Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Anna Karolline Baracho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37483
Resumo: O presente estudo busca analisar como o marketing turístico encontra-se em um processo de expansão rentável, sendo adaptado em várias empresas, porém estudado na agências de turismo, para fidelizar turistas que buscam algo inovador para suprir suas expectativas. Por esta razão percebe-se um crescimento notável ao segmento da terceira idade, que possui a maior parte do tempo, sendo livre, o que influencia muitos idosos a vivenciar algo novo, comprando pacotes de viagens diferenciados, garantindo seu lazer na última etapa da vida. A agência de turismo Inaraí Tour e sua associação estão no auge do marketing para conseguir acolher seu público alvo, garantindo a qualidade do atendimento prestado aos idosos, que usufruem dos seus pacotes e serviços com todo requinte, conforto e lazer para aqueles que buscam fazer novas amizades nessa “nova Era” sendo a melhor fase de conhecer novos destinos e novas culturas que não foi lhe dado a oportunidade nos tempos de trabalho. Deste modo, utilizaram-se os métodos de aplicação de roteiro de entrevista com o agente de viagens, analisando o padrão de qualidade e seus serviços prestados na agência de turismo e questionários para com as pessoas idosas, possuindo caráter exploratório, executada através de análises com relação ao mix promocional do empreendimento. O meio de pesquisa foi de campo de caráter quali-quantitativo exploratório descritivo, obtendo pesquisas bibliográficas de livros e artigos para enriquecer o estudo. Ao final da pesquisa, concluiu-se que o turismo da terceira idade vem se expandindo ao longo dos anos, devido o aumento relevante de idosos nos últimos 20 anos no Brasil. No entanto as agências de turismo estão adotando o padrão de qualidade em conjunto com marketing turístico, melhorando seus serviços prestados aos idosos, que estão sempre a procura de viajar, se tornando clientes cada vez mais exigentes, comprando pacotes que supere suas expectativas.
id UFRN_9a7e8746a7259dadb6e48bc66590cb3d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37483
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Soares, Anna Karolline BarachoAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraCavalcante, Islaine Cristiane OliveiraFerreira, Lissa Valéria Fernandes2017-10-25T17:34:58Z2021-09-22T13:52:11Z2017-10-25T17:34:58Z2021-09-22T13:52:11Z20162011029314SOARES, Anna Karolline Baracho. Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN. 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37483Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoMarketing estratégicoAgência de turismoTerceira idadePerspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente estudo busca analisar como o marketing turístico encontra-se em um processo de expansão rentável, sendo adaptado em várias empresas, porém estudado na agências de turismo, para fidelizar turistas que buscam algo inovador para suprir suas expectativas. Por esta razão percebe-se um crescimento notável ao segmento da terceira idade, que possui a maior parte do tempo, sendo livre, o que influencia muitos idosos a vivenciar algo novo, comprando pacotes de viagens diferenciados, garantindo seu lazer na última etapa da vida. A agência de turismo Inaraí Tour e sua associação estão no auge do marketing para conseguir acolher seu público alvo, garantindo a qualidade do atendimento prestado aos idosos, que usufruem dos seus pacotes e serviços com todo requinte, conforto e lazer para aqueles que buscam fazer novas amizades nessa “nova Era” sendo a melhor fase de conhecer novos destinos e novas culturas que não foi lhe dado a oportunidade nos tempos de trabalho. Deste modo, utilizaram-se os métodos de aplicação de roteiro de entrevista com o agente de viagens, analisando o padrão de qualidade e seus serviços prestados na agência de turismo e questionários para com as pessoas idosas, possuindo caráter exploratório, executada através de análises com relação ao mix promocional do empreendimento. O meio de pesquisa foi de campo de caráter quali-quantitativo exploratório descritivo, obtendo pesquisas bibliográficas de livros e artigos para enriquecer o estudo. Ao final da pesquisa, concluiu-se que o turismo da terceira idade vem se expandindo ao longo dos anos, devido o aumento relevante de idosos nos últimos 20 anos no Brasil. No entanto as agências de turismo estão adotando o padrão de qualidade em conjunto com marketing turístico, melhorando seus serviços prestados aos idosos, que estão sempre a procura de viajar, se tornando clientes cada vez mais exigentes, comprando pacotes que supere suas expectativas.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnnaKBS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain120719https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37483/1/AnnaKBS_Monografia.pdf.txtdf6b9d90007fa4bee4aadf0477ed1be5MD51ORIGINALAnnaKBS_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf1892132https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37483/2/AnnaKBS_Monografia.pdf0d9377d61aafa8348691c03b02a6776aMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37483/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/374832021-09-22 10:52:11.247oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:52:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN
title Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN
spellingShingle Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN
Soares, Anna Karolline Baracho
Marketing estratégico
Agência de turismo
Terceira idade
title_short Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN
title_full Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN
title_fullStr Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN
title_full_unstemmed Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN
title_sort Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN
author Soares, Anna Karolline Baracho
author_facet Soares, Anna Karolline Baracho
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Anna Karolline Baracho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Marketing estratégico
Agência de turismo
Terceira idade
topic Marketing estratégico
Agência de turismo
Terceira idade
description O presente estudo busca analisar como o marketing turístico encontra-se em um processo de expansão rentável, sendo adaptado em várias empresas, porém estudado na agências de turismo, para fidelizar turistas que buscam algo inovador para suprir suas expectativas. Por esta razão percebe-se um crescimento notável ao segmento da terceira idade, que possui a maior parte do tempo, sendo livre, o que influencia muitos idosos a vivenciar algo novo, comprando pacotes de viagens diferenciados, garantindo seu lazer na última etapa da vida. A agência de turismo Inaraí Tour e sua associação estão no auge do marketing para conseguir acolher seu público alvo, garantindo a qualidade do atendimento prestado aos idosos, que usufruem dos seus pacotes e serviços com todo requinte, conforto e lazer para aqueles que buscam fazer novas amizades nessa “nova Era” sendo a melhor fase de conhecer novos destinos e novas culturas que não foi lhe dado a oportunidade nos tempos de trabalho. Deste modo, utilizaram-se os métodos de aplicação de roteiro de entrevista com o agente de viagens, analisando o padrão de qualidade e seus serviços prestados na agência de turismo e questionários para com as pessoas idosas, possuindo caráter exploratório, executada através de análises com relação ao mix promocional do empreendimento. O meio de pesquisa foi de campo de caráter quali-quantitativo exploratório descritivo, obtendo pesquisas bibliográficas de livros e artigos para enriquecer o estudo. Ao final da pesquisa, concluiu-se que o turismo da terceira idade vem se expandindo ao longo dos anos, devido o aumento relevante de idosos nos últimos 20 anos no Brasil. No entanto as agências de turismo estão adotando o padrão de qualidade em conjunto com marketing turístico, melhorando seus serviços prestados aos idosos, que estão sempre a procura de viajar, se tornando clientes cada vez mais exigentes, comprando pacotes que supere suas expectativas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-25T17:34:58Z
2021-09-22T13:52:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-25T17:34:58Z
2021-09-22T13:52:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2011029314
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Anna Karolline Baracho. Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN. 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37483
identifier_str_mv 2011029314
SOARES, Anna Karolline Baracho. Perspectivas do turismo para o segmento da terceira idade: uma análise através da qualidade do atendimento na agência de turismo Inaraí Tour, Natal-RN. 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37483/1/AnnaKBS_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37483/2/AnnaKBS_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37483/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv df6b9d90007fa4bee4aadf0477ed1be5
0d9377d61aafa8348691c03b02a6776a
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832819813220352