Aplicativo para sondagem de públicos em museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Marina Pereira Farias do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Bruno Santana da, Bessa, Olavo Fontes Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37335
Resumo: Museus precisam conhecer seus públicos para terem condições de estabelecer uma comunicação eficiente e eficaz com eles, por isso a sondagem de público é uma atividade importante para orientar a oferta de serviços nessas instituições. Apesar de as tecnologias de informação e comunicação estarem sendo utilizadas em museus, elas ainda têm contribuído pouco com a pesquisa de públicos. Este trabalho apresenta o projeto de um aplicativo para coletar dados dos públicos que visitam o Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Empregou-se a metodologia do design de interação para manter o foco no usuário e na sua experiência de uso durante a concepção da solução digital. Os métodos de pesquisa desk e entrevista foram utilizados para aprender sobre o histórico, o contexto e as necessidades do museu considerados na definição dos requisitos do projeto. Em seguida, concentrou-se na concepção da interação para definir as perguntas do questionário, o que e em qual ordem o usuário e o sistema poderão interagir durante o uso. A solução de interação foi registrada em um protótipo de baixa fidelidade para passar por uma avaliação formativa, empregando os métodos de avaliação em protótipos de papel e grupo focal. A solução de interação foi revisada para orientar a concepção da interface, que definiu como a interação será representada (configurada) na fronteira entre usuário e sistema. A concepção da interface considerou eficiência, facilidade de aprendizado, controle e liberdade do usuário, legibilidade, leiturabilidade e consistência visual. Um protótipo de alta fidelidade foi construído para viabilizar uma avaliação somativa com o teste de usabilidade. A solução digital resultante tem potencial de ser útil para o museu, com baixo custo, grande flexibilidade, grande facilidade de atualização e de análise dos dados; o que possibilita uma melhor gestão do museu a curto, médio e longo prazo.
id UFRN_a0e5555cb063cb03c9192925a478e1c3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37335
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Amaral, Marina Pereira Farias doSilva, Bruno Santana daBessa, Olavo Fontes Magalhães2021-09-20T22:38:30Z2021-09-20T22:38:30Z2021AMARAL, M. P. F.; SILVA, B. S.; BESSA, O. F. M. Aplicativo para sondagem de públicos em museus. Design e Tecnologia, v. 11, n. 22, p. 116-138, 30 jun. 2021. https://doi.org/10.23972/det2021iss22pp116-1382178-1974https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/3733510.23972/det2021iss22pp116-138Museus precisam conhecer seus públicos para terem condições de estabelecer uma comunicação eficiente e eficaz com eles, por isso a sondagem de público é uma atividade importante para orientar a oferta de serviços nessas instituições. Apesar de as tecnologias de informação e comunicação estarem sendo utilizadas em museus, elas ainda têm contribuído pouco com a pesquisa de públicos. Este trabalho apresenta o projeto de um aplicativo para coletar dados dos públicos que visitam o Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Empregou-se a metodologia do design de interação para manter o foco no usuário e na sua experiência de uso durante a concepção da solução digital. Os métodos de pesquisa desk e entrevista foram utilizados para aprender sobre o histórico, o contexto e as necessidades do museu considerados na definição dos requisitos do projeto. Em seguida, concentrou-se na concepção da interação para definir as perguntas do questionário, o que e em qual ordem o usuário e o sistema poderão interagir durante o uso. A solução de interação foi registrada em um protótipo de baixa fidelidade para passar por uma avaliação formativa, empregando os métodos de avaliação em protótipos de papel e grupo focal. A solução de interação foi revisada para orientar a concepção da interface, que definiu como a interação será representada (configurada) na fronteira entre usuário e sistema. A concepção da interface considerou eficiência, facilidade de aprendizado, controle e liberdade do usuário, legibilidade, leiturabilidade e consistência visual. Um protótipo de alta fidelidade foi construído para viabilizar uma avaliação somativa com o teste de usabilidade. A solução digital resultante tem potencial de ser útil para o museu, com baixo custo, grande flexibilidade, grande facilidade de atualização e de análise dos dados; o que possibilita uma melhor gestão do museu a curto, médio e longo prazo.Museums need to know about their visitors in order to establish with them an efficient and effective communication. So, research on visitors is an important activity to guide what kind of services these institutions should offer. Although informational and communicational technologies are being used in museums, they still make little contribution to the research on visitors. This paper presents a project that focuses on a mobile application to collect data from the visitor of the Câmara Cascudo Museum at Federal University of Rio Grande do Norte. An interaction design methodology was applied to maintain focus on the user’s experience while conceiving a digital solution. The desk and interview research methods were used to learn about the history, context, and needs around the museum; topics that should be considered when defining the project requirements. We then focused on the conception of the interaction to define the questionnaire queries, as well in which and in what order the user and the system interact during the use. The interaction solution was registered in a low fidelity prototype to undergo a formative evaluation by using the evaluation methods in paper prototypes and focal groups. The interaction solution was revised to guide the interface design conception, which defined the way the interaction would be represented (configured) at the boundary between user and system. The interface design considered efficiency, ease of learning, control and freedom of the user, legibility, readability and visual consistency. By means of a high-fidelity interactive prototype, a usability test was carried on to enable a summative evaluation. The achieved digital solution has potential to be useful for the museum, with low cost, high flexibility, easy both updating and data analysis. This tool shall improve the management of the museum in the short, medium and long term.http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMuseuPesquisa de públicoAplicativo móvelAvaliação de interfaceDesign de interfaceMuseumResearch on visitorsMobile appUser interface evaluationUser interface designAplicativo para sondagem de públicos em museusSoftware for Research On Museum Visitorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSondagemMuseus_Amaral_2021.pdfSondagemMuseus_Amaral_2021.pdfArtigo - versão finalapplication/pdf3282440https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37335/1/SondagemMuseus_Amaral_2021.pdfdb507696a1ae54bb486b74464ab6744cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37335/2/license_rdf728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37335/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/373352021-09-20 19:42:12.84oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T22:42:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicativo para sondagem de públicos em museus
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Software for Research On Museum Visitors
title Aplicativo para sondagem de públicos em museus
spellingShingle Aplicativo para sondagem de públicos em museus
Amaral, Marina Pereira Farias do
Museu
Pesquisa de público
Aplicativo móvel
Avaliação de interface
Design de interface
Museum
Research on visitors
Mobile app
User interface evaluation
User interface design
title_short Aplicativo para sondagem de públicos em museus
title_full Aplicativo para sondagem de públicos em museus
title_fullStr Aplicativo para sondagem de públicos em museus
title_full_unstemmed Aplicativo para sondagem de públicos em museus
title_sort Aplicativo para sondagem de públicos em museus
author Amaral, Marina Pereira Farias do
author_facet Amaral, Marina Pereira Farias do
Silva, Bruno Santana da
Bessa, Olavo Fontes Magalhães
author_role author
author2 Silva, Bruno Santana da
Bessa, Olavo Fontes Magalhães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Marina Pereira Farias do
Silva, Bruno Santana da
Bessa, Olavo Fontes Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Pesquisa de público
Aplicativo móvel
Avaliação de interface
Design de interface
Museum
Research on visitors
Mobile app
User interface evaluation
User interface design
topic Museu
Pesquisa de público
Aplicativo móvel
Avaliação de interface
Design de interface
Museum
Research on visitors
Mobile app
User interface evaluation
User interface design
description Museus precisam conhecer seus públicos para terem condições de estabelecer uma comunicação eficiente e eficaz com eles, por isso a sondagem de público é uma atividade importante para orientar a oferta de serviços nessas instituições. Apesar de as tecnologias de informação e comunicação estarem sendo utilizadas em museus, elas ainda têm contribuído pouco com a pesquisa de públicos. Este trabalho apresenta o projeto de um aplicativo para coletar dados dos públicos que visitam o Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Empregou-se a metodologia do design de interação para manter o foco no usuário e na sua experiência de uso durante a concepção da solução digital. Os métodos de pesquisa desk e entrevista foram utilizados para aprender sobre o histórico, o contexto e as necessidades do museu considerados na definição dos requisitos do projeto. Em seguida, concentrou-se na concepção da interação para definir as perguntas do questionário, o que e em qual ordem o usuário e o sistema poderão interagir durante o uso. A solução de interação foi registrada em um protótipo de baixa fidelidade para passar por uma avaliação formativa, empregando os métodos de avaliação em protótipos de papel e grupo focal. A solução de interação foi revisada para orientar a concepção da interface, que definiu como a interação será representada (configurada) na fronteira entre usuário e sistema. A concepção da interface considerou eficiência, facilidade de aprendizado, controle e liberdade do usuário, legibilidade, leiturabilidade e consistência visual. Um protótipo de alta fidelidade foi construído para viabilizar uma avaliação somativa com o teste de usabilidade. A solução digital resultante tem potencial de ser útil para o museu, com baixo custo, grande flexibilidade, grande facilidade de atualização e de análise dos dados; o que possibilita uma melhor gestão do museu a curto, médio e longo prazo.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-20T22:38:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-20T22:38:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL, M. P. F.; SILVA, B. S.; BESSA, O. F. M. Aplicativo para sondagem de públicos em museus. Design e Tecnologia, v. 11, n. 22, p. 116-138, 30 jun. 2021. https://doi.org/10.23972/det2021iss22pp116-138
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37335
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2178-1974
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.23972/det2021iss22pp116-138
identifier_str_mv AMARAL, M. P. F.; SILVA, B. S.; BESSA, O. F. M. Aplicativo para sondagem de públicos em museus. Design e Tecnologia, v. 11, n. 22, p. 116-138, 30 jun. 2021. https://doi.org/10.23972/det2021iss22pp116-138
2178-1974
10.23972/det2021iss22pp116-138
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37335/1/SondagemMuseus_Amaral_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37335/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37335/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv db507696a1ae54bb486b74464ab6744c
728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117821080010752