Escola Técnica de Comércio União Caixeiral: gênese e dualidades de um processo de criação (1911 a 1937), no município de Mossoró, RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Tainá da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24035
Resumo: Este trabalho tem por objeto o processo de criação da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, no período de 1911 a 1937, no município de Mossoró/RN, e está inserido no campo da História das Instituições Escolares. Essa escola foi criada pela entidade trabalhista Sociedade União Caixeiral, grupo que reunia comerciantes locais em prol de desejos em comum. Objetivando analisar o pensar e criar essa Instituição Escolar, indagamos em que medida as determinações dos contextos - socioeconômico e educacional – definiram o processo de institucionalização da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral pela Sociedade União Caixeiral. Tendo como hipótese que a escola foi determinada por esses contextos e que no ato da sua implantação, reafirmou as características dicotômicas oriundas do contexto socioeconômico e constituídas no cenário educacional. Na busca por respostas, utilizamos como fonte os documentos da Sociedade União Caixeiral, jornais digitalizados e impressos, documentos legais, Relatórios dos Presidentes do Estado, literatura pertinente e textos memorialísticos. Como abordagem mais viável, foi utilizada a dialética na abordagem marxista, assim, foi possível compreender a conexão íntima entre o que a sociedade produz e a forma que se é produzida. Por pensarmos na sistematização de práticas informais até sua implantação e, nesse percurso, analisarmos as dicotomias que caracterizaram essa institucionalização temos por conceitos base Instituição – com base nos estudos de Magalhães (2004) – e Dualidade – embasado em Cunha (2005). O ensino comercial começou a ser pensado logo após a fundação da Sociedade União Caixeiral, em 1911, que exercia práticas informais lecionadas pelos próprios sócios. Na busca por destaque social, essa entidade fortaleceu o processo de institucionalização e, em 1936, implantou a Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, um espaço de ensino profissional organizado pela elite com pretensão de atender aos seus funcionários. Essa ação seguia a própria dinâmica do município de Mossoró, elite pensando modificações do município com base em suas próprias necessidades e interesses. Desse modo, o processo, aqui analisado, foi delineado pelas dualidades hierárquicas, nas quais a camada social dos dirigentes foi privilegiada em detrimento do grupo de trabalhadores e, cunhou a escola que, por ser direcionada aos funcionários do comércio, iniciou oferecendo ensino instrumental e estruturas deficientes reafirmando a precariedade presente nos outros espaços sociais direcionados ao grupo social oposta a elite. A Escola Técnica de Comércio União Caixeiral foi criada como forma de reafirmar, em Mossoró, o poder da Sociedade União Caixeiral, que expandia sua influência além do espaço econômico, adentrando no educacional.
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24035Este trabalho tem por objeto o processo de criação da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, no período de 1911 a 1937, no município de Mossoró/RN, e está inserido no campo da História das Instituições Escolares. Essa escola foi criada pela entidade trabalhista Sociedade União Caixeiral, grupo que reunia comerciantes locais em prol de desejos em comum. Objetivando analisar o pensar e criar essa Instituição Escolar, indagamos em que medida as determinações dos contextos - socioeconômico e educacional – definiram o processo de institucionalização da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral pela Sociedade União Caixeiral. Tendo como hipótese que a escola foi determinada por esses contextos e que no ato da sua implantação, reafirmou as características dicotômicas oriundas do contexto socioeconômico e constituídas no cenário educacional. Na busca por respostas, utilizamos como fonte os documentos da Sociedade União Caixeiral, jornais digitalizados e impressos, documentos legais, Relatórios dos Presidentes do Estado, literatura pertinente e textos memorialísticos. Como abordagem mais viável, foi utilizada a dialética na abordagem marxista, assim, foi possível compreender a conexão íntima entre o que a sociedade produz e a forma que se é produzida. Por pensarmos na sistematização de práticas informais até sua implantação e, nesse percurso, analisarmos as dicotomias que caracterizaram essa institucionalização temos por conceitos base Instituição – com base nos estudos de Magalhães (2004) – e Dualidade – embasado em Cunha (2005). O ensino comercial começou a ser pensado logo após a fundação da Sociedade União Caixeiral, em 1911, que exercia práticas informais lecionadas pelos próprios sócios. Na busca por destaque social, essa entidade fortaleceu o processo de institucionalização e, em 1936, implantou a Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, um espaço de ensino profissional organizado pela elite com pretensão de atender aos seus funcionários. Essa ação seguia a própria dinâmica do município de Mossoró, elite pensando modificações do município com base em suas próprias necessidades e interesses. Desse modo, o processo, aqui analisado, foi delineado pelas dualidades hierárquicas, nas quais a camada social dos dirigentes foi privilegiada em detrimento do grupo de trabalhadores e, cunhou a escola que, por ser direcionada aos funcionários do comércio, iniciou oferecendo ensino instrumental e estruturas deficientes reafirmando a precariedade presente nos outros espaços sociais direcionados ao grupo social oposta a elite. A Escola Técnica de Comércio União Caixeiral foi criada como forma de reafirmar, em Mossoró, o poder da Sociedade União Caixeiral, que expandia sua influência além do espaço econômico, adentrando no educacional.The following work has purpose the process of create of the Technical School of Trade of the União Caixeiral, from 1911 to 1937, in the municipality of Mossoró / RN, and is part of the History of Education Institutions. This school was created by the labor entity União Caixeiral Society, a group that brought together local merchants for common desires. In order to analyze the thinking and creation of this School Institution, it investigate to what extent the determinations of the contexts - socioeconomic and educational - defined the process of institutionalization of the Technical School of Trade of the União Caixeiral by União Caixeiral Society. Based on the hypothesis that the school was determined by these contexts and that at the time of its implementation, it reaffirmed the dichotomous characteristics derived from the socioeconomic context and constituted in the educational scenario. In search of answers,it used as sources the documents of the União Caixeiral Society, digitized and printed newspapers, legal documents, State Presidents Reports, pertinent literature and memorialistic texts. As a more viable approach, dialectics was used in the marxist approach, so it was possible to understand the intimate connection between the way society produces material existence and the school it creates. Thinking at systematization of informal practices until its implementation of the school and, in this course, it analyze the dichotomies that characterize this institutionalization, we have as concepts: Institution - based on the studies of Magalhães (2004) - and Duality - from the studies of Cunha (2005). Commercial Teaching began to be thought of right after the foundation of União Caixeiral Society, in 1911, which already practiced informal practices taught by its members. In the quest for social prominence, this entity strengthened the process of institutionalization and, in 1936, implemented the Technical School of Trade of União Caixeiral, a space of organized professional teaching by the select people with the intention of serving its employees. This action followed the own dynamics of the municipality of Mossoró, the elite thinking of modifications of the municipality based on their own needs and interests. In this way, the process analyzed here was delineated by the hierarchical dualities, in which the social layer of the leaders was privileged to the detriment of the group of workers, and coined the school that, because it was directed to the employees of the trade, began offering instrumental teaching and deficient structures reaffirming the precariousness present in the other social spaces directed to the opposite social group of the elite. The Technical School of Trade of União Caixeiral was created as a way to reaffirm, in Mossoró, the power of the União Caixeiral Society, which expanded its influence beyond economic space, into the educational.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória da educaçãoHistória das instituições escolaresEducação profissionalUnião CaixeiralEscola Técnica de Comércio União Caixeiral: gênese e dualidades de um processo de criação (1911 a 1937), no município de Mossoró, RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTainaDaSilvaBandeira_DISSERT.pdfTainaDaSilvaBandeira_DISSERT.pdfapplication/pdf3820875https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24035/1/TainaDaSilvaBandeira_DISSERT.pdf1b88a8301b97b500499f14eefe935ad1MD51TEXTTainaDaSilvaBandeira_DISSERT.pdf.txtTainaDaSilvaBandeira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain334872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24035/4/TainaDaSilvaBandeira_DISSERT.pdf.txt79c50bcc2ce4cb032c7219c99371d23fMD54THUMBNAILTainaDaSilvaBandeira_DISSERT.pdf.jpgTainaDaSilvaBandeira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2975https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24035/5/TainaDaSilvaBandeira_DISSERT.pdf.jpg0f992c5218e6ea2b0bb6843406378258MD55123456789/240352022-03-29 19:36:12.529oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-03-29T22:36:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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