Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonsêca Júnior, José Nivaldo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22172
Resumo: Este trabalho tende a solucionar um problema identificado na Galeria de Artes do Campus Natal-Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): ao passo que aumenta o número de artistas interessados em expor suas obras ao público, diminuem os espaços destinados a esta finalidade. Pensando nisso, aproveitando a ruptura espaço-tempo causada pelo crescimento da tecnologia de telefonia móvel e Internet, nos propusemos explorar estes veículos por meio de aplicativos para celulares, com a finalidade de criar um suporte que permita ao artista divulgar e comercializar seu trabalho, aproximando-o do público. O desenvolvimento do trabalho se deu em 5 etapas: (1) Identificação da necessidades dos utilizadores, com a aplicação de questionários online com artistas plásticos que participaram do 6º Ateliê a Céu Aberto, evento realizado anualmente pelo campus. (2) Tabulação e análise dos dados coletados; (3) Definição do objeto da pesquisa onde se identificou o perfil do usuário para etapa seguinte. (4) Realização de grupos focais com alunos do curso técnico de nível médio integrado em Multimídia do campus e artistas que participaram do evento. Nas sessões de grupos focais, foi aplicada a técnica de prototipagem em papel com storyboard; (5) Criação das telas do protótipo do aplicativo com base nos storydoards. Identificamos que já se aponta uma mudança no perfil dos artistas, com relação ao uso dos aparatos tecnológicos que se apresentam atualmente, em favor do seu trabalho. Estes, que já utilizam a Internet como fonte de informação, lazer e entretenimento, realizam compras e participam redes sociais para divulgar sua produção artística, mostraram-se favoráveis à utilização de um aplicativo para smartphone que facilite a interação do público com suas obras e permita sua comercialização. Assim, baseados nos estudos do Design Centrado no Usuário, os convidamos a participar da prototipação do referido aplicativo. Com a inserção dos utilizadores nesta etapa do projeto pudemos identificar e corrigir de erros e reduzir o tempo de trabalho para criação de leiautes ainda na fase de projetação. Com base nestas informações, conseguimos desenhar um protótipo de aplicativo para smartphone que atenderá às necessidades apontadas pelos utilizadores.
id UFRN_a319378e79700ebfe0d090ccefd7f6a2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22172
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fonsêca Júnior, José Nivaldohttp://lattes.cnpq.br/3220158353896030http://lattes.cnpq.br/4553226203655389Bastos, Helena Rugaihttp://lattes.cnpq.br/0138635150609180Barreto, Lais Karla da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2003796585005455Bessa, Olavo Fontes Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/05024045034866762017-03-07T22:20:13Z2017-03-07T22:20:13Z2016-08-31FONSÊCA JÚNIOR, José Nivaldo. Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis. 2016. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22172Este trabalho tende a solucionar um problema identificado na Galeria de Artes do Campus Natal-Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): ao passo que aumenta o número de artistas interessados em expor suas obras ao público, diminuem os espaços destinados a esta finalidade. Pensando nisso, aproveitando a ruptura espaço-tempo causada pelo crescimento da tecnologia de telefonia móvel e Internet, nos propusemos explorar estes veículos por meio de aplicativos para celulares, com a finalidade de criar um suporte que permita ao artista divulgar e comercializar seu trabalho, aproximando-o do público. O desenvolvimento do trabalho se deu em 5 etapas: (1) Identificação da necessidades dos utilizadores, com a aplicação de questionários online com artistas plásticos que participaram do 6º Ateliê a Céu Aberto, evento realizado anualmente pelo campus. (2) Tabulação e análise dos dados coletados; (3) Definição do objeto da pesquisa onde se identificou o perfil do usuário para etapa seguinte. (4) Realização de grupos focais com alunos do curso técnico de nível médio integrado em Multimídia do campus e artistas que participaram do evento. Nas sessões de grupos focais, foi aplicada a técnica de prototipagem em papel com storyboard; (5) Criação das telas do protótipo do aplicativo com base nos storydoards. Identificamos que já se aponta uma mudança no perfil dos artistas, com relação ao uso dos aparatos tecnológicos que se apresentam atualmente, em favor do seu trabalho. Estes, que já utilizam a Internet como fonte de informação, lazer e entretenimento, realizam compras e participam redes sociais para divulgar sua produção artística, mostraram-se favoráveis à utilização de um aplicativo para smartphone que facilite a interação do público com suas obras e permita sua comercialização. Assim, baseados nos estudos do Design Centrado no Usuário, os convidamos a participar da prototipação do referido aplicativo. Com a inserção dos utilizadores nesta etapa do projeto pudemos identificar e corrigir de erros e reduzir o tempo de trabalho para criação de leiautes ainda na fase de projetação. Com base nestas informações, conseguimos desenhar um protótipo de aplicativo para smartphone que atenderá às necessidades apontadas pelos utilizadores.This work tends to address a problem identified in the Art Gallery of the Campus Natal-Cidade Alta of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): while increase the number of artists interested in exhibiting their works to the public, reduces the spaces destined for this purpose. Thinking about it, taking advantage of the disruption space-time caused by the growth of mobile phone and Internet, we set out to explore these vehicles through mobile applications, in order to create a support that allows the artist to promote and to market his work, approaching him to the public. The development work has been developed in 5 steps: (1) Identification of user needs, with the enforcement of online questionnaires with artists who participated in the 6th “Ateliê a Céu Aberto”, event realized annually by the campus. (2) Tabulation and analysis of the collected data; (3) Definition of the object research where it was identified the user profile to the next step. (4) Conducting focus groups with students of Multimedia’s technical integrated mid-level course of the campus and artists who participated in the event. In the focus group sessions, it was applied the prototyping paper storyboard techniques; (5) Creation of application prototype screens based on the storyboards. We identified that already point to a change in the artist’s profiles, regarding the use of technological devices that are currently present in favor of their works. These, that already use the Internet as an information source, leisure and entertainment, make purchases and participate of social networks to spread their artistic production, were favorable to the use of a smartphone application that facilitates the public interaction with his works and permit its commercialization. Therefore, based on the User-Centered Design studies, we invited them to participate of the application prototyping. With the inclusion of users in this stage of the Project, we were able to identify and correct errors and reduce working time to create layouts still in the design stage. Based on this information, we can draw a prototype application for smartphone that will meet the identified user needs.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGNArtesCelular com tela de toqueDesign centrado no usuárioUsabilidadeAplicativosPublicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPublicarteSistemaRepositório_FonsecaJunior_2016.pdfPublicarteSistemaRepositório_FonsecaJunior_2016.pdfapplication/pdf5128369https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22172/1/PublicarteSistemaReposit%c3%b3rio_FonsecaJunior_2016.pdfb0f2b1a539e05648252a533d2685ba99MD51TEXTJoseNivaldoFonsecaJunior_DISSERT.pdf.txtJoseNivaldoFonsecaJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain149942https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22172/4/JoseNivaldoFonsecaJunior_DISSERT.pdf.txt49badf1285862107717692456492089dMD54PublicarteSistemaRepositório_FonsecaJunior_2016.pdf.txtPublicarteSistemaRepositório_FonsecaJunior_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain149929https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22172/6/PublicarteSistemaReposit%c3%b3rio_FonsecaJunior_2016.pdf.txtd6ffd48de174bc02c1f87bf8b1959d56MD56THUMBNAILJoseNivaldoFonsecaJunior_DISSERT.pdf.jpgJoseNivaldoFonsecaJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2946https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22172/5/JoseNivaldoFonsecaJunior_DISSERT.pdf.jpg84d6b29b8ea70c9171320e5822354136MD55PublicarteSistemaRepositório_FonsecaJunior_2016.pdf.jpgPublicarteSistemaRepositório_FonsecaJunior_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22172/7/PublicarteSistemaReposit%c3%b3rio_FonsecaJunior_2016.pdf.jpgac513368ef0d1a1e3e39c175491a485aMD57123456789/221722019-05-26 02:45:40.836oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22172Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:45:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis
title Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis
spellingShingle Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis
Fonsêca Júnior, José Nivaldo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN
Artes
Celular com tela de toque
Design centrado no usuário
Usabilidade
Aplicativos
title_short Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis
title_full Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis
title_fullStr Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis
title_full_unstemmed Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis
title_sort Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis
author Fonsêca Júnior, José Nivaldo
author_facet Fonsêca Júnior, José Nivaldo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3220158353896030
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4553226203655389
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bastos, Helena Rugai
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0138635150609180
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barreto, Lais Karla da Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2003796585005455
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Bessa, Olavo Fontes Magalhães
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0502404503486676
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonsêca Júnior, José Nivaldo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN
Artes
Celular com tela de toque
Design centrado no usuário
Usabilidade
Aplicativos
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Celular com tela de toque
Design centrado no usuário
Usabilidade
Aplicativos
description Este trabalho tende a solucionar um problema identificado na Galeria de Artes do Campus Natal-Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN): ao passo que aumenta o número de artistas interessados em expor suas obras ao público, diminuem os espaços destinados a esta finalidade. Pensando nisso, aproveitando a ruptura espaço-tempo causada pelo crescimento da tecnologia de telefonia móvel e Internet, nos propusemos explorar estes veículos por meio de aplicativos para celulares, com a finalidade de criar um suporte que permita ao artista divulgar e comercializar seu trabalho, aproximando-o do público. O desenvolvimento do trabalho se deu em 5 etapas: (1) Identificação da necessidades dos utilizadores, com a aplicação de questionários online com artistas plásticos que participaram do 6º Ateliê a Céu Aberto, evento realizado anualmente pelo campus. (2) Tabulação e análise dos dados coletados; (3) Definição do objeto da pesquisa onde se identificou o perfil do usuário para etapa seguinte. (4) Realização de grupos focais com alunos do curso técnico de nível médio integrado em Multimídia do campus e artistas que participaram do evento. Nas sessões de grupos focais, foi aplicada a técnica de prototipagem em papel com storyboard; (5) Criação das telas do protótipo do aplicativo com base nos storydoards. Identificamos que já se aponta uma mudança no perfil dos artistas, com relação ao uso dos aparatos tecnológicos que se apresentam atualmente, em favor do seu trabalho. Estes, que já utilizam a Internet como fonte de informação, lazer e entretenimento, realizam compras e participam redes sociais para divulgar sua produção artística, mostraram-se favoráveis à utilização de um aplicativo para smartphone que facilite a interação do público com suas obras e permita sua comercialização. Assim, baseados nos estudos do Design Centrado no Usuário, os convidamos a participar da prototipação do referido aplicativo. Com a inserção dos utilizadores nesta etapa do projeto pudemos identificar e corrigir de erros e reduzir o tempo de trabalho para criação de leiautes ainda na fase de projetação. Com base nestas informações, conseguimos desenhar um protótipo de aplicativo para smartphone que atenderá às necessidades apontadas pelos utilizadores.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-07T22:20:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-07T22:20:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSÊCA JÚNIOR, José Nivaldo. Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis. 2016. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22172
identifier_str_mv FONSÊCA JÚNIOR, José Nivaldo. Publicarte: sistema repositório para comercialização de obras de artes plásticas via dispositivos móveis. 2016. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22172/1/PublicarteSistemaReposit%c3%b3rio_FonsecaJunior_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22172/4/JoseNivaldoFonsecaJunior_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22172/6/PublicarteSistemaReposit%c3%b3rio_FonsecaJunior_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22172/5/JoseNivaldoFonsecaJunior_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22172/7/PublicarteSistemaReposit%c3%b3rio_FonsecaJunior_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0f2b1a539e05648252a533d2685ba99
49badf1285862107717692456492089d
d6ffd48de174bc02c1f87bf8b1959d56
84d6b29b8ea70c9171320e5822354136
ac513368ef0d1a1e3e39c175491a485a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117526671327232