O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48707 |
Resumo: | Com forte poder transmidiático, os estúdios de Hollywood enxergaram nas adaptações das Histórias em Quadrinhos, já consagradas, a oportunidade perfeita para contemplar o público com uma explosão de efeitos especiais e cenas de ação, resultando em salas de cinema lotadas de um público fiel que vibra e consome, movimentando bilhões de dólares, sendo um dos produtos mais valiosos do cinema atualmente. Nossa investigação contextualiza o sucesso do universo dos super-heróis, principalmente no cinema, com expressivo aporte financeiro em suas produções e investimentos em estratégias de marketing, branding e divulgação. Nos valemos do método de pesquisa bibliográfico no sentido de entendermos como se deu o surgimento do super-herói, sua gênese, quem administra essas marcas, além de compreender o funcionamento da indústria cinematográfica e como a publicidade está inserida nesse contexto. No qual foi constatado que o êxito das adaptações cinematográficas do segmento está associado a uma série de fatores, incluindo a utilização da publicidade para atrair uma legião de fãs. |
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Sousa, Thales Gomes deBezerra, Josenildo SoaresNobre, Luiz Fernando Dal PianMuneiro, Lilian Carla2022-07-25T21:39:33Z2022-07-25T21:39:33Z2022-07-15SOUSA, Thales Gomes de. O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas. 2022. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48707Com forte poder transmidiático, os estúdios de Hollywood enxergaram nas adaptações das Histórias em Quadrinhos, já consagradas, a oportunidade perfeita para contemplar o público com uma explosão de efeitos especiais e cenas de ação, resultando em salas de cinema lotadas de um público fiel que vibra e consome, movimentando bilhões de dólares, sendo um dos produtos mais valiosos do cinema atualmente. Nossa investigação contextualiza o sucesso do universo dos super-heróis, principalmente no cinema, com expressivo aporte financeiro em suas produções e investimentos em estratégias de marketing, branding e divulgação. Nos valemos do método de pesquisa bibliográfico no sentido de entendermos como se deu o surgimento do super-herói, sua gênese, quem administra essas marcas, além de compreender o funcionamento da indústria cinematográfica e como a publicidade está inserida nesse contexto. No qual foi constatado que o êxito das adaptações cinematográficas do segmento está associado a uma série de fatores, incluindo a utilização da publicidade para atrair uma legião de fãs.With strong transmedia power, Hollywood studios have seen in the comic book adaptations, already established, the perfect opportunity to contemplate the public with an explosion of special effects and action scenes. It has resulted in crowded movie theaters of a loyal audience that vibrates and consumes. Therefore, they have moved billions of dollars, and those adaptations have been one of the most valuable products of the cinema today. Our investigation contextualizes the success of the superhero universe, especially in the cinema, with expressive financial contribution in its productions and investments in marketing strategies, branding, and advertising. We use the bibliographical research method in order to understand how the superheroes emerged, their genesis, who manages these brands, as well as to understand how the film industry works and how advertising has been inserted in this context. In which it was found that the success of the segment's film adaptations is associated with a number of factors, including the use of advertising to attract a legion of fans.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação Socialsuper-heróispublicidadepropagandamarketingindústria do cinemaO super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSuper-heroiMarca_Sousa_2022.pdfSuper-heroiMarca_Sousa_2022.pdfapplication/pdf2536779https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48707/3/Super-heroiMarca_Sousa_2022.pdf4cfd81a0e32e9e96f73e9dc6a5c1eb51MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48707/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/487072023-01-12 16:46:03.097oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:46:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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