Formação de docentes da magistratura formadores de um juiz de novo tipo e suas representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fillipe Azevedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32233
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto a formação de formadores da magistratura e suas representações sociais. O aperfeiçoamento docente nas escolas judiciais é abordado com a apresentação de seu modelo transdisciplinar, pautado nos valores de ética e humanismo, como mecanismo de difusão de uma representação de julgador ideal. Esse contexto justificou a presente pesquisa no âmbito da Esmarn, instituição alcançada pela política nacional. Assim, tem-se a seguinte problemática: quais mudanças a formação de formadores representa na prática pedagógica da magistratura e no aperfeiçoamento do Poder Judiciário, a partir das representações sociais do formador de magistrados, entre um juiz real e um juiz ideal (de um novo tipo)? O objetivo é identificar as representações sociais dos docentes da magistratura potiguar acerca do ser formador de juízes, revelando impressões, êxitos e desvios a respeito da construção de um magistrado ideal (de novo tipo). Para alcançar esse objetivo, foi realizada pesquisa qualitativa, conforme o método hipotético-dedutivo, valendo-se de técnicas inerentes a observação participante, na qual, além da coleta de dados em documentos e bibliografia pertinentes, há a manipulação de instrumentos metodológicos úteis para pesquisa em representações sociais (Técnica de Associação Livre de Palavras – Talp e entrevista semiestruturada). A amostra de juízes se dividiu em três grupos, a depender do grau de formação pedagógica. A representação social dos formadores de magistrados ancorou-se no elemento responsabilidade, pertencente ao núcleo central da espiral de sentidos. Conclui-se, portanto, que a técnica guiada por valores é aprimorada na formação docente da magistratura a partir de aulas práticas e voltadas para um saber-fazer pedagógico, permeadas pelos valores que a Enfam se propõe a despertar nos juízes brasileiros. Tem-se como tese que há um abismo entre a prática dos magistrados e o processo da formação ao concurso do bacharel em Direito que se torna magistrado, cujas formações profissional (inicial e continuada) e docente (FOFO) ainda não são capazes de superar na direção de um juiz de novo tipo, de modo que perceber as mudanças no magistrado professor com a formação docente é uma forma efetiva de fazer um prognóstico dos rumos dessa instituição tão relevante para a garantia da cidadania e da justiça social – uma espécie de análise psicopedagógica das organizações, ora aplicada ao Poder Judiciário e a seus professores.
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O aperfeiçoamento docente nas escolas judiciais é abordado com a apresentação de seu modelo transdisciplinar, pautado nos valores de ética e humanismo, como mecanismo de difusão de uma representação de julgador ideal. Esse contexto justificou a presente pesquisa no âmbito da Esmarn, instituição alcançada pela política nacional. Assim, tem-se a seguinte problemática: quais mudanças a formação de formadores representa na prática pedagógica da magistratura e no aperfeiçoamento do Poder Judiciário, a partir das representações sociais do formador de magistrados, entre um juiz real e um juiz ideal (de um novo tipo)? O objetivo é identificar as representações sociais dos docentes da magistratura potiguar acerca do ser formador de juízes, revelando impressões, êxitos e desvios a respeito da construção de um magistrado ideal (de novo tipo). Para alcançar esse objetivo, foi realizada pesquisa qualitativa, conforme o método hipotético-dedutivo, valendo-se de técnicas inerentes a observação participante, na qual, além da coleta de dados em documentos e bibliografia pertinentes, há a manipulação de instrumentos metodológicos úteis para pesquisa em representações sociais (Técnica de Associação Livre de Palavras – Talp e entrevista semiestruturada). A amostra de juízes se dividiu em três grupos, a depender do grau de formação pedagógica. A representação social dos formadores de magistrados ancorou-se no elemento responsabilidade, pertencente ao núcleo central da espiral de sentidos. Conclui-se, portanto, que a técnica guiada por valores é aprimorada na formação docente da magistratura a partir de aulas práticas e voltadas para um saber-fazer pedagógico, permeadas pelos valores que a Enfam se propõe a despertar nos juízes brasileiros. Tem-se como tese que há um abismo entre a prática dos magistrados e o processo da formação ao concurso do bacharel em Direito que se torna magistrado, cujas formações profissional (inicial e continuada) e docente (FOFO) ainda não são capazes de superar na direção de um juiz de novo tipo, de modo que perceber as mudanças no magistrado professor com a formação docente é uma forma efetiva de fazer um prognóstico dos rumos dessa instituição tão relevante para a garantia da cidadania e da justiça social – uma espécie de análise psicopedagógica das organizações, ora aplicada ao Poder Judiciário e a seus professores.This research has as its objective the training of trainers of the judiciary and their social representations. Teacher improvement in judicial schools is addressed with the presentation of its transdisciplinary model, based on the values of ethics and humanism, as a mechanism for the dissemination of an ideal judge representation. This context justified the present research in the scope of Esmarn, an institution reached by national politics. Thus, there is the following problem: what changes does the training of trainers represent in the pedagogical practice of the judiciary and in the improvement of the Judiciary, based on the social representations of the trainer of magistrates, between a real judge and an ideal judge (of a new type)? The objective is to identify the social representations of the teachers of the judiciary in Rio Grande do Norte regarding the training of judges, revealing impressions, successes and deviations regarding the construction of an ideal magistrate (of a new type). To achieve this objective, qualitative research was carried out, according to the hypothetical-deductive method, using techniques inherent to participant observation, in which, in addition to the collection of data in relevant documents and bibliography, there is the manipulation of methodological instruments useful for research. in social representations (Free Word Association Technique - Talp and semi-structured interview). The sample of judges was divided into three groups, depending on the degree of pedagogical training. The social representation of the magistrates' trainers was anchored in the element of responsibility, which belongs to the central core of the spiral of meanings. It is concluded, therefore, that the technique guided by values is improved in the teacher training of the judiciary from practical classes and focused on pedagogical know-how, permeated by the values that Enfam proposes to awaken in Brazilian judges. It has as a thesis that there is an abyss between the practice of magistrates and the process of training for the Bachelor of Law exam that becomes a magistrate, whose professional (initial and continuing) and teaching (FOFO) training are not yet able to overcome in the direction of a judge again type, so that perceiving the changes in the teacher magistrate with the teacher training is an effective way to make a prognosis of the direction of this institution so relevant to the guarantee of citizenship and social justice - a kind of psycho-pedagogical analysis of organizations, now applied to the Judiciary and its professors.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilFormação de formadores da magistraturaRepresentações sociaisJuiz de novo tipoEnfamEsmarnFormação de docentes da magistratura formadores de um juiz de novo tipo e suas representaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormacaodocentesmagistratura_Rodrigues_2021.pdf.txtFormacaodocentesmagistratura_Rodrigues_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain400132https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32233/2/Formacaodocentesmagistratura_Rodrigues_2021.pdf.txt07601b91a6e12fc28ee57933b470d40cMD52THUMBNAILFormacaodocentesmagistratura_Rodrigues_2021.pdf.jpgFormacaodocentesmagistratura_Rodrigues_2021.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32233/3/Formacaodocentesmagistratura_Rodrigues_2021.pdf.jpg30ee4370a4f986671a4148a239e2c334MD53ORIGINALFormacaodocentesmagistratura_Rodrigues_2021.pdfapplication/pdf4153424https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32233/1/Formacaodocentesmagistratura_Rodrigues_2021.pdff4fedbfdaa3a82e16b415e68ea50e2e1MD51123456789/322332021-04-18 06:07:19.752oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32233Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:07:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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