Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jacqueline Andrade dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46926
Resumo: A prática da leitura literária em sala de aula, a qual leve em consideração as experiências subjetivas dos leitores, apresenta-se como elemento basilar para a aquisição de significados dessas leituras, bem como suas possíveis ressignificações e reescritas por parte dos alunos. Todavia, práticas nas quais o texto literário é apresentado apenas para servir de mote para a exposição dos conteúdos, negligenciando a subjetividade do sujeito leitor, ainda ocorrem. Dessa forma, metodologias diferenciadas fazem-se necessárias na tentativa da promoção do letramento literário dentro do espaço escolar. Como possibilidade de contribuição para a formação de um aluno leitor e também com proficiência de escrita, elaboramos uma proposta de sequência básica a partir de Cosson (2018), utilizando o gênero literário fábula. Temos como objetivo o exercício de práticas de leitura e reescrita dos textos em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A proposição desse trabalho corrobora com a inserção da subjetividade do aluno nas leituras dos textos e principalmente em sua escrita, associando-a a sua leitura de mundo. Na sequência básica que será o produto final desta pesquisa, o aluno fará a leitura das obras e, a partir delas, será autor de sua própria fábula, tornando-o protagonista no processo de letramento literário. Para fundamentação teórica utilizamos as obras de Cosson (2018, 2019), Oliveira (2011), Candido (1995), Rouxel (2013, 2014), Santos (2003), além de fundamentar o trabalho didático nas competências e habilidades da BNCC. Consideramos, finalmente, que o letramento literário como prática pedagógica pode contribuir com a formação crítica do aluno, estimulando a sua autonomia de escritores capazes de contextualizarem nas obras lidas as suas vivências.
id UFRN_9f6881ec96b62967b2d7d82c3e8e234a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46926
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Jacqueline Andrade dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4389720553096931http://lattes.cnpq.br/1149178004899236Sousa, Henrique Eduardo dehttp://lattes.cnpq.br/5119880609311149Marques, Moama Lorena de LacerdaMarcolino, Francisco Fábio Vieira2022-04-12T23:10:34Z2022-04-12T23:10:34Z2021-08-30LIMA, Jacqueline Andrade dos Santos. Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula. 2021. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46926A prática da leitura literária em sala de aula, a qual leve em consideração as experiências subjetivas dos leitores, apresenta-se como elemento basilar para a aquisição de significados dessas leituras, bem como suas possíveis ressignificações e reescritas por parte dos alunos. Todavia, práticas nas quais o texto literário é apresentado apenas para servir de mote para a exposição dos conteúdos, negligenciando a subjetividade do sujeito leitor, ainda ocorrem. Dessa forma, metodologias diferenciadas fazem-se necessárias na tentativa da promoção do letramento literário dentro do espaço escolar. Como possibilidade de contribuição para a formação de um aluno leitor e também com proficiência de escrita, elaboramos uma proposta de sequência básica a partir de Cosson (2018), utilizando o gênero literário fábula. Temos como objetivo o exercício de práticas de leitura e reescrita dos textos em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A proposição desse trabalho corrobora com a inserção da subjetividade do aluno nas leituras dos textos e principalmente em sua escrita, associando-a a sua leitura de mundo. Na sequência básica que será o produto final desta pesquisa, o aluno fará a leitura das obras e, a partir delas, será autor de sua própria fábula, tornando-o protagonista no processo de letramento literário. Para fundamentação teórica utilizamos as obras de Cosson (2018, 2019), Oliveira (2011), Candido (1995), Rouxel (2013, 2014), Santos (2003), além de fundamentar o trabalho didático nas competências e habilidades da BNCC. Consideramos, finalmente, que o letramento literário como prática pedagógica pode contribuir com a formação crítica do aluno, estimulando a sua autonomia de escritores capazes de contextualizarem nas obras lidas as suas vivências.The practice of literary reading in the classroom, which takes into consideration the subjective experiences of the readers, presents itself as a basic element for the acquisition of the meanings of these readings, as well as their possible resignifications and rewritten by the students. However, practices which the literary text is presented only to serve as a motto for the exposure of contents, neglecting the subjectivity of the subject reader, still occur. Therefore, differentiated methodologies are necessary in the attempt to promote literary literacy within the school space. As a possibility of contributing to the formation of a student reader and also with writing proficiency, we have elaborated a proposal of basic sequence from Cosson (2018), using the literary genre fable. Our objective is to practice reading and rewriting texts in 6th grade classes of Elementary School – Final Years. The proposition of this work corroborates with the insertion of the subjectivity of the student in the reading of the texts and mainly in his writing, associating it with his reading of the world. In the basic sequence that will be the final product of this research, the student will read the works and, from them, will be the author of his own fable, making him a protagonist in the process of literary literacy. For theoretical basis we use the works of Cosson (2018, 2019), Oliveira (2011), Candido (1995), Rouxel (2013, 2014), Santos (2003), in addition to basing the didactic work on the skills and abilities of the BNCC. Finally, we consider that literary literacy as a pedagogical practice can contribute to the critical formation of students, stimulating their autonomy as writers capable of contextualizing their experiences in the works they read.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilLetramento literárioGênero fábulaLeitura subjetivaPráticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticasleituraescrita_Lima_2021.pdfapplication/pdf1080025https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46926/1/Praticasleituraescrita_Lima_2021.pdf81ef897f770a21fdd836ceb8ecdcaa3eMD51123456789/469262022-05-02 12:49:59.846oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46926Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:49:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula
title Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula
spellingShingle Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula
Lima, Jacqueline Andrade dos Santos
Letramento literário
Gênero fábula
Leitura subjetiva
title_short Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula
title_full Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula
title_fullStr Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula
title_full_unstemmed Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula
title_sort Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula
author Lima, Jacqueline Andrade dos Santos
author_facet Lima, Jacqueline Andrade dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4389720553096931
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1149178004899236
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sousa, Henrique Eduardo de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5119880609311149
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Marques, Moama Lorena de Lacerda
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jacqueline Andrade dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcolino, Francisco Fábio Vieira
contributor_str_mv Marcolino, Francisco Fábio Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Gênero fábula
Leitura subjetiva
topic Letramento literário
Gênero fábula
Leitura subjetiva
description A prática da leitura literária em sala de aula, a qual leve em consideração as experiências subjetivas dos leitores, apresenta-se como elemento basilar para a aquisição de significados dessas leituras, bem como suas possíveis ressignificações e reescritas por parte dos alunos. Todavia, práticas nas quais o texto literário é apresentado apenas para servir de mote para a exposição dos conteúdos, negligenciando a subjetividade do sujeito leitor, ainda ocorrem. Dessa forma, metodologias diferenciadas fazem-se necessárias na tentativa da promoção do letramento literário dentro do espaço escolar. Como possibilidade de contribuição para a formação de um aluno leitor e também com proficiência de escrita, elaboramos uma proposta de sequência básica a partir de Cosson (2018), utilizando o gênero literário fábula. Temos como objetivo o exercício de práticas de leitura e reescrita dos textos em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A proposição desse trabalho corrobora com a inserção da subjetividade do aluno nas leituras dos textos e principalmente em sua escrita, associando-a a sua leitura de mundo. Na sequência básica que será o produto final desta pesquisa, o aluno fará a leitura das obras e, a partir delas, será autor de sua própria fábula, tornando-o protagonista no processo de letramento literário. Para fundamentação teórica utilizamos as obras de Cosson (2018, 2019), Oliveira (2011), Candido (1995), Rouxel (2013, 2014), Santos (2003), além de fundamentar o trabalho didático nas competências e habilidades da BNCC. Consideramos, finalmente, que o letramento literário como prática pedagógica pode contribuir com a formação crítica do aluno, estimulando a sua autonomia de escritores capazes de contextualizarem nas obras lidas as suas vivências.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-12T23:10:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-12T23:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Jacqueline Andrade dos Santos. Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula. 2021. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46926
identifier_str_mv LIMA, Jacqueline Andrade dos Santos. Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula. 2021. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46926/1/Praticasleituraescrita_Lima_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 81ef897f770a21fdd836ceb8ecdcaa3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832650584588288