O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Renato Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32696
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as características técnicas e metodológicas contempladas pelos manuscritos do material didático desenvolvido por Adalto Soares, intitulado “Treinos Funcionais para Trompa” (versão de janeiro de 2021). Desta forma, o trabalho visa contribuir com o desenvolvimento da área da pesquisa em trompa, mais especificamente sobre materiais didáticos para esse instrumento. Tal área, assim como a pesquisa em música, no geral, tem apresentado crescimento significativo nas últimas décadas, mas ainda carece de desenvolvimento. Busca-se entender o processo de criação e desenvolvimento do material; identificar as abordagens metodológicas intrínsecas a esse material; observar como estão organizadas as diversas técnicas da trompa e fundamentos teórico-musicais abordados no material analisado; verificar possibilidades de abordagens a partir de conceitos definidos na literatura investigada; e descrever os conteúdos identificados a partir de concepções apresentadas pelo autor e relacioná-las com parâmetros observados na bibliografia estudada. A pesquisa foi constituída a partir da análise do material didático e apresenta um viés qualitativo, em que foram verificadas as nuances metodológicas utilizadas na concepção, o posterior desenvolvimento do material e as questões técnicas presentes nos exercícios. A análise do material, juntamente com entrevista semiestruturada e observações de aulas formaram um conjunto de dados, que após sua organização, foram cruzados com o referencial teórico, o que gerou os resultados da pesquisa. A partir das entrevistas e das observações, foi possível perceber como o material é organizado e aplicado pelo autor, os conteúdos abordados, a importância como referência para o cenário nacional, além das principais características didáticas que se destacam na abordagem utilizada.
id UFRN_a08f544e99307ada21ccbd39d045f20e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32696
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pinto, Renato Barbosahttp://lattes.cnpq.br/2430677631567021http://lattes.cnpq.br/7638785918930835Benedito, Celso José Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/6415266280511210Fonseca, Rinaldo de Melohttp://lattes.cnpq.br/8571127728430410Feitosa, Radegundis Aranha Tavares2021-06-15T18:35:37Z2021-06-15T18:35:37Z2021-03-17PINTO, Renato Barbosa. O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32696A presente pesquisa tem como objetivo analisar as características técnicas e metodológicas contempladas pelos manuscritos do material didático desenvolvido por Adalto Soares, intitulado “Treinos Funcionais para Trompa” (versão de janeiro de 2021). Desta forma, o trabalho visa contribuir com o desenvolvimento da área da pesquisa em trompa, mais especificamente sobre materiais didáticos para esse instrumento. Tal área, assim como a pesquisa em música, no geral, tem apresentado crescimento significativo nas últimas décadas, mas ainda carece de desenvolvimento. Busca-se entender o processo de criação e desenvolvimento do material; identificar as abordagens metodológicas intrínsecas a esse material; observar como estão organizadas as diversas técnicas da trompa e fundamentos teórico-musicais abordados no material analisado; verificar possibilidades de abordagens a partir de conceitos definidos na literatura investigada; e descrever os conteúdos identificados a partir de concepções apresentadas pelo autor e relacioná-las com parâmetros observados na bibliografia estudada. A pesquisa foi constituída a partir da análise do material didático e apresenta um viés qualitativo, em que foram verificadas as nuances metodológicas utilizadas na concepção, o posterior desenvolvimento do material e as questões técnicas presentes nos exercícios. A análise do material, juntamente com entrevista semiestruturada e observações de aulas formaram um conjunto de dados, que após sua organização, foram cruzados com o referencial teórico, o que gerou os resultados da pesquisa. A partir das entrevistas e das observações, foi possível perceber como o material é organizado e aplicado pelo autor, os conteúdos abordados, a importância como referência para o cenário nacional, além das principais características didáticas que se destacam na abordagem utilizada.The objective of this research is to analyze the technical and methodological characteristics contemplated by the manuscripts of the didactic material developed by Adalto Soares, entitled “Functional Training for Horn” (January 2021 version). In this way, aims to contribute to the development of the research about the Horn, more specifically on didactic materials. This area, in general, has shown significant growth in recent decades, but it still needs to be developed, especially when we consider the Brazilian scenario. The specific goals are: to understand the process of creating and developing the material; to identify methodological approaches intrinsic to the material; observe how the various horn techniques and theoretical-musical foundations are covered; verify possibilities of approaches based on concepts defined in the investigated literature; and describe contents from conceptions presented by the author and relate them to parameters observed in the studied bibliography. The research was constituted from the analysis of the didactic material and presents a qualitative research method, in which the methodological nuances used in the conception, the subsequent development of the material and the technical questions present in the exercises were verified. The analysis of the material, together with semi-structured interviews and classroom observations provided the necessary data, which after its organization, were crossed with the theoretical framework, which generated the research results. From the interviews and observations, it was possible to perceive how the material is organized and applied by the author, the contents covered, the importance as a reference for the national scenario, in addition to the main didactic characteristics that stand out in the used approach.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilMaterial didáticoMétodo para trompaTreinos funcionais para trompaAdalto SoaresO ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALensinotrompamanuscritos_Pinto_2021.pdfapplication/pdf4728493https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32696/1/ensinotrompamanuscritos_Pinto_2021.pdf0cb6fd872ecc3412ee38da401b40ce1fMD51123456789/326962021-06-15 15:36:32.934oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32696Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-15T18:36:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares
title O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares
spellingShingle O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares
Pinto, Renato Barbosa
Material didático
Método para trompa
Treinos funcionais para trompa
Adalto Soares
title_short O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares
title_full O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares
title_fullStr O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares
title_full_unstemmed O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares
title_sort O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares
author Pinto, Renato Barbosa
author_facet Pinto, Renato Barbosa
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2430677631567021
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7638785918930835
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Benedito, Celso José Rodrigues
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6415266280511210
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fonseca, Rinaldo de Melo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8571127728430410
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Renato Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feitosa, Radegundis Aranha Tavares
contributor_str_mv Feitosa, Radegundis Aranha Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Método para trompa
Treinos funcionais para trompa
Adalto Soares
topic Material didático
Método para trompa
Treinos funcionais para trompa
Adalto Soares
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar as características técnicas e metodológicas contempladas pelos manuscritos do material didático desenvolvido por Adalto Soares, intitulado “Treinos Funcionais para Trompa” (versão de janeiro de 2021). Desta forma, o trabalho visa contribuir com o desenvolvimento da área da pesquisa em trompa, mais especificamente sobre materiais didáticos para esse instrumento. Tal área, assim como a pesquisa em música, no geral, tem apresentado crescimento significativo nas últimas décadas, mas ainda carece de desenvolvimento. Busca-se entender o processo de criação e desenvolvimento do material; identificar as abordagens metodológicas intrínsecas a esse material; observar como estão organizadas as diversas técnicas da trompa e fundamentos teórico-musicais abordados no material analisado; verificar possibilidades de abordagens a partir de conceitos definidos na literatura investigada; e descrever os conteúdos identificados a partir de concepções apresentadas pelo autor e relacioná-las com parâmetros observados na bibliografia estudada. A pesquisa foi constituída a partir da análise do material didático e apresenta um viés qualitativo, em que foram verificadas as nuances metodológicas utilizadas na concepção, o posterior desenvolvimento do material e as questões técnicas presentes nos exercícios. A análise do material, juntamente com entrevista semiestruturada e observações de aulas formaram um conjunto de dados, que após sua organização, foram cruzados com o referencial teórico, o que gerou os resultados da pesquisa. A partir das entrevistas e das observações, foi possível perceber como o material é organizado e aplicado pelo autor, os conteúdos abordados, a importância como referência para o cenário nacional, além das principais características didáticas que se destacam na abordagem utilizada.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T18:35:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-15T18:35:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Renato Barbosa. O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32696
identifier_str_mv PINTO, Renato Barbosa. O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método treinos funcionais para trompa de Adalto Soares. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32696/1/ensinotrompamanuscritos_Pinto_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0cb6fd872ecc3412ee38da401b40ce1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117776406478848