O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28567 |
Resumo: | A presença de ceratocone sempre dificultou o cálculo da refratometria do paciente, seja por meio da retinoscopia (esquiascopia), seja utilizando o autorefrator. Desta forma, algumas vezes fica difícil encontrar tais valores de maneira rápida e confiável no dia-a-dia do consultório oftalmológico. Somado a isso, o ensino da refratometria sempre representou um desafio para os serviços de formação de oftalmologista, isso se explica pelo fato de se tratar de um exame que carrega certa habilidade específica a ser dominada, além da necessidade do conhecimento da física, matemática e geometria para a compreensão de como determinar e anular os chamados vícios refracionais (ametropias) do sistema óptico do olho humano. O aplicativo HELPER KERATOCONUS fornece de forma rápida e prática a medida teórica da refratometria, a partir da ceratometria do paciente, a qual será inserida no refrator e refinada. Realizamos um workshop de ensino da competência em refratometria com o uso do aplicativo, utilizando a técnica de ensino flipped classroom. Trata-se de uma pesquisa explotatório descritiva, que foi desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL/UFRN. Envolveram residentes e preceptores do serviço de oftalmologia do HUOL. Aconteceu em 3 fases. A primeira fase foi composta por uma sala de aula invertida com duração de aproximadamente 50 minutos, com metodologia flipped classroom, cujo tema foi o funcionamento e o uso do aplicativo HELPER KERATOCONUS, após isso houve discussões, esclarecimentos, exercícios ou outras atividades de aprendizado para melhorar a aplicação do conhecimento. Na segunda fase, os residentes tiveram aula prática, onde foram treinados para utilizarem o aplicativo na rotina de atendimento. Na terceira fase, os residentes responderam a um questionário semiestruturado, onde foram abordadas informações sobre as atividades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de habilidades no ensino da refratometria, como também para uma maior aproximação dos avanços tecnológicos e novas técnicas de ensino na residência médica. |
id |
UFRN_958491ad4b164f89ef3213725f9cb26b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28567 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pimentel, Leonardo NogueiraGodeiro Júnior, Clécio de OliveiraNazima, Maira Tiyomi Sacata TonguDiniz Júnior, José2020-03-17T19:57:55Z2020-03-17T19:57:55Z2019-12-09PIMENTEL, Leonardo Nogueira. O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus). 2019. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28567A presença de ceratocone sempre dificultou o cálculo da refratometria do paciente, seja por meio da retinoscopia (esquiascopia), seja utilizando o autorefrator. Desta forma, algumas vezes fica difícil encontrar tais valores de maneira rápida e confiável no dia-a-dia do consultório oftalmológico. Somado a isso, o ensino da refratometria sempre representou um desafio para os serviços de formação de oftalmologista, isso se explica pelo fato de se tratar de um exame que carrega certa habilidade específica a ser dominada, além da necessidade do conhecimento da física, matemática e geometria para a compreensão de como determinar e anular os chamados vícios refracionais (ametropias) do sistema óptico do olho humano. O aplicativo HELPER KERATOCONUS fornece de forma rápida e prática a medida teórica da refratometria, a partir da ceratometria do paciente, a qual será inserida no refrator e refinada. Realizamos um workshop de ensino da competência em refratometria com o uso do aplicativo, utilizando a técnica de ensino flipped classroom. Trata-se de uma pesquisa explotatório descritiva, que foi desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL/UFRN. Envolveram residentes e preceptores do serviço de oftalmologia do HUOL. Aconteceu em 3 fases. A primeira fase foi composta por uma sala de aula invertida com duração de aproximadamente 50 minutos, com metodologia flipped classroom, cujo tema foi o funcionamento e o uso do aplicativo HELPER KERATOCONUS, após isso houve discussões, esclarecimentos, exercícios ou outras atividades de aprendizado para melhorar a aplicação do conhecimento. Na segunda fase, os residentes tiveram aula prática, onde foram treinados para utilizarem o aplicativo na rotina de atendimento. Na terceira fase, os residentes responderam a um questionário semiestruturado, onde foram abordadas informações sobre as atividades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de habilidades no ensino da refratometria, como também para uma maior aproximação dos avanços tecnológicos e novas técnicas de ensino na residência médica.The presence of keratoconus always made it difficult to calculate the patient's refractometry, either through retinoscopy (skiascopy) or using the autorefractor. Thus, it is sometimes difficult to find such values quickly and reliably in the day-to-day office of the eye doctor. In addition, the teaching of refractometry has always been a challenge for ophthalmologist training services, which is explained by the fact that it is an exam that carries a specific skill to be mastered, besides the need for knowledge of physics, mathematics and geometry for understanding how to determine and annul the so-called refractive vices (ametropia) of the optical system of the human eye. The HELPER KERATOCONUS app quickly and practically provides the theoretical measurement of refractometry from the patient's keratometry, which will be inserted into the refractor and refined. We conducted a workshop on teaching the refractometry competency using the application using the flipped classroom teaching technique. This is a qualitative, descriptive research, which was developed at the Onofre Lopes University Hospital - HUOL / UFRN. They involved residents and preceptors of the HUOL ophthalmology service. It happened in 3 phases. The first phase consisted of an inverted classroom of approximately 50 minutes, with flipped classroom methodology, whose theme was the operation and use of the HELPER KERATOCONUS application, after which there were discussions, clarifications, exercises or other learning activities for improve the application of knowledge. In the second phase, the residents had a practical class, where they were trained to use the application in the service routine. In the third phase, residents answered a semi-structured questionnaire, which addressed information about teaching and learning activities. In this context, it is believed that the project contributed to the development of skills in the teaching of refractometry, as well as to a closer approximation of technological advances and new teaching techniques in medical residency.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEducação médicaCeratoconeRefratometriaO processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTProcessoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.txtProcessoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain112440https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/2/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.txta67e4d9cbe7b4f68ce1a1a313de5aabbMD52THUMBNAILProcessoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.jpgProcessoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/3/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.jpg6c2ba8c17f8fccb4a44f1ac1de066624MD53ORIGINALProcessoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdfapplication/pdf1519899https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/1/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf0479a95abdc8c81ecce3fdbbebeb6b28MD51123456789/285672020-03-22 04:46:48.183oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28567Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:46:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus) |
title |
O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus) |
spellingShingle |
O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus) Pimentel, Leonardo Nogueira CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Educação médica Ceratocone Refratometria |
title_short |
O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus) |
title_full |
O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus) |
title_fullStr |
O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus) |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus) |
title_sort |
O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus) |
author |
Pimentel, Leonardo Nogueira |
author_facet |
Pimentel, Leonardo Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nazima, Maira Tiyomi Sacata Tongu |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Leonardo Nogueira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Diniz Júnior, José |
contributor_str_mv |
Diniz Júnior, José |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Educação médica Ceratocone Refratometria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Ceratocone Refratometria |
description |
A presença de ceratocone sempre dificultou o cálculo da refratometria do paciente, seja por meio da retinoscopia (esquiascopia), seja utilizando o autorefrator. Desta forma, algumas vezes fica difícil encontrar tais valores de maneira rápida e confiável no dia-a-dia do consultório oftalmológico. Somado a isso, o ensino da refratometria sempre representou um desafio para os serviços de formação de oftalmologista, isso se explica pelo fato de se tratar de um exame que carrega certa habilidade específica a ser dominada, além da necessidade do conhecimento da física, matemática e geometria para a compreensão de como determinar e anular os chamados vícios refracionais (ametropias) do sistema óptico do olho humano. O aplicativo HELPER KERATOCONUS fornece de forma rápida e prática a medida teórica da refratometria, a partir da ceratometria do paciente, a qual será inserida no refrator e refinada. Realizamos um workshop de ensino da competência em refratometria com o uso do aplicativo, utilizando a técnica de ensino flipped classroom. Trata-se de uma pesquisa explotatório descritiva, que foi desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL/UFRN. Envolveram residentes e preceptores do serviço de oftalmologia do HUOL. Aconteceu em 3 fases. A primeira fase foi composta por uma sala de aula invertida com duração de aproximadamente 50 minutos, com metodologia flipped classroom, cujo tema foi o funcionamento e o uso do aplicativo HELPER KERATOCONUS, após isso houve discussões, esclarecimentos, exercícios ou outras atividades de aprendizado para melhorar a aplicação do conhecimento. Na segunda fase, os residentes tiveram aula prática, onde foram treinados para utilizarem o aplicativo na rotina de atendimento. Na terceira fase, os residentes responderam a um questionário semiestruturado, onde foram abordadas informações sobre as atividades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de habilidades no ensino da refratometria, como também para uma maior aproximação dos avanços tecnológicos e novas técnicas de ensino na residência médica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-17T19:57:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-17T19:57:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIMENTEL, Leonardo Nogueira. O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus). 2019. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28567 |
identifier_str_mv |
PIMENTEL, Leonardo Nogueira. O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus). 2019. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/2/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/3/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/1/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a67e4d9cbe7b4f68ce1a1a313de5aabb 6c2ba8c17f8fccb4a44f1ac1de066624 0479a95abdc8c81ecce3fdbbebeb6b28 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832825933758464 |