Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Radma Almeida de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
id UFRN_92d9fcc821dccad1eb72996cd6cecc37
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22473
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Freitas, Radma Almeida deAroca, Silvia CalboBorba, Gilvan LuizBisch, Sérgio MascarelloGermano, Auta Stella de Medeiros2017-03-27T18:19:24Z2017-03-27T18:19:24Z2015-07-30FREITAS, Radma Almeida de. Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)A presente dissertação apresenta os fundamentos, o story board e a avaliação de uma sessão de planetário produzida com foco nas interações Terra-Sol, e direcionada para um público geral. Para isto, nos baseamos em proposta anterior para a construção de sessões e em reflexões provenientes de dois eixos de discussão relacionados à comunicação da/sobre a ciência em contextos de educação não formal. O primeiro eixo remete à problematização dos objetivos dessa comunicação, destacando-se a ideia de popularização da ciência. Nessa perspectiva, na produção da sessão “Viagem ao Sol” desenvolvemos sondagem, em Natal e cidades do interior do estado, sobre ideias da população a respeito do Sol; e desenvolvemos pesquisas sobre essa temática em cordéis, além das fontes científicas. O segundo eixo remete à construção de conhecimentos em situações de “aprendizagem por livre escolha” conforme o Modelo Contextual de Aprendizagem. Esse modelo ressalta o papel de organizadores prévios em exposições de museus. A partir desse conceito, adotamos a escolha de uma mensagem geral “Os fenômenos que acontecem no Sol podem afetar nossas vidas”, e de núcleos de informação, a fim de orientar a estruturação e a transposição das ideias científicas veiculadas na sessão, bem como a avaliação desta. Como avaliação, utilizou-se um estudo realizado durante uma Mostra de Astronomia com o Planetário Digital Móvel da UFRN - Barca dos Céus no interior do estado. Tal estudo fez uso da ferramenta Mapa de Significado Pessoal, associada a entrevistas. Como resultados principais da avaliação, destacamos a predominância, nos mapas após a sessão, da ideia de que o Sol é importante para nossas vidas e que nos influencia de diversas formas; além disso, as informações da sessão relacionadas à Astronomia cotidiana estiveram entre as mais citadas nos mapas. Após a sessão também apareceram algumas ideias sobre a Dinâmica solar, as quais haviam sido identificadas como lacunas na cultura geral da população. Constatou-se, contudo, poucas ideias que explicitassem uma relação entre o Sol e fenômenos magnéticos. Uma implicação importante da avaliação da sessão foi a identificação dos momentos propícios para interações com o público, durante a mesma. Dentre estes momentos destaca-se: a discussão acerca da produção de energia no interior do Sol; e a discussão sobre as manchas solares como resultado da dinâmica solar.porProposta para a construção de sessões voltadas para um público geralProposta para a construção de sessões voltadas para um público geralhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52889CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApopularização da ciênciaSolensino de astronomiaeducação não formalmodelo contextual de aprendizagemsessão de planetárioConstrução de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdfRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdfapplication/pdf5520446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/1/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdff416bb44cb1663196e2332787e6d51aaMD51TEXTRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.txtRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain263786https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/4/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.txt03fedcb32326cfdf352e27351d0e12f7MD54Produtoeducacional_PPGECNM_Freitas_2015.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Freitas_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain31593https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Freitas_2015.pdf.txt19f87c334328c8cc4010d1f0be75156eMD57THUMBNAILRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.jpgRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1713https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/5/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.jpg04f398c11562153bef7b2e0fe4be2b2fMD55123456789/224732023-06-26 16:47:23.074oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22473Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T19:47:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
title Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
spellingShingle Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
Freitas, Radma Almeida de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
popularização da ciência
Sol
ensino de astronomia
educação não formal
modelo contextual de aprendizagem
sessão de planetário
title_short Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
title_full Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
title_fullStr Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
title_full_unstemmed Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
title_sort Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
author Freitas, Radma Almeida de
author_facet Freitas, Radma Almeida de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Borba, Gilvan Luiz
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bisch, Sérgio Mascarello
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Radma Almeida de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aroca, Silvia Calbo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Germano, Auta Stella de Medeiros
contributor_str_mv Aroca, Silvia Calbo
Germano, Auta Stella de Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
popularização da ciência
Sol
ensino de astronomia
educação não formal
modelo contextual de aprendizagem
sessão de planetário
dc.subject.por.fl_str_mv popularização da ciência
Sol
ensino de astronomia
educação não formal
modelo contextual de aprendizagem
sessão de planetário
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-27T18:19:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-27T18:19:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Radma Almeida de. Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473
identifier_str_mv FREITAS, Radma Almeida de. Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Proposta para a construção de sessões voltadas para um público geral
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv Proposta para a construção de sessões voltadas para um público geral
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/1/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/4/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Freitas_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/5/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f416bb44cb1663196e2332787e6d51aa
03fedcb32326cfdf352e27351d0e12f7
19f87c334328c8cc4010d1f0be75156e
04f398c11562153bef7b2e0fe4be2b2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117711179808768