Avaliação experimental da sensibilidade do biodiesel B5 em motores diesel utilizado em frotas de ônibus urbano e interurbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Filho, Manuel Fernandes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Farias, Aline Cristine Mendes de, Barbosa, Cleiton Rubens Formiga, Medeiros, João Telésforo Nóbrega de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45478
Resumo: O estudo objetiva investigar a consolidação do uso do biodiesel em motores de duas frotas de ônibus, uma urbana e uma interurbana. Entende-se serem necessários estudos para se observar tecnologicamente se o uso do biodiesel apresenta problemas quanto ao desgaste das peças diretamente envolvidas com seu uso e também observar as flutuações, para mais ou para menos, do consumo específico desse combustível. O diesel fóssil – tipo D e Biodiesel B5 foram analisados analiticamente, investigando-se também o teor de enxofre presente. Duas frotas de ônibus urbana e interurbana possuem 41 e 13 veículos, respectivamente. Foram analisadas as planilhas de cada veículo no período de três anos (2008 a 2010) e entrevistados os responsáveis pela manutenção e condução da frota para observar os relatos dos mesmos quanto aos aspectos resultantes da substituição do óleo diesel pelo B5. Segundo uma avaliação do consumo de combustível, houve um aumento não-linear (≈ 5 %) quando da substituição do diesel pelo biodiesel B5, mas não foi observada qualquer manutenção adicional relacionada com a sua utilização; todavia foi compensado pela redução de emissões de compostos químicos de dióxido de nitrogênio e teor de enxofre, como medido por Fernandes (2011). Além disso, a funcionalidade e a vida residual em serviço dos ônibus utilizando misturas diesel são discutidos
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Entende-se serem necessários estudos para se observar tecnologicamente se o uso do biodiesel apresenta problemas quanto ao desgaste das peças diretamente envolvidas com seu uso e também observar as flutuações, para mais ou para menos, do consumo específico desse combustível. O diesel fóssil – tipo D e Biodiesel B5 foram analisados analiticamente, investigando-se também o teor de enxofre presente. Duas frotas de ônibus urbana e interurbana possuem 41 e 13 veículos, respectivamente. Foram analisadas as planilhas de cada veículo no período de três anos (2008 a 2010) e entrevistados os responsáveis pela manutenção e condução da frota para observar os relatos dos mesmos quanto aos aspectos resultantes da substituição do óleo diesel pelo B5. Segundo uma avaliação do consumo de combustível, houve um aumento não-linear (≈ 5 %) quando da substituição do diesel pelo biodiesel B5, mas não foi observada qualquer manutenção adicional relacionada com a sua utilização; todavia foi compensado pela redução de emissões de compostos químicos de dióxido de nitrogênio e teor de enxofre, como medido por Fernandes (2011). Além disso, a funcionalidade e a vida residual em serviço dos ônibus utilizando misturas diesel são discutidoshe study aims to investigate the successful way of the biodiesel fuel used in the engines of urban and intercity bus companies. It was necessary to investigate and analyze, technologically, if the using biodiesel fuel presents problems relative to wear of parts directly involved with fuel and also to observe consumption fluctuations of this fuel. Fossil diesel fuel and B5 biodiesel blends were analytically analyzed, including relative to sulfur content. Two urban and intercity bus companies, had 41 and 13 vehicles, respectively, which were investigated in this work. It was analyzed 2008 until 2010 and were interviewed the management of the maintenance team of bus companies relative to aspects concerning to substitution of the diesel fuel by the B5 biodiesel. According to consumption evaluation, there was a nonlinear boost (≈ 5 %) in the consumption of fuel when diesel was changed to B5 biodiesel blend, but it not was observed any additional maintenance related to use of this last fuel. This was rewarded by the emission reductions of chemical compound nitrogen dioxide and sulfur content, as measured by Fernandes (2011). Also, the functionality and residual life in service of the buses using diesel blends are discussedInstituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRNAttribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFrota de Ônibus Urbano e InterurbanoMotor DieselBiodieselManutençãoAvaliação experimental da sensibilidade do biodiesel B5 em motores diesel utilizado em frotas de ônibus urbano e interurbanoExperimental evaluation of the sensivity of biodiesel B5 in diesel powertrain of the urban and intercity bus companiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliaçãoExperimentalDoBiodísel_MEDEIROS_2012.pdfAvaliaçãoExperimentalDoBiodísel_MEDEIROS_2012.pdfapplication/pdf682238https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45478/4/Avalia%c3%a7%c3%a3oExperimentalDoBiod%c3%adsel_MEDEIROS_2012.pdfc4aee3f4893b26713d84c7fbe1faf92dMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45478/5/license_rdf728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45478/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/454782021-12-20 09:21:42.737oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-12-20T12:21:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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