A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Maria da Conceição Monteiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21428
Resumo: A presente tese, intitulada “A Expansão do Ensino Superior a Distância no IFPB: Uma Análise da Implantação do Curso de Graduação em Administração Pública no Âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP”, objetiva analisar a política de expansão do ensino superior na modalidade a distância no IFPB, tendo como referência a implementação do Bacharelado de Administração Pública/PNAP e suas repercussões na cultura organizacional e no trabalho docente do IFPB Campus João Pessoa, partindo do pressuposto de que as modificações ocorridas no sistema educacional brasileiro entre o final do século XX e o início do século XXI ocorreram em atendimento às políticas de cunho neoliberal, orientadas por organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial e da Unesco. As diretrizes dessas políticas para o ensino superior propiciaram a diversificação institucional e a utilização da educação a distância como estratégias de expansão. Essas novas orientações trouxeram para os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia a ampliação das suas competências e o desafio de ofertar a educação superior na modalidade a distância. A oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública no âmbito do PNAP é exemplo de ações de expansão induzida pela ação do Ministério de Educação, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A natureza desta investigação requereu sua instrumentalização por meio da pesquisa qualitativa e de estudo de caso. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a análise documental e a entrevista semiestruturada, aplicada a gestores e docentes que atuaram no projeto BAP/PNAP/UAB. O estudo concluiu que, com a adesão à oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública EaD, o IFPB cumpriu seu papel enquanto instituição da rede federal de atendimento a uma política pública, no entanto, a implementação de um curso dessa natureza sem uma estrutura adequada provocou várias mudanças na cultura organizacional da instituição. A utilização da EaD em um espaço institucional detentor de uma cultura muito forte de ensino presencial exigiu dos gestores e docentes uma nova postura profissional para se adequar às novas exigências para o trabalho com a modalidade a distância. No que se refere ao trabalho docente daqueles que atuam no PNAP, este se apresenta com aspectos de intensificação e precarização, o que pode ocasionar prejuízo para a qualidade do curso desenvolvido na modalidade de EaD, comprometendo o desempenho da instituição de modo geral.
id UFRN_a0c7104fce599173ce2d209ea870ac25
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21428
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cavalcanti, Maria da Conceição Monteirohttp://lattes.cnpq.br/4719668317077741http://lattes.cnpq.br/1267050454995209Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/5187018279016366Cabral Neto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/2272273005907974Araújo, Edineide Jezine MesquitaMedeiros, José Washington de Moraishttps://orcid.org/0000-0002-7481-5902http://lattes.cnpq.br/3970142119835546Barbalho, Maria Goretti Cabralhttp://lattes.cnpq.br/9999709754863111Paiva, Marlucia Menezes deAlda Maria Duarte Araújo Castro2016-10-17T19:51:44Z2016-10-17T19:51:44Z2016-03-31CAVALCANTI, Maria da Conceição Monteiro. A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP. 2016. 346f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21428A presente tese, intitulada “A Expansão do Ensino Superior a Distância no IFPB: Uma Análise da Implantação do Curso de Graduação em Administração Pública no Âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP”, objetiva analisar a política de expansão do ensino superior na modalidade a distância no IFPB, tendo como referência a implementação do Bacharelado de Administração Pública/PNAP e suas repercussões na cultura organizacional e no trabalho docente do IFPB Campus João Pessoa, partindo do pressuposto de que as modificações ocorridas no sistema educacional brasileiro entre o final do século XX e o início do século XXI ocorreram em atendimento às políticas de cunho neoliberal, orientadas por organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial e da Unesco. As diretrizes dessas políticas para o ensino superior propiciaram a diversificação institucional e a utilização da educação a distância como estratégias de expansão. Essas novas orientações trouxeram para os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia a ampliação das suas competências e o desafio de ofertar a educação superior na modalidade a distância. A oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública no âmbito do PNAP é exemplo de ações de expansão induzida pela ação do Ministério de Educação, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A natureza desta investigação requereu sua instrumentalização por meio da pesquisa qualitativa e de estudo de caso. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a análise documental e a entrevista semiestruturada, aplicada a gestores e docentes que atuaram no projeto BAP/PNAP/UAB. O estudo concluiu que, com a adesão à oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública EaD, o IFPB cumpriu seu papel enquanto instituição da rede federal de atendimento a uma política pública, no entanto, a implementação de um curso dessa natureza sem uma estrutura adequada provocou várias mudanças na cultura organizacional da instituição. A utilização da EaD em um espaço institucional detentor de uma cultura muito forte de ensino presencial exigiu dos gestores e docentes uma nova postura profissional para se adequar às novas exigências para o trabalho com a modalidade a distância. No que se refere ao trabalho docente daqueles que atuam no PNAP, este se apresenta com aspectos de intensificação e precarização, o que pode ocasionar prejuízo para a qualidade do curso desenvolvido na modalidade de EaD, comprometendo o desempenho da instituição de modo geral.The objective of this thesis is to analyse the policy for the expansion of higher education within the modality of long-distance learning at IFPB. The reference for this is the implementation of the Bachelor’s Degree in Public Administration/NPPA and its repercussion on the organizational culture and teaching work of the IFPB campus in João Pessoa. This proposal is relevant based on the modifications that occurred in the Brazilian educational system between the end of the 20th century and the beginning of the 21st century, which resulted from, amongst other aspects, the attending to of neo-liberal type policies that were put forward by international organisms like the World Bank and UNESCO. The directives of these organizations for higher education provided for flexibility, institutional diversification and the utilization of long-distance learning as expansion strategies. When you refer specifically to the Federal Institutes of Scientific and Technological Education, they increased their competences and the challenge of offering higher education in the modality of longdistance learning. The offering of the Bachelor’s Degree course in Administration in the ambit of NPPA is an example of expansion actions induced by the action of the Ministry of Education, in partnership with the Universidade Aberta do Brasil (UAB). In this way, the thesis is that a higher education expansion policy at IFPB, through long-distance learning, is provoking a restructuring of the institution, which traditionally offered presence-based courses including professors and methodologies appropriate for this type of education. With the creation of higher education courses through long-distance learning, this institution is gradually changing its organizational culture, based on the premise that long-distance learning requires from the teaching body the learning of new methodologies, and new teaching practices to take place outside of the classroom, and resulting in serious repercussions for the teaching body. This empirical investigation required the use of qualitative research and case studies. The methodological procedures used were the analysis of documents and a semistructured interview applied to managers and professors that are part of the Bachelor’s Degree in Public Administration/NPPA/UAB. The study concluded that, with the adhesion to the offering of the Bachelor’s Degree in Public Administration through Long-Distance Learning, IFPB fulfilled its role as an institution of the federal network attending to a public policy. However, the implementation of a course of this nature without an adequate structure for this demand provoked various changes in the organizational culture of the institution. The utilization of long-distance learning in an institutional space that has a very strong classroombased teaching culture demanded a new professional posture from the managers and professors in order to be able to attend to the new requirements of this work within the modality of long-distance learning. In relation to the teaching work of those that work within NPPA, this presented aspects of intensification and insecurity, which could result in harming the quality of the course developed within the modality of long-distance learning, thus compromising the general performance of the institution.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOExpansão da educação superiorEducação a distânciaTrabalho docenteInstitutos FederaisCultura organizacionalA expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExpansãoEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdfExpansãoEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdfapplication/pdf2074981https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21428/1/Expans%c3%a3oEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdf23b6803d37615380fe28eadcfa4fba6fMD51TEXTMariaDaConceicaoMonteiroCavalcanti_TESE.pdf.txtMariaDaConceicaoMonteiroCavalcanti_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain962767https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21428/6/MariaDaConceicaoMonteiroCavalcanti_TESE.pdf.txt526f362ac0bdb74170904f7a8567a347MD56ExpansãoEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdf.txtExpansãoEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain961040https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21428/8/Expans%c3%a3oEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdf.txt9f592150b19cdef70ea3dc343ef4016aMD58THUMBNAILMariaDaConceicaoMonteiroCavalcanti_TESE.pdf.jpgMariaDaConceicaoMonteiroCavalcanti_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2957https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21428/7/MariaDaConceicaoMonteiroCavalcanti_TESE.pdf.jpgbcff579ca55093f48ba1191ca4a8f7a1MD57ExpansãoEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdf.jpgExpansãoEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21428/9/Expans%c3%a3oEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdf.jpg6396ef9040d676fdc580058eada915b7MD59123456789/214282022-10-04 19:57:38.146oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21428Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-04T22:57:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP
title A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP
spellingShingle A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP
Cavalcanti, Maria da Conceição Monteiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Expansão da educação superior
Educação a distância
Trabalho docente
Institutos Federais
Cultura organizacional
title_short A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP
title_full A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP
title_fullStr A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP
title_full_unstemmed A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP
title_sort A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP
author Cavalcanti, Maria da Conceição Monteiro
author_facet Cavalcanti, Maria da Conceição Monteiro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4719668317077741
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1267050454995209
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5187018279016366
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cabral Neto, Antonio
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272273005907974
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Araújo, Edineide Jezine Mesquita
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Medeiros, José Washington de Morais
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7481-5902
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3970142119835546
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Barbalho, Maria Goretti Cabral
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9999709754863111
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Paiva, Marlucia Menezes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Maria da Conceição Monteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alda Maria Duarte Araújo Castro
contributor_str_mv Alda Maria Duarte Araújo Castro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Expansão da educação superior
Educação a distância
Trabalho docente
Institutos Federais
Cultura organizacional
dc.subject.por.fl_str_mv Expansão da educação superior
Educação a distância
Trabalho docente
Institutos Federais
Cultura organizacional
description A presente tese, intitulada “A Expansão do Ensino Superior a Distância no IFPB: Uma Análise da Implantação do Curso de Graduação em Administração Pública no Âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP”, objetiva analisar a política de expansão do ensino superior na modalidade a distância no IFPB, tendo como referência a implementação do Bacharelado de Administração Pública/PNAP e suas repercussões na cultura organizacional e no trabalho docente do IFPB Campus João Pessoa, partindo do pressuposto de que as modificações ocorridas no sistema educacional brasileiro entre o final do século XX e o início do século XXI ocorreram em atendimento às políticas de cunho neoliberal, orientadas por organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial e da Unesco. As diretrizes dessas políticas para o ensino superior propiciaram a diversificação institucional e a utilização da educação a distância como estratégias de expansão. Essas novas orientações trouxeram para os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia a ampliação das suas competências e o desafio de ofertar a educação superior na modalidade a distância. A oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública no âmbito do PNAP é exemplo de ações de expansão induzida pela ação do Ministério de Educação, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A natureza desta investigação requereu sua instrumentalização por meio da pesquisa qualitativa e de estudo de caso. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a análise documental e a entrevista semiestruturada, aplicada a gestores e docentes que atuaram no projeto BAP/PNAP/UAB. O estudo concluiu que, com a adesão à oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública EaD, o IFPB cumpriu seu papel enquanto instituição da rede federal de atendimento a uma política pública, no entanto, a implementação de um curso dessa natureza sem uma estrutura adequada provocou várias mudanças na cultura organizacional da instituição. A utilização da EaD em um espaço institucional detentor de uma cultura muito forte de ensino presencial exigiu dos gestores e docentes uma nova postura profissional para se adequar às novas exigências para o trabalho com a modalidade a distância. No que se refere ao trabalho docente daqueles que atuam no PNAP, este se apresenta com aspectos de intensificação e precarização, o que pode ocasionar prejuízo para a qualidade do curso desenvolvido na modalidade de EaD, comprometendo o desempenho da instituição de modo geral.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-17T19:51:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-17T19:51:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTI, Maria da Conceição Monteiro. A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP. 2016. 346f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21428
identifier_str_mv CAVALCANTI, Maria da Conceição Monteiro. A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP. 2016. 346f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21428/1/Expans%c3%a3oEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21428/6/MariaDaConceicaoMonteiroCavalcanti_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21428/8/Expans%c3%a3oEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21428/7/MariaDaConceicaoMonteiroCavalcanti_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21428/9/Expans%c3%a3oEnsinoSuperior_Cavalcanti_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23b6803d37615380fe28eadcfa4fba6f
526f362ac0bdb74170904f7a8567a347
9f592150b19cdef70ea3dc343ef4016a
bcff579ca55093f48ba1191ca4a8f7a1
6396ef9040d676fdc580058eada915b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832647933788160