O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Leonardo Nogueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28567
Resumo: A presença de ceratocone sempre dificultou o cálculo da refratometria do paciente, seja por meio da retinoscopia (esquiascopia), seja utilizando o autorefrator. Desta forma, algumas vezes fica difícil encontrar tais valores de maneira rápida e confiável no dia-a-dia do consultório oftalmológico. Somado a isso, o ensino da refratometria sempre representou um desafio para os serviços de formação de oftalmologista, isso se explica pelo fato de se tratar de um exame que carrega certa habilidade específica a ser dominada, além da necessidade do conhecimento da física, matemática e geometria para a compreensão de como determinar e anular os chamados vícios refracionais (ametropias) do sistema óptico do olho humano. O aplicativo HELPER KERATOCONUS fornece de forma rápida e prática a medida teórica da refratometria, a partir da ceratometria do paciente, a qual será inserida no refrator e refinada. Realizamos um workshop de ensino da competência em refratometria com o uso do aplicativo, utilizando a técnica de ensino flipped classroom. Trata-se de uma pesquisa explotatório descritiva, que foi desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL/UFRN. Envolveram residentes e preceptores do serviço de oftalmologia do HUOL. Aconteceu em 3 fases. A primeira fase foi composta por uma sala de aula invertida com duração de aproximadamente 50 minutos, com metodologia flipped classroom, cujo tema foi o funcionamento e o uso do aplicativo HELPER KERATOCONUS, após isso houve discussões, esclarecimentos, exercícios ou outras atividades de aprendizado para melhorar a aplicação do conhecimento. Na segunda fase, os residentes tiveram aula prática, onde foram treinados para utilizarem o aplicativo na rotina de atendimento. Na terceira fase, os residentes responderam a um questionário semiestruturado, onde foram abordadas informações sobre as atividades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de habilidades no ensino da refratometria, como também para uma maior aproximação dos avanços tecnológicos e novas técnicas de ensino na residência médica.
id UFRN_958491ad4b164f89ef3213725f9cb26b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28567
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pimentel, Leonardo NogueiraGodeiro Júnior, Clécio de OliveiraNazima, Maira Tiyomi Sacata TonguDiniz Júnior, José2020-03-17T19:57:55Z2020-03-17T19:57:55Z2019-12-09PIMENTEL, Leonardo Nogueira. O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus). 2019. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28567A presença de ceratocone sempre dificultou o cálculo da refratometria do paciente, seja por meio da retinoscopia (esquiascopia), seja utilizando o autorefrator. Desta forma, algumas vezes fica difícil encontrar tais valores de maneira rápida e confiável no dia-a-dia do consultório oftalmológico. Somado a isso, o ensino da refratometria sempre representou um desafio para os serviços de formação de oftalmologista, isso se explica pelo fato de se tratar de um exame que carrega certa habilidade específica a ser dominada, além da necessidade do conhecimento da física, matemática e geometria para a compreensão de como determinar e anular os chamados vícios refracionais (ametropias) do sistema óptico do olho humano. O aplicativo HELPER KERATOCONUS fornece de forma rápida e prática a medida teórica da refratometria, a partir da ceratometria do paciente, a qual será inserida no refrator e refinada. Realizamos um workshop de ensino da competência em refratometria com o uso do aplicativo, utilizando a técnica de ensino flipped classroom. Trata-se de uma pesquisa explotatório descritiva, que foi desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL/UFRN. Envolveram residentes e preceptores do serviço de oftalmologia do HUOL. Aconteceu em 3 fases. A primeira fase foi composta por uma sala de aula invertida com duração de aproximadamente 50 minutos, com metodologia flipped classroom, cujo tema foi o funcionamento e o uso do aplicativo HELPER KERATOCONUS, após isso houve discussões, esclarecimentos, exercícios ou outras atividades de aprendizado para melhorar a aplicação do conhecimento. Na segunda fase, os residentes tiveram aula prática, onde foram treinados para utilizarem o aplicativo na rotina de atendimento. Na terceira fase, os residentes responderam a um questionário semiestruturado, onde foram abordadas informações sobre as atividades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de habilidades no ensino da refratometria, como também para uma maior aproximação dos avanços tecnológicos e novas técnicas de ensino na residência médica.The presence of keratoconus always made it difficult to calculate the patient's refractometry, either through retinoscopy (skiascopy) or using the autorefractor. Thus, it is sometimes difficult to find such values quickly and reliably in the day-to-day office of the eye doctor. In addition, the teaching of refractometry has always been a challenge for ophthalmologist training services, which is explained by the fact that it is an exam that carries a specific skill to be mastered, besides the need for knowledge of physics, mathematics and geometry for understanding how to determine and annul the so-called refractive vices (ametropia) of the optical system of the human eye. The HELPER KERATOCONUS app quickly and practically provides the theoretical measurement of refractometry from the patient's keratometry, which will be inserted into the refractor and refined. We conducted a workshop on teaching the refractometry competency using the application using the flipped classroom teaching technique. This is a qualitative, descriptive research, which was developed at the Onofre Lopes University Hospital - HUOL / UFRN. They involved residents and preceptors of the HUOL ophthalmology service. It happened in 3 phases. The first phase consisted of an inverted classroom of approximately 50 minutes, with flipped classroom methodology, whose theme was the operation and use of the HELPER KERATOCONUS application, after which there were discussions, clarifications, exercises or other learning activities for improve the application of knowledge. In the second phase, the residents had a practical class, where they were trained to use the application in the service routine. In the third phase, residents answered a semi-structured questionnaire, which addressed information about teaching and learning activities. In this context, it is believed that the project contributed to the development of skills in the teaching of refractometry, as well as to a closer approximation of technological advances and new teaching techniques in medical residency.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEducação médicaCeratoconeRefratometriaO processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTProcessoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.txtProcessoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain112440https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/2/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.txta67e4d9cbe7b4f68ce1a1a313de5aabbMD52THUMBNAILProcessoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.jpgProcessoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/3/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.jpg6c2ba8c17f8fccb4a44f1ac1de066624MD53ORIGINALProcessoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdfapplication/pdf1519899https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/1/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf0479a95abdc8c81ecce3fdbbebeb6b28MD51123456789/285672020-03-22 04:46:48.183oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28567Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:46:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)
title O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)
spellingShingle O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)
Pimentel, Leonardo Nogueira
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Educação médica
Ceratocone
Refratometria
title_short O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)
title_full O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)
title_fullStr O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)
title_full_unstemmed O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)
title_sort O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)
author Pimentel, Leonardo Nogueira
author_facet Pimentel, Leonardo Nogueira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nazima, Maira Tiyomi Sacata Tongu
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Leonardo Nogueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz Júnior, José
contributor_str_mv Diniz Júnior, José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Educação médica
Ceratocone
Refratometria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Ceratocone
Refratometria
description A presença de ceratocone sempre dificultou o cálculo da refratometria do paciente, seja por meio da retinoscopia (esquiascopia), seja utilizando o autorefrator. Desta forma, algumas vezes fica difícil encontrar tais valores de maneira rápida e confiável no dia-a-dia do consultório oftalmológico. Somado a isso, o ensino da refratometria sempre representou um desafio para os serviços de formação de oftalmologista, isso se explica pelo fato de se tratar de um exame que carrega certa habilidade específica a ser dominada, além da necessidade do conhecimento da física, matemática e geometria para a compreensão de como determinar e anular os chamados vícios refracionais (ametropias) do sistema óptico do olho humano. O aplicativo HELPER KERATOCONUS fornece de forma rápida e prática a medida teórica da refratometria, a partir da ceratometria do paciente, a qual será inserida no refrator e refinada. Realizamos um workshop de ensino da competência em refratometria com o uso do aplicativo, utilizando a técnica de ensino flipped classroom. Trata-se de uma pesquisa explotatório descritiva, que foi desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL/UFRN. Envolveram residentes e preceptores do serviço de oftalmologia do HUOL. Aconteceu em 3 fases. A primeira fase foi composta por uma sala de aula invertida com duração de aproximadamente 50 minutos, com metodologia flipped classroom, cujo tema foi o funcionamento e o uso do aplicativo HELPER KERATOCONUS, após isso houve discussões, esclarecimentos, exercícios ou outras atividades de aprendizado para melhorar a aplicação do conhecimento. Na segunda fase, os residentes tiveram aula prática, onde foram treinados para utilizarem o aplicativo na rotina de atendimento. Na terceira fase, os residentes responderam a um questionário semiestruturado, onde foram abordadas informações sobre as atividades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de habilidades no ensino da refratometria, como também para uma maior aproximação dos avanços tecnológicos e novas técnicas de ensino na residência médica.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-17T19:57:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-17T19:57:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIMENTEL, Leonardo Nogueira. O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus). 2019. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28567
identifier_str_mv PIMENTEL, Leonardo Nogueira. O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus). 2019. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/2/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/3/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28567/1/Processoensinoaprendizagem_Pimentel_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a67e4d9cbe7b4f68ce1a1a313de5aabb
6c2ba8c17f8fccb4a44f1ac1de066624
0479a95abdc8c81ecce3fdbbebeb6b28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832825933758464