Contribuições da educação permanente para o controle social no Sistema Único de Saúde: uma revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38051 |
Resumo: | Introdução: Além de implementar ações de educação permanente no cotidiano do controle social na saúde, é preciso analisar o conhecimento científico existente sobre a temática em questão para vislumbrar novas iniciativas que possibilitem o enfrentamento dos desafios ainda existentes. Objetivo: Analisar as contribuições da educação permanente para a qualificação dos conselheiros de saúde, bem como dos processos deliberativos e decisórios dos Conselhos de Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. Os artigos foram recuperados da Biblioteca Virtual da Saúde, e suas bases associadas, em julho de 2021. A estratégia de busca utilizada foi definida após diferentes pareamentos e tentativas, sendo composta por um bloco de descritores relacionados à educação permanente e ao controle social. Resultados: Após a remoção das duplicatas, da triagem a partir da leitura dos títulos e resumos, bem como da inclusão de outras publicações mediante a verificação das referências dos artigos triados, 22 artigos foram submetidos à leitura integral e 15 compuseram a amostra final. As congruências identificadas nos artigos foram organizadas em três categorias: 1) O papel do conselheiro de saúde; 2) Desafios encontrados no exercício do controle social; 3) A qualificação para o aperfeiçoamento dos processos decisórios dos Conselhos de Saúde. Conclusão: A ausência de ações de educação permanente, atrelada à baixa escolaridade dos conselheiros, a cooptação política e a falta de transparência por parte do executivo sobre as contas do setor saúde, dificultam os processos decisórios e deliberativos das mencionadas instâncias do Sistema Único de Saúde. |
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Objetivo: Analisar as contribuições da educação permanente para a qualificação dos conselheiros de saúde, bem como dos processos deliberativos e decisórios dos Conselhos de Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. Os artigos foram recuperados da Biblioteca Virtual da Saúde, e suas bases associadas, em julho de 2021. A estratégia de busca utilizada foi definida após diferentes pareamentos e tentativas, sendo composta por um bloco de descritores relacionados à educação permanente e ao controle social. Resultados: Após a remoção das duplicatas, da triagem a partir da leitura dos títulos e resumos, bem como da inclusão de outras publicações mediante a verificação das referências dos artigos triados, 22 artigos foram submetidos à leitura integral e 15 compuseram a amostra final. 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Objetivo: Analisar as contribuições da educação permanente para a qualificação dos conselheiros de saúde, bem como dos processos deliberativos e decisórios dos Conselhos de Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. Os artigos foram recuperados da Biblioteca Virtual da Saúde, e suas bases associadas, em julho de 2021. A estratégia de busca utilizada foi definida após diferentes pareamentos e tentativas, sendo composta por um bloco de descritores relacionados à educação permanente e ao controle social. Resultados: Após a remoção das duplicatas, da triagem a partir da leitura dos títulos e resumos, bem como da inclusão de outras publicações mediante a verificação das referências dos artigos triados, 22 artigos foram submetidos à leitura integral e 15 compuseram a amostra final. 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