Autorelato e proxy: queixas auditivas em escolares em município da região metropolitana de Natal
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50115 |
Resumo: | Introdução: No contexto escolar, a integridade do sistema auditivo é essencial para que a criança tenha um bom desempenho escolar, tornando-se fundamental para a aquisição da linguagem e para a interação da criança com o meio ambiente, interferindo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Objetivo: comparar queixas auditivas autorreferidas e relatadas por proxy com resultado da avaliação audiológica em alunos de escola municipal da Grande Natal. Metodologia: estudo seccional realizado em escola municipal na região metropolitana da cidade de Natal/RN. A alocação da amostra se deu por conveniência; sendo 125 escolares incluídos na pesquisa. Todos os sujeitos responderam a questionário prévio, e foram avaliados com meatoscopia e screening audiometrico. Os professores responderam um questionário, sendo assim definido o proxy. Foi realizada a análise estatística descritiva para caracterização da amostra e queixas combinada a análise de concordância Kappa e sua significância (IC95%), considerando como padrão de referência o resultado do screening audiométrico. Resultados: 11,2% apresentaram obstrução em, pelo menos, uma das orelhas. 6,4% apresentou falha e 82,4% passou. De acordo com o relato dos professores, apenas -0,038 (IC 0,776%) sujeito não ouve bem; 0,131 (IC 0,217) deles não obedece instruções, 0,042 (IC 0,569) estão com desempenho abaixo do esperado e 0,063 (IC 0,463) têm dificuldades escolares. Conclusão: conclui-se que não há concordância entre os fatores autodeclarados pelos alunos, coeficiente audiométrico e a proxy. Porém, pode-se inferir sua importância para a saúde pública no tocante ao diagnóstico e intervenção precoce de alterações auditivas configurando a necessidade de mais estudos envolvendo saúde auditiva do escolar relacionado a proxy. |
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Objetivo: comparar queixas auditivas autorreferidas e relatadas por proxy com resultado da avaliação audiológica em alunos de escola municipal da Grande Natal. Metodologia: estudo seccional realizado em escola municipal na região metropolitana da cidade de Natal/RN. A alocação da amostra se deu por conveniência; sendo 125 escolares incluídos na pesquisa. Todos os sujeitos responderam a questionário prévio, e foram avaliados com meatoscopia e screening audiometrico. Os professores responderam um questionário, sendo assim definido o proxy. Foi realizada a análise estatística descritiva para caracterização da amostra e queixas combinada a análise de concordância Kappa e sua significância (IC95%), considerando como padrão de referência o resultado do screening audiométrico. Resultados: 11,2% apresentaram obstrução em, pelo menos, uma das orelhas. 6,4% apresentou falha e 82,4% passou. 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