Projeto de intervenção orçamento participativo, da elaboração à avaliação: uma proposta para o Campus Picuí do Instituto Federal da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Fábio do Egito
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23729
Resumo: Este trabalho propõe um modelo de Orçamento Participativo para o Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, que contemple os anseios de sua comunidade acadêmica. Para tanto, teve como objetivos específicos apresentar o IFPB Campus Picuí em termos de organização administrativa, comunidade acadêmica e infraestrutura; descrever o atual processo de elaboração, execução e controle da peça orçamentária do IFPB Campus Picuí; verificar a percepção da comunidade acadêmica acerca dos benefícios e limitações do atual modelo, e seus anseios em termos de participação nas diversas etapas do processo orçamentário; e, indicar o formato e a dinâmica de funcionamento do Orçamento Participativo que melhor se adeque à realidade do Campus Picuí. Trata-se de um projeto de intervenção que adotou a pesquisa-ação como principal estratégia de pesquisa, e de forma complementar a estratégia de entrevistas e levantamento (survey) para conhecer o atual processo orçamentário do Campus, a percepção da comunidade acadêmica acerca da dessa prática orçamentária, bem como seus anseios para a participação nesse processo. Tem-se que o atual modelo orçamentário adotado pelo Campus Picuí é caracterizado por uma gestão e processo decisório centralizado, não permitindo uma participação efetiva da sua comunidade acadêmica. Dentre os principais anseios verificados destaca-se a emergência de um modelo de Orçamento Participativo de caráter consultivo, fiscalizatório e deliberativo, que inclua de maneira mais equitativa todos os segmentos da comunidade acadêmica. Constatou-se um elevado grau de interesse da comunidade em discutir todas as prioridades do campus e deliberar sobre a distribuição dos recursos, especialmente, os que se refere ao custeio da instituição, investimentos e assistência ao educando, no entanto falhas no processo comunicativo foram apontadas como um dos principais limitadores dessa participação. Diante do contexto do IFPB Campus Picuí, dos limites encontrados no atual modelo de elaboração, execução e controle da peça orçamentária adotado e dos anseios de sua comunidade acadêmica, propõem-se um modelo de orçamento que permita uma efetiva participação da comunidade acadêmica do campus na definição das prioridades e na consequente alocação dos recursos orçamentários. Conclui-se apresentando diretrizes para a implementação do Orçamento Participativo no Campus, indicando, ainda, o formato e a dinâmica de seu funcionamento.
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Para tanto, teve como objetivos específicos apresentar o IFPB Campus Picuí em termos de organização administrativa, comunidade acadêmica e infraestrutura; descrever o atual processo de elaboração, execução e controle da peça orçamentária do IFPB Campus Picuí; verificar a percepção da comunidade acadêmica acerca dos benefícios e limitações do atual modelo, e seus anseios em termos de participação nas diversas etapas do processo orçamentário; e, indicar o formato e a dinâmica de funcionamento do Orçamento Participativo que melhor se adeque à realidade do Campus Picuí. Trata-se de um projeto de intervenção que adotou a pesquisa-ação como principal estratégia de pesquisa, e de forma complementar a estratégia de entrevistas e levantamento (survey) para conhecer o atual processo orçamentário do Campus, a percepção da comunidade acadêmica acerca da dessa prática orçamentária, bem como seus anseios para a participação nesse processo. Tem-se que o atual modelo orçamentário adotado pelo Campus Picuí é caracterizado por uma gestão e processo decisório centralizado, não permitindo uma participação efetiva da sua comunidade acadêmica. Dentre os principais anseios verificados destaca-se a emergência de um modelo de Orçamento Participativo de caráter consultivo, fiscalizatório e deliberativo, que inclua de maneira mais equitativa todos os segmentos da comunidade acadêmica. Constatou-se um elevado grau de interesse da comunidade em discutir todas as prioridades do campus e deliberar sobre a distribuição dos recursos, especialmente, os que se refere ao custeio da instituição, investimentos e assistência ao educando, no entanto falhas no processo comunicativo foram apontadas como um dos principais limitadores dessa participação. Diante do contexto do IFPB Campus Picuí, dos limites encontrados no atual modelo de elaboração, execução e controle da peça orçamentária adotado e dos anseios de sua comunidade acadêmica, propõem-se um modelo de orçamento que permita uma efetiva participação da comunidade acadêmica do campus na definição das prioridades e na consequente alocação dos recursos orçamentários. Conclui-se apresentando diretrizes para a implementação do Orçamento Participativo no Campus, indicando, ainda, o formato e a dinâmica de seu funcionamento.This paper proposes a model of Participatory Budget for the Campus Picuí of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba, that contemplates its knowledge of its academic community. In order to do so, it had the specific objectives of presenting the IFPB Campus Picuí in terms of administrative organization, academic community and infrastructure; Describe the current process of elaboration, execution and control of the budget piece of IFPB Campus Picuí; to verify the perception of the academic community about the benefits and limitations of the current model, and their wishes in terms of participation in the various stages of the budget process; and, indicate the format and dynamics of the Participatory Budget that best fits the reality of Campus Picuí. It is an intervention project that adopted action research as the main research strategy, and in a way that complements the strategy of interviews and survey to know the current budgetary process of the Campus, the perception of the academic community about this practice Their wishes for participation in this process. The current budget model adopted by Campus Picuí is characterized by a centralized management and decision-making process, not allowing an effective participation of its academic community. Among the main anxieties verified, it stands out of a Participatory Budget model of consultative, fiscal and deliberative character, that includes in a more equitable way all the followers of the academic community. There was a high degree of community interest in discussing all the priorities of the campus and deliberating on the distribution of resources, especially those related to the institution's costing, investments and assistance to the student, but failures in the communicative process were pointed out As one of the main limiters of this participation. In view of the IFPB Campus Picuí context, the limits found in the current model for the preparation, execution and control of the budget piece adopted and the aspirations of its academic community, propose a budget model that allows an effective participation of the academic community of the campus in the Priorities and the consequent allocation of budgetary resources. It concludes by presenting guidelines for the implementation of the Campus Participatory Budget, also indicating the format and dynamics of its operation.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: GESTÃO PÚBLICAOrçamento participativoComunidade acadêmicaIFPB Campus PicuíProjeto de intervenção orçamento participativo, da elaboração à avaliação: uma proposta para o Campus Picuí do Instituto Federal da Paraíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFabioDoEgitoPedrosa_DISSERT.pdfFabioDoEgitoPedrosa_DISSERT.pdfapplication/pdf4609774https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23729/1/FabioDoEgitoPedrosa_DISSERT.pdf4971ff68176fc4c3e0759a55788f21e3MD51TEXTFabioDoEgitoPedrosa_DISSERT.pdf.txtFabioDoEgitoPedrosa_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain344190https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23729/4/FabioDoEgitoPedrosa_DISSERT.pdf.txt6ef20608c1fafe89f2117d5c8e411158MD54THUMBNAILFabioDoEgitoPedrosa_DISSERT.pdf.jpgFabioDoEgitoPedrosa_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3262https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23729/5/FabioDoEgitoPedrosa_DISSERT.pdf.jpg034d7c014d60a610a37ca80b0360c9a5MD55123456789/237292017-11-05 01:28:22.497oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23729Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T04:28:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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