Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabello, Lara Gravina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54785
Resumo: A tatuagem passou por um grande período de marginalização até se tornar o que é hoje: um mercado que está em seu apogeu de aceitação social e em constante crescimento. Com o avanço da concorrência nesse setor em ascensão, é crucial que os profissionais que desejam se destacar desenvolvam uma gestão de branding sólida. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória de uma tatuadora mulher atuando no mercado potiguar, enquanto busca construir sua marca pessoal através de estratégias de comunicação digital. Para tanto, foi realizado um relato de experiência (Machado, 2019) analisando a relação entre tatuagem e arte, além de conceitos de branding e gestão de marca, com o aporte teórico de autores/as, como Cordeiro (2020), Benites (2021), Mafra e Schroder (2018), Kotler e Keller (2013), Aaker e Joachimsthaler (2007) entre outros/as. A pesquisa mostra que a marca Lara Gravina Tattoo possui identidade e posicionamento claros, boa comunicação nas redes sociais (Instagram e WhatsApp) e um slogan estratégico, mas ainda precisa desenvolver uma identidade visual sólida e produzir mais conteúdos de valor; entretanto, o seu grande desafio é lidar sozinha com as diversas demandas operacionais. Os resultados encontrados são apresentados utilizando o modelo diamante de Butterfield (2006) e um quadro de análise PFOA (Yanaze, 2007).
id UFRN_a14f79f464fedb6e969a567669acbd02
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54785
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rabello, Lara Gravinahttp://lattes.cnpq.br/9606206855814927Nobre, Luiz Fernando Dal PianDiógenes, MaríliaCarvalho, Breno da Silva2023-09-12T19:38:43Z2023-09-12T19:38:43Z2023-08-28Rabello, Lara Gravina. Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54785A tatuagem passou por um grande período de marginalização até se tornar o que é hoje: um mercado que está em seu apogeu de aceitação social e em constante crescimento. Com o avanço da concorrência nesse setor em ascensão, é crucial que os profissionais que desejam se destacar desenvolvam uma gestão de branding sólida. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória de uma tatuadora mulher atuando no mercado potiguar, enquanto busca construir sua marca pessoal através de estratégias de comunicação digital. Para tanto, foi realizado um relato de experiência (Machado, 2019) analisando a relação entre tatuagem e arte, além de conceitos de branding e gestão de marca, com o aporte teórico de autores/as, como Cordeiro (2020), Benites (2021), Mafra e Schroder (2018), Kotler e Keller (2013), Aaker e Joachimsthaler (2007) entre outros/as. A pesquisa mostra que a marca Lara Gravina Tattoo possui identidade e posicionamento claros, boa comunicação nas redes sociais (Instagram e WhatsApp) e um slogan estratégico, mas ainda precisa desenvolver uma identidade visual sólida e produzir mais conteúdos de valor; entretanto, o seu grande desafio é lidar sozinha com as diversas demandas operacionais. Os resultados encontrados são apresentados utilizando o modelo diamante de Butterfield (2006) e um quadro de análise PFOA (Yanaze, 2007).The tattoo scenario has faced a long period of marginalization until nowadays which reaches a great social acceptance and continuous development. Due to the increasing competition in this area, professionals need to develop a strong branding management. This article aims to present a female tattoo artist acting on Rio Grande do Norte’s market, emphasizing how the artist is building her personal branding through digital communication strategy. An experience report was prepared (Machado, 2019) based on Cordeiro (2020), Benites (2021), Mafra and Schroder (2018), Kotler and Keller (2013), Aaker and Joachimsthaler (2007), among others, to analyze the relation between tattoos and art, branding concepts and brand management. The research points that the Lara Gravina Tattoo brand is characterized for clear positioning and identity, excellent social media communications (Instagram and WhatsApp) and strategic slogan. Also, this paper pointed out some aspects to improve such as: a solid visual identity and the creation of value contents. It was realized the biggest challenge in her operation is facing the innumerous tasks alone. The results presented here were based on the Diamond Model (Butterfield, 2006) and SWOT Analysis (Yanaze, 2007).Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTatuagemMulher tatuadoraBrandingComunicação digitalRelato de experiênciaLara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMONO_LARA_GRAVINA2.pdfMONO_LARA_GRAVINA2.pdfapplication/pdf4531998https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/1/MONO_LARA_GRAVINA2.pdf65bc2ff97a5086d01ec1f366070ebd3bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/547852023-09-12 16:38:44.389oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-12T19:38:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital
title Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital
spellingShingle Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital
Rabello, Lara Gravina
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Tatuagem
Mulher tatuadora
Branding
Comunicação digital
Relato de experiência
title_short Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital
title_full Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital
title_fullStr Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital
title_full_unstemmed Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital
title_sort Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital
author Rabello, Lara Gravina
author_facet Rabello, Lara Gravina
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9606206855814927
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Diógenes, Marília
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabello, Lara Gravina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
contributor_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Tatuagem
Mulher tatuadora
Branding
Comunicação digital
Relato de experiência
dc.subject.por.fl_str_mv Tatuagem
Mulher tatuadora
Branding
Comunicação digital
Relato de experiência
description A tatuagem passou por um grande período de marginalização até se tornar o que é hoje: um mercado que está em seu apogeu de aceitação social e em constante crescimento. Com o avanço da concorrência nesse setor em ascensão, é crucial que os profissionais que desejam se destacar desenvolvam uma gestão de branding sólida. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória de uma tatuadora mulher atuando no mercado potiguar, enquanto busca construir sua marca pessoal através de estratégias de comunicação digital. Para tanto, foi realizado um relato de experiência (Machado, 2019) analisando a relação entre tatuagem e arte, além de conceitos de branding e gestão de marca, com o aporte teórico de autores/as, como Cordeiro (2020), Benites (2021), Mafra e Schroder (2018), Kotler e Keller (2013), Aaker e Joachimsthaler (2007) entre outros/as. A pesquisa mostra que a marca Lara Gravina Tattoo possui identidade e posicionamento claros, boa comunicação nas redes sociais (Instagram e WhatsApp) e um slogan estratégico, mas ainda precisa desenvolver uma identidade visual sólida e produzir mais conteúdos de valor; entretanto, o seu grande desafio é lidar sozinha com as diversas demandas operacionais. Os resultados encontrados são apresentados utilizando o modelo diamante de Butterfield (2006) e um quadro de análise PFOA (Yanaze, 2007).
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-12T19:38:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-12T19:38:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rabello, Lara Gravina. Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54785
identifier_str_mv Rabello, Lara Gravina. Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/1/MONO_LARA_GRAVINA2.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 65bc2ff97a5086d01ec1f366070ebd3b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832700916236288