Internacionalização da educação superior: um estudo da mobilidade estudantil em cursos de graduação da UFRN no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (2012-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josielle Soares da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24568
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, procurando evidenciar, na visão de gestores e coordenadores de cursos, as contribuições do processo de mobilidade acadêmica proporcionadas pelo Programa Ciência sem Fronteiras em cursos de graduação da mesma instituição. Para sua realização, os procedimentos técnicos utilizados foram a revisão bibliográfica, a análise de documentos, a tabulação de dados quantitativos e as entrevistas semiestruturadas. A revisão bibliográfica permitiu aprofundar os conhecimentos acerca dos fenômenos e processos que permeiam o objeto em estudo, com destaque para a globalização e a internacionalização; a análise de documentos proporcionou maiores conhecimentos sobre as diretrizes internacionais para a internacionalização e a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação implementada no país com diretrizes indutoras para a internacionalização da educação em nível superior, como forma de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico para o país. As entrevistas semiestruturadas possibilitaram a verificação com base nos relatos dos gestores e dos coordenadores as contribuições da internacionalização via mobilidade acadêmica pelo Programa Ciência sem Fronteiras para os cursos de graduação. O estudo evidenciou que os coordenadores entendem como importante a internacionalização no âmbito das instituições de ensino superior, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino, à troca de conhecimentos e o contato com uma cultura diferente. No tocante à contribuição do Programa Ciência sem Fronteiras para os cursos, os coordenadores não possuem a mesma visão. A análise revela que a contribuição do Programa CsF para a efetiva internacionalização acadêmica e inserção da dimensão internacional no ensino superior, na visão da maioria dos coordenadores, é pouco profícua diante da forma como o Programa está implementado, pois segundo o ponto de vista dos gestores e coordenadores não há uma efetivação de laços acadêmicos entre as instituições.
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24568A presente pesquisa objetiva analisar a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, procurando evidenciar, na visão de gestores e coordenadores de cursos, as contribuições do processo de mobilidade acadêmica proporcionadas pelo Programa Ciência sem Fronteiras em cursos de graduação da mesma instituição. Para sua realização, os procedimentos técnicos utilizados foram a revisão bibliográfica, a análise de documentos, a tabulação de dados quantitativos e as entrevistas semiestruturadas. A revisão bibliográfica permitiu aprofundar os conhecimentos acerca dos fenômenos e processos que permeiam o objeto em estudo, com destaque para a globalização e a internacionalização; a análise de documentos proporcionou maiores conhecimentos sobre as diretrizes internacionais para a internacionalização e a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação implementada no país com diretrizes indutoras para a internacionalização da educação em nível superior, como forma de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico para o país. As entrevistas semiestruturadas possibilitaram a verificação com base nos relatos dos gestores e dos coordenadores as contribuições da internacionalização via mobilidade acadêmica pelo Programa Ciência sem Fronteiras para os cursos de graduação. O estudo evidenciou que os coordenadores entendem como importante a internacionalização no âmbito das instituições de ensino superior, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino, à troca de conhecimentos e o contato com uma cultura diferente. No tocante à contribuição do Programa Ciência sem Fronteiras para os cursos, os coordenadores não possuem a mesma visão. A análise revela que a contribuição do Programa CsF para a efetiva internacionalização acadêmica e inserção da dimensão internacional no ensino superior, na visão da maioria dos coordenadores, é pouco profícua diante da forma como o Programa está implementado, pois segundo o ponto de vista dos gestores e coordenadores não há uma efetivação de laços acadêmicos entre as instituições.It is clear that the process of socio-economic, cultural and technological change pose new training needs for higher education institutions. Discuss about higher education in the actual capitalist society inevitably leads to debate about the changes brought about by globalization and the new demands for higher education institutions that are part of the complex and contradictory fabric of society. In this logic, the internationalization of higher education is a set of proactive efforts of higher education institutions to respond to competitive and economic demands of the globalized world. This brings the higher education institutions to seek internationalization, since through it we can raise the advancement of quality education programs, research and extension and promote institutional inclusion in the global context of higher education. Taking these aspects into consideration, this study aims to analyze the implementation of the program Science without Borders at the Federal University of Rio Grande do Norte, looking for evidence, in the view of managers and coordinators of course, the contributions of academic mobility process provided by Science without Borders program in undergraduate courses at the same institution. For its realization were used as technical procedures to literature review, document analysis, tabulation of quantitative data and semi-structured interviews. The literature review allowed to deepen the knowledge about the phenomena and processes that permeate the object under study, with an emphasis on globalization and internationalization; document analysis provided greater knowledge of international guidelines for internationalization and Policy Science, Technology and Innovation implemented in the country with inducing guidelines for the internationalization of education at the college level, in order to foster scientific and technological development for the country . The semi-structured interviews made it possible to check on the basis of reports of managers and engineers the contributions of international academic mobility via the Science Without Borders program for undergraduate courses. The study showed that the coordinators understand how important internationalization within higher education institutions, especially with regard to the development of education, the exchange of knowledge and contact with a different culture. Regarding the contribution of the Science Without Borders Program for the courses, the coordinators do not have the same vision. The analysis reveals that the CsF Programme contribution to the effective academic internationalization and integration of the international dimension in higher education, in the view of most engineers, it is very fruitful given the way the program is implemented, because from the point of view of managers coordinators and there is no effective academic links between institutions.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInternacionalizaçãoMobilidade acadêmicaCiência sem FronteirasInternacionalização da educação superior: um estudo da mobilidade estudantil em cursos de graduação da UFRN no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (2012-2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtJosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain438498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24568/2/JosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.txt118f28c0bd27d7a0ec224547f43c7511MD52THUMBNAILJosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgJosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2677https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24568/3/JosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpg7cd061ca8bd06528c84eb4e32228a621MD53TEXTJosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtJosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain438498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24568/2/JosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.txt118f28c0bd27d7a0ec224547f43c7511MD52THUMBNAILJosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgJosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2677https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24568/3/JosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdf.jpg7cd061ca8bd06528c84eb4e32228a621MD53ORIGINALJosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdfJosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1906565https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24568/1/JosielleSoaresDaSilva_DISSERT.pdfe9d996fff45de12150065af9fb10a20eMD51123456789/245682022-05-25 18:17:38.245oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24568Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-25T21:17:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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