Caracterização geotécnica de solo estabilizado com cimento e cinzas de resíduos sólidos da saúde
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49507 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a análise das características físico-químicas, mineralógicas e do comportamento mecânico de um solo estabilizado com cimento Portland e cinzas de Resíduos Sólidos da Saúde (RSS). A partir disso, investigou-se a viabilidade técnica da utilização desse composto em camadas de pavimentos rodoviários. Utilizou-se um solo arenoso, cimento Portland comum com adição de escória de alto forno (CP II -E) e cinzas de RSS. A metodologia envolveu a execução de ensaios de caracterização geotécnica do solo e do comportamento mecânico das misturas de solo-cimento e solo-cimento-cinza. Realizou-se ensaios de compactação em corpos de prova moldados com solo puro e solo-cimento nas energias normal, intermediária e modificada com os teores cimento adicionados de 0%, 3%, 6% e 9%, a fim de determinar o teor de cimento ideal. O traço de solo-cimento que apresentou melhor resultado, para o ensaio de compactação, foi com adição de 9% de cimento em relação a massa de solo, utilizando a energia modificada, onde houve um aumento de resistência em 8,95% em relação ao traço de solo-cimento. Para o ensaio de CBR no solo puro, a uma energia normal e com umidade acima de 5,94% atingiu-se os valores mínimos de CBR exigidos para sub-base, contudo, não foi alcançado os valores requeridos para uso em bases de pavimentos. Realizouse ensaios de compressão simples e foi encontrado, com energia normal de compactação e teor de 9% de cimento, o resultado de 25,31 kgf/cm², o que atende o mínimo exigido para uso de solo-cimento em pavimentos. Utilizou-se esse teor de cimento para os ensaios de compressão com o solo-cimento-cinza, utilizando de 5%, 10% e 20% de cinzas em substituição ao solo e com energia normal, obteve-se os valores de 56,62 kgf/cm², 38,43 kgf/cm² e 32,46 kgf/cm², respectivamente. Em todos os traços com adição de cinzas de RSS, os valores da resistência a compressão simples obtiveram incremento. A incorporação de até 20% de cinzas ao traço demonstrou que é viável tecnicamente a utilização de cinzas de RSS na estabilização química de solo-cimento em sub-bases e bases de pavimento. Logo, apresenta-se uma solução para destinação adequada das cinzas de RSS, permitindo a redução da utilização de solo no traço e incremento nas propriedades resistentes. |
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Alencar, Victor Lindemberg de Limahttp://lattes.cnpq.br/5101325970707258Bandeira, Ana Patricia NunesAmorim, Enio Fernandeshttps://orcid.org/0000-0001-7386-3956http://lattes.cnpq.br/3436413268425331Ingunza, Maria Del Pilar Durante2022-10-06T23:31:53Z2022-10-06T23:31:53Z2022-08-12ALENCAR, Victor Lindemberg de Lima. Caracterização geotécnica de solo estabilizado com cimento e cinzas de resíduos sólidos da saúde. Orientadora: Maria Del Pilar Durante Inguza. 2022. 90f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49507Este trabalho apresenta a análise das características físico-químicas, mineralógicas e do comportamento mecânico de um solo estabilizado com cimento Portland e cinzas de Resíduos Sólidos da Saúde (RSS). A partir disso, investigou-se a viabilidade técnica da utilização desse composto em camadas de pavimentos rodoviários. Utilizou-se um solo arenoso, cimento Portland comum com adição de escória de alto forno (CP II -E) e cinzas de RSS. A metodologia envolveu a execução de ensaios de caracterização geotécnica do solo e do comportamento mecânico das misturas de solo-cimento e solo-cimento-cinza. Realizou-se ensaios de compactação em corpos de prova moldados com solo puro e solo-cimento nas energias normal, intermediária e modificada com os teores cimento adicionados de 0%, 3%, 6% e 9%, a fim de determinar o teor de cimento ideal. O traço de solo-cimento que apresentou melhor resultado, para o ensaio de compactação, foi com adição de 9% de cimento em relação a massa de solo, utilizando a energia modificada, onde houve um aumento de resistência em 8,95% em relação ao traço de solo-cimento. Para o ensaio de CBR no solo puro, a uma energia normal e com umidade acima de 5,94% atingiu-se os valores mínimos de CBR exigidos para sub-base, contudo, não foi alcançado os valores requeridos para uso em bases de pavimentos. Realizouse ensaios de compressão simples e foi encontrado, com energia normal de compactação e teor de 9% de cimento, o resultado de 25,31 kgf/cm², o que atende o mínimo exigido para uso de solo-cimento em pavimentos. Utilizou-se esse teor de cimento para os ensaios de compressão com o solo-cimento-cinza, utilizando de 5%, 10% e 20% de cinzas em substituição ao solo e com energia normal, obteve-se os valores de 56,62 kgf/cm², 38,43 kgf/cm² e 32,46 kgf/cm², respectivamente. Em todos os traços com adição de cinzas de RSS, os valores da resistência a compressão simples obtiveram incremento. A incorporação de até 20% de cinzas ao traço demonstrou que é viável tecnicamente a utilização de cinzas de RSS na estabilização química de solo-cimento em sub-bases e bases de pavimento. Logo, apresenta-se uma solução para destinação adequada das cinzas de RSS, permitindo a redução da utilização de solo no traço e incremento nas propriedades resistentes.This work presents the analysis of the physicochemical, mineralogical and mechanical behavior of a soil stabilized with Portland cement and ash from Solid Health Waste (SHW). From this, the technical feasibility of using this compound in layers of road pavements was investigated. A sandy soil, ordinary Portland cement with addition of blast furnace slag (CP II -E) and SWH ash were used. The methodology involved the execution of soil geotechnical characterization tests and the mechanical behavior of soil-cement and soil-cement-ash mixtures. Compaction tests were carried out on specimens molded with pure soil and soil-cement in normal, intermediate and modified energies with cement contents added of 0%, 3%, 6% and 9%, in order to determine the cement content ideal. The soil-cement mix that presented the best result was with the addition of 9% of cement in relation to the soil mass, using the modified energy, there was an increase in resistance of 8.95% in relation to the initial one. The CBR test was carried out in pure soil, at normal energy and with humidity above 5.94%, the minimum values of CBR required for sub-base were reached, however, the values required for use in bases were not reached. of floors. Simple compression tests were carried out and, with normal compaction energy and 9% cement content, the result of 25.31 kgf/cm² was found, which meets the minimum required for the use of soil-cement in pavements. This cement content was used for the compression tests with the soil-cement-gray, using 5%, 10% and 20% of ash to replace the soil and with normal energy, the values of 56.62 were obtained. kgf/cm², 38.43 kgf/cm² and 32.46 kgf/cm², respectively. In all traces with the addition of RSS ash, the values of the simple compressive strength obtained an increase. The incorporation of up to 20% of ash to the trace demonstrated that it is technically feasible to use RSS ash in the chemical stabilization of soilcement in sub-bases and pavement bases. Therefore, a solution is presented for adequate disposal of SWH ash, allowing the reduction of soil use in the trace and increase in resistant properties.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILUFRNBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILSolo-cimentoEstabilização de solosResíduos sólidos da saúdeCaracterização geotécnica de solo estabilizado com cimento e cinzas de resíduos sólidos da saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCaracterizacaogeotecnicasolo_Alencar_2022.pdfapplication/pdf1451099https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49507/1/Caracterizacaogeotecnicasolo_Alencar_2022.pdf00083ff18e6afff9341607d6b1424960MD51123456789/495072022-10-06 20:32:29.602oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49507Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-06T23:32:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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