SLA-Based Guidelines for Database Transitioning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Fábio de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21027
Resumo: Engenharia de Software Baseada em Componentes (CBSE) e Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) tornaram-se formas populares de se desenvolver software nos últimos anos. Durante o ciclo de vida de um software, vários componentes e serviços podem ser desenvolvidos, evoluídos e substituídos. Em ambientes de produção, a substituição de componentes essenciais - como os que envolvem bancos de dados - é uma operação delicada, onde várias restrições e stakeholders devem ser considerados. Service-Level agreement (acordo de nível de serviço - SLA), de acordo com o glossário oficial da ITIL v3 , é “um acordo entre um provedor de serviço de TI e um cliente. O acordo consiste em um conjunto de restrições mensuráveis que um prestador de serviços deve garantir aos seus clientes.”. Em termos práticos, um SLA é um documento que um prestador de serviço oferece aos seus consumidores garantindo níveis mínimos de qualidade de serviço (QoS). Este trabalho busca avaliar a utilização de SLAs para guiar o processo de transição de bancos de dados em ambientes de produção. Em particular, propomos um conjunto de guidelines baseados em SLAs para apoiar decisões migrações de bancos de dados relacionais (RDBMS) para bancos NoSQL. Nosso trabalho é validado por estudos de caso.
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