A poética do anônimo na poesia de Ana Paula Tavares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lanuk Nagibson Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28400
Resumo: Nascida em 1952, em Lubango, província de Huíla, Angola, Ana Paula Tavares é graduada em História pela Universidade de Lisboa (1982). Possui Mestrado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1969) e é Doutora em Antropologia da História pela Universidade Nova de Lisboa (2010). Diante dos tabus impostos sobre a sexualidade feminina, Paula Tavares nos confronta ao nos colocar diante do corpo da mulher e apresentá-lo como território misterioso que somente a dona o conhece com profundidade. A escritora apresenta uma escrita marcada por temas que tratam sobre o que é ser mulher em Angola pósdescolonização. Este trabalho tem como corpus poemas da antologia poética Amargos como os frutos, publicada no Brasil em 2011, e objetiva um estudo sobre a voz do anônimo, sobre quem são esses anônimos que compõem a poesia de Tavares e como a poetisa utiliza sua escrita e voz para representar e ficcionalizar os oprimidos. A pesquisa tem como aporte teórico os conceitos de literatura comparada e influência de Sandra Nitrini (2015), a distinção entre sexualidade e erotismo dado por Octávio Paz em A dupla chama (1995), o conceito de erotismo por Georges Bataille (2014), os estudos acerca do corpo, oferecidos pela crítica feminista de Lúcia Osana Zolin e de Elódia Xavier (2007), assim como as considerações da teoria pós-colonial de Thomas Bonnici (2009). Os estudos acerca do anonimato se dão por Jacques Rancière em La palabra muda (2009), O fio perdido (2017), Políticas da escrita (2017) e os estudos de subalternidade por Gayatri Spivak em Pode o subalterno falar? (2014), as considerações sobre lugar de fala por Djamila Ribeiro no ensaio: O que é lugar de fala (2017) e os apontamentos sobre feminismo e estudos de gênero pela escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie em Sejamos todos feministas (2015) e Para educar crianças feministas: um manifesto (2017).
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Diante dos tabus impostos sobre a sexualidade feminina, Paula Tavares nos confronta ao nos colocar diante do corpo da mulher e apresentá-lo como território misterioso que somente a dona o conhece com profundidade. A escritora apresenta uma escrita marcada por temas que tratam sobre o que é ser mulher em Angola pósdescolonização. Este trabalho tem como corpus poemas da antologia poética Amargos como os frutos, publicada no Brasil em 2011, e objetiva um estudo sobre a voz do anônimo, sobre quem são esses anônimos que compõem a poesia de Tavares e como a poetisa utiliza sua escrita e voz para representar e ficcionalizar os oprimidos. A pesquisa tem como aporte teórico os conceitos de literatura comparada e influência de Sandra Nitrini (2015), a distinção entre sexualidade e erotismo dado por Octávio Paz em A dupla chama (1995), o conceito de erotismo por Georges Bataille (2014), os estudos acerca do corpo, oferecidos pela crítica feminista de Lúcia Osana Zolin e de Elódia Xavier (2007), assim como as considerações da teoria pós-colonial de Thomas Bonnici (2009). Os estudos acerca do anonimato se dão por Jacques Rancière em La palabra muda (2009), O fio perdido (2017), Políticas da escrita (2017) e os estudos de subalternidade por Gayatri Spivak em Pode o subalterno falar? 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This master’s work aims study the voice of the anonymous, who are these anonymous that compose a poetry of Tavares and how the poet uses her writing to give voice to the oppressed. The research has as a theoretical contribution, the concepts of comparative literature and influence by Sandra Nitrini, the distinction between sexuality and eroticism given by Octavio Paz in A dupla chama (1995), the concept of eroticism by Georges Bataille, studies about the body, offered by the feminist critique of Lúcia Osana Zolin and Eloída Xavier, as well as the considerations of the postcolonial theory of Thomas Bonnici. Studies on anonymity are based on Jacques Rancière’s studies like La palabra muda (2009), O fio perdido (2017), Políticas da escrita (2017) and the subaltern studies by Gayatri Spivak in Pode o subalterno falar? (2014), and on the Djamila Ribeiro's essay: O que é lugar de fala? (2017) and Notes on feminism was based in Studies of feminism by the Nigerian Writer, Chimamanda Ngozi Adichie, in Sejamos todos feministas (2015) and Para educar crianças feministas: manifesto (2017).CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAna Paula TavaresSubalternoPoesia e anonimatoA poética do anônimo na poesia de Ana Paula Tavaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoeticaanonimopoesia_Silva_2019.pdfapplication/pdf851533https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28400/1/Poeticaanonimopoesia_Silva_2019.pdf2d3f2f499ec9ea980969c8730b9dfadfMD51TEXTPoeticaanonimopoesia_Silva_2019.pdf.txtPoeticaanonimopoesia_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain237041https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28400/2/Poeticaanonimopoesia_Silva_2019.pdf.txta24129833a65c4c95fe52cfa789cbcbeMD52THUMBNAILPoeticaanonimopoesia_Silva_2019.pdf.jpgPoeticaanonimopoesia_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28400/3/Poeticaanonimopoesia_Silva_2019.pdf.jpgd5b4d95636f246526def3038f2356a34MD53123456789/284002020-02-09 04:27:43.857oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28400Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:27:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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