Proposta de matriz de competências comuns para a prática interprofissional no cuidado às pessoas em situação de violência sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alexandra Silva de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32131
Resumo: A violência sexual contra crianças, adolescentes e mulheres é um grave problema social e de saúde pública na atualidade. A atenção a estas pessoas requer atuação de profissionais dotados não apenas de conhecimentos técnicos pertinentes, mas também de habilidades e atitudes que possibilitem um cuidado efetivo e integrado. Reconhecendo a importância crucial da educação e do trabalho interprofissional para o enfrentamento deste relevante problema, o objetivo deste trabalho foi construir uma proposta de Matriz de Competências Comuns para a prática interprofissional no cuidado às pessoas em situação de violência sexual. Realizamos estudo observacional descritivo, com abordagem qualitativa, que utilizou a pesquisa-ação como percurso metodológico. A metodologia compreendeu a realização de oficina com 76 participantes de diferentes profissões e áreas de atuação, para obtenção de dados escritos e representações gráficas sobre que conhecimentos, habilidades e atitudes seriam necessários para a atenção às pessoas em situação de violência sexual. Com o mesmo objetivo, foi aplicado questionário com questões abertas a uma amostra constituída por 32 profissionais que atuam nos serviços de referência para atendimento às pessoas em situação de violência sexual no Rio Grande do Norte. A partir da análise dos dados coletados por meio das técnicas de Análise de Conteúdo Temática Categorial e Discurso do Sujeito Coletivo foi proposta uma matriz com 15 competências comuns para a prática interprofissional. O produto contendo as competências e seus conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados foi representado através de infográfico de disposição radial. Dentre os atributos considerados essenciais ao desenvolvimento da maioria das competências comuns estabelecidas, os resultados apontam: “entender a importância do trabalho em equipe com profissionais de várias áreas para a rede de cuidado”(conhecimento), “atender com agilidade e presteza às pessoas em situação de violência sexual” (habilidade) e “estar disponível para a prática do trabalho em equipe” (atitude). Estes atributos reforçam a importância da intersetorialidade e da educação e do trabalho interprofissional para o enfretamento do problema da violência sexual. Adicionalmente, os resultados revelam desafios importantes para a educação das profissões da saúde, tendo em vista que as competências delineadas demandam conhecimentos, habilidades e atitudes que são transversais à operacionalização dos currículos. Conclui-se que a proposta de Matriz de Competências Comuns poderá contribuir para alicerçar a prática interprofissional em cenários de atuação e de aprendizagem nos serviços de atenção às pessoas em situação de violência sexual no Rio Grande do Norte.
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A atenção a estas pessoas requer atuação de profissionais dotados não apenas de conhecimentos técnicos pertinentes, mas também de habilidades e atitudes que possibilitem um cuidado efetivo e integrado. Reconhecendo a importância crucial da educação e do trabalho interprofissional para o enfrentamento deste relevante problema, o objetivo deste trabalho foi construir uma proposta de Matriz de Competências Comuns para a prática interprofissional no cuidado às pessoas em situação de violência sexual. Realizamos estudo observacional descritivo, com abordagem qualitativa, que utilizou a pesquisa-ação como percurso metodológico. A metodologia compreendeu a realização de oficina com 76 participantes de diferentes profissões e áreas de atuação, para obtenção de dados escritos e representações gráficas sobre que conhecimentos, habilidades e atitudes seriam necessários para a atenção às pessoas em situação de violência sexual. Com o mesmo objetivo, foi aplicado questionário com questões abertas a uma amostra constituída por 32 profissionais que atuam nos serviços de referência para atendimento às pessoas em situação de violência sexual no Rio Grande do Norte. A partir da análise dos dados coletados por meio das técnicas de Análise de Conteúdo Temática Categorial e Discurso do Sujeito Coletivo foi proposta uma matriz com 15 competências comuns para a prática interprofissional. O produto contendo as competências e seus conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados foi representado através de infográfico de disposição radial. Dentre os atributos considerados essenciais ao desenvolvimento da maioria das competências comuns estabelecidas, os resultados apontam: “entender a importância do trabalho em equipe com profissionais de várias áreas para a rede de cuidado”(conhecimento), “atender com agilidade e presteza às pessoas em situação de violência sexual” (habilidade) e “estar disponível para a prática do trabalho em equipe” (atitude). Estes atributos reforçam a importância da intersetorialidade e da educação e do trabalho interprofissional para o enfretamento do problema da violência sexual. Adicionalmente, os resultados revelam desafios importantes para a educação das profissões da saúde, tendo em vista que as competências delineadas demandam conhecimentos, habilidades e atitudes que são transversais à operacionalização dos currículos. Conclui-se que a proposta de Matriz de Competências Comuns poderá contribuir para alicerçar a prática interprofissional em cenários de atuação e de aprendizagem nos serviços de atenção às pessoas em situação de violência sexual no Rio Grande do Norte.Sexual violence against children, adolescents and women is a serious social and public health problem today. Attention to these people requires the performance of professionals with not only relevant technical knowledge, but also skills and attitudes that enable effective and integrated care. Recognizing the crucial importance of education and interprofessional work to face this relevant problem, the objective of this work was to build a proposal for a Common Skills Matrix for interprofessional practice in caring for people in situations of sexual violence. We carried out a descriptive observational study, with a qualitative approach, which uses action research as a methodological path. The methodology comprised the realization of a workshop with 76 participants from different professions and areas of activity, to obtain written data and graphic representations about what knowledge, skills and attitudes foreseen for the care of people in situations of sexual violence. With the same objective, he was consulted with open questions to a sample obtained by 32 professionals who work in the reference services to assist people in situations of sexual violence in Rio Grande do Norte. Based on the analysis of the data collected through the techniques of Categorical Thematic Content Analysis and Collective Subject Discourse, a matrix with 15 common commons for an interprofessional practice was proposed. The product containing the competencies and their related knowledge, skills and attitudes was represented through a radial layout infographic. Among the attributes considered essential to the development of most of the common competencies established, the results point out: “to understand the importance of teamwork with professionals from various areas for the care network” (knowledge), “to serve people with agility and promptness in situation of sexual violence ”(ability) and“ being available to practice teamwork ”(attitude). These attributes reinforce the importance of intersectoriality and education and interprofessional work to face the problem of sexual violence. Additionally, the results reveal important challenges for the education of the health professions, considering that the outlined competences demand knowledge, skills and attitudes that are transversal to the operationalization of the curricula. It is concluded that the proposal of Common Matrix of Competences can contribute to base the interprofessional practice in scenarios of performance and learning in the services of attention to people in situations of sexual violence in Rio Grande do Norte.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilViolência sexualRelações interprofissionaisDeterminação de necessidades de cuidados de saúdeEducação superiorProposta de matriz de competências comuns para a prática interprofissional no cuidado às pessoas em situação de violência sexualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostamatrizcompetencias_Lima_2020.pdfapplication/pdf2992040https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32131/1/Propostamatrizcompetencias_Lima_2020.pdf4b264bfd0b774abd97a1b096a437b24bMD51TEXTPropostamatrizcompetencias_Lima_2020.pdf.txtPropostamatrizcompetencias_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain86384https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32131/2/Propostamatrizcompetencias_Lima_2020.pdf.txt84dd9d1c5e7095b5fe3734ac6b206f7fMD52THUMBNAILPropostamatrizcompetencias_Lima_2020.pdf.jpgPropostamatrizcompetencias_Lima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32131/3/Propostamatrizcompetencias_Lima_2020.pdf.jpg60b84d2a437b86c9cd63bd6eb61b0326MD53123456789/321312021-04-11 06:06:16.095oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32131Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-11T09:06:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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