Os desafios do acolhimento à perda perinatal: experiências de residentes médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Caroline Araújo Lemos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31773
Resumo: O desenvolvimento de pesquisas envolvendo a formação e atuação de profissionais de saúde no atendimento a situações de morte e luto tem crescido nos últimos anos. Na obstetrícia, perdas perinatais são eventos bastante comum, levando pais e profissionais a vivenciarem situações de angústias e frustração. Torna-se relevante conhecer a experiência dos médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia que atuam diariamente no acolhimento de mulheres com perda perinatal de modo a contribuir para o cuidado em saúde. Trata-se de um estudo, de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório, de recorte transversal. Os participantes da pesquisa foram 10 residentes do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que atendem no acolhimento a mulheres e famílias em situação de perda perinatal. A construção dos dados ocorreu por meio da realização de entrevistas individuais, orientadas por roteiro semiestruturado. O conteúdo das entrevistas foi transcrito, organizado e codificado, e analisado por meio da técnica de análise temática. Emergiram quatro temáticas, a saber: A formação para o cuidado de mulheres com perda perinatal: um olhar do residente; Percepções do residente sobre o papel do profissional obstetra frente a situações de perda perinatal; Estratégias de intervenções; Dificuldades no ensinoserviço. Os residentes reconhecem não ter formação específica para o acolhimento de mulheres com perda perinatal necessitando do apoio de diretrizes atualizadas, preceptores treinados e da instituição. Os entrevistados compreendem que o papel do obstetra consiste em comunicar o óbito à família, orientar em relação a gestações futuras e oferecer apoio emocional. Buscou-se trazer para a pauta da formação do obstetra reflexões sobre o tema da morte e do luto, tecendo reflexões sobre a responsabilidade desses profissionais no cuidado aos pais enlutados. Elaborou-se cinco produtos: artigo para a comunicação científica da pesquisa; proposta de intervenção de ensino-aprendizagem (oficina) para residentes médicos; fornecimento de espaço para apoio emocional dos discentes; diálogo com instituição de ensino-serviço.
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Na obstetrícia, perdas perinatais são eventos bastante comum, levando pais e profissionais a vivenciarem situações de angústias e frustração. Torna-se relevante conhecer a experiência dos médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia que atuam diariamente no acolhimento de mulheres com perda perinatal de modo a contribuir para o cuidado em saúde. Trata-se de um estudo, de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório, de recorte transversal. Os participantes da pesquisa foram 10 residentes do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que atendem no acolhimento a mulheres e famílias em situação de perda perinatal. A construção dos dados ocorreu por meio da realização de entrevistas individuais, orientadas por roteiro semiestruturado. O conteúdo das entrevistas foi transcrito, organizado e codificado, e analisado por meio da técnica de análise temática. Emergiram quatro temáticas, a saber: A formação para o cuidado de mulheres com perda perinatal: um olhar do residente; Percepções do residente sobre o papel do profissional obstetra frente a situações de perda perinatal; Estratégias de intervenções; Dificuldades no ensinoserviço. Os residentes reconhecem não ter formação específica para o acolhimento de mulheres com perda perinatal necessitando do apoio de diretrizes atualizadas, preceptores treinados e da instituição. Os entrevistados compreendem que o papel do obstetra consiste em comunicar o óbito à família, orientar em relação a gestações futuras e oferecer apoio emocional. Buscou-se trazer para a pauta da formação do obstetra reflexões sobre o tema da morte e do luto, tecendo reflexões sobre a responsabilidade desses profissionais no cuidado aos pais enlutados. Elaborou-se cinco produtos: artigo para a comunicação científica da pesquisa; proposta de intervenção de ensino-aprendizagem (oficina) para residentes médicos; fornecimento de espaço para apoio emocional dos discentes; diálogo com instituição de ensino-serviço.The development of research involving the training and performance of health professionals in dealing with situations of death and grief has grown in recent years. In obstetrics, perinatal losses are quite common events, leading parents and professionals to experience situations of anguish and frustration. It is relevant to know the experience of doctors resident in Gynecology and Obstetrics who work daily to welcome women with perinatal loss in order to contribute to health care. This is a study, with a qualitative, descriptive and exploratory approach, with a transversal cut. The research participants were 10 residents of the Medical Residency Program in Gynecology and Obstetrics at the Federal University of Rio Grande do Norte who assist in welcoming women and families in a situation of perinatal loss. The construction of the data occurred through individual interviews, guided by a semi-structured script. The content of the interviews was transcribed, organized and coded, and analyzed using the thematic analysis technique. Four themes emerged, namely: Training for the care of women with perinatal loss: a look at the resident; Perceptions of the resident about the role of the obstetrician in the face of situations of perinatal loss; Intervention strategies; Difficulties in teaching-service. Residents recognize that they do not have specific training for the reception of women with perinatal loss, requiring the support of updated guidelines, trained preceptors and the institution. The interviewees understand that the role of the obstetrician consists of communicating the death to the family, providing guidance regarding future pregnancies and offering emotional support. We sought to bring reflections on the topic of death and grief to the agenda of the training of obstetricians, reflecting on the responsibility of these professionals in caring for bereaved parents. Five products were elaborated: article for the scientific communication of the research; teaching-learning intervention proposal (workshop) for medical residents; provision of space for students' emotional support; dialogue with teaching-service institution.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilFormação em Saúde; Obstetrícia; Cuidado perinatal; Morte perinatal.Os desafios do acolhimento à perda perinatal: experiências de residentes médicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesafiosacolhimentoperda_Ferreira_2020.pdfapplication/pdf1417637https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31773/1/Desafiosacolhimentoperda_Ferreira_2020.pdfa529b3cf9064c8a485daee8fff52f58aMD51TEXTDesafiosacolhimentoperda_Ferreira_2020.pdf.txtDesafiosacolhimentoperda_Ferreira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain148995https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31773/2/Desafiosacolhimentoperda_Ferreira_2020.pdf.txt55bc634955d1bae4d7de318febb0eb36MD52THUMBNAILDesafiosacolhimentoperda_Ferreira_2020.pdf.jpgDesafiosacolhimentoperda_Ferreira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31773/3/Desafiosacolhimentoperda_Ferreira_2020.pdf.jpgae79bc9811c3a33ffa1a1c105113ce90MD53123456789/317732021-03-14 05:48:20.259oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31773Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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