Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31805 |
Resumo: | Introdução: Os Pacientes com Necessidades Especiais requerem um atendimento odontológico diferenciado do convencional devido a algumas limitações inerentes a sua condição e às vezes por falta de manejo do profissional. Quando a busca é pelos serviços de saúde bucal, a dificuldade é ainda maior de acesso para esse grupo de pacientes. Esse é um problema que encontramos muitas vezes nas Unidades Básicas de Saúde da Família, que compõem a Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Objetivo: Verificar a percepção dos Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica, quanto ao acesso e resolubilidade dos serviços de saúde bucal, oferecidos a esses pacientes no município de Currais Novos-RN. Metodologia: Estudo do tipo transversal de natureza quantitativa, com coleta de dados realizada entre outubro e dezembro de 2017, entre Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica do referido município a partir de um questionário semiestruturado. As variáveis do questionário compreenderam dados sócio demográficos, dados da atenção oferecida a esse tipo de paciente, além de aspectos gerais sobre a formação e percepção da atenção ofertada pelos Cirurgiões-Dentistas a essa clientela. Resultados: Dos 15 cirurgiões-dentistas entrevistados todos afirmaram atender o paciente com necessidade especial, 13 realiza exame clínico e o tratamento possível, 8 tiveram algum contato com esses pacientes desde a graduação e 12 aprovaram o acesso, o acolhimento e a assistência odontológica oferecida a esses pacientes pelo serviço público de saúde municipal. Conclusão: De acordo com os profissionais entrevistados, esses pacientes têm acesso aos serviços odontológicos em Currais Novos-RN, seja apenas para um exame clínico ou orientação, bem como para outros procedimentos. Se por algum motivo não conseguem atender na atenção básica, eles encaminham ao Centro de Especialidades Odontológicas, que conta com especialistas, os quais consolidam a resolubilidade dos casos |
id |
UFRN_9eb4beb13f3745a17a4bd38eb407054c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31805 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Macêdo, Giulian Lennon deLucena, Eudes Euler de SouzaLopes, Ingrid Karem RangelBatista, Laísa Thaíse de Oliveira2021-03-11T10:54:39Z2021-03-11T10:54:39Z2018MACÊDO, Giulian Lennon de; LUCENA, Eudes Euler de Souza; LOPES, Ingrid Karem Rangel; BATISTA, Laísa Thaíse de Oliveira. Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica. Revista Ciência Plural, Natal, v. 4, n. 1, p. 67-80, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/issue/view/775. Acesso em: 20 jul. 2020.2446-7286 (0nline)https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31805Introdução: Os Pacientes com Necessidades Especiais requerem um atendimento odontológico diferenciado do convencional devido a algumas limitações inerentes a sua condição e às vezes por falta de manejo do profissional. Quando a busca é pelos serviços de saúde bucal, a dificuldade é ainda maior de acesso para esse grupo de pacientes. Esse é um problema que encontramos muitas vezes nas Unidades Básicas de Saúde da Família, que compõem a Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Objetivo: Verificar a percepção dos Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica, quanto ao acesso e resolubilidade dos serviços de saúde bucal, oferecidos a esses pacientes no município de Currais Novos-RN. Metodologia: Estudo do tipo transversal de natureza quantitativa, com coleta de dados realizada entre outubro e dezembro de 2017, entre Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica do referido município a partir de um questionário semiestruturado. As variáveis do questionário compreenderam dados sócio demográficos, dados da atenção oferecida a esse tipo de paciente, além de aspectos gerais sobre a formação e percepção da atenção ofertada pelos Cirurgiões-Dentistas a essa clientela. Resultados: Dos 15 cirurgiões-dentistas entrevistados todos afirmaram atender o paciente com necessidade especial, 13 realiza exame clínico e o tratamento possível, 8 tiveram algum contato com esses pacientes desde a graduação e 12 aprovaram o acesso, o acolhimento e a assistência odontológica oferecida a esses pacientes pelo serviço público de saúde municipal. Conclusão: De acordo com os profissionais entrevistados, esses pacientes têm acesso aos serviços odontológicos em Currais Novos-RN, seja apenas para um exame clínico ou orientação, bem como para outros procedimentos. Se por algum motivo não conseguem atender na atenção básica, eles encaminham ao Centro de Especialidades Odontológicas, que conta com especialistas, os quais consolidam a resolubilidade dos casosIntroduction: Patients with Special Needs require a dental care different from the conventional one due to some limitations inherent in their condition and sometimes due to lack of professional management. When the search is for the oral health services, the difficulty is even greater of access for this group of patients. This is a problem that we often encounter in the primary care of family health, which make up primary care in the Unified Health System. Objective: To verify the perception of Primary Care dentists regarding the access and resolubility of oral health services offered to these patients in the municipality of Currais NovosRN. Metodology: A cross-sectional study of a quantitative nature, with data collection performed between October and December 2017, among of Primary Care dentists of the mentioned municipality from a semistructured questionnaire. The variables of the questionnaire comprised socio-demographic data, data on the care offered to this type of patient, as well as general aspects about the training and perception of the attention offered by the dentists to this clientele. Results: Of the 15 interviewed dentists, all of them reported attending patients with special needs, 13 performed a clinical examination and possible treatment, 8 had some contact with these patients since graduation and 12 approved the access, reception and dental care offered to these patients by the municipal public health service. Conclusion: According to the professionals interviewed, these patients have access to dental services in Currais Novos-RN, either for a clinical examination or guidance, as well as for other procedures. If for some reason they can not attend basic care, they refer to the Center of Dental Specialties, which has specialists, which consolidate the resolubility of casesUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Attribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAcesso aos Serviços de SaúdePessoas com DeficiênciaAssistência OdontológicaSaúde BucalAccess to Health ServicesDisabled peopleDental careOral HealthAcesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básicaAccess to dental care of special patients: the perception of primary care dentistsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdfAtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdfapplication/pdf617609https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31805/1/AtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdf6a0a9472572ae17511ebcf3e3022830fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31805/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31805/2/license_rdf728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52TEXTAtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdf.txtAtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain37904https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31805/4/AtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdf.txt93e4933b157511c67e192188b8ca9c85MD54THUMBNAILAtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdf.jpgAtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1727https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31805/5/AtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdf.jpg69838b3413105acb715e65c8ad6195afMD55123456789/318052021-03-14 05:49:43.541oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:49:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Access to dental care of special patients: the perception of primary care dentists |
title |
Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica |
spellingShingle |
Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica Macêdo, Giulian Lennon de Acesso aos Serviços de Saúde Pessoas com Deficiência Assistência Odontológica Saúde Bucal Access to Health Services Disabled people Dental care Oral Health |
title_short |
Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica |
title_full |
Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica |
title_fullStr |
Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica |
title_full_unstemmed |
Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica |
title_sort |
Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica |
author |
Macêdo, Giulian Lennon de |
author_facet |
Macêdo, Giulian Lennon de Lucena, Eudes Euler de Souza Lopes, Ingrid Karem Rangel Batista, Laísa Thaíse de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lucena, Eudes Euler de Souza Lopes, Ingrid Karem Rangel Batista, Laísa Thaíse de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Giulian Lennon de Lucena, Eudes Euler de Souza Lopes, Ingrid Karem Rangel Batista, Laísa Thaíse de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso aos Serviços de Saúde Pessoas com Deficiência Assistência Odontológica Saúde Bucal Access to Health Services Disabled people Dental care Oral Health |
topic |
Acesso aos Serviços de Saúde Pessoas com Deficiência Assistência Odontológica Saúde Bucal Access to Health Services Disabled people Dental care Oral Health |
description |
Introdução: Os Pacientes com Necessidades Especiais requerem um atendimento odontológico diferenciado do convencional devido a algumas limitações inerentes a sua condição e às vezes por falta de manejo do profissional. Quando a busca é pelos serviços de saúde bucal, a dificuldade é ainda maior de acesso para esse grupo de pacientes. Esse é um problema que encontramos muitas vezes nas Unidades Básicas de Saúde da Família, que compõem a Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Objetivo: Verificar a percepção dos Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica, quanto ao acesso e resolubilidade dos serviços de saúde bucal, oferecidos a esses pacientes no município de Currais Novos-RN. Metodologia: Estudo do tipo transversal de natureza quantitativa, com coleta de dados realizada entre outubro e dezembro de 2017, entre Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica do referido município a partir de um questionário semiestruturado. As variáveis do questionário compreenderam dados sócio demográficos, dados da atenção oferecida a esse tipo de paciente, além de aspectos gerais sobre a formação e percepção da atenção ofertada pelos Cirurgiões-Dentistas a essa clientela. Resultados: Dos 15 cirurgiões-dentistas entrevistados todos afirmaram atender o paciente com necessidade especial, 13 realiza exame clínico e o tratamento possível, 8 tiveram algum contato com esses pacientes desde a graduação e 12 aprovaram o acesso, o acolhimento e a assistência odontológica oferecida a esses pacientes pelo serviço público de saúde municipal. Conclusão: De acordo com os profissionais entrevistados, esses pacientes têm acesso aos serviços odontológicos em Currais Novos-RN, seja apenas para um exame clínico ou orientação, bem como para outros procedimentos. Se por algum motivo não conseguem atender na atenção básica, eles encaminham ao Centro de Especialidades Odontológicas, que conta com especialistas, os quais consolidam a resolubilidade dos casos |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-11T10:54:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-11T10:54:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACÊDO, Giulian Lennon de; LUCENA, Eudes Euler de Souza; LOPES, Ingrid Karem Rangel; BATISTA, Laísa Thaíse de Oliveira. Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica. Revista Ciência Plural, Natal, v. 4, n. 1, p. 67-80, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/issue/view/775. Acesso em: 20 jul. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31805 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2446-7286 (0nline) |
identifier_str_mv |
MACÊDO, Giulian Lennon de; LUCENA, Eudes Euler de Souza; LOPES, Ingrid Karem Rangel; BATISTA, Laísa Thaíse de Oliveira. Acesso ao atendimento odontológico dos pacientes especiais: a percepção decirurgiões-dentistas da atenção básica. Revista Ciência Plural, Natal, v. 4, n. 1, p. 67-80, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/issue/view/775. Acesso em: 20 jul. 2020. 2446-7286 (0nline) |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31805/1/AtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31805/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31805/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31805/4/AtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31805/5/AtendimentoPacientesEspeciais_Lucena_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a0a9472572ae17511ebcf3e3022830f e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 93e4933b157511c67e192188b8ca9c85 69838b3413105acb715e65c8ad6195af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832953941819392 |