Estereótipos de gênero no Curso Técnico Integrado em Informática do Centro de Educação Profissional "Senador Jessé Pinto Freire"
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48377 |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Surgiu da escassez de publicações, no campo epistemológico da Educação Profissional (EP) no estado do Rio Grande do Norte (RN), acerca de estudos sobre os estereótipos de gênero relacionados à escolha de cursos profissionalizantes por parte das estudantes. Assim, justificamos a necessidade de nossa investigação, levando em conta as imbricações entre esses estereótipos e essas escolhas. O estudo teve como objetivo geral problematizar a opção das estudantes pelo Curso Técnico em Informática face aos estereótipos de gênero na rede estadual de Educação Profissional. Por objetivos específicos: construir um referencial teórico e histórico da educação feminina, voltada à qualificação para o trabalho especificamente no contexto potiguar; diagnosticar os lugares ocupados pelas mulheres nos documentos norteadores e nos dados da EP no RN e revelar rupturas e continuidades nos discursos das alunas concernentes às suas preferências profissionais em confronto com os estereótipos de gênero dentro do Curso Técnico integrado em Informática do Centro Estadual Educação Profissional “Senador Jessé Pinto Freire” (CENEP - SJPF). A pesquisa ocorreu à luz do referencial teórico dos estudos de gênero em diálogo com teóricos da EP. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória. Na composição do corpus da pesquisa, fizemos o uso da obra cinematográfica, o documentário Feministas: o que elas estavam pensando? (2018). Como estratégia metodológica, empregamos a Ficha de Análise Fílmica, além de questionário socioeconômico e demográfico, grupo focal e entrevista semiestruturada. Os dados coletados e construídos foram trabalhados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados apontaram que o curso de Informática da EP do RN tem predominância masculina, ainda sendo um campo de estudo e atuação considerado para homens, marcado por estereótipos herdados do patriarcado. No entanto, nossa investigação aponta um crescente aumento de meninas no curso a cada ano. Quanto às escolhas das estudantes por um curso profissionalizante, percebemos que elas são direcionadas majoritariamente pelos seus parentes, levando também em conta as expectativas sociais de cada família. Na maioria das vezes, a escolha por um curso profissionalizante na área de informática ocorre pela persuasão de homens de sua convivência que já atuam nesse campo. Depreendemos também que as meninas entrevistadas já passaram por alguma situação em que sofreram discriminação ou preconceito de gênero por partes dos alunos ou durante o estágio, embora não percebessem a violência que sofreram e que estavam submetidas, frutos do legado patriarcal e do domínio masculino. Constatamos ser essencial tratar o gênero como uma concepção sociocultural afim de subverter a ideologia conservadora ancorada pelo padrão heteronormativo, que perpetua esta violência simbólica e que reflete diretamente na divisão sociossexual do trabalho. Concluímos esse trabalho apontando a urgente necessidade de proporcionar de fato uma educação e formação pautadas na formação humana integral para a equidade entre os gêneros, não só na área do curso técnico em informática, foco desta dissertação, mas em todas as áreas da EP no estado. |
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Costa, Ana Cristina Santoshttps://orcid.org/0000-0003-4810-8742http://lattes.cnpq.br/3231870235953025Soares Júnior, Azemar dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5548182860228173Coutinho, Karyne Diashttp://lattes.cnpq.br/6013805360280552Nascimento, Francinaide de Lima SilvaCavalcanti, Natália Conceição Silva BarrosLima Neto, Avelino Aldo de2022-07-06T23:05:54Z2022-05-26COSTA, Ana Cristina Santos. Estereótipos de gênero no Curso Técnico Integrado em Informática do Centro de Educação Profissional "Senador Jessé Pinto Freire". 2022. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48377Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Surgiu da escassez de publicações, no campo epistemológico da Educação Profissional (EP) no estado do Rio Grande do Norte (RN), acerca de estudos sobre os estereótipos de gênero relacionados à escolha de cursos profissionalizantes por parte das estudantes. Assim, justificamos a necessidade de nossa investigação, levando em conta as imbricações entre esses estereótipos e essas escolhas. O estudo teve como objetivo geral problematizar a opção das estudantes pelo Curso Técnico em Informática face aos estereótipos de gênero na rede estadual de Educação Profissional. Por objetivos específicos: construir um referencial teórico e histórico da educação feminina, voltada à qualificação para o trabalho especificamente no contexto potiguar; diagnosticar os lugares ocupados pelas mulheres nos documentos norteadores e nos dados da EP no RN e revelar rupturas e continuidades nos discursos das alunas concernentes às suas preferências profissionais em confronto com os estereótipos de gênero dentro do Curso Técnico integrado em Informática do Centro Estadual Educação Profissional “Senador Jessé Pinto Freire” (CENEP - SJPF). A pesquisa ocorreu à luz do referencial teórico dos estudos de gênero em diálogo com teóricos da EP. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória. Na composição do corpus da pesquisa, fizemos o uso da obra cinematográfica, o documentário Feministas: o que elas estavam pensando? (2018). Como estratégia metodológica, empregamos a Ficha de Análise Fílmica, além de questionário socioeconômico e demográfico, grupo focal e entrevista semiestruturada. Os dados coletados e construídos foram trabalhados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados apontaram que o curso de Informática da EP do RN tem predominância masculina, ainda sendo um campo de estudo e atuação considerado para homens, marcado por estereótipos herdados do patriarcado. No entanto, nossa investigação aponta um crescente aumento de meninas no curso a cada ano. Quanto às escolhas das estudantes por um curso profissionalizante, percebemos que elas são direcionadas majoritariamente pelos seus parentes, levando também em conta as expectativas sociais de cada família. Na maioria das vezes, a escolha por um curso profissionalizante na área de informática ocorre pela persuasão de homens de sua convivência que já atuam nesse campo. Depreendemos também que as meninas entrevistadas já passaram por alguma situação em que sofreram discriminação ou preconceito de gênero por partes dos alunos ou durante o estágio, embora não percebessem a violência que sofreram e que estavam submetidas, frutos do legado patriarcal e do domínio masculino. Constatamos ser essencial tratar o gênero como uma concepção sociocultural afim de subverter a ideologia conservadora ancorada pelo padrão heteronormativo, que perpetua esta violência simbólica e que reflete diretamente na divisão sociossexual do trabalho. Concluímos esse trabalho apontando a urgente necessidade de proporcionar de fato uma educação e formação pautadas na formação humana integral para a equidade entre os gêneros, não só na área do curso técnico em informática, foco desta dissertação, mas em todas as áreas da EP no estado.The study was developed at the Graduate Program in Education (PPGED) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). It emerged from the scarcity of publications, in the epistemological field of Professional Education (PE) in the state of Rio Grande do Norte (RN), about studies on gender stereotypes related to the choice of vocational courses by students. Thus, we justify the need for our investigation, taking into account the overlaps between these stereotypes and these choices. The study had as general objective to problematize the option of the students for the Technical Course in Computer Technology in the face of gender stereotypes in the state network of Vocational Education. For specific objectives, we aimed to (1) build a theoretical and historical reference of female education, focused on qualification for work specifically in the Potiguar context; (2) diagnose the places occupied by women in the guiding documents and in the data of Vocational Education in RN; and (3) reveal ruptures and continuities in the students' speeches concerning their professional preferences in confrontation with gender stereotypes within the Integrated Technical Course in Informatics at Professional Education Center "Senador Jessé Pinto Freire” (CENEP-SJPF). The study took place in the light of the theoretical framework of gender studies in dialogue with theorists of Professional Education. The methodological approach of the research is qualitative, exploratory in nature. In order to build the research corpus, we made use of the documentary film "Feministas: what were they thinking?" (2018). As a methodological strategy, we used the Film Analysis Form, in addition to a socioeconomic and demographic questionnaire, a focus group and a semi-structured interview. The collected and constructed data were analysed through Discursive Textual Analysis (DTA) proposed by Moraes and Galiazzi (2006). The results showed that the Computer Technology course in RN has a male predominance, and is still a field of study and performance considered for men, marked by stereotypes inherited from the patriarchy. However, the study revealed a growing increase in girls taking the course each year. As for the students' choices for a vocational course, we found that they are mostly guided by their relatives, also taking into account the social expectations of each family. Most of the time, the choice for a professional course in the area of information technology occurs due to the persuasion of men of their acquaintance who already work in this field. We also inferred that the girls interviewed had already been through some situation in which they suffered discrimination or gender prejudice by the students or during the internship, although at the time they did not realize the violence they suffered and were subjected to as a result of the patriarchal legacy, as well as of male dominance. We found out to be of the essence that gender is treated as a social and cultural contruct, in order to subvert the conservative idiology that is anchored in the heteronormative pattern, which perpetuates that kind of symbolic violence and implies directly into socio-sexual division of labor. We conclude this work by pointing out the urgent need for education and training actually based on integral human formation for gender equity, not only in the area of the Computer Technology vocational course, the focus of this dissertation, but in all areas of Professional Education in the state.2023-02-01Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilGêneroEducação profissionalMulheresEstereótiposCentro Estadual de Educação ProfissionalEstereótipos de gênero no Curso Técnico Integrado em Informática do Centro de Educação Profissional "Senador Jessé Pinto Freire"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstereotiposgeneroCurso_Costa_2022.pdfapplication/pdf3934899https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48377/1/EstereotiposgeneroCurso_Costa_2022.pdfff6cf12c9db5d59e3c168d49d02c6a02MD51123456789/483772024-03-19 01:05:36.055oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48377Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:05:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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