Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Filomena Marques Queiroz de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55728
Resumo: No Brasil, bem como em outros países, surgem termos organizacionais na saúde, quase que permanentemente. Dentre os termos surgidos no final da década passada estão o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a Central de Regulação (CR), que passaram rapidamente por agências governamentais, regulamentando suas praticidades. No entanto, após aproximadamente quatro décadas, ainda existem poucos recursos educacionais a esse respeito, tanto nas instâncias governamentais, quanto nas particulares. Assim, diante do cenário nacional atual, o presente trabalho foi destinado a produzir um curso, com vistas a contribuir na formação e capacitação dos profissionais de saúde que atuam nos Núcleos Internos de Regulação. A pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida através de uma pesquisa-ação que tem como principal característica a intervenção. É desenvolvida em regime cooperativo entre pesquisador e participantes, ao avaliar o problema ou fenômeno coletivo investigado. Durante os anos de 2019 a 2021, foram realizadas visitas nos Núcleos Internos de Regulação das unidades hospitalares que estão sob gestão do estado do Rio Grande do Norte. Ao todo foram visitados 12 hospitais e, através de reuniões realizadas com as equipes das unidades hospitalares, foram identificadas deficiências e dificuldades. A partir do levantamento das dificuldades de formação do trabalho, foi produzido um módulo educacional que será disponibilizado na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. O módulo é composto por duas unidades, cada unidade contém três aulas, com carga horária total de 15 horas. O módulo seguiu o fluxo de novos cursos desenvolvido pela equipe de Educação e Comunicação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O produto final é um curso com conteúdos educativos, de forma linear e unidirecional para o público alvo. Observa-se conclusivamente que, assim como os poucos recursos educacionais sobre o núcleo interno de regulação e a central de regulação, também há uma escassez na compreensão prática do desempenho da interface entre essas duas entidades. Portanto, é necessário implementar novas medidas para abordar essa questão.
id UFRN_94902a0e6cb7f1054a992a10b9dab235
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55728
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Andrade, Filomena Marques Queiroz dehttps://orcid.org/0000-0001-9309-7478http://lattes.cnpq.br/9678946190136410https://orcid.org/0000-0002-5096-9800http://lattes.cnpq.br/3851476293314525Morais, Antônio Higor Freire deValentim, Ricardo Alexsandro de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0002-9216-8593http://lattes.cnpq.br/3181772060208133Souza, Gustavo Fontoura deSouza, Talita Araújo deCortez, Lyane Ramalho2023-12-09T00:09:33Z2023-12-09T00:09:33Z2023-08-25ANDRADE, Filomena Marques Queiroz de. Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros. Orientadora: Dra. Lyane Ramalho Cortez. 2023. 52f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55728No Brasil, bem como em outros países, surgem termos organizacionais na saúde, quase que permanentemente. Dentre os termos surgidos no final da década passada estão o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a Central de Regulação (CR), que passaram rapidamente por agências governamentais, regulamentando suas praticidades. No entanto, após aproximadamente quatro décadas, ainda existem poucos recursos educacionais a esse respeito, tanto nas instâncias governamentais, quanto nas particulares. Assim, diante do cenário nacional atual, o presente trabalho foi destinado a produzir um curso, com vistas a contribuir na formação e capacitação dos profissionais de saúde que atuam nos Núcleos Internos de Regulação. A pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida através de uma pesquisa-ação que tem como principal característica a intervenção. É desenvolvida em regime cooperativo entre pesquisador e participantes, ao avaliar o problema ou fenômeno coletivo investigado. Durante os anos de 2019 a 2021, foram realizadas visitas nos Núcleos Internos de Regulação das unidades hospitalares que estão sob gestão do estado do Rio Grande do Norte. Ao todo foram visitados 12 hospitais e, através de reuniões realizadas com as equipes das unidades hospitalares, foram identificadas deficiências e dificuldades. A partir do levantamento das dificuldades de formação do trabalho, foi produzido um módulo educacional que será disponibilizado na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. O módulo é composto por duas unidades, cada unidade contém três aulas, com carga horária total de 15 horas. O módulo seguiu o fluxo de novos cursos desenvolvido pela equipe de Educação e Comunicação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O produto final é um curso com conteúdos educativos, de forma linear e unidirecional para o público alvo. Observa-se conclusivamente que, assim como os poucos recursos educacionais sobre o núcleo interno de regulação e a central de regulação, também há uma escassez na compreensão prática do desempenho da interface entre essas duas entidades. Portanto, é necessário implementar novas medidas para abordar essa questão.In Brazil, as well as in other countries, organizational terms appear in health, almost permanently. Among the terms that emerged at the end of the last decade are the Internal Regulation Center (NIR) and the Regulation Center (CR), which quickly passed through government agencies, regulating their practicalities. However, after approximately four decades, there are still few educational resources in this regard, both in government and private instances. Thus, in view of the current national scenario, the present work was intended to produce a course, with a view to contributing to the education and training of health professionals who work in the Internal Regulation Centers. The research is a qualitative approach, developed through an action-research whose main characteristic is intervention. It is developed in a cooperative regime between researcher and participants, when evaluating the problem or collective phenomenon investigated. During the years 2019 to 2021, visits were made to the Internal Regulation Centers of the hospital units that are managed by the state of Rio Grande do Norte. In all, 12 hospitals were visited and, through meetings held with the teams of the hospital units, deficiencies and difficulties were identified. From the survey of the difficulties of training work, an educational module was produced that will be made available on the Virtual Learning Environment platform of the Unified Health System. The module consists of two units, each unit contains three classes, with a total workload of 15 hours. The module followed the flow of new courses developed by the Education and Communication team at the Laboratory of Technological Innovation in Health at the Federal University of Rio Grande do Norte. The final product is a course with educational content, in a linear and unidirectional way for the target audience. It is conclusively observed that, as well as the few educational resources on the internal core of regulation and the central regulation, there is also a shortage in the practical understanding of the performance of the interface between these two entities. Therefore, it is necessary to implement new measures to address this issue.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEducação em saúde - módulo educacionalNúcleo interno de regulaçãoCentral de regulaçãoDesenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentomoduloeducacional_Andrade_2023.pdfapplication/pdf1126451https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55728/1/Desenvolvimentomoduloeducacional_Andrade_2023.pdf87ed09b3f29f01f66d0c3beb6c4462b5MD51123456789/557282023-12-08 21:10:21.259oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55728Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-09T00:10:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros
title Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros
spellingShingle Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros
Andrade, Filomena Marques Queiroz de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Educação em saúde - módulo educacional
Núcleo interno de regulação
Central de regulação
title_short Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros
title_full Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros
title_fullStr Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros
title_full_unstemmed Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros
title_sort Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros
author Andrade, Filomena Marques Queiroz de
author_facet Andrade, Filomena Marques Queiroz de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9309-7478
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9678946190136410
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5096-9800
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3851476293314525
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9216-8593
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3181772060208133
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Gustavo Fontoura de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Souza, Talita Araújo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Filomena Marques Queiroz de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Morais, Antônio Higor Freire de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cortez, Lyane Ramalho
contributor_str_mv Morais, Antônio Higor Freire de
Cortez, Lyane Ramalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Educação em saúde - módulo educacional
Núcleo interno de regulação
Central de regulação
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde - módulo educacional
Núcleo interno de regulação
Central de regulação
description No Brasil, bem como em outros países, surgem termos organizacionais na saúde, quase que permanentemente. Dentre os termos surgidos no final da década passada estão o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a Central de Regulação (CR), que passaram rapidamente por agências governamentais, regulamentando suas praticidades. No entanto, após aproximadamente quatro décadas, ainda existem poucos recursos educacionais a esse respeito, tanto nas instâncias governamentais, quanto nas particulares. Assim, diante do cenário nacional atual, o presente trabalho foi destinado a produzir um curso, com vistas a contribuir na formação e capacitação dos profissionais de saúde que atuam nos Núcleos Internos de Regulação. A pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida através de uma pesquisa-ação que tem como principal característica a intervenção. É desenvolvida em regime cooperativo entre pesquisador e participantes, ao avaliar o problema ou fenômeno coletivo investigado. Durante os anos de 2019 a 2021, foram realizadas visitas nos Núcleos Internos de Regulação das unidades hospitalares que estão sob gestão do estado do Rio Grande do Norte. Ao todo foram visitados 12 hospitais e, através de reuniões realizadas com as equipes das unidades hospitalares, foram identificadas deficiências e dificuldades. A partir do levantamento das dificuldades de formação do trabalho, foi produzido um módulo educacional que será disponibilizado na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. O módulo é composto por duas unidades, cada unidade contém três aulas, com carga horária total de 15 horas. O módulo seguiu o fluxo de novos cursos desenvolvido pela equipe de Educação e Comunicação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O produto final é um curso com conteúdos educativos, de forma linear e unidirecional para o público alvo. Observa-se conclusivamente que, assim como os poucos recursos educacionais sobre o núcleo interno de regulação e a central de regulação, também há uma escassez na compreensão prática do desempenho da interface entre essas duas entidades. Portanto, é necessário implementar novas medidas para abordar essa questão.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-09T00:09:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-09T00:09:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Filomena Marques Queiroz de. Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros. Orientadora: Dra. Lyane Ramalho Cortez. 2023. 52f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55728
identifier_str_mv ANDRADE, Filomena Marques Queiroz de. Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros. Orientadora: Dra. Lyane Ramalho Cortez. 2023. 52f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55728/1/Desenvolvimentomoduloeducacional_Andrade_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87ed09b3f29f01f66d0c3beb6c4462b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832808018837504