Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Arthur Henrique da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29252
Resumo: O presente texto tem como tema central a Matemática Recreativa. Logo, procuramos expor o que alguns matemáticos falam sobre sua definição, destacar a sua importância para o âmbito escolar e como ela apareceu ao longo da história. Também abordaremos grandes nomes da Matemática Recreativa, como Martin Gardner, o principal nome da Matemática Recreativa no mundo. E aqui no Brasil, falaremos de Malba Tahan e sua contribuição para a Matemática Recreativa. Em uma das publicações feita por Martin Gadner, ele aponta um matemático indiano chamado Kaprekar. E justamente este matemático indiano que iremos destacar no nosso trabalho. Contaremos um pouco sobre sua história, passando pela infância, adolescência, até a sua fase adulta. Destacaremos o contexto histórico e geográfico em que ele vivia na época e abordaremos suas duas pesquisas mais conhecidas: A Constante de Kaprekar e os Números de Kaprekar. O nosso principal enfoque matemático será os Números de Kaprekar, adotamos a forma como o Iannucci (2000) demonstra a dinâmica do número em seu artigo. Mas para poder fazer toda a abordagem matemática contida nos Números de Kaprekar, juntamente com o artigo do Iannucci (2000), dedicaremos um espaço da dissertação para poder explanar a matemática contida no trabalho, que brasicamente é Aritmética. Na nossa pesquisa ultilizaremos as ideias de Chaquiam e Mendes (2016) para explorar a História de Kaprekar e como resultado propomos um produto educacional que aborda a Matemática Recreativa associada a História da Matemática. Esse produto educacional é um livreto de atividades para ser ultilizado em sala de aula por professores do Ensino Fundamental II.
id UFRN_a27698097b524dd65c9a881de40b539e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29252
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Arthur Henrique daPereira, Edgar SilvaLopes, Jaques SilveiraAssis, Márcia Maria Alves deLopes, Gabriela Lucheze de Oliveira2020-06-15T16:50:56Z2020-06-15T16:50:56Z2020-03-25SILVA, Arthur Henrique da. Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica. 2020. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29252O presente texto tem como tema central a Matemática Recreativa. Logo, procuramos expor o que alguns matemáticos falam sobre sua definição, destacar a sua importância para o âmbito escolar e como ela apareceu ao longo da história. Também abordaremos grandes nomes da Matemática Recreativa, como Martin Gardner, o principal nome da Matemática Recreativa no mundo. E aqui no Brasil, falaremos de Malba Tahan e sua contribuição para a Matemática Recreativa. Em uma das publicações feita por Martin Gadner, ele aponta um matemático indiano chamado Kaprekar. E justamente este matemático indiano que iremos destacar no nosso trabalho. Contaremos um pouco sobre sua história, passando pela infância, adolescência, até a sua fase adulta. Destacaremos o contexto histórico e geográfico em que ele vivia na época e abordaremos suas duas pesquisas mais conhecidas: A Constante de Kaprekar e os Números de Kaprekar. O nosso principal enfoque matemático será os Números de Kaprekar, adotamos a forma como o Iannucci (2000) demonstra a dinâmica do número em seu artigo. Mas para poder fazer toda a abordagem matemática contida nos Números de Kaprekar, juntamente com o artigo do Iannucci (2000), dedicaremos um espaço da dissertação para poder explanar a matemática contida no trabalho, que brasicamente é Aritmética. Na nossa pesquisa ultilizaremos as ideias de Chaquiam e Mendes (2016) para explorar a História de Kaprekar e como resultado propomos um produto educacional que aborda a Matemática Recreativa associada a História da Matemática. Esse produto educacional é um livreto de atividades para ser ultilizado em sala de aula por professores do Ensino Fundamental II.The main theme of this text is Recreational Mathematics. Therefore, we seek to expose what some mathematicians say about this definition, highlight its importance for the school environment and how it appeared throughout history. We will also address big names in recreational mathematics, such as Martin Gardner, the leading name in recreational mathematics in the world. And here in Brazil, we will talk about Malba Tahan and his contribution to Recreational Mathematics. In one of Martin Gadner’s publications, he points to an Indian mathematician named Kaprekar. It is precisely this Indian mathematician that we will highlight in our work. We will tell you a little about his history, going through childhood, adolescence, until its adult phase. We will highlight the historical and geographic context in which he lived at the time and discuss his two best-known researches: The Kaprekar Constant and the Kaprekar Numbers. Our main mathematical focus will be the Kaprekar Numbers, we adopted the way that Iannucci (2000) demonstrates the dynamics of the number in his article. But in order to be able to make the whole mathematical approach contained in the Kaprekar Numbers, together with the article by Iannucci (2000), we will dedicate a space for the dissertation to be able to explain the mathematics contained in the work, which is, in general, Arithmetic. In our research we will use the ideas of Chaquiam and Mendes (2016) to explore the History of Kaprekar and as a result we propose an educational product that addresses Recreational Mathematics associated with the History of Mathematics. This educational product is an activity booklet to be used in the classroom by Elementary School teachers.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemática recreativaHistória da MatemáticaKaprekarAritméticaMatemática recreativa de Kaprekar na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdfapplication/pdf4933787https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29252/1/MatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdf71960bcb71423d7e67f356752f6060b5MD51TEXTMatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdf.txtMatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain169711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29252/2/MatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdf.txt0c02e36db7de282d2ed259548acfee02MD52THUMBNAILMatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdf.jpgMatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29252/3/MatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdf.jpg497ac01402b92ec2094b03e27fa3fa9eMD53123456789/292522020-06-21 04:44:48.002oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29252Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-21T07:44:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica
title Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica
spellingShingle Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica
Silva, Arthur Henrique da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática recreativa
História da Matemática
Kaprekar
Aritmética
title_short Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica
title_full Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica
title_fullStr Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica
title_full_unstemmed Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica
title_sort Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica
author Silva, Arthur Henrique da
author_facet Silva, Arthur Henrique da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pereira, Edgar Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Jaques Silveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Assis, Márcia Maria Alves de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Arthur Henrique da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
contributor_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática recreativa
História da Matemática
Kaprekar
Aritmética
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática recreativa
História da Matemática
Kaprekar
Aritmética
description O presente texto tem como tema central a Matemática Recreativa. Logo, procuramos expor o que alguns matemáticos falam sobre sua definição, destacar a sua importância para o âmbito escolar e como ela apareceu ao longo da história. Também abordaremos grandes nomes da Matemática Recreativa, como Martin Gardner, o principal nome da Matemática Recreativa no mundo. E aqui no Brasil, falaremos de Malba Tahan e sua contribuição para a Matemática Recreativa. Em uma das publicações feita por Martin Gadner, ele aponta um matemático indiano chamado Kaprekar. E justamente este matemático indiano que iremos destacar no nosso trabalho. Contaremos um pouco sobre sua história, passando pela infância, adolescência, até a sua fase adulta. Destacaremos o contexto histórico e geográfico em que ele vivia na época e abordaremos suas duas pesquisas mais conhecidas: A Constante de Kaprekar e os Números de Kaprekar. O nosso principal enfoque matemático será os Números de Kaprekar, adotamos a forma como o Iannucci (2000) demonstra a dinâmica do número em seu artigo. Mas para poder fazer toda a abordagem matemática contida nos Números de Kaprekar, juntamente com o artigo do Iannucci (2000), dedicaremos um espaço da dissertação para poder explanar a matemática contida no trabalho, que brasicamente é Aritmética. Na nossa pesquisa ultilizaremos as ideias de Chaquiam e Mendes (2016) para explorar a História de Kaprekar e como resultado propomos um produto educacional que aborda a Matemática Recreativa associada a História da Matemática. Esse produto educacional é um livreto de atividades para ser ultilizado em sala de aula por professores do Ensino Fundamental II.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T16:50:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T16:50:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Arthur Henrique da. Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica. 2020. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29252
identifier_str_mv SILVA, Arthur Henrique da. Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica. 2020. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29252/1/MatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29252/2/MatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29252/3/MatematicarecreativaKaprekar_Silva_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 71960bcb71423d7e67f356752f6060b5
0c02e36db7de282d2ed259548acfee02
497ac01402b92ec2094b03e27fa3fa9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117512608874496