Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
id |
UFRN_92d9fcc821dccad1eb72996cd6cecc37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22473 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Radma Almeida deAroca, Silvia CalboBorba, Gilvan LuizBisch, Sérgio MascarelloGermano, Auta Stella de Medeiros2017-03-27T18:19:24Z2017-03-27T18:19:24Z2015-07-30FREITAS, Radma Almeida de. Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)A presente dissertação apresenta os fundamentos, o story board e a avaliação de uma sessão de planetário produzida com foco nas interações Terra-Sol, e direcionada para um público geral. Para isto, nos baseamos em proposta anterior para a construção de sessões e em reflexões provenientes de dois eixos de discussão relacionados à comunicação da/sobre a ciência em contextos de educação não formal. O primeiro eixo remete à problematização dos objetivos dessa comunicação, destacando-se a ideia de popularização da ciência. Nessa perspectiva, na produção da sessão “Viagem ao Sol” desenvolvemos sondagem, em Natal e cidades do interior do estado, sobre ideias da população a respeito do Sol; e desenvolvemos pesquisas sobre essa temática em cordéis, além das fontes científicas. O segundo eixo remete à construção de conhecimentos em situações de “aprendizagem por livre escolha” conforme o Modelo Contextual de Aprendizagem. Esse modelo ressalta o papel de organizadores prévios em exposições de museus. A partir desse conceito, adotamos a escolha de uma mensagem geral “Os fenômenos que acontecem no Sol podem afetar nossas vidas”, e de núcleos de informação, a fim de orientar a estruturação e a transposição das ideias científicas veiculadas na sessão, bem como a avaliação desta. Como avaliação, utilizou-se um estudo realizado durante uma Mostra de Astronomia com o Planetário Digital Móvel da UFRN - Barca dos Céus no interior do estado. Tal estudo fez uso da ferramenta Mapa de Significado Pessoal, associada a entrevistas. Como resultados principais da avaliação, destacamos a predominância, nos mapas após a sessão, da ideia de que o Sol é importante para nossas vidas e que nos influencia de diversas formas; além disso, as informações da sessão relacionadas à Astronomia cotidiana estiveram entre as mais citadas nos mapas. Após a sessão também apareceram algumas ideias sobre a Dinâmica solar, as quais haviam sido identificadas como lacunas na cultura geral da população. Constatou-se, contudo, poucas ideias que explicitassem uma relação entre o Sol e fenômenos magnéticos. Uma implicação importante da avaliação da sessão foi a identificação dos momentos propícios para interações com o público, durante a mesma. Dentre estes momentos destaca-se: a discussão acerca da produção de energia no interior do Sol; e a discussão sobre as manchas solares como resultado da dinâmica solar.porProposta para a construção de sessões voltadas para um público geralProposta para a construção de sessões voltadas para um público geralhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52889CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApopularização da ciênciaSolensino de astronomiaeducação não formalmodelo contextual de aprendizagemsessão de planetárioConstrução de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdfRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdfapplication/pdf5520446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/1/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdff416bb44cb1663196e2332787e6d51aaMD51TEXTRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.txtRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain263786https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/4/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.txt03fedcb32326cfdf352e27351d0e12f7MD54Produtoeducacional_PPGECNM_Freitas_2015.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Freitas_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain31593https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Freitas_2015.pdf.txt19f87c334328c8cc4010d1f0be75156eMD57THUMBNAILRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.jpgRadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1713https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/5/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.jpg04f398c11562153bef7b2e0fe4be2b2fMD55123456789/224732023-06-26 16:47:23.074oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22473Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T19:47:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
title |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
spellingShingle |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” Freitas, Radma Almeida de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA popularização da ciência Sol ensino de astronomia educação não formal modelo contextual de aprendizagem sessão de planetário |
title_short |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
title_full |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
title_fullStr |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
title_full_unstemmed |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
title_sort |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
author |
Freitas, Radma Almeida de |
author_facet |
Freitas, Radma Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Borba, Gilvan Luiz |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Bisch, Sérgio Mascarello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Radma Almeida de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Aroca, Silvia Calbo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Germano, Auta Stella de Medeiros |
contributor_str_mv |
Aroca, Silvia Calbo Germano, Auta Stella de Medeiros |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA popularização da ciência Sol ensino de astronomia educação não formal modelo contextual de aprendizagem sessão de planetário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
popularização da ciência Sol ensino de astronomia educação não formal modelo contextual de aprendizagem sessão de planetário |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-27T18:19:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-27T18:19:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREITAS, Radma Almeida de. Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Radma Almeida de. Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta para a construção de sessões voltadas para um público geral |
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv |
Proposta para a construção de sessões voltadas para um público geral |
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/1/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/4/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Freitas_2015.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22473/5/RadmaAlmeidaDeFreitas_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f416bb44cb1663196e2332787e6d51aa 03fedcb32326cfdf352e27351d0e12f7 19f87c334328c8cc4010d1f0be75156e 04f398c11562153bef7b2e0fe4be2b2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117711179808768 |