'Jiboia boia?': a animação do papel ao computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Fernando Marcos Telles de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38192
Resumo: This project developed a study about the process of storytelling using 3d animation with open source softwares. This study was made during the production of an animated short film called 'Jiboia Boia?', through the use of the Blender, a 3d animation and modelling software. This graduation project is a contribution for the 3d animation production in the Rio Grande do Norte brazilian state, because dispite it's observed an increase incentive on this area, from the years 2009-2010, still lacks studies, research and jobs. In Brazil, the animation production is concentrated in Rio de Janeiro and São Paulo states, with a major numbers of companies and events which is important to incentive the production of animated stories. Beyond that, will be presented the history of computer graphics and the value of traditional animation with its principles established by Disney animator's, and the relation with the computer animation. By the end, will be explained how those principles were applied to the creation process on 'Jiboia Boia?'.
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This graduation project is a contribution for the 3d animation production in the Rio Grande do Norte brazilian state, because dispite it's observed an increase incentive on this area, from the years 2009-2010, still lacks studies, research and jobs. In Brazil, the animation production is concentrated in Rio de Janeiro and São Paulo states, with a major numbers of companies and events which is important to incentive the production of animated stories. Beyond that, will be presented the history of computer graphics and the value of traditional animation with its principles established by Disney animator's, and the relation with the computer animation. By the end, will be explained how those principles were applied to the creation process on 'Jiboia Boia?'.O presente projeto desenvolveu um estudo sobre os processos de criação de narrativas a partir do uso da animação 3D e de softwares de códigos livres (open source). Tal estudo aborda a produção efetiva de um projeto de filme animado de curta duração denominado de ‘Jiboia Boia?’, através do uso do software de modelagem e animação tridimensional Blender. Este projeto de TCC, em linhas gerais, é uma contribuição para a produção em animação 3D no Estado do Rio Grande do Norte, pois apesar de obervar-se um maior incentivo nesta área a partir dos anos 2009-2010, ainda é muito carente de pesquisa, estudos e até mesmo de mercado. No Brasil, a produção de animações se concentra no eixo Sul-Sudeste, tendo como principais centros Rio de Janeiro e São Paulo, com maior número de produtoras e eventos que incentivam a criação de histórias animadas. Além disso, em linhas gerais será apresentado o desenvolvimento da computação gráfica e a importância da animação clássica juntamente com os princípios da animação estabelecidos pelos primeiros animadores da Disney. Por fim, explicaremos como foram aplicados esses conceitos no processo de construção do curta ‘Jiboia Boia?’.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilArtes VisuaisAnimação tridimensionalComputação gráficaModelagem tridimensionalIlustraçãoStoryboardArte conceito'Jiboia boia?': a animação do papel ao computadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTCC 2 - Jiboia Boia.pdf.txtExtracted texttext/plain68164https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/1/TCC%202%20-%20Jiboia%20Boia.pdf.txt27a40e7641097d72ac722a0822986ed8MD51ORIGINALJiboiaBoiaAnimacao_Sousa_2017.pdfArtigo Principalapplication/pdf27104910https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/2/JiboiaBoiaAnimacao_Sousa_2017.pdf56614c80ed963440fa0b2812a720421aMD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/3/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD53license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/5/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/6/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD56123456789/381922023-01-10 14:45:40.592oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-10T17:45:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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