Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lavínia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38100
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso o concept de personagem é explorado a partir de uma pesquisa inicial acerca de uma abordagem histórica, a partir de Lucena (2001) e Canemaker (1987), para uma primeira compreensão de seu desenvolvimento inicial e do cenário atual, com o objetivo de compreender sua importância para a animação, as etapas envolvidas no processo, as motivações por trás do produto final e os elementos das artes visuais presentes em sua produção. A criação dialoga com um contexto real fictício dos anos 1980 e uma homenagem familiar, tendo como base o trabalho de Shamsuddin, Islam e Islam (2014) que descrevem a personagem como um ser fictício inserido em uma atmosfera, o que tornou imprescindível a construção de um argumento de animação no início do processo. As personagens surgiram a partir de referências de filmes e séries, em especial os clássicos dos anos (19)80 e vivências particulares que ajudaram a nortear influências culturais como ativismo, arte e jogos, além de referências atuais para contextualizar o cenário de produção na qual os personagens desenvolvidos estão inseridos, possibilitando posteriormente a execução da prática. O processo foi documentado através de fotografias e apresentado no decorrer dos capítulos.
id UFRN_8f8eab1a7440ca80cc607e0327e6e690
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38100
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, LavíniaCorreia Tavares, Rogério JrRodrigo, Montandon BornSousa, José Veríssimo deCorreia Tavares, Rogério Jr2018-12-21T17:41:44Z2021-09-27T11:30:26Z2018-12-21T17:41:44Z2021-09-27T11:30:26Z2018-12-1320150108517OLIVEIRA, Lavínia Shelley Carvalho de. Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo. 2018. 96 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38100Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilArtes VisuaisAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConcepção de personagemProcesso CriativoAnimaçãoDesenho AnimadoPersonagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNeste Trabalho de Conclusão de Curso o concept de personagem é explorado a partir de uma pesquisa inicial acerca de uma abordagem histórica, a partir de Lucena (2001) e Canemaker (1987), para uma primeira compreensão de seu desenvolvimento inicial e do cenário atual, com o objetivo de compreender sua importância para a animação, as etapas envolvidas no processo, as motivações por trás do produto final e os elementos das artes visuais presentes em sua produção. A criação dialoga com um contexto real fictício dos anos 1980 e uma homenagem familiar, tendo como base o trabalho de Shamsuddin, Islam e Islam (2014) que descrevem a personagem como um ser fictício inserido em uma atmosfera, o que tornou imprescindível a construção de um argumento de animação no início do processo. As personagens surgiram a partir de referências de filmes e séries, em especial os clássicos dos anos (19)80 e vivências particulares que ajudaram a nortear influências culturais como ativismo, arte e jogos, além de referências atuais para contextualizar o cenário de produção na qual os personagens desenvolvidos estão inseridos, possibilitando posteriormente a execução da prática. O processo foi documentado através de fotografias e apresentado no decorrer dos capítulos.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPersonagemAnimadoProcessoCriativo_Oliveira_2018.pdfapplication/pdf4800446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38100/1/PersonagemAnimadoProcessoCriativo_Oliveira_2018.pdf65055e37100ba7f446d50293456368c9MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38100/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38100/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTTCC - CRIAÇÃO DE PERSONAGEM - 2018 - Lavínia Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain108228https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38100/4/TCC%20-%20CRIA%c3%87%c3%83O%20DE%20PERSONAGEM%20-%202018%20-%20Lav%c3%adnia%20Oliveira.pdf.txtca271de95cedb7d305386663aabfca30MD54PersonagemAnimadoProcessoCriativo_Oliveira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain108228https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38100/5/PersonagemAnimadoProcessoCriativo_Oliveira_2018.pdf.txtca271de95cedb7d305386663aabfca30MD55123456789/381002021-09-27 08:30:26.073oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-27T11:30:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo
title Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo
spellingShingle Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo
Oliveira, Lavínia
Concepção de personagem
Processo Criativo
Animação
Desenho Animado
title_short Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo
title_full Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo
title_fullStr Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo
title_full_unstemmed Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo
title_sort Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo
author Oliveira, Lavínia
author_facet Oliveira, Lavínia
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Correia Tavares, Rogério Jr
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rodrigo, Montandon Born
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sousa, José Veríssimo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lavínia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Correia Tavares, Rogério Jr
contributor_str_mv Correia Tavares, Rogério Jr
dc.subject.por.fl_str_mv Concepção de personagem
Processo Criativo
Animação
Desenho Animado
topic Concepção de personagem
Processo Criativo
Animação
Desenho Animado
description Neste Trabalho de Conclusão de Curso o concept de personagem é explorado a partir de uma pesquisa inicial acerca de uma abordagem histórica, a partir de Lucena (2001) e Canemaker (1987), para uma primeira compreensão de seu desenvolvimento inicial e do cenário atual, com o objetivo de compreender sua importância para a animação, as etapas envolvidas no processo, as motivações por trás do produto final e os elementos das artes visuais presentes em sua produção. A criação dialoga com um contexto real fictício dos anos 1980 e uma homenagem familiar, tendo como base o trabalho de Shamsuddin, Islam e Islam (2014) que descrevem a personagem como um ser fictício inserido em uma atmosfera, o que tornou imprescindível a construção de um argumento de animação no início do processo. As personagens surgiram a partir de referências de filmes e séries, em especial os clássicos dos anos (19)80 e vivências particulares que ajudaram a nortear influências culturais como ativismo, arte e jogos, além de referências atuais para contextualizar o cenário de produção na qual os personagens desenvolvidos estão inseridos, possibilitando posteriormente a execução da prática. O processo foi documentado através de fotografias e apresentado no decorrer dos capítulos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-21T17:41:44Z
2021-09-27T11:30:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-21T17:41:44Z
2021-09-27T11:30:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150108517
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Lavínia Shelley Carvalho de. Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo. 2018. 96 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38100
identifier_str_mv 20150108517
OLIVEIRA, Lavínia Shelley Carvalho de. Personagem animado em um mundo dos anos 1980: concepção e processo criativo. 2018. 96 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Artes Visuais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38100/1/PersonagemAnimadoProcessoCriativo_Oliveira_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38100/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38100/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38100/4/TCC%20-%20CRIA%c3%87%c3%83O%20DE%20PERSONAGEM%20-%202018%20-%20Lav%c3%adnia%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38100/5/PersonagemAnimadoProcessoCriativo_Oliveira_2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 65055e37100ba7f446d50293456368c9
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
ca271de95cedb7d305386663aabfca30
ca271de95cedb7d305386663aabfca30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117797092786176