Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Eduardo Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22306
Resumo: Independente da área de atuação e devido às necessidades de negóciodado o ritmo das inovações, organizações públicas e privadas vêm seadaptando constantemente às mudanças tecnológicas, seja com asmelhores práticas de mercado ou com a atualização de suas tecnologias.Estas mudanças frequentes muitas vezes acabam criando na empresa umambiente bastante heterogêneo, onde os sistemas envolvidos no negócioe que foram desenvolvidos em diversas plataformas (por exemplo,linguagem de programação e/ou banco de dados) operam de maneiraisolada. Em situações como esta, a empresa precisa adotar estratégiaspara prover a interoperabilidade entre seus sistemas e assim garantiruma devida comunicação, visando propiciar o intercâmbio de informaçõesentre os departamentos e a integração das regras do negócio. Oobjetivo central deste trabalho foi propor e desenvolver estratégiasque permitam a integração de sistemas nestes ambientes heterogêneos,independente da plataforma e linguagem de desenvolvimento dossistemas. Com o objetivo de resolver os problemas atuais decomunicação e performance entre os diferentes sistemas de informaçãona Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) da Universidade Federal doRio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um middleware denominadoINTEGRA, concebido em uma arquitetura orientada a serviços. A propostafoi criada para a SEDIS, entretanto pode ser estendida a outrasinstituições públicas de ensino superior. Uma das vantagens daarquitetura proposta é a de proporcionar a adição de novos sistemassem causar fortes impactos de adaptações e mudanças, garantindo amanutenibilidade geral do software. O middleware comunica diferentessistemas help desk e issue tracking oferecendo uma gama de serviçosmediante um protocolo de comunicação que padroniza a troca e oroteamento das mensagens. Através da estratégia proposta como mostra oestudo de caso, foi possível chegar a um equilíbrio entre o princípiodo desacoplamento e o princípio da distribuição de responsabilidade demaneira uniforme, garantindo assim um baixo acoplamento e uma altacoesão, princípios desejáveis na engenharia de software.
id UFRN_a266bbea3674e558422525240897230b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22306
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ribeiro, Eduardo Limahttp://lattes.cnpq.br/3257906914445098Lopes, Frederico Araújo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9177823996895375Kulesza, Uirahttp://lattes.cnpq.br/0189095897739979Maciel, CristianoMartins, Idalmis Milian Sardina2017-03-16T23:20:10Z2017-03-16T23:20:10Z2016-08-10RIBEIRO, Eduardo Lima. Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22306Independente da área de atuação e devido às necessidades de negóciodado o ritmo das inovações, organizações públicas e privadas vêm seadaptando constantemente às mudanças tecnológicas, seja com asmelhores práticas de mercado ou com a atualização de suas tecnologias.Estas mudanças frequentes muitas vezes acabam criando na empresa umambiente bastante heterogêneo, onde os sistemas envolvidos no negócioe que foram desenvolvidos em diversas plataformas (por exemplo,linguagem de programação e/ou banco de dados) operam de maneiraisolada. Em situações como esta, a empresa precisa adotar estratégiaspara prover a interoperabilidade entre seus sistemas e assim garantiruma devida comunicação, visando propiciar o intercâmbio de informaçõesentre os departamentos e a integração das regras do negócio. Oobjetivo central deste trabalho foi propor e desenvolver estratégiasque permitam a integração de sistemas nestes ambientes heterogêneos,independente da plataforma e linguagem de desenvolvimento dossistemas. Com o objetivo de resolver os problemas atuais decomunicação e performance entre os diferentes sistemas de informaçãona Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) da Universidade Federal doRio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um middleware denominadoINTEGRA, concebido em uma arquitetura orientada a serviços. A propostafoi criada para a SEDIS, entretanto pode ser estendida a outrasinstituições públicas de ensino superior. Uma das vantagens daarquitetura proposta é a de proporcionar a adição de novos sistemassem causar fortes impactos de adaptações e mudanças, garantindo amanutenibilidade geral do software. O middleware comunica diferentessistemas help desk e issue tracking oferecendo uma gama de serviçosmediante um protocolo de comunicação que padroniza a troca e oroteamento das mensagens. Através da estratégia proposta como mostra oestudo de caso, foi possível chegar a um equilíbrio entre o princípiodo desacoplamento e o princípio da distribuição de responsabilidade demaneira uniforme, garantindo assim um baixo acoplamento e uma altacoesão, princípios desejáveis na engenharia de software.Public and private organizations is coming to adapting to technological changes constantly because business needs independent of its expertise area, either with adaptation of best market practices or with the constant updating of its technologies given the pace of innovation. This constant evolution often creating a heterogeneous environment systems. This environment happens when we have a set of systems developed on multiple platforms (programming language, database) operating in isolation. Companies with this heterogeneity needs to adopt strategies to provide interoperability into their systems providing better communication between the softwares, these strategies will promote the exchange of information between the departments of companies keeping their integrated business rules. The main objective of this work is develop strategies to provide the integration of different systems with each other, ensuring interoperability between them, regardless of platform and development language thereof. In particular, the proposal was created and developed for the Department of Distance Education - SEDIS, belonging to the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, but can be extended to any public institution of higher education. As result of this study it was produced a middleware that uses components of a serviceoriented architecture with the main objective to solve the current problems that exist in communication and performance between different SEDIS information systems at UFRN.porCNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWAREIntegração de sistemasInteroperabilidadeAmbientes heterogêneosIntegra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWAREUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdfEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdfapplication/pdf5134753https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22306/1/EduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf4fb69e80e3b0b0580ed72c7f6df1f051MD51TEXTEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.txtEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain115376https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22306/4/EduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.txtb3202bae31c3390c1ce977b64f7427dcMD54THUMBNAILEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.jpgEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3016https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22306/5/EduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.jpgd9d756c16598fb1abb79ff196a985c74MD55123456789/223062017-11-03 16:04:50.159oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22306Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T19:04:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos
title Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos
spellingShingle Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos
Ribeiro, Eduardo Lima
CNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Integração de sistemas
Interoperabilidade
Ambientes heterogêneos
title_short Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos
title_full Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos
title_fullStr Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos
title_full_unstemmed Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos
title_sort Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos
author Ribeiro, Eduardo Lima
author_facet Ribeiro, Eduardo Lima
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3257906914445098
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Kulesza, Uira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0189095897739979
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Maciel, Cristiano
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Eduardo Lima
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lopes, Frederico Araújo da Silva
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9177823996895375
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Idalmis Milian Sardina
contributor_str_mv Lopes, Frederico Araújo da Silva
Martins, Idalmis Milian Sardina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWARE
topic CNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Integração de sistemas
Interoperabilidade
Ambientes heterogêneos
dc.subject.por.fl_str_mv Integração de sistemas
Interoperabilidade
Ambientes heterogêneos
description Independente da área de atuação e devido às necessidades de negóciodado o ritmo das inovações, organizações públicas e privadas vêm seadaptando constantemente às mudanças tecnológicas, seja com asmelhores práticas de mercado ou com a atualização de suas tecnologias.Estas mudanças frequentes muitas vezes acabam criando na empresa umambiente bastante heterogêneo, onde os sistemas envolvidos no negócioe que foram desenvolvidos em diversas plataformas (por exemplo,linguagem de programação e/ou banco de dados) operam de maneiraisolada. Em situações como esta, a empresa precisa adotar estratégiaspara prover a interoperabilidade entre seus sistemas e assim garantiruma devida comunicação, visando propiciar o intercâmbio de informaçõesentre os departamentos e a integração das regras do negócio. Oobjetivo central deste trabalho foi propor e desenvolver estratégiasque permitam a integração de sistemas nestes ambientes heterogêneos,independente da plataforma e linguagem de desenvolvimento dossistemas. Com o objetivo de resolver os problemas atuais decomunicação e performance entre os diferentes sistemas de informaçãona Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) da Universidade Federal doRio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um middleware denominadoINTEGRA, concebido em uma arquitetura orientada a serviços. A propostafoi criada para a SEDIS, entretanto pode ser estendida a outrasinstituições públicas de ensino superior. Uma das vantagens daarquitetura proposta é a de proporcionar a adição de novos sistemassem causar fortes impactos de adaptações e mudanças, garantindo amanutenibilidade geral do software. O middleware comunica diferentessistemas help desk e issue tracking oferecendo uma gama de serviçosmediante um protocolo de comunicação que padroniza a troca e oroteamento das mensagens. Através da estratégia proposta como mostra oestudo de caso, foi possível chegar a um equilíbrio entre o princípiodo desacoplamento e o princípio da distribuição de responsabilidade demaneira uniforme, garantindo assim um baixo acoplamento e uma altacoesão, princípios desejáveis na engenharia de software.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-16T23:20:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-16T23:20:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Eduardo Lima. Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22306
identifier_str_mv RIBEIRO, Eduardo Lima. Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22306/1/EduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22306/4/EduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22306/5/EduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fb69e80e3b0b0580ed72c7f6df1f051
b3202bae31c3390c1ce977b64f7427dc
d9d756c16598fb1abb79ff196a985c74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832783096283136