A percepção do corpo das crianças na educação infantil: o olhar das professoras
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28554 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva abordar a percepção do corpo da criança, na Educação Infantil, através do olhar das professoras da Escola Arlete de Almeida Nunes em João Pessoa. A proposta do estudo em questão é aprofundar sobre a compreensão do corpo da criança, que sente, que afeta e que é afetado. Assim, buscamos discutir, associar e indagar, compreender como o outro que se ocupa, trabalha, ensina e está atrelado no cotidiano com o sujeito criança. Como percebe o seu corpo quando criança? Como compreende o corpo das crianças para as quais leciona? Consideramos que essas reflexões estão atreladas às vivências passadas e presentes dessas profissionais, haja vista a necessidade de ouvir o outo, para efetivamente conhecê-lo e, assim, saber um pouco de suas histórias como meio para desvelar os seus entendimentos sobre o corpo das crianças. A abordagem metodológica utilizada foi a fenomenologia, em que a pesquisa ocorreu no vivido sensível e intencional, a partir do relato da experiência, em que fizemos a redução fenomenológica e a compreensão do fenômeno. Nesse processo, realizamos quatro entrevistas com cada uma das docentes: na primeira, indagamos sobre as histórias de sua infância; na segunda, questionamos sobre como elas veem as crianças e pedimos para elas desenharem a representação desse corpo como era antigamente e como o é nos dias atuais; na terceira, perguntamos sobre a forma de percebê-lo, e, por fim levamos as figuras e pedimos que elas falassem sobre a imagem que construíram. Os encontros com as oito professoras ocorreram em quatro momentos, cada um deles individualmente, no ambiente escolar, no terceiro horário antes do recreio, na própria sala das professoras, momento este em que tínhamos bastante privacidade. A hora e o local foram os mais propícios para as profissionais entrevistadas professoras. Dessa maneira, elaboramos a presente dissertação em três capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos as discussões teóricas sobre a criança e sua historicidade. No segundo, expomos os significados revelados, através da infância, abrangendo a experiência vivida e a essência pueril que ainda habita nas professoras, em suas histórias e nos significados que elas possuem. Em nosso terceiro capítulo, trazemos a questão da percepção do corpo da criança, por meio do olhar das docentes e ilustramos com os desenhos feitos por elas, representando esses mobilizadores de percepção. Concluímos que a criança é corpo atribuído por vontade, afeto, presença e historicidade. |
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Guedes, Mileyde Bárbara SantosLima Neto, Avelino Aldo deSurdi, Aguinaldo CésarCaminha, Iraquitan de OliveiraSilva, Luiz Arthur Nunes daMedeiros, Rosie Marie Nascimento deNobrega, Terezinha Petrucia da2020-03-16T23:11:10Z2020-03-16T23:11:10Z2019-12-12GUEDES, Mileyde Bárbara Santos. A percepção do corpo das crianças na educação infantil: o olhar das professoras. 2019. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28554Esta dissertação objetiva abordar a percepção do corpo da criança, na Educação Infantil, através do olhar das professoras da Escola Arlete de Almeida Nunes em João Pessoa. A proposta do estudo em questão é aprofundar sobre a compreensão do corpo da criança, que sente, que afeta e que é afetado. Assim, buscamos discutir, associar e indagar, compreender como o outro que se ocupa, trabalha, ensina e está atrelado no cotidiano com o sujeito criança. Como percebe o seu corpo quando criança? Como compreende o corpo das crianças para as quais leciona? Consideramos que essas reflexões estão atreladas às vivências passadas e presentes dessas profissionais, haja vista a necessidade de ouvir o outo, para efetivamente conhecê-lo e, assim, saber um pouco de suas histórias como meio para desvelar os seus entendimentos sobre o corpo das crianças. A abordagem metodológica utilizada foi a fenomenologia, em que a pesquisa ocorreu no vivido sensível e intencional, a partir do relato da experiência, em que fizemos a redução fenomenológica e a compreensão do fenômeno. Nesse processo, realizamos quatro entrevistas com cada uma das docentes: na primeira, indagamos sobre as histórias de sua infância; na segunda, questionamos sobre como elas veem as crianças e pedimos para elas desenharem a representação desse corpo como era antigamente e como o é nos dias atuais; na terceira, perguntamos sobre a forma de percebê-lo, e, por fim levamos as figuras e pedimos que elas falassem sobre a imagem que construíram. Os encontros com as oito professoras ocorreram em quatro momentos, cada um deles individualmente, no ambiente escolar, no terceiro horário antes do recreio, na própria sala das professoras, momento este em que tínhamos bastante privacidade. A hora e o local foram os mais propícios para as profissionais entrevistadas professoras. Dessa maneira, elaboramos a presente dissertação em três capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos as discussões teóricas sobre a criança e sua historicidade. No segundo, expomos os significados revelados, através da infância, abrangendo a experiência vivida e a essência pueril que ainda habita nas professoras, em suas histórias e nos significados que elas possuem. Em nosso terceiro capítulo, trazemos a questão da percepção do corpo da criança, por meio do olhar das docentes e ilustramos com os desenhos feitos por elas, representando esses mobilizadores de percepção. Concluímos que a criança é corpo atribuído por vontade, afeto, presença e historicidade.This dissertation aims to approach the perception of the body of the child, in the kindergarten, through the eyes of the teachers of the Arlete de Almeida Nunes School in João Pessoa. The purpose of the study in question is to deepen the understanding of the child's body, what it feels, which affects and what is affected. Thus, we seek to discuss, associate and inquire, to understand how the other who engages, works, teaches and is linked in daily life with the child subject. How do you perceive your body as a child? How do you understand the body of the children you teach? We consider that these reflections are linked to the past and present experiences of these professionals, given the need to listen to the other, to effectively know it and, thus, to know a little of their stories as a means to unveil their understandings about the body of children. . The methodological approach used was phenomenology, in which the research took place in the sensitive and intentional experience, based on the experience report, in which we made the phenomenological reduction and the understanding of the phenomenon (Moreira, 2000). In this process, we conducted four interviews with each of the teachers: in the first, we asked about the stories of her childhood; In the second, we ask about how they see children and ask them to draw the representation of this body as it used to be and how it is today; In the third, we asked how to perceive it, and finally we took the figures and asked them to talk about the image they built. The meetings with the eight teachers took place in four moments, each one individually, in the school environment, in the third hour before recess, in the teachers' room, at which time we had a lot of privacy. The time and place were the most favorable for the interviewed teachers. Thus, we elaborate the present dissertation in three chapters. In the first chapter, we present the theoretical discussions about the child and its historicity. In the second, we expose the meanings revealed through childhood, encompassing the lived experience and the childlike essence that still inhabits the teachers, their stories and the meanings they have. In our third chapter, we bring the issue of the perception of the child's body through the eyes of teachers and illustrate with the drawings made by them, representing these mobilizers of perception.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICACorpoCriançaEducação infantilFenomenologiaA percepção do corpo das crianças na educação infantil: o olhar das professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPercepcaocorpocriancas_Guedes_2019.pdfapplication/pdf1880229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28554/1/Percepcaocorpocriancas_Guedes_2019.pdf5831b240d9a36494564932292e345a63MD51TEXTPercepcaocorpocriancas_Guedes_2019.pdf.txtPercepcaocorpocriancas_Guedes_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain464187https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28554/2/Percepcaocorpocriancas_Guedes_2019.pdf.txt646b7bda5802c1e3f4f118a8d4210f27MD52THUMBNAILPercepcaocorpocriancas_Guedes_2019.pdf.jpgPercepcaocorpocriancas_Guedes_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1348https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28554/3/Percepcaocorpocriancas_Guedes_2019.pdf.jpg53d7c7ca3b21565c63672602827f80c4MD53123456789/285542020-03-22 04:41:33.057oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28554Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:41:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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