De região problema à periferia do prazer: o turismo e a ressignificação do Nordeste brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kiyotani, Ilana Barreto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26949
Resumo: O Nordeste brasileiro teve até um passado recente uma imagem associada à pobreza, miséria e seca, portanto de negatividade. Nas últimas décadas imagens vêm sendo trabalhadas com a finalidade de divulgar um outro Nordeste, mais dinâmico, moderno e dotado de amenidades naturais – condições ambientais suficientemente atrativas a uma diversidade econômica, incluindo o desenvolvimento do mercado turístico. Propõe-se aqui a tese de que o turismo tem contribuído para ressignificar a imagem da região Nordeste, de uma leitura majoritariamente negativa a uma mais positiva. Portanto, este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar a participação da atividade turística na ressignificação da imagem do Nordeste brasileiro. Para cumprir com esse objetivo, uma metodologia qualitativa foi escolhida como norte e buscou-se sempre explicar (e não somente pontuar) os dados obtidos, tanto na pesquisa bibliográfica e documental, quanto na pesquisa de campo. As leituras teóricas e as análises dos dados foram orientados pelo método dialético. A pesquisa de campo dividiu-se em dois momentos, aquele das entrevistas aos setores público e privado, somado aos turistas, e um outro de pesquisa documental, tendo sido realizada a leitura de uma mídia impressa de circulação nacional que vem, por décadas, apresentando imagens sobre o Brasil para seus cidadãos – a Revista Veja, e também a leitura de livros didáticos utilizados no ensino médio brasileiro de 1960 até 2010, para melhor compreensão das condições propaladas sobre o Nordeste antes e após o boom turístico. Para ambos os momentos de pesquisa a análise de conteúdo foi adotada como técnica de análise às falas registradas e leituras efetivadas. Os dados obtidos nos permitiram entender que o turismo foi co-produtor, somado a um crescimento econômico de outros setores e da infraestrutura das principais cidades nordestinas, desta nova imagem do Nordeste; uma atividade que por natureza precisa compor (estruturando espaços) e comercializar imagens positivas e, com isso, contribuiu para transpor a imagem depreciada da região.
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Propõe-se aqui a tese de que o turismo tem contribuído para ressignificar a imagem da região Nordeste, de uma leitura majoritariamente negativa a uma mais positiva. Portanto, este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar a participação da atividade turística na ressignificação da imagem do Nordeste brasileiro. Para cumprir com esse objetivo, uma metodologia qualitativa foi escolhida como norte e buscou-se sempre explicar (e não somente pontuar) os dados obtidos, tanto na pesquisa bibliográfica e documental, quanto na pesquisa de campo. As leituras teóricas e as análises dos dados foram orientados pelo método dialético. A pesquisa de campo dividiu-se em dois momentos, aquele das entrevistas aos setores público e privado, somado aos turistas, e um outro de pesquisa documental, tendo sido realizada a leitura de uma mídia impressa de circulação nacional que vem, por décadas, apresentando imagens sobre o Brasil para seus cidadãos – a Revista Veja, e também a leitura de livros didáticos utilizados no ensino médio brasileiro de 1960 até 2010, para melhor compreensão das condições propaladas sobre o Nordeste antes e após o boom turístico. Para ambos os momentos de pesquisa a análise de conteúdo foi adotada como técnica de análise às falas registradas e leituras efetivadas. Os dados obtidos nos permitiram entender que o turismo foi co-produtor, somado a um crescimento econômico de outros setores e da infraestrutura das principais cidades nordestinas, desta nova imagem do Nordeste; uma atividade que por natureza precisa compor (estruturando espaços) e comercializar imagens positivas e, com isso, contribuiu para transpor a imagem depreciada da região.The Brazilian Northeast has until recently had an image associated with poverty, misery and drought, and, consequently, of negativity. In the last decades, imagery and reports have been developed with the purpose of promoting the Northeast as a more dynamic and modern region, endowed with natural amenities - environmental conditions sufficiently attractive to an economic diversity, including the development of the tourist market. This research study proposes that tourism has contributed to give a new meaning to the image of the Northeast region, from a mostly negative to a more positive interpretation. Therefore, this research study aims to analyze the participation of tourism in the re - signification of the image of the Brazilian Northeast. In order to fulfill this objective, a qualitative methodology was chosen as the basis for this research, which sought to explain (and not only to punctuate) the data obtained, both in bibliographical and documentary research, as in field research. Theoretical readings and data analyzes were guided by the dialectical method. The research was divided in two stages: the one of the interviews to the public and private sectors, added to the tourists, and another one of documentary research, which was focused on the review of printed press of national circulation that had, for decades, presented images about Brazil for its own citizens - Veja magazine, and also the review of textbooks used in Brazilian high schools from 1960 to 2010, to better understand the conditions on the Northeast before and after the tourist boom. For both stages of research, the content analysis was adopted as the analysis technique for recorded speeches and conducted review. The data obtained allowed us to understand that tourism was a co-producer, added to the economic growth of other sectors and the infrastructure of the main Northeastern cities, of this new image of the Northeast; an activity that by its nature must compose and commercialize positive images while structuring spaces and, with that, contribute to transpose the depreciated image of the region.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismoImagemRessignificaçãoRegião NordesteDe região problema à periferia do prazer: o turismo e a ressignificação do Nordeste brasileiroFrom problema region to leisure periphery: the tourism and a resignification of the brazilian Northeasterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRegiãoproblemaperiferia_Kiyotani_2019.pdf.txtRegiãoproblemaperiferia_Kiyotani_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain565332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26949/2/Regi%c3%a3oproblemaperiferia_Kiyotani_2019.pdf.txt0002b30bf3fe212fdf53ec6231996fbbMD52THUMBNAILRegiãoproblemaperiferia_Kiyotani_2019.pdf.jpgRegiãoproblemaperiferia_Kiyotani_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1682https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26949/3/Regi%c3%a3oproblemaperiferia_Kiyotani_2019.pdf.jpg7fc814c025c0e307ad6997b798f2ce52MD53ORIGINALRegiãoproblemaperiferia_Kiyotani_2019.pdfapplication/pdf15862831https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26949/1/Regi%c3%a3oproblemaperiferia_Kiyotani_2019.pdf5f6a3d48d2a207c1da6a6e6247faca51MD51123456789/269492019-05-26 03:12:35.505oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26949Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:12:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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