O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Thales Gomes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48707
Resumo: Com forte poder transmidiático, os estúdios de Hollywood enxergaram nas adaptações das Histórias em Quadrinhos, já consagradas, a oportunidade perfeita para contemplar o público com uma explosão de efeitos especiais e cenas de ação, resultando em salas de cinema lotadas de um público fiel que vibra e consome, movimentando bilhões de dólares, sendo um dos produtos mais valiosos do cinema atualmente. Nossa investigação contextualiza o sucesso do universo dos super-heróis, principalmente no cinema, com expressivo aporte financeiro em suas produções e investimentos em estratégias de marketing, branding e divulgação. Nos valemos do método de pesquisa bibliográfico no sentido de entendermos como se deu o surgimento do super-herói, sua gênese, quem administra essas marcas, além de compreender o funcionamento da indústria cinematográfica e como a publicidade está inserida nesse contexto. No qual foi constatado que o êxito das adaptações cinematográficas do segmento está associado a uma série de fatores, incluindo a utilização da publicidade para atrair uma legião de fãs.
id UFRN_94747ee22607ba397ceb1e6f6f9c2813
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48707
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Sousa, Thales Gomes deBezerra, Josenildo SoaresNobre, Luiz Fernando Dal PianMuneiro, Lilian Carla2022-07-25T21:39:33Z2022-07-25T21:39:33Z2022-07-15SOUSA, Thales Gomes de. O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas. 2022. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48707Com forte poder transmidiático, os estúdios de Hollywood enxergaram nas adaptações das Histórias em Quadrinhos, já consagradas, a oportunidade perfeita para contemplar o público com uma explosão de efeitos especiais e cenas de ação, resultando em salas de cinema lotadas de um público fiel que vibra e consome, movimentando bilhões de dólares, sendo um dos produtos mais valiosos do cinema atualmente. Nossa investigação contextualiza o sucesso do universo dos super-heróis, principalmente no cinema, com expressivo aporte financeiro em suas produções e investimentos em estratégias de marketing, branding e divulgação. Nos valemos do método de pesquisa bibliográfico no sentido de entendermos como se deu o surgimento do super-herói, sua gênese, quem administra essas marcas, além de compreender o funcionamento da indústria cinematográfica e como a publicidade está inserida nesse contexto. No qual foi constatado que o êxito das adaptações cinematográficas do segmento está associado a uma série de fatores, incluindo a utilização da publicidade para atrair uma legião de fãs.With strong transmedia power, Hollywood studios have seen in the comic book adaptations, already established, the perfect opportunity to contemplate the public with an explosion of special effects and action scenes. It has resulted in crowded movie theaters of a loyal audience that vibrates and consumes. Therefore, they have moved billions of dollars, and those adaptations have been one of the most valuable products of the cinema today. Our investigation contextualizes the success of the superhero universe, especially in the cinema, with expressive financial contribution in its productions and investments in marketing strategies, branding, and advertising. We use the bibliographical research method in order to understand how the superheroes emerged, their genesis, who manages these brands, as well as to understand how the film industry works and how advertising has been inserted in this context. In which it was found that the success of the segment's film adaptations is associated with a number of factors, including the use of advertising to attract a legion of fans.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação Socialsuper-heróispublicidadepropagandamarketingindústria do cinemaO super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSuper-heroiMarca_Sousa_2022.pdfSuper-heroiMarca_Sousa_2022.pdfapplication/pdf2536779https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48707/3/Super-heroiMarca_Sousa_2022.pdf4cfd81a0e32e9e96f73e9dc6a5c1eb51MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48707/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/487072023-01-12 16:46:03.097oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:46:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas
title O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas
spellingShingle O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas
Sousa, Thales Gomes de
super-heróis
publicidade
propaganda
marketing
indústria do cinema
title_short O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas
title_full O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas
title_fullStr O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas
title_full_unstemmed O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas
title_sort O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas
author Sousa, Thales Gomes de
author_facet Sousa, Thales Gomes de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bezerra, Josenildo Soares
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Thales Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muneiro, Lilian Carla
contributor_str_mv Muneiro, Lilian Carla
dc.subject.por.fl_str_mv super-heróis
publicidade
propaganda
marketing
indústria do cinema
topic super-heróis
publicidade
propaganda
marketing
indústria do cinema
description Com forte poder transmidiático, os estúdios de Hollywood enxergaram nas adaptações das Histórias em Quadrinhos, já consagradas, a oportunidade perfeita para contemplar o público com uma explosão de efeitos especiais e cenas de ação, resultando em salas de cinema lotadas de um público fiel que vibra e consome, movimentando bilhões de dólares, sendo um dos produtos mais valiosos do cinema atualmente. Nossa investigação contextualiza o sucesso do universo dos super-heróis, principalmente no cinema, com expressivo aporte financeiro em suas produções e investimentos em estratégias de marketing, branding e divulgação. Nos valemos do método de pesquisa bibliográfico no sentido de entendermos como se deu o surgimento do super-herói, sua gênese, quem administra essas marcas, além de compreender o funcionamento da indústria cinematográfica e como a publicidade está inserida nesse contexto. No qual foi constatado que o êxito das adaptações cinematográficas do segmento está associado a uma série de fatores, incluindo a utilização da publicidade para atrair uma legião de fãs.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-25T21:39:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-25T21:39:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Thales Gomes de. O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas. 2022. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48707
identifier_str_mv SOUSA, Thales Gomes de. O super-herói como marca e o seu sucesso nos cinemas. 2022. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48707/3/Super-heroiMarca_Sousa_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48707/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4cfd81a0e32e9e96f73e9dc6a5c1eb51
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832731387854848