Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17856 |
Resumo: | A Estratégia Saúde da Família (ESF) apresenta-se como um espaço privilegiado para a efetivação de práticas de educação em saúde orientadas pelo diálogo entre o saber científico e o saber popular, uma vez que é nesse espaço de saúde que profissionais e indivíduos/família se interrelacionam, criam vínculos, dialogam e constroem soluções para o enfrentamento dos problemas de saúde da população. O objetivo geral deste estudo foi analisar os limites e as possibilidades de efetivação da educação em saúde voltada para a coletividade na ESF de Pau dos Ferros/RN. Nesse sentido, buscou-se conhecer as concepções de educação em saúde dos profissionais de nível universitário da ESF; observar onde as práticas de educação eram desenvolvidas; conhecer os conteúdos e metodologias utilizadas para a efetivação das práticas de educação em saúde e caracterizar os espaços onde tais práticas eram desenvolvidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório realizada junto a nove equipes localizadas na zona urbana do município. Foram investigados 28 profissionais que atuam nessas equipes, dentre os quais elencamos: quatro médicos, oito enfermeiros e dezesseis cirurgiões dentistas. Fez-se uso da entrevista semiestruturada e da observação baseada em princípios etnográficos. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin. O estudo obedeceu aos aspectos éticos contidos na Resolução 196/96 que regulamenta as Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Os resultados apontam que as concepções e práticas de educação em saúde dos profissionais da ESF são orientadas por uma educação bancária , pautadas pela transmissão e reprodução de conhecimentos. As temáticas são desenvolvidas de forma verticalizada, dissonantes da realidade de vida e saúde dos usuários. As práticas educativas são ofertadas majoritariamente por enfermeiros e estudantes de graduação em estágio na USF. Em sua maioria não são planejadas em equipe, e estão direcionadas à prevenção de doenças, distanciando-se da promoção da saúde. As principais dificuldades apontadas para a efetivação da educação em saúde dizem respeito à dificuldade de trabalhar em equipe, à falta de apoio da gestão, à estrutura física inadequada e a pouca adesão dos profissionais as práticas educativas. Portanto, a educação em saúde praticada na ESF não consegue instrumentalizar os sujeitos para que estes tenham autonomia e possam tornar-se sujeitos de suas vidas, de sua história. A prática educativa centrada na transmissão de conhecimentos ainda é uma realidade presente na ESF, constituindo-se em um desafio a ser superado |
id |
UFRN_99e7ef227527e445db4877de144a99d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17856 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Andrezza Karine Araújo de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/8538890642402300http://lattes.cnpq.br/3535935637398553Medeiros Júnior, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/8911091115987549Bosco Filho, Joãohttp://lattes.cnpq.br/3068285662145237Rodrigues, Maisa Paulino2014-12-17T15:45:08Z2014-11-242014-12-17T15:45:08Z2014-03-27PEREIRA, Andrezza Karine Araújo de Medeiros. Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17856application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Saúde da Família no NordesteUFRNBRSaúde da FamíliaEducação em saúde. Saúde da família. Prática profissionalEducation in health. Family health. Professional practiceCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICALimites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA Estratégia Saúde da Família (ESF) apresenta-se como um espaço privilegiado para a efetivação de práticas de educação em saúde orientadas pelo diálogo entre o saber científico e o saber popular, uma vez que é nesse espaço de saúde que profissionais e indivíduos/família se interrelacionam, criam vínculos, dialogam e constroem soluções para o enfrentamento dos problemas de saúde da população. O objetivo geral deste estudo foi analisar os limites e as possibilidades de efetivação da educação em saúde voltada para a coletividade na ESF de Pau dos Ferros/RN. Nesse sentido, buscou-se conhecer as concepções de educação em saúde dos profissionais de nível universitário da ESF; observar onde as práticas de educação eram desenvolvidas; conhecer os conteúdos e metodologias utilizadas para a efetivação das práticas de educação em saúde e caracterizar os espaços onde tais práticas eram desenvolvidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório realizada junto a nove equipes localizadas na zona urbana do município. Foram investigados 28 profissionais que atuam nessas equipes, dentre os quais elencamos: quatro médicos, oito enfermeiros e dezesseis cirurgiões dentistas. Fez-se uso da entrevista semiestruturada e da observação baseada em princípios etnográficos. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin. O estudo obedeceu aos aspectos éticos contidos na Resolução 196/96 que regulamenta as Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Os resultados apontam que as concepções e práticas de educação em saúde dos profissionais da ESF são orientadas por uma educação bancária , pautadas pela transmissão e reprodução de conhecimentos. As temáticas são desenvolvidas de forma verticalizada, dissonantes da realidade de vida e saúde dos usuários. As práticas educativas são ofertadas majoritariamente por enfermeiros e estudantes de graduação em estágio na USF. Em sua maioria não são planejadas em equipe, e estão direcionadas à prevenção de doenças, distanciando-se da promoção da saúde. As principais dificuldades apontadas para a efetivação da educação em saúde dizem respeito à dificuldade de trabalhar em equipe, à falta de apoio da gestão, à estrutura física inadequada e a pouca adesão dos profissionais as práticas educativas. Portanto, a educação em saúde praticada na ESF não consegue instrumentalizar os sujeitos para que estes tenham autonomia e possam tornar-se sujeitos de suas vidas, de sua história. A prática educativa centrada na transmissão de conhecimentos ainda é uma realidade presente na ESF, constituindo-se em um desafio a ser superadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAndrezzaKAMP_DISSERT.pdfapplication/pdf1412729https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17856/1/AndrezzaKAMP_DISSERT.pdfea9e38a76733214abb3a361e6d66bd2bMD51TEXTAndrezzaKAMP_DISSERT.pdf.txtAndrezzaKAMP_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain271279https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17856/6/AndrezzaKAMP_DISSERT.pdf.txtc9cdb09d71d8063c8a9c0b9462096d28MD56THUMBNAILAndrezzaKAMP_DISSERT.pdf.jpgAndrezzaKAMP_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2207https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17856/7/AndrezzaKAMP_DISSERT.pdf.jpg74ff1c71dd57c0778966cb609aefa3c7MD57123456789/178562017-11-04 16:39:09.72oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17856Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T19:39:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN |
title |
Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN |
spellingShingle |
Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN Pereira, Andrezza Karine Araújo de Medeiros Educação em saúde. Saúde da família. Prática profissional Education in health. Family health. Professional practice CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
title_short |
Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN |
title_full |
Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN |
title_fullStr |
Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN |
title_full_unstemmed |
Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN |
title_sort |
Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN |
author |
Pereira, Andrezza Karine Araújo de Medeiros |
author_facet |
Pereira, Andrezza Karine Araújo de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8538890642402300 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3535935637398553 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Medeiros Júnior, Antonio |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8911091115987549 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Bosco Filho, João |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3068285662145237 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Andrezza Karine Araújo de Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Maisa Paulino |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Maisa Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde. Saúde da família. Prática profissional |
topic |
Educação em saúde. Saúde da família. Prática profissional Education in health. Family health. Professional practice CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education in health. Family health. Professional practice |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
description |
A Estratégia Saúde da Família (ESF) apresenta-se como um espaço privilegiado para a efetivação de práticas de educação em saúde orientadas pelo diálogo entre o saber científico e o saber popular, uma vez que é nesse espaço de saúde que profissionais e indivíduos/família se interrelacionam, criam vínculos, dialogam e constroem soluções para o enfrentamento dos problemas de saúde da população. O objetivo geral deste estudo foi analisar os limites e as possibilidades de efetivação da educação em saúde voltada para a coletividade na ESF de Pau dos Ferros/RN. Nesse sentido, buscou-se conhecer as concepções de educação em saúde dos profissionais de nível universitário da ESF; observar onde as práticas de educação eram desenvolvidas; conhecer os conteúdos e metodologias utilizadas para a efetivação das práticas de educação em saúde e caracterizar os espaços onde tais práticas eram desenvolvidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório realizada junto a nove equipes localizadas na zona urbana do município. Foram investigados 28 profissionais que atuam nessas equipes, dentre os quais elencamos: quatro médicos, oito enfermeiros e dezesseis cirurgiões dentistas. Fez-se uso da entrevista semiestruturada e da observação baseada em princípios etnográficos. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin. O estudo obedeceu aos aspectos éticos contidos na Resolução 196/96 que regulamenta as Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Os resultados apontam que as concepções e práticas de educação em saúde dos profissionais da ESF são orientadas por uma educação bancária , pautadas pela transmissão e reprodução de conhecimentos. As temáticas são desenvolvidas de forma verticalizada, dissonantes da realidade de vida e saúde dos usuários. As práticas educativas são ofertadas majoritariamente por enfermeiros e estudantes de graduação em estágio na USF. Em sua maioria não são planejadas em equipe, e estão direcionadas à prevenção de doenças, distanciando-se da promoção da saúde. As principais dificuldades apontadas para a efetivação da educação em saúde dizem respeito à dificuldade de trabalhar em equipe, à falta de apoio da gestão, à estrutura física inadequada e a pouca adesão dos profissionais as práticas educativas. Portanto, a educação em saúde praticada na ESF não consegue instrumentalizar os sujeitos para que estes tenham autonomia e possam tornar-se sujeitos de suas vidas, de sua história. A prática educativa centrada na transmissão de conhecimentos ainda é uma realidade presente na ESF, constituindo-se em um desafio a ser superado |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:45:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-11-24 2014-12-17T15:45:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Andrezza Karine Araújo de Medeiros. Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17856 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Andrezza Karine Araújo de Medeiros. Limites e possibilidades da educação em saúde na estratégia de saúde da família de Pau dos Ferros/RN. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família no Nordeste |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Saúde da Família |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17856/1/AndrezzaKAMP_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17856/6/AndrezzaKAMP_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17856/7/AndrezzaKAMP_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea9e38a76733214abb3a361e6d66bd2b c9cdb09d71d8063c8a9c0b9462096d28 74ff1c71dd57c0778966cb609aefa3c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832795663466496 |