SPED – Sistema Público De Escrituração Digital: um estudo com os alunos graduandos em Ciências Contábeis da UFRN frente às exigências das autoridades tributárias
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41353 |
Resumo: | O Fisco brasileiro tem se munido de ferramentas tecnológicas para se modernizar objetivando um maior controle das informações dos seus contribuintes. A criação do SPED como parte integrante do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC- 2007-2010) é uma dessas medidas e hoje tem exigindo por consequência, que toda a classe contábil possua um acumulo de conhecimentos a respeito das obrigações impostas pelo fisco. É com este contexto que os alunos graduandos em Ciências Contábeis irão se deparar ao saírem da universidade, tendo que se qualificar construindo um vasto conhecimento e o SPED tem exigido cada vez mais devido as suas diversas modificações e atualizações. O presente estudo teve como objetivo verificar o nível de conhecimento dos alunos graduando em Ciências Contábeis da UFRN em relação ao SPED. Em um universo de 749 alunos matriculados e utilizando a estatística, a amostra da pesquisa foi formada por 159 alunos. Para mensurar o nível de conhecimento dos alunos utilizou-se um questionário contendo perguntas referentes ao assunto em estudo. Constatou-se que o nível de conhecimento dos alunos é considerado insuficiente diante das exigências do Fisco, pois apenas 31% dos alunos acertaram metade ou mais das questões, e consideram que a instituição de ensino tem lhes proporcionado um grau de relevância muito baixo para a construção do conhecimento, faz-se necessário que as especificidades do assunto sejam trabalhadas de forma prática para que os alunos estejam aptos às exigências do fisco brasileiro. |
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