Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52811 |
Resumo: | O objeto do estudo consiste no desenvolvimento de um curso para enfermeiros na formação de pacientes expert. Tem como objetivo avaliar o efeito na satisfação e aprendizagem mediante um curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação de pacientes experts. Trata de uma pesquisa estruturada em duas etapas: a primeira é uma investigação metodológica, que buscou construir e validar o curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert, a partir dos procedimentos teóricos, empíricos e analíticos; para tal, realizou-se uma Scoping Review, a qual visou identificar as ações de autocuidado que são estimuladas pelos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde aos usuários com doenças crônicas, além de visitas em escolas de saúde ativas de paciente expert para a construção do curso; em seguida, elaborou-se um Google Forms com o conteúdo do curso pautado nos critérios adaptados de Pasquali, para ser avaliado por especialistas mediante a técnica Delphi para validação do curso; por fim, a partir da aplicação do Coeficiente de Validação de Conteúdo, foi possível aferir a concordância entre os juízes. A segunda etapa, uma pesquisa quase-experimental do tipo antes-depois com intervenção com um único grupo de participantes que propôs avaliar o efeito do curso, a qual contou com a participação de enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde do Município de Natal, Rio Grande do Norte, que participaram do curso propriamente dito. A coleta de dados realizou-se com a aplicação de pré e pós-teste de múltipla escolha e de escalas associadas aos cenários de simulação presentes em três dos seis encontros do curso. As informações obtidas por meio dos instrumentos foram tabuladas no software Statistical Package for Social Science for Windows, analisadas de forma descritiva simples e mediante testes inferenciais. A pesquisa seguiu os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 46980621.2.0000.5537). A Scoping Review resultou uma amostra de 234 estudos, identificou a Diabetes Mellitus (110; 39,9%) como a doença crônica mais prevalente e a atividade física (234; 08,7%) dentre as principais ações de autocuidado. O curso foi estruturado nas seguintes sessões: caracterização, ementa, objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação, programação, referências e apêndices, seguiram-se os princípios da Andragogia, da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Autoeficácia. Na validação, realizaramse duas rodadas Delphi: a primeira dispôs de nove juízes e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total acima de 0,90, enquanto a segunda com seis e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total de 0,99. A avaliação da efetividade teve sete enfermeiros presentes no curso híbrido ofertado, com predomínio do sexo feminino (06; 85,7%) e tempo de atuação na Atenção Primária à Saúde entre um e dez anos (04; 57,1%). A relação do pré e pós teste alcançou um resultado estatisticamente significativo (p=0,008830). A Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem apresentou uma média superior à 4,5 (±0,5) em dois itens da satisfação e quatro de autoconfiança; a Escala de Experiência com o Debriefing apontou dois itens de habilidade do professor em conduzir o debriefing e o um sobre a orientação apropriada do professor, com uma média 5,0 (±0,0); e a Escala do Design da Simulação, uma média de 5,0(±0,0) apenas em um item pertencente aos objetivos e informações, e dois relacionados ao Feedback/Reflexão. Concluiu-se que o curso construído e validado foi considerado efetivo para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert. |
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Tem como objetivo avaliar o efeito na satisfação e aprendizagem mediante um curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação de pacientes experts. Trata de uma pesquisa estruturada em duas etapas: a primeira é uma investigação metodológica, que buscou construir e validar o curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert, a partir dos procedimentos teóricos, empíricos e analíticos; para tal, realizou-se uma Scoping Review, a qual visou identificar as ações de autocuidado que são estimuladas pelos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde aos usuários com doenças crônicas, além de visitas em escolas de saúde ativas de paciente expert para a construção do curso; em seguida, elaborou-se um Google Forms com o conteúdo do curso pautado nos critérios adaptados de Pasquali, para ser avaliado por especialistas mediante a técnica Delphi para validação do curso; por fim, a partir da aplicação do Coeficiente de Validação de Conteúdo, foi possível aferir a concordância entre os juízes. A segunda etapa, uma pesquisa quase-experimental do tipo antes-depois com intervenção com um único grupo de participantes que propôs avaliar o efeito do curso, a qual contou com a participação de enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde do Município de Natal, Rio Grande do Norte, que participaram do curso propriamente dito. A coleta de dados realizou-se com a aplicação de pré e pós-teste de múltipla escolha e de escalas associadas aos cenários de simulação presentes em três dos seis encontros do curso. As informações obtidas por meio dos instrumentos foram tabuladas no software Statistical Package for Social Science for Windows, analisadas de forma descritiva simples e mediante testes inferenciais. A pesquisa seguiu os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 46980621.2.0000.5537). A Scoping Review resultou uma amostra de 234 estudos, identificou a Diabetes Mellitus (110; 39,9%) como a doença crônica mais prevalente e a atividade física (234; 08,7%) dentre as principais ações de autocuidado. O curso foi estruturado nas seguintes sessões: caracterização, ementa, objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação, programação, referências e apêndices, seguiram-se os princípios da Andragogia, da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Autoeficácia. Na validação, realizaramse duas rodadas Delphi: a primeira dispôs de nove juízes e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total acima de 0,90, enquanto a segunda com seis e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total de 0,99. A avaliação da efetividade teve sete enfermeiros presentes no curso híbrido ofertado, com predomínio do sexo feminino (06; 85,7%) e tempo de atuação na Atenção Primária à Saúde entre um e dez anos (04; 57,1%). A relação do pré e pós teste alcançou um resultado estatisticamente significativo (p=0,008830). A Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem apresentou uma média superior à 4,5 (±0,5) em dois itens da satisfação e quatro de autoconfiança; a Escala de Experiência com o Debriefing apontou dois itens de habilidade do professor em conduzir o debriefing e o um sobre a orientação apropriada do professor, com uma média 5,0 (±0,0); e a Escala do Design da Simulação, uma média de 5,0(±0,0) apenas em um item pertencente aos objetivos e informações, e dois relacionados ao Feedback/Reflexão. Concluiu-se que o curso construído e validado foi considerado efetivo para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert.The object of the study is the development of a course for nurses in the training of expert patients. It aims to evaluate the effect on satisfaction and learning through a course to train Primary Health Care nurses in the training of expert patients. It is a research structured in two stages: the first is a methodological investigation, which sought to build and validate the course for training Primary Health Care nurses in the formation of expert patients, based on theoretical, empirical and analytical procedures; to this end, a Scoping Review was carried out, which aimed to identify the self-care actions that are encouraged by health professionals in Primary Health Care for users with chronic diseases, in addition to visits to active health schools by expert patients for the construction of the course; then, a Google Forms was created with the course content based on criteria adapted from Pasquali, to be evaluated by specialists using the Delphi technique for course validation; finally, from the application of the Content Validation Coefficient, it was possible to assess the agreement between the judges. The second stage, quasi-experimental research of the before-after type with intervention with a single group of participants that proposed to evaluate the effect of the course, which had the participation of nurses from Basic Health Units in the city of Natal, Rio Grande do Norte, who participated in the course itself. Data collection was carried out with the application of multiple-choice preand post-tests and scales associated with the simulation scenarios present in three of the six meetings of the course. The information obtained through the instruments was tabulated in the Statistical Package for Social Science for Windows software, analyzed in a simple descriptive way and through inferential tests. The research followed the ethical precepts of the National Health Council with approval by the Research Ethics Committee (CAAE 46980621.2.0000.5537). The Scoping Review resulted in a sample of 234 studies, identifying Diabetes Mellitus (110; 39.9%) as the most prevalent chronic disease and physical activity (234; 08.7%) among the main self-care actions. The course was structured in the following sessions: characterization, syllabus, objectives, contents, methodologies, evaluation, programming, references and appendices, following the principles of Andragogy, the Theory of Meaningful Learning and the Theory of Self-efficacy. In validation, two Delphi rounds were performed: the first had nine judges and a total Content Validation Coefficient above 0.90, while the second with six and a total Content Validation Coefficient of 0.99. The evaluation of effectiveness had seven nurses present in the hybrid course offered, with a predominance of females (06; 85.7%) and time working in Primary Health Care between one and ten years (04; 57.1%). The pre and posttest ratio reached a statistically significant result (p=0.008830). The Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning Scale showed an average greater than 4.5 (±0.5) in two items of satisfaction and four of self-confidence; the Debriefing Experience Scale showed two items on the teacher's ability to conduct the debriefing and one on the appropriate guidance from the teacher, with an average of 5.0 (±0.0); and the Simulation Design Scale, an average of 5.0(±0.0) in only one item pertaining to objectives and information, and two related to Feedback/Reflection. It was concluded that the course built and validated was considered effective for training Primary Health Care nurses in the training of expert patient.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEducação em saúdeAutogestão do cuidadoAtenção primária à saúdeEnfermeiroSegurança do pacienteConstrução, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expertConstruction, validation and effect of a course for training nurses in the training of expert patientsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaovalidacaoefeito_Bezerril_2023.pdfapplication/pdf4610486https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52811/1/Construcaovalidacaoefeito_Bezerril_2023.pdf709175e4a6401ce0426cbc26d1d635b0MD51123456789/528112023-06-20 20:55:31.337oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52811Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-20T23:55:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O objeto do estudo consiste no desenvolvimento de um curso para enfermeiros na formação de pacientes expert. Tem como objetivo avaliar o efeito na satisfação e aprendizagem mediante um curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação de pacientes experts. Trata de uma pesquisa estruturada em duas etapas: a primeira é uma investigação metodológica, que buscou construir e validar o curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert, a partir dos procedimentos teóricos, empíricos e analíticos; para tal, realizou-se uma Scoping Review, a qual visou identificar as ações de autocuidado que são estimuladas pelos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde aos usuários com doenças crônicas, além de visitas em escolas de saúde ativas de paciente expert para a construção do curso; em seguida, elaborou-se um Google Forms com o conteúdo do curso pautado nos critérios adaptados de Pasquali, para ser avaliado por especialistas mediante a técnica Delphi para validação do curso; por fim, a partir da aplicação do Coeficiente de Validação de Conteúdo, foi possível aferir a concordância entre os juízes. A segunda etapa, uma pesquisa quase-experimental do tipo antes-depois com intervenção com um único grupo de participantes que propôs avaliar o efeito do curso, a qual contou com a participação de enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde do Município de Natal, Rio Grande do Norte, que participaram do curso propriamente dito. A coleta de dados realizou-se com a aplicação de pré e pós-teste de múltipla escolha e de escalas associadas aos cenários de simulação presentes em três dos seis encontros do curso. As informações obtidas por meio dos instrumentos foram tabuladas no software Statistical Package for Social Science for Windows, analisadas de forma descritiva simples e mediante testes inferenciais. A pesquisa seguiu os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 46980621.2.0000.5537). A Scoping Review resultou uma amostra de 234 estudos, identificou a Diabetes Mellitus (110; 39,9%) como a doença crônica mais prevalente e a atividade física (234; 08,7%) dentre as principais ações de autocuidado. O curso foi estruturado nas seguintes sessões: caracterização, ementa, objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação, programação, referências e apêndices, seguiram-se os princípios da Andragogia, da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Autoeficácia. Na validação, realizaramse duas rodadas Delphi: a primeira dispôs de nove juízes e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total acima de 0,90, enquanto a segunda com seis e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total de 0,99. A avaliação da efetividade teve sete enfermeiros presentes no curso híbrido ofertado, com predomínio do sexo feminino (06; 85,7%) e tempo de atuação na Atenção Primária à Saúde entre um e dez anos (04; 57,1%). A relação do pré e pós teste alcançou um resultado estatisticamente significativo (p=0,008830). A Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem apresentou uma média superior à 4,5 (±0,5) em dois itens da satisfação e quatro de autoconfiança; a Escala de Experiência com o Debriefing apontou dois itens de habilidade do professor em conduzir o debriefing e o um sobre a orientação apropriada do professor, com uma média 5,0 (±0,0); e a Escala do Design da Simulação, uma média de 5,0(±0,0) apenas em um item pertencente aos objetivos e informações, e dois relacionados ao Feedback/Reflexão. Concluiu-se que o curso construído e validado foi considerado efetivo para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert. |
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