Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Anna Lívila Fonteneles
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34472
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o que publicidade contemporânea tem feito na mídia social digital Instagram, a partir da análise de perfis veganos brasileiros em uma investigação exploratória e descritiva de estudo de caso múltiplo, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O percurso teórico traça a contextualização e desenvolvimento da comunicação publicitária, e as influências da democratização do acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, perpassando os estudos de mediação e midiatização, e influência das redes e mídias sociais na mudança das dinâmicas comunicacionais, favorecendo o surgimento de influenciadores digitais. Contextualiza também o veganismo enquanto movimento interseccional que vai além de um regime alimentar, alicerçado em um posicionamento ético, filosófico e político, elucidando as principais pautas defendidas pelos adeptos. Por fim, analisa estratégias e inserções publicitárias observadas durante investigação de perfis veganos brasileiros no Instagram, diferenciando os anúncios de divulgações espontâneas, e pontuando os formatos utilizados para fazer publicidade na mídia social digital escolhida.
id UFRN_8fee17b3456a26dc945e26c4f4c2f676
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34472
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vale, Anna Lívila FontenelesTeixeira, Thays Helena SilvaOliveira, Raquel AssunçãoLacerda, Juciano de Sousa2021-04-30T02:37:46Z2021-09-20T12:45:22Z2021-04-30T02:37:46Z2021-09-20T12:45:22Z2021-04-262014040164VALE, Anna Lívila Fonteneles. Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. 2021. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34472Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o que publicidade contemporânea tem feito na mídia social digital Instagram, a partir da análise de perfis veganos brasileiros em uma investigação exploratória e descritiva de estudo de caso múltiplo, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O percurso teórico traça a contextualização e desenvolvimento da comunicação publicitária, e as influências da democratização do acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, perpassando os estudos de mediação e midiatização, e influência das redes e mídias sociais na mudança das dinâmicas comunicacionais, favorecendo o surgimento de influenciadores digitais. Contextualiza também o veganismo enquanto movimento interseccional que vai além de um regime alimentar, alicerçado em um posicionamento ético, filosófico e político, elucidando as principais pautas defendidas pelos adeptos. Por fim, analisa estratégias e inserções publicitárias observadas durante investigação de perfis veganos brasileiros no Instagram, diferenciando os anúncios de divulgações espontâneas, e pontuando os formatos utilizados para fazer publicidade na mídia social digital escolhida.This research aims to analyze what contemporary advertising has done on the digital social media Instagram, from the analysis of brazilian vegan profiles in an exploratory and descriptive investigation of a multiple case study, based on bibliographic research. The theoretical path traces the contextualization and development of advertising communication, and the influences of the democratization of access to New Information and Communication Technologies, permeating the studies of mediation and mediatization, and the influence of networks and social media in changing communication dynamics, resulting in a emergence of digital influencers. It also contextualizes veganism as an intersectional movement that goes beyond a diet, based on an ethical, philosophical and political position, elucidating the main guidelines defended by the supporters. Finally, it analyzes advertising strategies observed during the investigation of brazilian vegan profiles on Instagram, differentiating ads from spontaneous recommendation, and punctuating the formats used to advertise on the chosen digital social media.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidade contemporâneaVeganismoMidiatizaçãoInfluenciadores DigitaisInstagramPublicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdfMonografiaapplication/pdf2754081https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/1/PublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdf08593a87068c4a485afe4696e5e4e21bMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTPublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain168030https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/4/PublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdf.txte80c8b0134bdfcb26cfde73936ffc1b1MD54123456789/344722021-09-20 09:45:22.353oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34472PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkZFREVSQUwgVU5JVkVSU0lUWSBPRiBSSU8gR1JBTkRFIERPIE5PUlRFPC9zdHJvbmc+PC9jZW50ZXI+CjxjZW50ZXI+PHN0cm9uZz5ESUdJVEFMIE1PTk9HUkFQSFMgTElCUkFSWTwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5BdXRob3JpemF0aW9uIFRlcm0gZm9yIHRoZSBhdmFpbGFiaWxpdHkgb2YgTW9ub2dyYXBocyBmb3IgVW5kZXJncmFkdWF0ZSBhbmQgU3BlY2lhbGl6YXRpb24gaW4gdGhlIERpZ2l0YWwgTGlicmFyeSBvZiBNb25vZ3JhcGhzIChCRE0pPC9jZW50ZXI+CgpBcyB0aGUgY29weXJpZ2h0IG93bmVyIG9mIHRoZSBtb25vZ3JhcGgsIEkgYXV0aG9yaXplIHRoZSBGZWRlcmFsIFVuaXZlcnNpdHkgb2YgUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSAoVUZSTikgdG8gbWFrZSBhdmFpbGFibGUgdGhyb3VnaCB0aGUgRGlnaXRhbCBMaWJyYXJ5IG9mIE1vbm9ncmFwaHMgb2YgVUZSTiwgd2l0aG91dCByZWltYnVyc2VtZW50IG9mIGNvcHlyaWdodCwgYWNjb3JkaW5nIHRvIExhdyA5NjEwLzk4ICwgdGhlIGZ1bGwgdGV4dCBvZiB0aGUgd29yayBzdWJtaXR0ZWQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHJlYWRpbmcsIHByaW50aW5nIGFuZCAvIG9yIGRvd25sb2FkaW5nLCBhcyBhIG1lYW5zIG9mIGRpc3NlbWluYXRpbmcgQnJhemlsaWFuIHNjaWVudGlmaWMgcHJvZHVjdGlvbiwgYXMgb2YgdGhlIGRhdGUgb2Ygc3VibWlzc2lvbi4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T12:45:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.
title Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.
spellingShingle Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.
Vale, Anna Lívila Fonteneles
Publicidade contemporânea
Veganismo
Midiatização
Influenciadores Digitais
Instagram
title_short Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.
title_full Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.
title_fullStr Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.
title_full_unstemmed Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.
title_sort Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram.
author Vale, Anna Lívila Fonteneles
author_facet Vale, Anna Lívila Fonteneles
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Teixeira, Thays Helena Silva
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Anna Lívila Fonteneles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lacerda, Juciano de Sousa
contributor_str_mv Lacerda, Juciano de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade contemporânea
Veganismo
Midiatização
Influenciadores Digitais
Instagram
topic Publicidade contemporânea
Veganismo
Midiatização
Influenciadores Digitais
Instagram
description Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o que publicidade contemporânea tem feito na mídia social digital Instagram, a partir da análise de perfis veganos brasileiros em uma investigação exploratória e descritiva de estudo de caso múltiplo, fundamentada em pesquisa bibliográfica. O percurso teórico traça a contextualização e desenvolvimento da comunicação publicitária, e as influências da democratização do acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, perpassando os estudos de mediação e midiatização, e influência das redes e mídias sociais na mudança das dinâmicas comunicacionais, favorecendo o surgimento de influenciadores digitais. Contextualiza também o veganismo enquanto movimento interseccional que vai além de um regime alimentar, alicerçado em um posicionamento ético, filosófico e político, elucidando as principais pautas defendidas pelos adeptos. Por fim, analisa estratégias e inserções publicitárias observadas durante investigação de perfis veganos brasileiros no Instagram, diferenciando os anúncios de divulgações espontâneas, e pontuando os formatos utilizados para fazer publicidade na mídia social digital escolhida.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-30T02:37:46Z
2021-09-20T12:45:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-30T02:37:46Z
2021-09-20T12:45:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014040164
dc.identifier.citation.fl_str_mv VALE, Anna Lívila Fonteneles. Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. 2021. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34472
identifier_str_mv 2014040164
VALE, Anna Lívila Fonteneles. Publicidade contemporânea e veganismo: estratégias publicitárias em perfis veganos brasileiros no Instagram. 2021. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/1/PublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34472/4/PublicidadeContemporaneaeVeganismo_Vale_2021.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 08593a87068c4a485afe4696e5e4e21b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
e80c8b0134bdfcb26cfde73936ffc1b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832970292264960