A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Hebert de Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30059
Resumo: Neste estudo, resgato da memória, na perspectiva do método autobiográfico, a revisitação das experiências vividas na Capoeira, registradas na narrativa de formação deste capoeirista professor. E quando associadas aos novos saberes construídos na academia, fundamenta a prática pedagógica no ensino da Capoeira com crianças, na Educação Física Escolar. Este trabalho tem como objetivo geral, revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para uma proposta de inclusão deste conteúdo da Educação Física Escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, ao socializar este estudo sobre Capoeira, é possível colaborar com a formação dos professores da área, apresentando um saber sistematizado que poderá contribuir com um conteúdo da cultura popular que nem sempre faz parte dos currículos acadêmicos e escolares. Com o título, “Revisitando a minha entrada na roda: experiências e confluências dos saberes da prática com os saberes acadêmicos” são apresentados dados coletados, do professor capoeirista investigado em uma síntese entre as experiências vividas na Capoeira e a busca por novos conhecimentos acadêmicos. Isso possibilitou um novo olhar para o ensino desta arte bela, porém complexa, que precisa de elementos pedagógicos adequados e simplificados ao perfil de crianças, na escola. Dessa forma, é apresentada uma possibilidade metodológica para se trabalhar com a Capoeira nas aulas de Educação Física Escolar, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, resultado das experiências vivenciadas dentro do universo capoeirístico e da academia. Por fim, compreende-se que é possível revelar quais elementos pedagógicos, empíricos e acadêmicos, fizeram parte da formação do professor investigado, contribuindo para a elaboração de uma possibilidade metodológica, de fácil aplicabilidade, utilizando a Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar, que se caracteriza pelo uso de jogos e brincadeiras contextualizados com seus aspectos históricos e culturais. Possibilitando, enfim, a partir do conceito da “volta do mundo” na capoeiragem, trazer um conteúdo da cultura popular e patrimônio nacional para o chão da escola, resgatando a história do negro escravizado na construção de uma das suas manifestações: a Capoeira.
id UFRN_99c3d014100946422d1f25540a041705
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30059
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Luciano Hebert de LimaFerreira, Heraldo SimõesFalcão, José Luiz Cirqueira2020-09-14T23:53:25Z2020-09-14T23:53:25Z2020-06-05SILVA, Luciano Hebert de Lima. A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor. 2020. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30059Neste estudo, resgato da memória, na perspectiva do método autobiográfico, a revisitação das experiências vividas na Capoeira, registradas na narrativa de formação deste capoeirista professor. E quando associadas aos novos saberes construídos na academia, fundamenta a prática pedagógica no ensino da Capoeira com crianças, na Educação Física Escolar. Este trabalho tem como objetivo geral, revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para uma proposta de inclusão deste conteúdo da Educação Física Escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, ao socializar este estudo sobre Capoeira, é possível colaborar com a formação dos professores da área, apresentando um saber sistematizado que poderá contribuir com um conteúdo da cultura popular que nem sempre faz parte dos currículos acadêmicos e escolares. Com o título, “Revisitando a minha entrada na roda: experiências e confluências dos saberes da prática com os saberes acadêmicos” são apresentados dados coletados, do professor capoeirista investigado em uma síntese entre as experiências vividas na Capoeira e a busca por novos conhecimentos acadêmicos. Isso possibilitou um novo olhar para o ensino desta arte bela, porém complexa, que precisa de elementos pedagógicos adequados e simplificados ao perfil de crianças, na escola. Dessa forma, é apresentada uma possibilidade metodológica para se trabalhar com a Capoeira nas aulas de Educação Física Escolar, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, resultado das experiências vivenciadas dentro do universo capoeirístico e da academia. Por fim, compreende-se que é possível revelar quais elementos pedagógicos, empíricos e acadêmicos, fizeram parte da formação do professor investigado, contribuindo para a elaboração de uma possibilidade metodológica, de fácil aplicabilidade, utilizando a Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar, que se caracteriza pelo uso de jogos e brincadeiras contextualizados com seus aspectos históricos e culturais. Possibilitando, enfim, a partir do conceito da “volta do mundo” na capoeiragem, trazer um conteúdo da cultura popular e patrimônio nacional para o chão da escola, resgatando a história do negro escravizado na construção de uma das suas manifestações: a Capoeira.In this study we bring from the memory, in the perspective of the autobiographical method, the revisiting of our experiences lived in Capoeira, recorded in the formation narrative of this capoeirista teacher. And when associated to the new knowledge built in Academy, it bases the pedagogical practice in the teaching of Capoeira with children, in the school Physical Education. The overall objective of this work is to reveal through the thematic life history of a capoeirista teacher, from his training and teaching practice, pedagogical elements for a proposal to include this content of School Physical Education, in the early years of the elementary school. Thus, by socializing this study of Capoeira, it is possible to collaborate with the training of teachers in this field, presenting a systematized knowledge that can contribute with a content of popular culture that is not always part of academic and school curricula. With this title, "Revisiting my entry into the roda: experiences and confluences of knowledge of practice with academic knowledge" we exposed the data collected from the researched capoeirista teacher, in a synthesis between the experiences lived in Capoeira and the search for new academic knowledge. These enabled a new look at the teaching of this beautiful but complex art, which needs pedagogical elements both simplified and suitable to the profile of children at school. Therefore, we present a methodological possibility to work with Capoeira in school Physical Education classes, specifically in the early years of elementary school, the result of our experiences within the universe of Capoeira and the Academy. Finally, it is undestood that it gets possible to reveal which pedagogical, empirical and academic elements were part of the formation of the researched teacher, contributing to the development of a methodological possibility, easy to apply, using Capoeira as a content of school Physical Education, applying games and jokes contextualized with their cultural and historical aspects. Finally, from the concept of "round the world" in capoeiragem, we are able to bring a content of popular culture and national heritage to the school ground, rescuing the history of the black slave in the construction of one of its manifestations: Capoeira.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilCapoeiraEducação Física EscolarEnsino FundamentalA Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCapoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdf.txtCapoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain254363https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30059/2/Capoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdf.txtde32d376f07721325f36fa0e11cbd760MD52THUMBNAILCapoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdf.jpgCapoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30059/3/Capoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdf.jpg797e0393d4ed29a0f5e1b5b937ce4c07MD53ORIGINALCapoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdfapplication/pdf2461596https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30059/1/Capoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdfe90fa0aca4acce94bb6a05bc68efbae4MD51123456789/300592020-09-20 04:50:09.648oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30059Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-20T07:50:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor
title A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor
spellingShingle A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor
Silva, Luciano Hebert de Lima
Capoeira
Educação Física Escolar
Ensino Fundamental
title_short A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor
title_full A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor
title_fullStr A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor
title_full_unstemmed A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor
title_sort A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor
author Silva, Luciano Hebert de Lima
author_facet Silva, Luciano Hebert de Lima
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Heraldo Simões
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Falcão, José Luiz Cirqueira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Hebert de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira
Educação Física Escolar
Ensino Fundamental
topic Capoeira
Educação Física Escolar
Ensino Fundamental
description Neste estudo, resgato da memória, na perspectiva do método autobiográfico, a revisitação das experiências vividas na Capoeira, registradas na narrativa de formação deste capoeirista professor. E quando associadas aos novos saberes construídos na academia, fundamenta a prática pedagógica no ensino da Capoeira com crianças, na Educação Física Escolar. Este trabalho tem como objetivo geral, revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para uma proposta de inclusão deste conteúdo da Educação Física Escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, ao socializar este estudo sobre Capoeira, é possível colaborar com a formação dos professores da área, apresentando um saber sistematizado que poderá contribuir com um conteúdo da cultura popular que nem sempre faz parte dos currículos acadêmicos e escolares. Com o título, “Revisitando a minha entrada na roda: experiências e confluências dos saberes da prática com os saberes acadêmicos” são apresentados dados coletados, do professor capoeirista investigado em uma síntese entre as experiências vividas na Capoeira e a busca por novos conhecimentos acadêmicos. Isso possibilitou um novo olhar para o ensino desta arte bela, porém complexa, que precisa de elementos pedagógicos adequados e simplificados ao perfil de crianças, na escola. Dessa forma, é apresentada uma possibilidade metodológica para se trabalhar com a Capoeira nas aulas de Educação Física Escolar, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, resultado das experiências vivenciadas dentro do universo capoeirístico e da academia. Por fim, compreende-se que é possível revelar quais elementos pedagógicos, empíricos e acadêmicos, fizeram parte da formação do professor investigado, contribuindo para a elaboração de uma possibilidade metodológica, de fácil aplicabilidade, utilizando a Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar, que se caracteriza pelo uso de jogos e brincadeiras contextualizados com seus aspectos históricos e culturais. Possibilitando, enfim, a partir do conceito da “volta do mundo” na capoeiragem, trazer um conteúdo da cultura popular e patrimônio nacional para o chão da escola, resgatando a história do negro escravizado na construção de uma das suas manifestações: a Capoeira.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-14T23:53:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-14T23:53:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luciano Hebert de Lima. A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor. 2020. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30059
identifier_str_mv SILVA, Luciano Hebert de Lima. A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor. 2020. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30059/2/Capoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30059/3/Capoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30059/1/Capoeiraconteudoeducacao_Silva_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv de32d376f07721325f36fa0e11cbd760
797e0393d4ed29a0f5e1b5b937ce4c07
e90fa0aca4acce94bb6a05bc68efbae4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117851570503680