Degradação termocatalítica de PEAD e PP utilizando as zeólitas H-Y e H-Beta para produção de combustíveis líquidos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28403 |
Resumo: | A problemática da poluição ambiental ocasionada pela disposição inadequada de plásticos no meio ambiente vem se tornando alvo de inúmeras discussões entre cientistas através das últimas décadas. Os polímeros, que são essenciais para a indústria em diversos setores, possuem baixa biodegrabilidade, cujo tempo de degradação pode variar desde algumas décadas até várias centenas de anos. Nos últimos anos, uma das alternativas que vem chamando a atenção de pesquisadores para tentar superar esta problemática diz respeito a degradação termocatalítica de materiais termoplásticos. Este tipo de processo tem como objetivo gerar compostos de baixo peso molecular e de alto valor agregado, tais como hidrocarbonetos com tamanho de cadeia carbônica semelhante aos combustíveis fósseis. Neste estudo, amostras de polietileno de alta densidade (PEAD) e polipropileno (PP) foram submetidas a degradação térmica (sem a presença de catalisadores) e termocatalítica através do uso das zeólitas H-Y e H-Beta em uma balança termogravimétrica e em um reator de bancada. Para os ensaios na balança termogravimétrica, foram levantados os parâmetros de estudo cinético, tais como energia de ativação, e para os ensaios no reator de bancada, os produtos foram coletados e posteriormente analisados por cromatografia gasosa, com a finalidade de obter-se um perfil da composição e distribuição das cadeias carbônicas dos produtos formados. Os materiais zeolíticos foram caracterizados através dos ensaios de difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura e acidez por dessorção de n-butilamina. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que é possível gerar frações de hidrocarbonetos na faixa da gasolina e óleo diesel em ambos os processos de degradação térmica. Contudo, o uso dos catalisadores zeolíticos, além de diminuir a temperatura de degradação, contribui para que o produto final possua uma distribuição de cadeias carbônicas de menores tamanhos, aproximando-se mais da gasolina. |
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Almeida, Josué Santiago deAraújo, Antonio Souza deMorais, Camila Gisele Damasceno PeixotoFernandes, Glauber José TurollaFernandes Júnior, Valter José2020-02-04T18:57:17Z2020-02-04T18:57:17Z2019-12-20ALMEIDA, Josué Santiago de. Degradação termocatalítica de PEAD e PP utilizando as zeólitas H-Y e H-Beta para produção de combustíveis líquidos. 2019. 86f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28403A problemática da poluição ambiental ocasionada pela disposição inadequada de plásticos no meio ambiente vem se tornando alvo de inúmeras discussões entre cientistas através das últimas décadas. Os polímeros, que são essenciais para a indústria em diversos setores, possuem baixa biodegrabilidade, cujo tempo de degradação pode variar desde algumas décadas até várias centenas de anos. Nos últimos anos, uma das alternativas que vem chamando a atenção de pesquisadores para tentar superar esta problemática diz respeito a degradação termocatalítica de materiais termoplásticos. Este tipo de processo tem como objetivo gerar compostos de baixo peso molecular e de alto valor agregado, tais como hidrocarbonetos com tamanho de cadeia carbônica semelhante aos combustíveis fósseis. Neste estudo, amostras de polietileno de alta densidade (PEAD) e polipropileno (PP) foram submetidas a degradação térmica (sem a presença de catalisadores) e termocatalítica através do uso das zeólitas H-Y e H-Beta em uma balança termogravimétrica e em um reator de bancada. Para os ensaios na balança termogravimétrica, foram levantados os parâmetros de estudo cinético, tais como energia de ativação, e para os ensaios no reator de bancada, os produtos foram coletados e posteriormente analisados por cromatografia gasosa, com a finalidade de obter-se um perfil da composição e distribuição das cadeias carbônicas dos produtos formados. Os materiais zeolíticos foram caracterizados através dos ensaios de difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura e acidez por dessorção de n-butilamina. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que é possível gerar frações de hidrocarbonetos na faixa da gasolina e óleo diesel em ambos os processos de degradação térmica. Contudo, o uso dos catalisadores zeolíticos, além de diminuir a temperatura de degradação, contribui para que o produto final possua uma distribuição de cadeias carbônicas de menores tamanhos, aproximando-se mais da gasolina.The problem of environmental pollution caused by improper disposal of plastics in the environment has become the subject of countless discussions among scientists over the last decades. Polymers, which are essential for industry in many industries, have low biodegradability, whose degradation time can vary from a few decades to several hundred years. In recent years, one of the alternatives that has been calling the attention of researchers to try to overcome this problem is the thermocatalytic degradation of thermoplastic materials. This type of process aims to generate low molecular weight and high added value compounds such as hydrocarbons with carbon chain size similar to fossil fuels. In this study, samples of high density polyethylene (HDPE) and polypropylene (PP) were subjected to thermal (without catalysts) and thermocatalytic degradation through the use of HY and H-Beta zeolites in a thermogravimetric balance and in a bench reactor. For the tests in the thermogravimetric balance, the parameters of kinetic study, such as activation energy, were raised and for the tests in the bench reactor, the products were collected and later analyzed by gas chromatography, in order to obtain an estimate carbon distribution of the formed products. Zeolitic materials were characterized by X-ray diffractometry, scanning electron microscopy and n-butylamine desorption acidity assays. From the results obtained, it can be concluded that it is possible to generate hydrocarbon fractions in the range of gasoline and diesel oil in both thermal degradation processes. However, the use of zeolitic catalysts, in addition to reducing the degradation temperature, contributes to the final product having a distribution of smaller carbon chains, getting closer to gasoline.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICADegradação termocatalíticaCatalisadoresZeólitasPEAD e PPDegradação termocatalítica de PEAD e PP utilizando as zeólitas H-Y e H-Beta para produção de combustíveis líquidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDegradaçãotermocataliticaPEAD_Almeida_2019.pdf.txtDegradaçãotermocataliticaPEAD_Almeida_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain114442https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28403/2/Degrada%c3%a7%c3%a3otermocataliticaPEAD_Almeida_2019.pdf.txtea1ae59b42aae4aaf8dc61ed465c6292MD52THUMBNAILDegradaçãotermocataliticaPEAD_Almeida_2019.pdf.jpgDegradaçãotermocataliticaPEAD_Almeida_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28403/3/Degrada%c3%a7%c3%a3otermocataliticaPEAD_Almeida_2019.pdf.jpg9909a98a272d27e22a1a06e824a6527cMD53ORIGINALDegradaçãotermocataliticaPEAD_Almeida_2019.pdfapplication/pdf2896140https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28403/1/Degrada%c3%a7%c3%a3otermocataliticaPEAD_Almeida_2019.pdff87e134551de0d139583d797752604dcMD51123456789/284032020-02-09 04:27:50.538oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28403Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:27:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A problemática da poluição ambiental ocasionada pela disposição inadequada de plásticos no meio ambiente vem se tornando alvo de inúmeras discussões entre cientistas através das últimas décadas. Os polímeros, que são essenciais para a indústria em diversos setores, possuem baixa biodegrabilidade, cujo tempo de degradação pode variar desde algumas décadas até várias centenas de anos. Nos últimos anos, uma das alternativas que vem chamando a atenção de pesquisadores para tentar superar esta problemática diz respeito a degradação termocatalítica de materiais termoplásticos. Este tipo de processo tem como objetivo gerar compostos de baixo peso molecular e de alto valor agregado, tais como hidrocarbonetos com tamanho de cadeia carbônica semelhante aos combustíveis fósseis. Neste estudo, amostras de polietileno de alta densidade (PEAD) e polipropileno (PP) foram submetidas a degradação térmica (sem a presença de catalisadores) e termocatalítica através do uso das zeólitas H-Y e H-Beta em uma balança termogravimétrica e em um reator de bancada. Para os ensaios na balança termogravimétrica, foram levantados os parâmetros de estudo cinético, tais como energia de ativação, e para os ensaios no reator de bancada, os produtos foram coletados e posteriormente analisados por cromatografia gasosa, com a finalidade de obter-se um perfil da composição e distribuição das cadeias carbônicas dos produtos formados. Os materiais zeolíticos foram caracterizados através dos ensaios de difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura e acidez por dessorção de n-butilamina. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que é possível gerar frações de hidrocarbonetos na faixa da gasolina e óleo diesel em ambos os processos de degradação térmica. Contudo, o uso dos catalisadores zeolíticos, além de diminuir a temperatura de degradação, contribui para que o produto final possua uma distribuição de cadeias carbônicas de menores tamanhos, aproximando-se mais da gasolina. |
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