network.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação docenteRepresentações sociaisPNAICProfissionalização docenteAs representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdfCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf3007330https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24262/1/CamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf4854f48a7a249607ecd3db943178cbfbMD51TEXTCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.txtCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain624306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24262/2/CamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.txt695c5cc5066752908f36272d48e146a6MD52THUMBNAILCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.jpgCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1971https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24262/3/CamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.jpg9c6676bc0cc538b9efd4d81b3680e9caMD53123456789/242622022-04-25 16:22:11.641oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24262Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-25T19:22:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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