As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Rodrigues dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24262
Resumo: A formação docente tem sido marcada por avanços, retrocessos e mudanças, em que propostas curriculares para formação inicial tem se mostrado, muitas vezes, insuficientes, evidenciando a necessidade de formação continuada. Assim, surgem políticas públicas propostas pelo Ministério da Educação, pelas Secretarias de Educação ou ainda formações em serviço, propostas pelas próprias instituições de ensino, com vistas ao atendimento às demandas formativas identificadas pelo corpo docente. Para realizar essa discussão de forma qualificada, utilizamos autores como Cambi (1999), Saviani (1991; 2000; 2009; 2011), Freire (1991; 2000), Libâneo e Pimenta (1997; 1999), Vicentini e Lugli (2009), Imbernón (2009), Dourado (2015), entre outros. Nossa pesquisa tem como objeto de estudo a representação social de professores sobre a formação continuada do PNAIC (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Como objetivo, propomos compreender a representação social dos professores participantes do PNAIC acerca dessa formação continuada. Ou seja, o universo será constituído pelos alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Natal. As representações sociais, que tem como precursor Moscovici, revelam os sentidos atribuídos ao fazer docente enraizado no sistema do pensamento. Nessa direção, realizamos uma investigação que envolveu procedimentos teórico-metodológicos de caráter qualitativo e quantitativo, dentre os quais estão, na dimensão teórica: a revisão bibliográfica, o estado da arte, de acordo com nossa temática e a pesquisa documental; na dimensão empírica, utilizamos, na coleta de dados, a TALP – Técnica de Associação Livre de Palavras, o questionário socioeconômico, a observação in loco e fontes secundárias para caracterização do universo da pesquisa. Para o tratamento e análise dos dados, utilizamos os softwares Excel e EVOC – Ensemble des Programmes Permetant 1' Analyse des Evocations (2000), posteriormente, a análise de conteúdo de Bardin (2011), a partir da categorização temática. Essa combinação de técnicas permitiu verificar as possíveis representações sociais da formação ofertada pelo PNAIC, em determinado momento, e por um grupo específico. Os resultados encontrados podem contribuir para um olhar mais amplo sobre essa representação, em que para os sujeitos os conhecimentos – construídos em uma proposta de troca de experiências e em uma relação teórico-prática – são importantes e necessários, tanto para reflexão sobre o fazer docente, quanto para o desenvolvimento de aprendizagens. Destacamos a relevância desta pesquisa frente a abrangência do programa e da necessidade de pesquisas que estejam em consonância com as demandas formativas dos docentes da rede básica de ensino.
id UFRN_8f38bd877be6143b49397a39bc80642f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24262
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Camila Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/0838902670910946http://lattes.cnpq.br/1296070757502494Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/5187018279016366Lopes, Denise Maria de Carvalhohttps://orcid.org/0000-0002-1791-0735http://lattes.cnpq.br/1935167361851222Nascimento, José Mateus dohttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967Paiva, Maria Cristina Leandro deMelo, Elda Silva do Nascimento2017-11-13T22:33:52Z2017-11-13T22:33:52Z2017-02-21SANTOS, Camila Rodrigues dos. As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN. 2017. 259f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24262A formação docente tem sido marcada por avanços, retrocessos e mudanças, em que propostas curriculares para formação inicial tem se mostrado, muitas vezes, insuficientes, evidenciando a necessidade de formação continuada. Assim, surgem políticas públicas propostas pelo Ministério da Educação, pelas Secretarias de Educação ou ainda formações em serviço, propostas pelas próprias instituições de ensino, com vistas ao atendimento às demandas formativas identificadas pelo corpo docente. Para realizar essa discussão de forma qualificada, utilizamos autores como Cambi (1999), Saviani (1991; 2000; 2009; 2011), Freire (1991; 2000), Libâneo e Pimenta (1997; 1999), Vicentini e Lugli (2009), Imbernón (2009), Dourado (2015), entre outros. Nossa pesquisa tem como objeto de estudo a representação social de professores sobre a formação continuada do PNAIC (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Como objetivo, propomos compreender a representação social dos professores participantes do PNAIC acerca dessa formação continuada. Ou seja, o universo será constituído pelos alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Natal. As representações sociais, que tem como precursor Moscovici, revelam os sentidos atribuídos ao fazer docente enraizado no sistema do pensamento. Nessa direção, realizamos uma investigação que envolveu procedimentos teórico-metodológicos de caráter qualitativo e quantitativo, dentre os quais estão, na dimensão teórica: a revisão bibliográfica, o estado da arte, de acordo com nossa temática e a pesquisa documental; na dimensão empírica, utilizamos, na coleta de dados, a TALP – Técnica de Associação Livre de Palavras, o questionário socioeconômico, a observação in loco e fontes secundárias para caracterização do universo da pesquisa. Para o tratamento e análise dos dados, utilizamos os softwares Excel e EVOC – Ensemble des Programmes Permetant 1' Analyse des Evocations (2000), posteriormente, a análise de conteúdo de Bardin (2011), a partir da categorização temática. Essa combinação de técnicas permitiu verificar as possíveis representações sociais da formação ofertada pelo PNAIC, em determinado momento, e por um grupo específico. Os resultados encontrados podem contribuir para um olhar mais amplo sobre essa representação, em que para os sujeitos os conhecimentos – construídos em uma proposta de troca de experiências e em uma relação teórico-prática – são importantes e necessários, tanto para reflexão sobre o fazer docente, quanto para o desenvolvimento de aprendizagens. Destacamos a relevância desta pesquisa frente a abrangência do programa e da necessidade de pesquisas que estejam em consonância com as demandas formativas dos docentes da rede básica de ensino.The teacher education has been marked by advances, setbacks and changes, in which curriculum suggestions to the initial training has shown, many times, to be insufficient, highlighting the needs for continuing education. Thus, the public policies emerge proposed by the Brazilian Ministry of Education, by the Secretariats of Education, or yet the training on the job, proposed by the educational institutions themselves, in order to meet the educational demands identified by the faculty. To accomplish this discussion in a qualified manner, we had used authors such as Cambi (1999), Saviani (1982; 1991; 2000; 2004; 2009; 2011), Freire (1991; 2000), Libâneo and Pimenta (1997; 1999), Vicentini and Lugli (2009), Imbernón (2009), Dourado (2015), among others. Our research has as its study aim the social representation of teachers about the continuing education course called PNAIC – The National Pact for Literacy at the Correct Age. As an objective, we proposed to understand the social representation of the teachers participating in the PNAIC about this training itself. So that, the universe will be made up of the literacy teachers of the early years of the elementary school in the city of Natal. The social representations, which Moscovici was the precursor, reveal the directions assigned to the action of teaching, rooted in the system of thought. In this path, we conducted an investigation which involved theoreticalmethodological procedures of qualitative and quantitative character, among which are, in the theoretical dimension, the bibliographic review; the state of the art, according to our thematic and the documental research; in the empirical dimension, we have used, on data collection, the TALP – The Technique of Free Association of Words; the socioeconomic survey; the observation in loco and secondary sources for the characterization of the universe of the research. For the treatment and analysis of the data, we used the Excel softwares and the EVOC program – Ensemble des Programmes Permetant l'Analyse des Evocations (2000), subsequently, the Bardin content analysis (2011) from the thematic categorization. This combination of techniques allowed us to verify the potential social representations of the training offered by the PNAIC, at a given time and for a specific group. These results may contribute to a broader look on this representation, in which for the subjects the knowledge – built on a proposed exchange of experiences, in a theoretical-practical relationship are important and necessary, both to reflection on the action of teaching, as to the development of learning. We highlight the relevance of this research on the scope of the program and the need for researches that are in line with the educational demands of the teachers of the basic education network.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação docenteRepresentações sociaisPNAICProfissionalização docenteAs representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdfCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf3007330https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24262/1/CamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf4854f48a7a249607ecd3db943178cbfbMD51TEXTCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.txtCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain624306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24262/2/CamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.txt695c5cc5066752908f36272d48e146a6MD52THUMBNAILCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.jpgCamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1971https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24262/3/CamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.jpg9c6676bc0cc538b9efd4d81b3680e9caMD53123456789/242622022-04-25 16:22:11.641oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24262Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-25T19:22:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN
title As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN
spellingShingle As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN
Santos, Camila Rodrigues dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação docente
Representações sociais
PNAIC
Profissionalização docente
title_short As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN
title_full As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN
title_fullStr As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN
title_full_unstemmed As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN
title_sort As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN
author Santos, Camila Rodrigues dos
author_facet Santos, Camila Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0838902670910946
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1296070757502494
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5187018279016366
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Denise Maria de Carvalho
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1791-0735
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1935167361851222
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9176401714554967
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Paiva, Maria Cristina Leandro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Camila Rodrigues dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Elda Silva do Nascimento
contributor_str_mv Melo, Elda Silva do Nascimento
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação docente
Representações sociais
PNAIC
Profissionalização docente
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Representações sociais
PNAIC
Profissionalização docente
description A formação docente tem sido marcada por avanços, retrocessos e mudanças, em que propostas curriculares para formação inicial tem se mostrado, muitas vezes, insuficientes, evidenciando a necessidade de formação continuada. Assim, surgem políticas públicas propostas pelo Ministério da Educação, pelas Secretarias de Educação ou ainda formações em serviço, propostas pelas próprias instituições de ensino, com vistas ao atendimento às demandas formativas identificadas pelo corpo docente. Para realizar essa discussão de forma qualificada, utilizamos autores como Cambi (1999), Saviani (1991; 2000; 2009; 2011), Freire (1991; 2000), Libâneo e Pimenta (1997; 1999), Vicentini e Lugli (2009), Imbernón (2009), Dourado (2015), entre outros. Nossa pesquisa tem como objeto de estudo a representação social de professores sobre a formação continuada do PNAIC (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Como objetivo, propomos compreender a representação social dos professores participantes do PNAIC acerca dessa formação continuada. Ou seja, o universo será constituído pelos alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Natal. As representações sociais, que tem como precursor Moscovici, revelam os sentidos atribuídos ao fazer docente enraizado no sistema do pensamento. Nessa direção, realizamos uma investigação que envolveu procedimentos teórico-metodológicos de caráter qualitativo e quantitativo, dentre os quais estão, na dimensão teórica: a revisão bibliográfica, o estado da arte, de acordo com nossa temática e a pesquisa documental; na dimensão empírica, utilizamos, na coleta de dados, a TALP – Técnica de Associação Livre de Palavras, o questionário socioeconômico, a observação in loco e fontes secundárias para caracterização do universo da pesquisa. Para o tratamento e análise dos dados, utilizamos os softwares Excel e EVOC – Ensemble des Programmes Permetant 1' Analyse des Evocations (2000), posteriormente, a análise de conteúdo de Bardin (2011), a partir da categorização temática. Essa combinação de técnicas permitiu verificar as possíveis representações sociais da formação ofertada pelo PNAIC, em determinado momento, e por um grupo específico. Os resultados encontrados podem contribuir para um olhar mais amplo sobre essa representação, em que para os sujeitos os conhecimentos – construídos em uma proposta de troca de experiências e em uma relação teórico-prática – são importantes e necessários, tanto para reflexão sobre o fazer docente, quanto para o desenvolvimento de aprendizagens. Destacamos a relevância desta pesquisa frente a abrangência do programa e da necessidade de pesquisas que estejam em consonância com as demandas formativas dos docentes da rede básica de ensino.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-13T22:33:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-13T22:33:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Camila Rodrigues dos. As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN. 2017. 259f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24262
identifier_str_mv SANTOS, Camila Rodrigues dos. As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN. 2017. 259f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24262/1/CamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24262/2/CamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24262/3/CamilaRodriguesDosSantos_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4854f48a7a249607ecd3db943178cbfb
695c5cc5066752908f36272d48e146a6
9c6676bc0cc538b9efd4d81b3680e9ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117729651523584