Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50908 |
Resumo: | Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político-social, casos contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências neurodesenvolvimentais em crianças que crescem em tais ambientes, como dificuldades comportamentais e cognitivas, bem como as dificuldades acadêmicas, geradas por atrasos linguísticos que afetam o processo de alfabetização e as demais etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos de um programa de resposta à intervenção em vocabulário e consciência fonológica na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social no período anterior ao da pandemia do COVID-19. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo e correlacional. A amostra do estudo é composta por 39 escolares do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública, divididos em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE passou por um programa de resposta à intervenção (RTI), em sala de aula, em 12 encontros, três vezes por semana com 60 minutos, por 5 semanas, somado às atividades escolares da sala de aula. O GC se manteve na alfabetização em sala de aula e recebeu as atividades de intervenção somente após o término da pesquisa. Neste programa foram estimuladas as habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo. Antes e após a intervenção as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica, reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras foram avaliadas. Resultados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e aumento nas médias de desempenho em consciência fonológica (GE: p=0,038; GC: p=0,082), leitura de palavras e pseudopalavras (GE: p=0,002; GC: p=0,009) e reconhecimento de letras (GE: p=0,001; GC: p=0,030), além de apresentar tendência crescente nos resultados do GE. Houve forte correlação entre a consciência fonológica e desenvolvimento da leitura. Conclusão: os resultados evidenciam a efetividade do programa de resposta à intervenção no ambiente escolar de crianças em vulnerabilidade social. |
id |
UFRN_9a641c4830d9124113373afd2f57a257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50908 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Anjos, Ana Beatriz Leite doshttps://orcid.org/0000-0002-1905-6165http://lattes.cnpq.br/1072559515772925https://orcid.org/0000-0003-2175-9676http://lattes.cnpq.br/4935645902363577Delgado, Isabelle CahinoAlves, Luciana MendonçaAzoni, Cintia Alves Salgado2023-01-10T20:22:22Z2023-01-10T20:22:22Z2022-02-18ANJOS, Ana Beatriz Leite dos. Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social. Orientador: Cíntia Alves Salgado Azoni. 2022. 62f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50908Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIADesenvolvimento da linguagemLeituraVulnerabilidade socialVocabulárioAprendizagemEfeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntrodução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político-social, casos contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências neurodesenvolvimentais em crianças que crescem em tais ambientes, como dificuldades comportamentais e cognitivas, bem como as dificuldades acadêmicas, geradas por atrasos linguísticos que afetam o processo de alfabetização e as demais etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos de um programa de resposta à intervenção em vocabulário e consciência fonológica na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social no período anterior ao da pandemia do COVID-19. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo e correlacional. A amostra do estudo é composta por 39 escolares do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública, divididos em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE passou por um programa de resposta à intervenção (RTI), em sala de aula, em 12 encontros, três vezes por semana com 60 minutos, por 5 semanas, somado às atividades escolares da sala de aula. O GC se manteve na alfabetização em sala de aula e recebeu as atividades de intervenção somente após o término da pesquisa. Neste programa foram estimuladas as habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo. Antes e após a intervenção as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica, reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras foram avaliadas. Resultados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e aumento nas médias de desempenho em consciência fonológica (GE: p=0,038; GC: p=0,082), leitura de palavras e pseudopalavras (GE: p=0,002; GC: p=0,009) e reconhecimento de letras (GE: p=0,001; GC: p=0,030), além de apresentar tendência crescente nos resultados do GE. Houve forte correlação entre a consciência fonológica e desenvolvimento da leitura. Conclusão: os resultados evidenciam a efetividade do programa de resposta à intervenção no ambiente escolar de crianças em vulnerabilidade social.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEfeitosprogramaresposta_Anjos_2022.pdfapplication/pdf1522306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50908/1/Efeitosprogramaresposta_Anjos_2022.pdffc1450a4faba1639d50c4f18466e1b37MD51123456789/509082023-01-10 17:22:50.929oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50908Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-10T20:22:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
title |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
spellingShingle |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social Anjos, Ana Beatriz Leite dos CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Desenvolvimento da linguagem Leitura Vulnerabilidade social Vocabulário Aprendizagem |
title_short |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
title_full |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
title_fullStr |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
title_full_unstemmed |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
title_sort |
Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social |
author |
Anjos, Ana Beatriz Leite dos |
author_facet |
Anjos, Ana Beatriz Leite dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1905-6165 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1072559515772925 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2175-9676 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4935645902363577 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Delgado, Isabelle Cahino |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Alves, Luciana Mendonça |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Ana Beatriz Leite dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azoni, Cintia Alves Salgado |
contributor_str_mv |
Azoni, Cintia Alves Salgado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Desenvolvimento da linguagem Leitura Vulnerabilidade social Vocabulário Aprendizagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento da linguagem Leitura Vulnerabilidade social Vocabulário Aprendizagem |
description |
Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político-social, casos contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências neurodesenvolvimentais em crianças que crescem em tais ambientes, como dificuldades comportamentais e cognitivas, bem como as dificuldades acadêmicas, geradas por atrasos linguísticos que afetam o processo de alfabetização e as demais etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos de um programa de resposta à intervenção em vocabulário e consciência fonológica na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social no período anterior ao da pandemia do COVID-19. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo e correlacional. A amostra do estudo é composta por 39 escolares do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública, divididos em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE passou por um programa de resposta à intervenção (RTI), em sala de aula, em 12 encontros, três vezes por semana com 60 minutos, por 5 semanas, somado às atividades escolares da sala de aula. O GC se manteve na alfabetização em sala de aula e recebeu as atividades de intervenção somente após o término da pesquisa. Neste programa foram estimuladas as habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo. Antes e após a intervenção as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica, reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras foram avaliadas. Resultados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e aumento nas médias de desempenho em consciência fonológica (GE: p=0,038; GC: p=0,082), leitura de palavras e pseudopalavras (GE: p=0,002; GC: p=0,009) e reconhecimento de letras (GE: p=0,001; GC: p=0,030), além de apresentar tendência crescente nos resultados do GE. Houve forte correlação entre a consciência fonológica e desenvolvimento da leitura. Conclusão: os resultados evidenciam a efetividade do programa de resposta à intervenção no ambiente escolar de crianças em vulnerabilidade social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-10T20:22:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-10T20:22:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANJOS, Ana Beatriz Leite dos. Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social. Orientador: Cíntia Alves Salgado Azoni. 2022. 62f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50908 |
identifier_str_mv |
ANJOS, Ana Beatriz Leite dos. Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social. Orientador: Cíntia Alves Salgado Azoni. 2022. 62f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50908/1/Efeitosprogramaresposta_Anjos_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc1450a4faba1639d50c4f18466e1b37 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832670148919296 |