A desconstrução ontológica de Heidegger sobre a filosofia do ser em Tomás de Aquino
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57393 |
Resumo: | Em sua desconstrução (Destruktion) fenomenológica da ontologia medieval, sempre associada à Escolástica tardia, Heidegger restringe a metafísica do ser em Tomás de Aquino à realidade efetiva. O ato de ser (actus essendi) tomista é interpretado por Heidegger como a passagem do ente meramente possível à sua atualidade, que determina a distinção entre essência e existência, delimitando a constituição ontológica entre aquilo que um ente é (essentia) e seu modo de ser simplesmente dado (Vorhandenheit). Esta tese procura analisar se esta distinção que nivela ser e ente em uma efetividade real ôntica se aplica ao ser (esse) em Tomás de Aquino assim como compreendeu Heidegger em sua tarefa de destruição fenomenológica da ontologia tradicional. Em sua ontologia fundamental, que visa um retorno às fontes originárias da questão do sentido do ser que caiu no esquecimento da diferença ontológica como sintoma da metafísica ocidental, Heidegger aponta Tomás de Aquino como um dos principais propagadores deste ocultamento, porém, este apontamento se dá na medida em que Heidegger considera a metafísica de Suárez como chave hermenêutica da análise fenomenológica do pensamento de Tomás de Aquino. |
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Lopes, Leonardo Bernardino Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/3061268906402133http://lattes.cnpq.br/6147711083494366Ludueña, EzequielBertelloni, FranciscoGaray-llanos, Jesus Francisco deRocha, Gabriel Kafure daBauchwitz, Oscar Federico2024-01-23T18:10:49Z2024-01-23T18:10:49Z2023-11-17LOPES, Leonardo Bernardino Rodrigues. A desconstrução ontológica de Heidegger sobre a filosofia do ser em Tomás de Aquino. Orientador: Dr. Oscar Federico Bauchwitz. 2023. 110f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57393Em sua desconstrução (Destruktion) fenomenológica da ontologia medieval, sempre associada à Escolástica tardia, Heidegger restringe a metafísica do ser em Tomás de Aquino à realidade efetiva. O ato de ser (actus essendi) tomista é interpretado por Heidegger como a passagem do ente meramente possível à sua atualidade, que determina a distinção entre essência e existência, delimitando a constituição ontológica entre aquilo que um ente é (essentia) e seu modo de ser simplesmente dado (Vorhandenheit). Esta tese procura analisar se esta distinção que nivela ser e ente em uma efetividade real ôntica se aplica ao ser (esse) em Tomás de Aquino assim como compreendeu Heidegger em sua tarefa de destruição fenomenológica da ontologia tradicional. Em sua ontologia fundamental, que visa um retorno às fontes originárias da questão do sentido do ser que caiu no esquecimento da diferença ontológica como sintoma da metafísica ocidental, Heidegger aponta Tomás de Aquino como um dos principais propagadores deste ocultamento, porém, este apontamento se dá na medida em que Heidegger considera a metafísica de Suárez como chave hermenêutica da análise fenomenológica do pensamento de Tomás de Aquino.In his phenomenological deconstruction (Destruktion) of medieval ontology, often associated with late Scholasticism, Heidegger restricts the metaphysics of being in Thomas Aquinas to effective reality. Heidegger interprets the thomistic act of being (actus essendi) as the transition from a mere potential being to its actuality, which determines the distinction between essence and existence, delineating the ontological constitution between what an entity is (essentia) and its mode of simply being given (Vorhandenheit). This thesis seeks to analyze whether this distinction, which equates being and entity in an ontic real effectiveness, applies to being (esse) in Thomas Aquinas as Heidegger understood it in his task of phenomenological deconstruction of traditional ontology. In his fundamental ontology, aimed at a return to the original sources of the question of the meaning of being that has fallen into oblivion due to the ontological difference as a symptom of Western metaphysics, Heidegger points to Thomas Aquinas as one of the main propagators of this concealment. However, this reference is made to the extent that Heidegger considers the metaphysics of Suarez as a hermeneutical key to the phenomenological analysis of Thomas Aquinas' thought.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAOntologiaIdade MédiaFenomenologiaTomás de AquinoMartin HeideggerA desconstrução ontológica de Heidegger sobre a filosofia do ser em Tomás de Aquinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesconstrucaoontologicaHeidegger_Lopes_2023.pdfapplication/pdf927873https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57393/1/DesconstrucaoontologicaHeidegger_Lopes_2023.pdfbc7c6ed53a10b608d59ae73c1f1f83b3MD51123456789/573932024-01-23 15:11:34.055oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57393Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-23T18:11:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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