Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54785 |
Resumo: | A tatuagem passou por um grande período de marginalização até se tornar o que é hoje: um mercado que está em seu apogeu de aceitação social e em constante crescimento. Com o avanço da concorrência nesse setor em ascensão, é crucial que os profissionais que desejam se destacar desenvolvam uma gestão de branding sólida. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória de uma tatuadora mulher atuando no mercado potiguar, enquanto busca construir sua marca pessoal através de estratégias de comunicação digital. Para tanto, foi realizado um relato de experiência (Machado, 2019) analisando a relação entre tatuagem e arte, além de conceitos de branding e gestão de marca, com o aporte teórico de autores/as, como Cordeiro (2020), Benites (2021), Mafra e Schroder (2018), Kotler e Keller (2013), Aaker e Joachimsthaler (2007) entre outros/as. A pesquisa mostra que a marca Lara Gravina Tattoo possui identidade e posicionamento claros, boa comunicação nas redes sociais (Instagram e WhatsApp) e um slogan estratégico, mas ainda precisa desenvolver uma identidade visual sólida e produzir mais conteúdos de valor; entretanto, o seu grande desafio é lidar sozinha com as diversas demandas operacionais. Os resultados encontrados são apresentados utilizando o modelo diamante de Butterfield (2006) e um quadro de análise PFOA (Yanaze, 2007). |
id |
UFRN_a14f79f464fedb6e969a567669acbd02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54785 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rabello, Lara Gravinahttp://lattes.cnpq.br/9606206855814927Nobre, Luiz Fernando Dal PianDiógenes, MaríliaCarvalho, Breno da Silva2023-09-12T19:38:43Z2023-09-12T19:38:43Z2023-08-28Rabello, Lara Gravina. Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54785A tatuagem passou por um grande período de marginalização até se tornar o que é hoje: um mercado que está em seu apogeu de aceitação social e em constante crescimento. Com o avanço da concorrência nesse setor em ascensão, é crucial que os profissionais que desejam se destacar desenvolvam uma gestão de branding sólida. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória de uma tatuadora mulher atuando no mercado potiguar, enquanto busca construir sua marca pessoal através de estratégias de comunicação digital. Para tanto, foi realizado um relato de experiência (Machado, 2019) analisando a relação entre tatuagem e arte, além de conceitos de branding e gestão de marca, com o aporte teórico de autores/as, como Cordeiro (2020), Benites (2021), Mafra e Schroder (2018), Kotler e Keller (2013), Aaker e Joachimsthaler (2007) entre outros/as. A pesquisa mostra que a marca Lara Gravina Tattoo possui identidade e posicionamento claros, boa comunicação nas redes sociais (Instagram e WhatsApp) e um slogan estratégico, mas ainda precisa desenvolver uma identidade visual sólida e produzir mais conteúdos de valor; entretanto, o seu grande desafio é lidar sozinha com as diversas demandas operacionais. Os resultados encontrados são apresentados utilizando o modelo diamante de Butterfield (2006) e um quadro de análise PFOA (Yanaze, 2007).The tattoo scenario has faced a long period of marginalization until nowadays which reaches a great social acceptance and continuous development. Due to the increasing competition in this area, professionals need to develop a strong branding management. This article aims to present a female tattoo artist acting on Rio Grande do Norte’s market, emphasizing how the artist is building her personal branding through digital communication strategy. An experience report was prepared (Machado, 2019) based on Cordeiro (2020), Benites (2021), Mafra and Schroder (2018), Kotler and Keller (2013), Aaker and Joachimsthaler (2007), among others, to analyze the relation between tattoos and art, branding concepts and brand management. The research points that the Lara Gravina Tattoo brand is characterized for clear positioning and identity, excellent social media communications (Instagram and WhatsApp) and strategic slogan. Also, this paper pointed out some aspects to improve such as: a solid visual identity and the creation of value contents. It was realized the biggest challenge in her operation is facing the innumerous tasks alone. The results presented here were based on the Diamond Model (Butterfield, 2006) and SWOT Analysis (Yanaze, 2007).Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTatuagemMulher tatuadoraBrandingComunicação digitalRelato de experiênciaLara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMONO_LARA_GRAVINA2.pdfMONO_LARA_GRAVINA2.pdfapplication/pdf4531998https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/1/MONO_LARA_GRAVINA2.pdf65bc2ff97a5086d01ec1f366070ebd3bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/547852023-09-12 16:38:44.389oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-12T19:38:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital |
title |
Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital |
spellingShingle |
Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital Rabello, Lara Gravina CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Tatuagem Mulher tatuadora Branding Comunicação digital Relato de experiência |
title_short |
Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital |
title_full |
Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital |
title_fullStr |
Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital |
title_full_unstemmed |
Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital |
title_sort |
Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital |
author |
Rabello, Lara Gravina |
author_facet |
Rabello, Lara Gravina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9606206855814927 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Diógenes, Marília |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabello, Lara Gravina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
contributor_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Tatuagem Mulher tatuadora Branding Comunicação digital Relato de experiência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tatuagem Mulher tatuadora Branding Comunicação digital Relato de experiência |
description |
A tatuagem passou por um grande período de marginalização até se tornar o que é hoje: um mercado que está em seu apogeu de aceitação social e em constante crescimento. Com o avanço da concorrência nesse setor em ascensão, é crucial que os profissionais que desejam se destacar desenvolvam uma gestão de branding sólida. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória de uma tatuadora mulher atuando no mercado potiguar, enquanto busca construir sua marca pessoal através de estratégias de comunicação digital. Para tanto, foi realizado um relato de experiência (Machado, 2019) analisando a relação entre tatuagem e arte, além de conceitos de branding e gestão de marca, com o aporte teórico de autores/as, como Cordeiro (2020), Benites (2021), Mafra e Schroder (2018), Kotler e Keller (2013), Aaker e Joachimsthaler (2007) entre outros/as. A pesquisa mostra que a marca Lara Gravina Tattoo possui identidade e posicionamento claros, boa comunicação nas redes sociais (Instagram e WhatsApp) e um slogan estratégico, mas ainda precisa desenvolver uma identidade visual sólida e produzir mais conteúdos de valor; entretanto, o seu grande desafio é lidar sozinha com as diversas demandas operacionais. Os resultados encontrados são apresentados utilizando o modelo diamante de Butterfield (2006) e um quadro de análise PFOA (Yanaze, 2007). |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-12T19:38:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-12T19:38:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rabello, Lara Gravina. Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54785 |
identifier_str_mv |
Rabello, Lara Gravina. Lara Gravina Tattoo: relato de experiência de uma tatuadora sobre branding e comunicação digital. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/1/MONO_LARA_GRAVINA2.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54785/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65bc2ff97a5086d01ec1f366070ebd3b e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832700916236288 |