'Jiboia boia?': a animação do papel ao computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38192 |
Resumo: | This project developed a study about the process of storytelling using 3d animation with open source softwares. This study was made during the production of an animated short film called 'Jiboia Boia?', through the use of the Blender, a 3d animation and modelling software. This graduation project is a contribution for the 3d animation production in the Rio Grande do Norte brazilian state, because dispite it's observed an increase incentive on this area, from the years 2009-2010, still lacks studies, research and jobs. In Brazil, the animation production is concentrated in Rio de Janeiro and São Paulo states, with a major numbers of companies and events which is important to incentive the production of animated stories. Beyond that, will be presented the history of computer graphics and the value of traditional animation with its principles established by Disney animator's, and the relation with the computer animation. By the end, will be explained how those principles were applied to the creation process on 'Jiboia Boia?'. |
id |
UFRN_929e163e3655cfdc377bc2637b79d9e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38192 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Fernando Marcos Telles deTavares, Rogério Júnior CorreiaRupp, BettinaSalles, Laurita Ricardo deTavares, Rogério Junior Correia2018-04-24T21:17:48Z2021-09-27T11:33:57Z2018-04-24T21:17:48Z2021-09-27T11:33:57Z2017-12-082009012674SOUSA, Fernando Marcos Telles de. 'Jiboia boia': a animação do papel ao computador. 2017. 65 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais), Departamento de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38192This project developed a study about the process of storytelling using 3d animation with open source softwares. This study was made during the production of an animated short film called 'Jiboia Boia?', through the use of the Blender, a 3d animation and modelling software. This graduation project is a contribution for the 3d animation production in the Rio Grande do Norte brazilian state, because dispite it's observed an increase incentive on this area, from the years 2009-2010, still lacks studies, research and jobs. In Brazil, the animation production is concentrated in Rio de Janeiro and São Paulo states, with a major numbers of companies and events which is important to incentive the production of animated stories. Beyond that, will be presented the history of computer graphics and the value of traditional animation with its principles established by Disney animator's, and the relation with the computer animation. By the end, will be explained how those principles were applied to the creation process on 'Jiboia Boia?'.O presente projeto desenvolveu um estudo sobre os processos de criação de narrativas a partir do uso da animação 3D e de softwares de códigos livres (open source). Tal estudo aborda a produção efetiva de um projeto de filme animado de curta duração denominado de ‘Jiboia Boia?’, através do uso do software de modelagem e animação tridimensional Blender. Este projeto de TCC, em linhas gerais, é uma contribuição para a produção em animação 3D no Estado do Rio Grande do Norte, pois apesar de obervar-se um maior incentivo nesta área a partir dos anos 2009-2010, ainda é muito carente de pesquisa, estudos e até mesmo de mercado. No Brasil, a produção de animações se concentra no eixo Sul-Sudeste, tendo como principais centros Rio de Janeiro e São Paulo, com maior número de produtoras e eventos que incentivam a criação de histórias animadas. Além disso, em linhas gerais será apresentado o desenvolvimento da computação gráfica e a importância da animação clássica juntamente com os princípios da animação estabelecidos pelos primeiros animadores da Disney. Por fim, explicaremos como foram aplicados esses conceitos no processo de construção do curta ‘Jiboia Boia?’.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilArtes VisuaisAnimação tridimensionalComputação gráficaModelagem tridimensionalIlustraçãoStoryboardArte conceito'Jiboia boia?': a animação do papel ao computadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTCC 2 - Jiboia Boia.pdf.txtExtracted texttext/plain68164https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/1/TCC%202%20-%20Jiboia%20Boia.pdf.txt27a40e7641097d72ac722a0822986ed8MD51ORIGINALJiboiaBoiaAnimacao_Sousa_2017.pdfArtigo Principalapplication/pdf27104910https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/2/JiboiaBoiaAnimacao_Sousa_2017.pdf56614c80ed963440fa0b2812a720421aMD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/3/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD53license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/5/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/6/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD56123456789/381922023-01-10 14:45:40.592oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-10T17:45:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
'Jiboia boia?': a animação do papel ao computador |
title |
'Jiboia boia?': a animação do papel ao computador |
spellingShingle |
'Jiboia boia?': a animação do papel ao computador Sousa, Fernando Marcos Telles de Animação tridimensional Computação gráfica Modelagem tridimensional Ilustração Storyboard Arte conceito |
title_short |
'Jiboia boia?': a animação do papel ao computador |
title_full |
'Jiboia boia?': a animação do papel ao computador |
title_fullStr |
'Jiboia boia?': a animação do papel ao computador |
title_full_unstemmed |
'Jiboia boia?': a animação do papel ao computador |
title_sort |
'Jiboia boia?': a animação do papel ao computador |
author |
Sousa, Fernando Marcos Telles de |
author_facet |
Sousa, Fernando Marcos Telles de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Tavares, Rogério Júnior Correia |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Rupp, Bettina |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Salles, Laurita Ricardo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Fernando Marcos Telles de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tavares, Rogério Junior Correia |
contributor_str_mv |
Tavares, Rogério Junior Correia |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Animação tridimensional Computação gráfica Modelagem tridimensional Ilustração Storyboard Arte conceito |
topic |
Animação tridimensional Computação gráfica Modelagem tridimensional Ilustração Storyboard Arte conceito |
description |
This project developed a study about the process of storytelling using 3d animation with open source softwares. This study was made during the production of an animated short film called 'Jiboia Boia?', through the use of the Blender, a 3d animation and modelling software. This graduation project is a contribution for the 3d animation production in the Rio Grande do Norte brazilian state, because dispite it's observed an increase incentive on this area, from the years 2009-2010, still lacks studies, research and jobs. In Brazil, the animation production is concentrated in Rio de Janeiro and São Paulo states, with a major numbers of companies and events which is important to incentive the production of animated stories. Beyond that, will be presented the history of computer graphics and the value of traditional animation with its principles established by Disney animator's, and the relation with the computer animation. By the end, will be explained how those principles were applied to the creation process on 'Jiboia Boia?'. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-24T21:17:48Z 2021-09-27T11:33:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-24T21:17:48Z 2021-09-27T11:33:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2009012674 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA, Fernando Marcos Telles de. 'Jiboia boia': a animação do papel ao computador. 2017. 65 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais), Departamento de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38192 |
identifier_str_mv |
2009012674 SOUSA, Fernando Marcos Telles de. 'Jiboia boia': a animação do papel ao computador. 2017. 65 f. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais), Departamento de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Artes Visuais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/1/TCC%202%20-%20Jiboia%20Boia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/2/JiboiaBoiaAnimacao_Sousa_2017.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/3/license_url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/4/license_text https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/5/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38192/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27a40e7641097d72ac722a0822986ed8 56614c80ed963440fa0b2812a720421a 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833030894714880 |