Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Glória Lúcia Ribeiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48949
Resumo: Em um cenário de possível retomada do turismo, no período pós-pandemia, a terceira e quarta idades emergem como público potencial para o incremento da atividade turística, tendo em vista sua disponibilidade de tempo e de renda. Com isso, o objetivo do presente estudo foi compreender como uma agência de Natal-RN realiza atendimento e investigar as estratégias de hospitalidade adotadas para o público-alvo mais idoso. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se em um estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, o qual utilizou o método de entrevista estruturada aberta para obtenção dos resultados. Os principais resultados alcançados mostraram como a pandemia impactou fortemente na atividade da empresa, em especial por ter como foco a terceira e quarta idades, que foram um dos públicos mais vulneráveis na pandemia. Além disso, foram percebidos o cuidado e atenção dedicada para o público da terceira e quarta idades, os quais têm projetos e roteiros de viagens programadas para o ano de 2022, com o intuito de levar o lazer e motivar mais o idoso a manter-se livre diante das escolhas dos roteiros programados, sendo o turismo religioso o pacote mais procurado pela melhor idade. Desse modo, foi perceptível o quanto a agência se dedica ao seu público-alvo e a fidelidade de seus clientes em retornar a consumir seus serviços. Conclui-se que as ações adotadas pela agência resultaram em vantagem competitiva, através do seu atendimento presencial, o qual é considerado sua ferramenta essencial para continuar vendendo seus produtos e serviços.
id UFRN_969e6445b83d7a43ed67a5ccb876a58c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48949
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Glória Lúcia Ribeiro deMachado, Érica Priscilla Carvalho de LimaCavalcante, Érica Dayane ChavesMacedo, Raquel Fernandes deMachado, Érica Priscilla Carvalho de Lima2022-08-01T20:21:50Z2022-08-01T20:21:50Z2022-07-12OLIVEIRA, Glória Lúcia Ribeiro de. Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades. 2022. 37f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48949Em um cenário de possível retomada do turismo, no período pós-pandemia, a terceira e quarta idades emergem como público potencial para o incremento da atividade turística, tendo em vista sua disponibilidade de tempo e de renda. Com isso, o objetivo do presente estudo foi compreender como uma agência de Natal-RN realiza atendimento e investigar as estratégias de hospitalidade adotadas para o público-alvo mais idoso. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se em um estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, o qual utilizou o método de entrevista estruturada aberta para obtenção dos resultados. Os principais resultados alcançados mostraram como a pandemia impactou fortemente na atividade da empresa, em especial por ter como foco a terceira e quarta idades, que foram um dos públicos mais vulneráveis na pandemia. Além disso, foram percebidos o cuidado e atenção dedicada para o público da terceira e quarta idades, os quais têm projetos e roteiros de viagens programadas para o ano de 2022, com o intuito de levar o lazer e motivar mais o idoso a manter-se livre diante das escolhas dos roteiros programados, sendo o turismo religioso o pacote mais procurado pela melhor idade. Desse modo, foi perceptível o quanto a agência se dedica ao seu público-alvo e a fidelidade de seus clientes em retornar a consumir seus serviços. Conclui-se que as ações adotadas pela agência resultaram em vantagem competitiva, através do seu atendimento presencial, o qual é considerado sua ferramenta essencial para continuar vendendo seus produtos e serviços.In a scenario of possible resumption of tourism, in the post-pandemic period, the third and fourth ages emerge as a potential public for the increase of tourist activity, in view of their availability of time and income. Therefore, the aim of this study was to understand how a Natal-RN agency performs care and investigates the hospitality strategies adopted for the older target audience. Methodologically, the research was based on a case study, based on a qualitative, descriptive and exploratory approach, which used the open structured interview method to obtain the results. The main results showed how the pandemic had a strong impact on the company's activity, especially because it focused on the third and fourth ages, who were one of the most vulnerable audiences in the pandemic. In addition, care and attention dedicated to the public of the third and fourth ages were perceived, which have projects and travel itineraries scheduled for the year 2022, in order to take leisure and motivate the elderly to remain free in the face of the choices of the scheduled itineraries, and religious tourism is the most sought after package for the best age. Thus, it was noticeable how much the agency is dedicated to its target audience and the loyalty of its customers in returning to consume their services. It is concluded that the actions adopted by the agency resulted in competitive advantage, through its face-to-face service, which is considered its essential tool to continue selling its products and services.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilDepartamento de TurismoHospitalidadeAgências de viagensTurismoIdosoHospitalityTravel agenciesTourismElderlyEstratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVersão final do TCC - 2022.pdfVersão final do TCC - 2022.pdfapplication/pdf612436https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48949/1/Vers%c3%a3o%20final%20do%20TCC%20-%202022.pdf958b732985ed394ffe2a26cbf8a1874cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48949/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48949/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/489492023-02-16 17:42:51.674oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-16T20:42:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades
title Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades
spellingShingle Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades
Oliveira, Glória Lúcia Ribeiro de
Hospitalidade
Agências de viagens
Turismo
Idoso
Hospitality
Travel agencies
Tourism
Elderly
title_short Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades
title_full Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades
title_fullStr Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades
title_full_unstemmed Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades
title_sort Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades
author Oliveira, Glória Lúcia Ribeiro de
author_facet Oliveira, Glória Lúcia Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Machado, Érica Priscilla Carvalho de Lima
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cavalcante, Érica Dayane Chaves
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Macedo, Raquel Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Glória Lúcia Ribeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Érica Priscilla Carvalho de Lima
contributor_str_mv Machado, Érica Priscilla Carvalho de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalidade
Agências de viagens
Turismo
Idoso
Hospitality
Travel agencies
Tourism
Elderly
topic Hospitalidade
Agências de viagens
Turismo
Idoso
Hospitality
Travel agencies
Tourism
Elderly
description Em um cenário de possível retomada do turismo, no período pós-pandemia, a terceira e quarta idades emergem como público potencial para o incremento da atividade turística, tendo em vista sua disponibilidade de tempo e de renda. Com isso, o objetivo do presente estudo foi compreender como uma agência de Natal-RN realiza atendimento e investigar as estratégias de hospitalidade adotadas para o público-alvo mais idoso. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se em um estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, o qual utilizou o método de entrevista estruturada aberta para obtenção dos resultados. Os principais resultados alcançados mostraram como a pandemia impactou fortemente na atividade da empresa, em especial por ter como foco a terceira e quarta idades, que foram um dos públicos mais vulneráveis na pandemia. Além disso, foram percebidos o cuidado e atenção dedicada para o público da terceira e quarta idades, os quais têm projetos e roteiros de viagens programadas para o ano de 2022, com o intuito de levar o lazer e motivar mais o idoso a manter-se livre diante das escolhas dos roteiros programados, sendo o turismo religioso o pacote mais procurado pela melhor idade. Desse modo, foi perceptível o quanto a agência se dedica ao seu público-alvo e a fidelidade de seus clientes em retornar a consumir seus serviços. Conclui-se que as ações adotadas pela agência resultaram em vantagem competitiva, através do seu atendimento presencial, o qual é considerado sua ferramenta essencial para continuar vendendo seus produtos e serviços.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-01T20:21:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-01T20:21:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Glória Lúcia Ribeiro de. Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades. 2022. 37f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48949
identifier_str_mv OLIVEIRA, Glória Lúcia Ribeiro de. Estratégias de hospitalidade nas Agências de Turismo no contexto pós-Pandemia: um enfoque na terceira e quartas idades. 2022. 37f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48949/1/Vers%c3%a3o%20final%20do%20TCC%20-%202022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48949/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48949/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 958b732985ed394ffe2a26cbf8a1874c
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823686727073529856