Estudo numérico de um aerogerador projetado com a metodologia BEM e da utilização de um intensificador de potência
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24976 |
Resumo: | A preocupação com o efeito estufa e com a degradação que o meio ambiente vem sofrendo, devido a utilização de fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis, tem despertado um interesse especial na utilização de fontes renováveis de energia. Diante disso, a energia eólica vem se destacando no cenário energético atual do Brasil. Os aerogeradores, responsáveis pela conversão da energia eólica em energia elétrica, são intensamente estudados, visto que se busca formas de aumentar a eficiência dos mesmos. Uma possível solução para o aumento da potência de saída fornecida pelo aerogerador é a utilização de difusores flangeados. A ideia é gerar um gradiente de pressão, que causaria a passagem de uma maior de massa de ar a uma maior velocidade, através do rotor. Como a potência de saída de um aerogerador é diretamente proporcional ao cubo da velocidade, a mesma aumentaria. Com isso o presente trabalho teve como objetivo principal investigar a utilização de um difusor flangeado, acoplado a um aerogerador de baixa potência, visando aumento de potência convertida. Para isso foi desenvolvido o projeto e a modelagem 3D do rotor de um aerogerador com capacidade de conversão de 300 W utilizando o Blade Element Momentum (BEM). Foram realizadas simulações numéricas transientes do escoamento turbulento que age sobre os domínios estudados, empregando um software CFD. Dois modelos diferentes foram consideradas, o primeiro foi a turbina eólica envolta sem o elemento intensificador e o segundo com o elemento intensificador, possibilitando então uma comparação entre as duas configurações. Como objetivo secundário efetuou-se comparações dos resultados numéricos com os resultados analíticos da metodologia de projeto adotada (BEM), visando identificar se os dados obtidos através do projeto (coeficiente de indução axial, ângulos, triangulo de velocidade) estão próximos da solução numérica. Ao final da análise dos resultados, foi possível verificar que o difusor aumenta a velocidade do ar que passa pelo rotor eólico em aproximadamente 50%, causando um aumento de cerca 330% da potência de saída. Diferenças máximas na ordem de 10% foram encontradas entre a solução analítica (obtidas com o BEM) e a solução numérica. Além disso, pôde-se observar que com o aumento da velocidade da massa de ar, e sem o aumento da velocidade de rotação, o triângulo de velocidades acaba sendo modificado o que gera o fenômeno do stall. Por fim foi feita uma nova análise, com a velocidade de rotação corrigida, onde pôde-se observar que o triângulo de velocidade volta a se estabilizar. |
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Barros, Aideé Amélia Torres SampaioSouza, Sandi Itamar Schafer deCavalcanti, Eduardo José CidadeFerro, Luís Morão CabralMaurente, André Jesus Soares2018-04-04T13:51:07Z2018-04-04T13:51:07Z2017-08-28BARROS, Aideé Amélia Torres Sampaio. Estudo numérico de um aerogerador projetado com a metodologia BEM e da utilização de um intensificador de potência. 2017. 132f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24976A preocupação com o efeito estufa e com a degradação que o meio ambiente vem sofrendo, devido a utilização de fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis, tem despertado um interesse especial na utilização de fontes renováveis de energia. Diante disso, a energia eólica vem se destacando no cenário energético atual do Brasil. Os aerogeradores, responsáveis pela conversão da energia eólica em energia elétrica, são intensamente estudados, visto que se busca formas de aumentar a eficiência dos mesmos. Uma possível solução para o aumento da potência de saída fornecida pelo aerogerador é a utilização de difusores flangeados. A ideia é gerar um gradiente de pressão, que causaria a passagem de uma maior de massa de ar a uma maior velocidade, através do rotor. Como a potência de saída de um aerogerador é diretamente proporcional ao cubo da velocidade, a mesma aumentaria. Com isso o presente trabalho teve como objetivo principal investigar a utilização de um difusor flangeado, acoplado a um aerogerador de baixa potência, visando aumento de potência convertida. Para isso foi desenvolvido o projeto e a modelagem 3D do rotor de um aerogerador com capacidade de conversão de 300 W utilizando o Blade Element Momentum (BEM). Foram realizadas simulações numéricas transientes do escoamento turbulento que age sobre os domínios estudados, empregando um software CFD. Dois modelos diferentes foram consideradas, o primeiro foi a turbina eólica envolta sem o elemento intensificador e o segundo com o elemento intensificador, possibilitando então uma comparação entre as duas configurações. Como objetivo secundário efetuou-se comparações dos resultados numéricos com os resultados analíticos da metodologia de projeto adotada (BEM), visando identificar se os dados obtidos através do projeto (coeficiente de indução axial, ângulos, triangulo de velocidade) estão próximos da solução numérica. Ao final da análise dos resultados, foi possível verificar que o difusor aumenta a velocidade do ar que passa pelo rotor eólico em aproximadamente 50%, causando um aumento de cerca 330% da potência de saída. Diferenças máximas na ordem de 10% foram encontradas entre a solução analítica (obtidas com o BEM) e a solução numérica. Além disso, pôde-se observar que com o aumento da velocidade da massa de ar, e sem o aumento da velocidade de rotação, o triângulo de velocidades acaba sendo modificado o que gera o fenômeno do stall. Por fim foi feita uma nova análise, com a velocidade de rotação corrigida, onde pôde-se observar que o triângulo de velocidade volta a se estabilizar.Concerns about the greenhouse effect and the ill-treatment of the environment due to nonrenewable energy sources, such as fossil fuels, has aroused a special interest in the use of renewable energy sources, such as wind energy. Wind energy has been standing out in Brazil’s current energy scenario. The conversion of wind energy into electricity is accomplished with wind turbines. Wind Turbines, which are responsible for the conversion of wind energy into electricity, are intensively studied, since they are a powerful system for energy conversion, but still have a low efficiency when compared to other systems. One way to increase efficiency is using flanged diffusers in order to create a pressure gradient which would result in a larger flow of air, in the rotor, at a higher speed. As the output power of a wind turbine is directly proportional to the velocity, the power would increase. Therefore, the present work investigates how the use of a flange diffuser coupled to a low power wind turbine can influence its power output. In order to achieve this objective, the design and 3D modeling of the rotor of a wind turbine with a conversion capacity of 300W was done using the Blade Element Momentum (BEM). Transient numerical simulations of the turbulent flow using CFD software were accoplished. Two different 3D models were considered, the first one was only the wind turbine and the second was the wind turbine with an element to increase power, thus allowing a comparison between the two configurations. As a secondary objective, comparisons of the numerical results with the analytical results of the adopted design methodology (BEM) were carried out to identify whether the data obtained through the design (axial induction factor, angles, velocities triangle) are present in the numerical solution. The analysis allowed to verify that the diffuser increases the velocity of the air, passing through the wind rotor, by approximately 50%, causing an increase of 330% in the output power. Maximum differences of about 10% were found between the analytical solution and the numerical solution. In addition, it was observed that with the increase of the velocity of the mass of air, and without the increase of the speed rotation, the velocities triangle ends up being modified which generates the stall phenomenon. Finally, a new analysis was done, with the corrected speed rotation, where it can be observed that the speed triangle stabilizes.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAAerogeradorFluidodinâmica computacionalBlade element momentumIntensificador de potênciaEstudo numérico de um aerogerador projetado com a metodologia BEM e da utilização de um intensificador de potênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.txtAideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain184833https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24976/2/AideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.txt78c2ceed72aa668075b2e65a54b03995MD52THUMBNAILAideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.jpgAideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2715https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24976/3/AideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.jpgc8111253899b5ecaf7c256485abcf491MD53TEXTAideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.txtAideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain184833https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24976/2/AideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.txt78c2ceed72aa668075b2e65a54b03995MD52THUMBNAILAideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.jpgAideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2715https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24976/3/AideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf.jpgc8111253899b5ecaf7c256485abcf491MD53ORIGINALAideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdfAideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdfapplication/pdf4060832https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24976/1/AideeAmeliaTorresSampaioBarros_DISSERT.pdf8a6433daa71fcf0cef2ee9e0b2491e90MD51123456789/249762019-01-30 17:40:23.854oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24976Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T20:40:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A preocupação com o efeito estufa e com a degradação que o meio ambiente vem sofrendo, devido a utilização de fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis, tem despertado um interesse especial na utilização de fontes renováveis de energia. Diante disso, a energia eólica vem se destacando no cenário energético atual do Brasil. Os aerogeradores, responsáveis pela conversão da energia eólica em energia elétrica, são intensamente estudados, visto que se busca formas de aumentar a eficiência dos mesmos. Uma possível solução para o aumento da potência de saída fornecida pelo aerogerador é a utilização de difusores flangeados. A ideia é gerar um gradiente de pressão, que causaria a passagem de uma maior de massa de ar a uma maior velocidade, através do rotor. Como a potência de saída de um aerogerador é diretamente proporcional ao cubo da velocidade, a mesma aumentaria. Com isso o presente trabalho teve como objetivo principal investigar a utilização de um difusor flangeado, acoplado a um aerogerador de baixa potência, visando aumento de potência convertida. Para isso foi desenvolvido o projeto e a modelagem 3D do rotor de um aerogerador com capacidade de conversão de 300 W utilizando o Blade Element Momentum (BEM). Foram realizadas simulações numéricas transientes do escoamento turbulento que age sobre os domínios estudados, empregando um software CFD. Dois modelos diferentes foram consideradas, o primeiro foi a turbina eólica envolta sem o elemento intensificador e o segundo com o elemento intensificador, possibilitando então uma comparação entre as duas configurações. Como objetivo secundário efetuou-se comparações dos resultados numéricos com os resultados analíticos da metodologia de projeto adotada (BEM), visando identificar se os dados obtidos através do projeto (coeficiente de indução axial, ângulos, triangulo de velocidade) estão próximos da solução numérica. Ao final da análise dos resultados, foi possível verificar que o difusor aumenta a velocidade do ar que passa pelo rotor eólico em aproximadamente 50%, causando um aumento de cerca 330% da potência de saída. Diferenças máximas na ordem de 10% foram encontradas entre a solução analítica (obtidas com o BEM) e a solução numérica. Além disso, pôde-se observar que com o aumento da velocidade da massa de ar, e sem o aumento da velocidade de rotação, o triângulo de velocidades acaba sendo modificado o que gera o fenômeno do stall. Por fim foi feita uma nova análise, com a velocidade de rotação corrigida, onde pôde-se observar que o triângulo de velocidade volta a se estabilizar. |
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