Análise da vibração induzida pelas pás do rotor principal do helicóptero h-50 (esquilo)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46105 |
Resumo: | A vibração nos helicópteros é um fenômeno extremamente indesejável. Seja por causar um desgaste prematuro nos componentes mecânicos ou por causar um mal imenso à saúde dos tripulantes. A vibração induzida pela diferença de sustentação das pás do helicóptero influencia diretamente a vibração no rotor principal e consequentemente a vibração na cabine da aeronave. A finalidade deste trabalho foi analisar como a vibração induzida pelas pás do rotor principal pode atenuar ou prejudicar a vibração do helicóptero. Para tal análise, foi utilizado na aeronave H-50 (esquilo) um acelerômetro, um pick up magnético, uma pistola estroboscópica e um ACES P2020 equipamento capaz de fazer balanceamentos dinâmicos em rotores, eixos e hélices. A análise comprova por meio de medições feitas antes e depois de ajustes realizados nos links e nos tabs das pás do rotor principal, que a vibração vertical altera-se consideravelmente à medida que as três pás voam em planos diferentes do rotor principal. Os dados obtidos pela análise feita certificam-se de que a vibração induzida pelas pás não podem ser desprezadas, e que para se ter um voo seguro e com níveis aceitáveis de vibração, deve-se ajustar as pás para que elas sempre voem no mesmo plano de rotação. |
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Pinto, Elialdo AvelinoSouza Júnior, Flávio Antonino deRangel , Jonhattan FerreiraBessa, Kleiber Lima de2022-02-21T13:33:19Z2022-02-21T13:33:19Z2022-01-28ELIALDO, Avelino Pinto. Análise da vibração induzida pelas pás do rotor principal do helicóptero h-50 (esquilo). 2021.16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46105A vibração nos helicópteros é um fenômeno extremamente indesejável. Seja por causar um desgaste prematuro nos componentes mecânicos ou por causar um mal imenso à saúde dos tripulantes. A vibração induzida pela diferença de sustentação das pás do helicóptero influencia diretamente a vibração no rotor principal e consequentemente a vibração na cabine da aeronave. A finalidade deste trabalho foi analisar como a vibração induzida pelas pás do rotor principal pode atenuar ou prejudicar a vibração do helicóptero. Para tal análise, foi utilizado na aeronave H-50 (esquilo) um acelerômetro, um pick up magnético, uma pistola estroboscópica e um ACES P2020 equipamento capaz de fazer balanceamentos dinâmicos em rotores, eixos e hélices. A análise comprova por meio de medições feitas antes e depois de ajustes realizados nos links e nos tabs das pás do rotor principal, que a vibração vertical altera-se consideravelmente à medida que as três pás voam em planos diferentes do rotor principal. Os dados obtidos pela análise feita certificam-se de que a vibração induzida pelas pás não podem ser desprezadas, e que para se ter um voo seguro e com níveis aceitáveis de vibração, deve-se ajustar as pás para que elas sempre voem no mesmo plano de rotação.. Helicopter vibration is an extremely undesirable phenomenon. Either by causing premature wear in the mechanical components or by causing immense harm to the health of the crew. The vibration induced by the difference in lift of the helicopter blades directly influences the vibration in the main rotor and consequently the vibration in the aircraft cabin. The purpose of this work was to analyze how the vibration induced by the main rotor blades can attenuate or impair the vibration of the helicopter. For this analysis, an accelerometer, a magnetic pick up, a strobe gun and an ACES P2020 equipment capable of performing dynamic balancing in rotors, shafts and propellers were used in the H-50 (squirrel) aircraft. The analysis proves, through measurements taken before and after adjustments made to the links and tabs of the main rotor blades, that the vertical vibration changes considerably as the three blades fly in different planes of the main rotor. The data obtained from the analysis made sure that the vibration induced by the blades cannot be neglected, and that in order to have a safe flight and with acceptable levels of vibration, the blades must be adjusted so that they always fly in the same plane of rotatioUniversidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia MecânicaUFRNBrasilEngenharia MecânicaAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVibraçãoHelicópteroRotor principalAcelerômetroPistola estroboscópicaP2020BalanceamentoAnálise da vibração induzida pelas pás do rotor principal do helicóptero h-50 (esquilo)Analysis of the vibration induced by the main rotor blades of the h-50 helicopter (squirrel)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCCelialdoavelinoconpleto.pdfTCCelialdoavelinoconpleto.pdfapplication/pdf1835605https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46105/4/TCCelialdoavelinoconpleto.pdf7925f5e0869ca10f753d226b873670f0MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46105/5/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46105/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/461052022-02-21 10:33:20.98oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-02-21T13:33:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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