Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Marcel Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23468
Resumo: O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os elementos do cuidado de si na filosofia do Aikido, no sentido de identificar contribuições para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem hermenêutica (RICOEUR, 1999) que se debruça sobre as seguintes obras: Morihei Ueshiba (2002; 2006; 2010), Kisshomaru Ueshiba (2005; 2011), Moriteru Ueshiba (2008) e Foucault (2010; 2012; 2013). A partir do estudo hermenêutico das obras relacionadas ao Aikido, no primeiro capítulo, apresentamos um breve contexto histórico de seu fundador, Morihei Ueshiba, descrevendo algumas experiências essenciais para sua criação e, de modo mais aprofundado, evidenciamos alguns dos preceitos filosóficos que regem esta prática e seus significados, tais como ki, kotodama, misogi e budo. Para o segundo capítulo, evidenciamos, a partir das análises das obras de Michel Foucault, os sentidos presentes nos saberes e práticas do cuidado de si. No terceiro capítulo, são tecidas reflexões acerca dos elementos do cuidado de si no Aikido e, a partir desta aproximação, pensar práticas de espiritualidade no âmbito da Educação Física. Por fim, pudemos perceber que o estudo hermenêutico como possibilidade de identificação dos elementos do cuidado de si no Aikido favoreceu refletirmos sobre um caminho espiritual que traz para a Educação Física contribuições no sentido de considerá-la uma arte do bem viver. Uma arte no sentido de um estilo de vida, uma estética da existência, que percebe a energia como uma força vital que permeia o ser humano e toda forma de vida, reafirmando essa relação.
id UFRN_96e2d77c919a8a67ea469053b186a656
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23468
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Franco, Marcel Alveshttp://lattes.cnpq.br/6743393310981535http://lattes.cnpq.br/6831555305550834Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872Nóbrega, Terezinha Petrucia dahttp://lattes.cnpq.br/6743881635494941Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza2017-06-09T22:54:01Z2017-06-09T22:54:01Z2017-03-07FRANCO, Marcel Alves. Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23468O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os elementos do cuidado de si na filosofia do Aikido, no sentido de identificar contribuições para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem hermenêutica (RICOEUR, 1999) que se debruça sobre as seguintes obras: Morihei Ueshiba (2002; 2006; 2010), Kisshomaru Ueshiba (2005; 2011), Moriteru Ueshiba (2008) e Foucault (2010; 2012; 2013). A partir do estudo hermenêutico das obras relacionadas ao Aikido, no primeiro capítulo, apresentamos um breve contexto histórico de seu fundador, Morihei Ueshiba, descrevendo algumas experiências essenciais para sua criação e, de modo mais aprofundado, evidenciamos alguns dos preceitos filosóficos que regem esta prática e seus significados, tais como ki, kotodama, misogi e budo. Para o segundo capítulo, evidenciamos, a partir das análises das obras de Michel Foucault, os sentidos presentes nos saberes e práticas do cuidado de si. No terceiro capítulo, são tecidas reflexões acerca dos elementos do cuidado de si no Aikido e, a partir desta aproximação, pensar práticas de espiritualidade no âmbito da Educação Física. Por fim, pudemos perceber que o estudo hermenêutico como possibilidade de identificação dos elementos do cuidado de si no Aikido favoreceu refletirmos sobre um caminho espiritual que traz para a Educação Física contribuições no sentido de considerá-la uma arte do bem viver. Uma arte no sentido de um estilo de vida, uma estética da existência, que percebe a energia como uma força vital que permeia o ser humano e toda forma de vida, reafirmando essa relação.The goal of this research is to reflect about the care of the self elements in Aikido‟s philosophy, in sense to identify contributions to the Physical Education. It‟s a qualitative research with hermeneutic approach (RICOEUR, 1999) which looks over the following works: Morihei Ueshiba (2002; 2006; 2010), Kisshomaru Ueshiba (2005; 2011), Moriteru Ueshiba (2008) e Foucault (2010; 2012; 2013). From the hermeneutic study of Aikido related works, on the first chapter, we present a brief historical context of the founder, Morihei Ueshiba, describing some essential experiences to his creation and, in depth, we evidence some of the philosophical precepts that rules this practice and their meanings, such as ki, kotodama, misogi, and budo. For the second chapter, we evidence, from the analysis of Michel Foucault‟s works, the meanings present on the knowledge and practices of the care of the self. On the third chapter, are weaved reflections about the care of the self elements on Aikido and, with that approach, think about the spirituality practices on the Physical Education context. For last, we perceive the hermeneutic study as a possibility to identificy the care of the self elements on Aikido that favored us to reflect about a path, a determinate lifestyle from the aesthetics of existence, that brings constributions to Physical Education in way of considerer it an art of good living. An art in the meaning of a life style, an existence aesthetic, which perceive the energy as a vital force that permeate the human being and all life form, reaffirming thid relationship.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAAikidoCuidadoEducação físicaAproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viverApproaches between the Aikido and the care of the self: for na physical education as an art of the good livinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarcelAlvesFranco_DISSERT.pdfMarcelAlvesFranco_DISSERT.pdfapplication/pdf2216683https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23468/1/MarcelAlvesFranco_DISSERT.pdf3e4f02e7834e3e4dade5889aee75bc43MD51TEXTMarcelAlvesFranco_DISSERT.pdf.txtMarcelAlvesFranco_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain381398https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23468/8/MarcelAlvesFranco_DISSERT.pdf.txt494889c929529dfd04ec12b86d1db275MD58THUMBNAILMarcelAlvesFranco_DISSERT.pdf.jpgMarcelAlvesFranco_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3151https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23468/9/MarcelAlvesFranco_DISSERT.pdf.jpgaba6a7ca49b8cb10bf0d66a28947d65dMD59123456789/234682017-10-31 13:29:22.095oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23468Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-10-31T16:29:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Approaches between the Aikido and the care of the self: for na physical education as an art of the good living
title Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver
spellingShingle Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver
Franco, Marcel Alves
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Aikido
Cuidado
Educação física
title_short Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver
title_full Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver
title_fullStr Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver
title_full_unstemmed Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver
title_sort Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver
author Franco, Marcel Alves
author_facet Franco, Marcel Alves
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6743393310981535
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6831555305550834
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Caminha, Iraquitan de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrucia da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6743881635494941
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Marcel Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
contributor_str_mv Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Aikido
Cuidado
Educação física
dc.subject.por.fl_str_mv Aikido
Cuidado
Educação física
description O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os elementos do cuidado de si na filosofia do Aikido, no sentido de identificar contribuições para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem hermenêutica (RICOEUR, 1999) que se debruça sobre as seguintes obras: Morihei Ueshiba (2002; 2006; 2010), Kisshomaru Ueshiba (2005; 2011), Moriteru Ueshiba (2008) e Foucault (2010; 2012; 2013). A partir do estudo hermenêutico das obras relacionadas ao Aikido, no primeiro capítulo, apresentamos um breve contexto histórico de seu fundador, Morihei Ueshiba, descrevendo algumas experiências essenciais para sua criação e, de modo mais aprofundado, evidenciamos alguns dos preceitos filosóficos que regem esta prática e seus significados, tais como ki, kotodama, misogi e budo. Para o segundo capítulo, evidenciamos, a partir das análises das obras de Michel Foucault, os sentidos presentes nos saberes e práticas do cuidado de si. No terceiro capítulo, são tecidas reflexões acerca dos elementos do cuidado de si no Aikido e, a partir desta aproximação, pensar práticas de espiritualidade no âmbito da Educação Física. Por fim, pudemos perceber que o estudo hermenêutico como possibilidade de identificação dos elementos do cuidado de si no Aikido favoreceu refletirmos sobre um caminho espiritual que traz para a Educação Física contribuições no sentido de considerá-la uma arte do bem viver. Uma arte no sentido de um estilo de vida, uma estética da existência, que percebe a energia como uma força vital que permeia o ser humano e toda forma de vida, reafirmando essa relação.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-09T22:54:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-09T22:54:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANCO, Marcel Alves. Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23468
identifier_str_mv FRANCO, Marcel Alves. Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23468/1/MarcelAlvesFranco_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23468/8/MarcelAlvesFranco_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23468/9/MarcelAlvesFranco_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e4f02e7834e3e4dade5889aee75bc43
494889c929529dfd04ec12b86d1db275
aba6a7ca49b8cb10bf0d66a28947d65d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117761502019584