Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22306 |
Resumo: | Independente da área de atuação e devido às necessidades de negóciodado o ritmo das inovações, organizações públicas e privadas vêm seadaptando constantemente às mudanças tecnológicas, seja com asmelhores práticas de mercado ou com a atualização de suas tecnologias.Estas mudanças frequentes muitas vezes acabam criando na empresa umambiente bastante heterogêneo, onde os sistemas envolvidos no negócioe que foram desenvolvidos em diversas plataformas (por exemplo,linguagem de programação e/ou banco de dados) operam de maneiraisolada. Em situações como esta, a empresa precisa adotar estratégiaspara prover a interoperabilidade entre seus sistemas e assim garantiruma devida comunicação, visando propiciar o intercâmbio de informaçõesentre os departamentos e a integração das regras do negócio. Oobjetivo central deste trabalho foi propor e desenvolver estratégiasque permitam a integração de sistemas nestes ambientes heterogêneos,independente da plataforma e linguagem de desenvolvimento dossistemas. Com o objetivo de resolver os problemas atuais decomunicação e performance entre os diferentes sistemas de informaçãona Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) da Universidade Federal doRio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um middleware denominadoINTEGRA, concebido em uma arquitetura orientada a serviços. A propostafoi criada para a SEDIS, entretanto pode ser estendida a outrasinstituições públicas de ensino superior. Uma das vantagens daarquitetura proposta é a de proporcionar a adição de novos sistemassem causar fortes impactos de adaptações e mudanças, garantindo amanutenibilidade geral do software. O middleware comunica diferentessistemas help desk e issue tracking oferecendo uma gama de serviçosmediante um protocolo de comunicação que padroniza a troca e oroteamento das mensagens. Através da estratégia proposta como mostra oestudo de caso, foi possível chegar a um equilíbrio entre o princípiodo desacoplamento e o princípio da distribuição de responsabilidade demaneira uniforme, garantindo assim um baixo acoplamento e uma altacoesão, princípios desejáveis na engenharia de software. |
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Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22306Independente da área de atuação e devido às necessidades de negóciodado o ritmo das inovações, organizações públicas e privadas vêm seadaptando constantemente às mudanças tecnológicas, seja com asmelhores práticas de mercado ou com a atualização de suas tecnologias.Estas mudanças frequentes muitas vezes acabam criando na empresa umambiente bastante heterogêneo, onde os sistemas envolvidos no negócioe que foram desenvolvidos em diversas plataformas (por exemplo,linguagem de programação e/ou banco de dados) operam de maneiraisolada. Em situações como esta, a empresa precisa adotar estratégiaspara prover a interoperabilidade entre seus sistemas e assim garantiruma devida comunicação, visando propiciar o intercâmbio de informaçõesentre os departamentos e a integração das regras do negócio. Oobjetivo central deste trabalho foi propor e desenvolver estratégiasque permitam a integração de sistemas nestes ambientes heterogêneos,independente da plataforma e linguagem de desenvolvimento dossistemas. Com o objetivo de resolver os problemas atuais decomunicação e performance entre os diferentes sistemas de informaçãona Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) da Universidade Federal doRio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um middleware denominadoINTEGRA, concebido em uma arquitetura orientada a serviços. A propostafoi criada para a SEDIS, entretanto pode ser estendida a outrasinstituições públicas de ensino superior. Uma das vantagens daarquitetura proposta é a de proporcionar a adição de novos sistemassem causar fortes impactos de adaptações e mudanças, garantindo amanutenibilidade geral do software. O middleware comunica diferentessistemas help desk e issue tracking oferecendo uma gama de serviçosmediante um protocolo de comunicação que padroniza a troca e oroteamento das mensagens. Através da estratégia proposta como mostra oestudo de caso, foi possível chegar a um equilíbrio entre o princípiodo desacoplamento e o princípio da distribuição de responsabilidade demaneira uniforme, garantindo assim um baixo acoplamento e uma altacoesão, princípios desejáveis na engenharia de software.Public and private organizations is coming to adapting to technological changes constantly because business needs independent of its expertise area, either with adaptation of best market practices or with the constant updating of its technologies given the pace of innovation. This constant evolution often creating a heterogeneous environment systems. This environment happens when we have a set of systems developed on multiple platforms (programming language, database) operating in isolation. Companies with this heterogeneity needs to adopt strategies to provide interoperability into their systems providing better communication between the softwares, these strategies will promote the exchange of information between the departments of companies keeping their integrated business rules. The main objective of this work is develop strategies to provide the integration of different systems with each other, ensuring interoperability between them, regardless of platform and development language thereof. In particular, the proposal was created and developed for the Department of Distance Education - SEDIS, belonging to the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, but can be extended to any public institution of higher education. As result of this study it was produced a middleware that uses components of a serviceoriented architecture with the main objective to solve the current problems that exist in communication and performance between different SEDIS information systems at UFRN.porCNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWAREIntegração de sistemasInteroperabilidadeAmbientes heterogêneosIntegra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWAREUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdfEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdfapplication/pdf5134753https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22306/1/EduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf4fb69e80e3b0b0580ed72c7f6df1f051MD51TEXTEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.txtEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain115376https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22306/4/EduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.txtb3202bae31c3390c1ce977b64f7427dcMD54THUMBNAILEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.jpgEduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3016https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22306/5/EduardoLimaRibeiro_DISSERT.pdf.jpgd9d756c16598fb1abb79ff196a985c74MD55123456789/223062017-11-03 16:04:50.159oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22306Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T19:04:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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