Auditoria de inteligência: um estudo de caso no Museu Câmara Cascudo/UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andréa Vasconcelos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Taíse Costa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54650
Resumo: A auditoria de ativos informacionais inclui a auditoria de informação, do conhecimento e de inteligência e se caracteriza como uma técnica que contribui para o aperfeiçoamento da gestão organizacional, incluindo as unidades de informação. Nesse contexto, apresenta-se auditoria de inteligência realizada no Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN). Tem-se como objetivo geral analisar a relação entre o Museu Câmara Cascudo e as ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFRN com vistas a propor ações para aperfeiçoar tal relação. O percurso metodológico consiste na aplicação do método de auditoria de inteligência. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários eletrônicos, sendo um enviado aos docentes dos departamentos de Artes, Ciência da Informação, Ciências Sociais e História e o outro aos servidores do MCC. De modo geral, os resultados obtidos indicam uma relação pouco propositiva entre o MCC e as ações acadêmicas da UFRN, sinalizando que há pouco envolvimento dos departamentos pesquisados com o Museu. Especificamente percebe-se que: poucos docentes desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam o MCC; há pouca divulgação das ações e exposições desenvolvidas no Museu; e faltam recursos financeiros para incentivar a realização de projetos. A partir de tais resultados, apresenta-se um guia para implementar recomendações que favoreçam a superação das fragilidades identificadas
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