O sonho da eterna beleza: corpo feminino e o discurso anti-idade na publicidade de cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marília Diógenes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46549
Resumo: A mídia, em aliança com os mercados de consumo, apresenta o corpo feminino como um objeto moldável aos padrões estéticos determinados socialmente. É a partir dessa concepção que se confirma um ideal de beleza que supervaloriza traços predominantemente joviais. Nesse cenário, emerge o discurso anti-idade responsável por disseminar que a velhice é um estado a ser rejeitado, disfarçado e eliminado, pregando a glorificação do corpo-capital, este que possui alto valor na contemporaneidade por atender às demandas de mercado e corresponder aos protótipos de beleza. Tendo isso em vista, levantamos uma reflexão acerca do papel da mídia na construção social do envelhecer, considerando as articulações discursivas que fomentam tal processo. Assim, procuramos compreender como essa produção discursiva anti-idade é construída em anúncios de cosméticos, identificando as estratégias discursivas utilizadas na criação de postagens no Instagram. Para tanto, adotamos como ferramenta metodológica a análise do discurso respaldada em Foucault (2008, 2014b) de um corpus de pesquisa composto por dezesseis postagens veiculadas nos perfis institucionais das marcas de cosméticos Avon, Beyoung e Payot com o intuito de investigar como cada uma delas utiliza, através da publicidade na referida rede social, estratégias discursivas correspondentes ao discurso anti-idade. Como fundamentação teórica, recorremos a autores como Le Breton (2012, 2013a), Foucault (2014a) e Goldenberg (2015) para contextualizar a questão do corpo na contemporaneidade, além dos pressupostos teóricos de Novaes (2006), Lipovetsky e Serroy (2015), Han (2019) e Baudrillard (1970) para embasar a discussão acerca da relação entre os padrões de beleza corporal contemporâneos e a cultura de consumo; e os de Beauvoir (2018, 2019), Debert (1999, 2011, 2018) e Sibilia (2011) para retratar as temáticas atreladas ao envelhecimento. Por fim, verificamos que existe, de fato, um discurso anti-idade que tende a exaltar a juventude como modelo exclusivo de beleza e bem-estar, sendo construído por meio de quatro estratégias discursivas centrais: a construção da noção dos cuidados com o corpo como uma obrigatoriedade para prevenir e disfarçar os sinais do envelhecimento; a produção de um conceito de beleza que se aproxima da perfeição, uma definição que exclui os traços corporais envelhecidos e exalta características joviais; a invisibilidade do corpo velho; a utilização de figuras femininas rejuvenescidas para associá-las aos ideais de beleza hegemônicos.
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Nesse cenário, emerge o discurso anti-idade responsável por disseminar que a velhice é um estado a ser rejeitado, disfarçado e eliminado, pregando a glorificação do corpo-capital, este que possui alto valor na contemporaneidade por atender às demandas de mercado e corresponder aos protótipos de beleza. Tendo isso em vista, levantamos uma reflexão acerca do papel da mídia na construção social do envelhecer, considerando as articulações discursivas que fomentam tal processo. Assim, procuramos compreender como essa produção discursiva anti-idade é construída em anúncios de cosméticos, identificando as estratégias discursivas utilizadas na criação de postagens no Instagram. Para tanto, adotamos como ferramenta metodológica a análise do discurso respaldada em Foucault (2008, 2014b) de um corpus de pesquisa composto por dezesseis postagens veiculadas nos perfis institucionais das marcas de cosméticos Avon, Beyoung e Payot com o intuito de investigar como cada uma delas utiliza, através da publicidade na referida rede social, estratégias discursivas correspondentes ao discurso anti-idade. Como fundamentação teórica, recorremos a autores como Le Breton (2012, 2013a), Foucault (2014a) e Goldenberg (2015) para contextualizar a questão do corpo na contemporaneidade, além dos pressupostos teóricos de Novaes (2006), Lipovetsky e Serroy (2015), Han (2019) e Baudrillard (1970) para embasar a discussão acerca da relação entre os padrões de beleza corporal contemporâneos e a cultura de consumo; e os de Beauvoir (2018, 2019), Debert (1999, 2011, 2018) e Sibilia (2011) para retratar as temáticas atreladas ao envelhecimento. Por fim, verificamos que existe, de fato, um discurso anti-idade que tende a exaltar a juventude como modelo exclusivo de beleza e bem-estar, sendo construído por meio de quatro estratégias discursivas centrais: a construção da noção dos cuidados com o corpo como uma obrigatoriedade para prevenir e disfarçar os sinais do envelhecimento; a produção de um conceito de beleza que se aproxima da perfeição, uma definição que exclui os traços corporais envelhecidos e exalta características joviais; a invisibilidade do corpo velho; a utilização de figuras femininas rejuvenescidas para associá-las aos ideais de beleza hegemônicos.The media, in alliance with consumer markets, presents the female body as an object that can be molded to socially determined aesthetic standards. It is from this conception that an ideal of beauty that overvalues predominantly youthful traits is confirmed. In this scenario, the anti-aging discourse emerges responsible for disseminating that old age is a state to be rejected, disguised and eliminated, preaching the glorification of the capital-body, which has a high value in contemporaneity for meeting market demands and corresponding to beauty prototypes. With this in mind, we raise the reflection on the role of the media in the social construction of aging, considering the discursive articulations that promote this process. Thus, we seek to understand how this anti-aging discourse is constructed in cosmetic ads, identifying the discursive strategies used in creation of posts on Instagram. Therefore, we adopted a methodological tool the discourse analysis supported by Foucault (2008, 2014b) a research corpus composed of posts published in the institutional profiles of cosmetic brands Avon, Beyoung and Payot in order to investigate how each one of them uses, through advertising on that social network, discursive strategies corresponding to the anti-age discourse. The theoretical foundation, we use authors such as Le Breton (2012, 2013a), Foucault (2014a) and Goldenberg (2015) to contextualize the issue of the body in contemporaneity, in addition to the theoretical assumptions of Novaes (2006), Lipovetsky and Serroy (2015), Han (2019), and Baudrillard (1970) to support the discussion about the relationship between contemporary standards of body beauty and consumer culture; and those by Beauvoir (2018, 2019), Debert (1999, 2011, 2018) and Sibilia (2011) to portray the themes linked to aging. Finally, we verified that there is, in fact, an anti-aging discourse that tends to exalt youth as an exclusive model of beauty and well-being, being constructed through four central discursive strategies: the construction of the notion of body care as a requirement to prevent and mask the signs of aging; the production of a concept of beauty that approaches perfection, a definition that excludes aged body features and exalts youthful characteristics; the invisibility of the old body; and the use of rejuvenated female figures to associate them with hegemonic ideals of beauty.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilEnvelhecimentoPublicidadeCorpo femininoBelezaCosméticosO sonho da eterna beleza: corpo feminino e o discurso anti-idade na publicidade de cosméticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSonhoeternabeleza_Moreira_2021.pdfapplication/pdf4401947https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46549/1/Sonhoeternabeleza_Moreira_2021.pdfbd62b7b482a464de2e17f28751872aa6MD51123456789/465492022-05-02 12:39:27.508oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46549Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:39:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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