Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34472 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o que publicidade contemporânea tem feito na mídia social digital Instagram, a partir da análise de perfis veganos brasileiros em uma investigação exploratória e descritiva de estudo de caso múltiplo, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O percurso teórico traça a contextualização e desenvolvimento da comunicação publicitária, e as influências da democratização do acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, perpassando os estudos de mediação e midiatização, e influência das redes e mídias sociais na mudança das dinâmicas comunicacionais, favorecendo o surgimento de influenciadores digitais. Contextualiza também o veganismo enquanto movimento interseccional que vai além de um regime alimentar, alicerçado em um posicionamento ético, filosófico e político, elucidando as principais pautas defendidas pelos adeptos. Por fim, analisa estratégias e inserções publicitárias observadas durante investigação de perfis veganos brasileiros no Instagram, diferenciando os anúncios de divulgações espontâneas, e pontuando os formatos utilizados para fazer publicidade na mídia social digital escolhida. |
id |
UFRN_8fee17b3456a26dc945e26c4f4c2f676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34472 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Vale, Anna Lívila FontenelesTeixeira, Thays Helena SilvaOliveira, Raquel AssunçãoLacerda, Juciano de Sousa2021-04-30T02:37:46Z2021-09-20T12:45:22Z2021-04-30T02:37:46Z2021-09-20T12:45:22Z2021-04-262014040164VALE, Anna Lívila Fonteneles. Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. 2021. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34472Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o que publicidade contemporânea tem feito na mídia social digital Instagram, a partir da análise de perfis veganos brasileiros em uma investigação exploratória e descritiva de estudo de caso múltiplo, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O percurso teórico traça a contextualização e desenvolvimento da comunicação publicitária, e as influências da democratização do acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, perpassando os estudos de mediação e midiatização, e influência das redes e mídias sociais na mudança das dinâmicas comunicacionais, favorecendo o surgimento de influenciadores digitais. Contextualiza também o veganismo enquanto movimento interseccional que vai além de um regime alimentar, alicerçado em um posicionamento ético, filosófico e político, elucidando as principais pautas defendidas pelos adeptos. Por fim, analisa estratégias e inserções publicitárias observadas durante investigação de perfis veganos brasileiros no Instagram, diferenciando os anúncios de divulgações espontâneas, e pontuando os formatos utilizados para fazer publicidade na mídia social digital escolhida.This research aims to analyze what contemporary advertising has done on the digital social media Instagram, from the analysis of brazilian vegan profiles in an exploratory and descriptive investigation of a multiple case study, based on bibliographic research. The theoretical path traces the contextualization and development of advertising communication, and the influences of the democratization of access to New Information and Communication Technologies, permeating the studies of mediation and mediatization, and the influence of networks and social media in changing communication dynamics, resulting in a emergence of digital influencers. It also contextualizes veganism as an intersectional movement that goes beyond a diet, based on an ethical, philosophical and political position, elucidating the main guidelines defended by the supporters. Finally, it analyzes advertising strategies observed during the investigation of brazilian vegan profiles on Instagram, differentiating ads from spontaneous recommendation, and punctuating the formats used to advertise on the chosen digital social media.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidade contemporâneaVeganismoMidiatizaçãoInfluenciadores DigitaisInstagramPublicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdfMonografiaapplication/pdf2754081https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/1/PublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdf08593a87068c4a485afe4696e5e4e21bMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTPublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain168030https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/4/PublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdf.txte80c8b0134bdfcb26cfde73936ffc1b1MD54123456789/344722021-09-20 09:45:22.353oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T12:45:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. |
title |
Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. |
spellingShingle |
Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. Vale, Anna Lívila Fonteneles Publicidade contemporânea Veganismo Midiatização Influenciadores Digitais |
title_short |
Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. |
title_full |
Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. |
title_fullStr |
Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. |
title_full_unstemmed |
Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. |
title_sort |
Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. |
author |
Vale, Anna Lívila Fonteneles |
author_facet |
Vale, Anna Lívila Fonteneles |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Teixeira, Thays Helena Silva |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Raquel Assunção |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Anna Lívila Fonteneles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lacerda, Juciano de Sousa |
contributor_str_mv |
Lacerda, Juciano de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade contemporânea Veganismo Midiatização Influenciadores Digitais |
topic |
Publicidade contemporânea Veganismo Midiatização Influenciadores Digitais |
description |
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o que publicidade contemporânea tem feito na mídia social digital Instagram, a partir da análise de perfis veganos brasileiros em uma investigação exploratória e descritiva de estudo de caso múltiplo, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O percurso teórico traça a contextualização e desenvolvimento da comunicação publicitária, e as influências da democratização do acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, perpassando os estudos de mediação e midiatização, e influência das redes e mídias sociais na mudança das dinâmicas comunicacionais, favorecendo o surgimento de influenciadores digitais. Contextualiza também o veganismo enquanto movimento interseccional que vai além de um regime alimentar, alicerçado em um posicionamento ético, filosófico e político, elucidando as principais pautas defendidas pelos adeptos. Por fim, analisa estratégias e inserções publicitárias observadas durante investigação de perfis veganos brasileiros no Instagram, diferenciando os anúncios de divulgações espontâneas, e pontuando os formatos utilizados para fazer publicidade na mídia social digital escolhida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-30T02:37:46Z 2021-09-20T12:45:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-30T02:37:46Z 2021-09-20T12:45:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2014040164 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VALE, Anna Lívila Fonteneles. Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. 2021. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34472 |
identifier_str_mv |
2014040164 VALE, Anna Lívila Fonteneles. Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. 2021. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/1/PublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/4/PublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
08593a87068c4a485afe4696e5e4e21b e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 e80c8b0134bdfcb26cfde73936ffc1b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832970292264960 |