Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capistrano, Luciano Fábio Dantas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47175
Resumo: Os currículos de História na escola básica têm historicamente secundarizado o papel da história local. Por vezes trabalhada como elemento pitoresco, por vezes nem mencionada, a história local tem sido um dos pontos mais frágeis na disciplina História no ensino básico. O objetivo deste trabalho é contribuir com uma proposta de trabalho que evidencie como é possível se trabalhar a história local em sala de aula e, ao mesmo tempo, apresentar caminhos metodológicos para a criação, na escola, de um repositório de fontes sobre a história local, dando início a um trabalho de criação de um arquivo escolar com essas fontes. O trabalho está divido em três partes: na primeira delas é apresentada uma trajetória de vida do autor, na qual é explicitado como foram estabelecidos seus vínculos com a história local. Na segunda parte são apresentados os grandes espaços do trabalho: a Escola Estadual Myriam Coeli e o bairro Lagoa Azul. Na terceira parte estão traçadas as diretrizes que orientaram a elaboração do material didático produzido sobre a história local, cumprindo, assim, o requisito do ProfHistória para a conclusão do curso. Após as considerações finais, será apresentado um Apêndice contendo o material didático, que é o produto da dissertação. Trata-se, nesse caso, de “Os envelopes da Clio”, que consistem em uma caixa contendo quatro envelopes, cada um deles organizados em torno de uma temática relacionada com a história local. A partir de cada uma das temáticas, é proposta uma oficina e uma série de atividades a serem desenvolvidas pelo professor com os seus alunos. Os envelopes foram organizados para serem aplicados com professores.
id UFRN_a36d0663b4777177df246dd72856f3c5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47175
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Capistrano, Luciano Fábio Dantashttp://lattes.cnpq.br/9760376309517623https://orcid.org/0000-0001-6246-6138http://lattes.cnpq.br/2731237954780451Santos, Magno Francisco de Jesushttps://orcid.org/0000-0002-2218-7772http://lattes.cnpq.br/9046069221784194Oliveira, Iranilson Buriti deRocha, Raimundo Nonato Araújo da2022-05-11T23:21:04Z2022-05-11T23:21:04Z2022-01-17CAPISTRANO, Luciano Fábio Dantas. Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47175Os currículos de História na escola básica têm historicamente secundarizado o papel da história local. Por vezes trabalhada como elemento pitoresco, por vezes nem mencionada, a história local tem sido um dos pontos mais frágeis na disciplina História no ensino básico. O objetivo deste trabalho é contribuir com uma proposta de trabalho que evidencie como é possível se trabalhar a história local em sala de aula e, ao mesmo tempo, apresentar caminhos metodológicos para a criação, na escola, de um repositório de fontes sobre a história local, dando início a um trabalho de criação de um arquivo escolar com essas fontes. O trabalho está divido em três partes: na primeira delas é apresentada uma trajetória de vida do autor, na qual é explicitado como foram estabelecidos seus vínculos com a história local. Na segunda parte são apresentados os grandes espaços do trabalho: a Escola Estadual Myriam Coeli e o bairro Lagoa Azul. Na terceira parte estão traçadas as diretrizes que orientaram a elaboração do material didático produzido sobre a história local, cumprindo, assim, o requisito do ProfHistória para a conclusão do curso. Após as considerações finais, será apresentado um Apêndice contendo o material didático, que é o produto da dissertação. Trata-se, nesse caso, de “Os envelopes da Clio”, que consistem em uma caixa contendo quatro envelopes, cada um deles organizados em torno de uma temática relacionada com a história local. A partir de cada uma das temáticas, é proposta uma oficina e uma série de atividades a serem desenvolvidas pelo professor com os seus alunos. Os envelopes foram organizados para serem aplicados com professores.History curriculums in elementary schools have historically treated the role oflocal history as less important. Often worked as a picturesque element, other times not even mentioned, the local history has been one ofthe weakest points of the History discipline in basic education. The purpose ofthis study is to contribute proposing an approach that shows how it is possible to work with local history in the classroom and, at the same time, present methodological paths for the creation, in the school, of a source repository on local history, starting a work of creating a school archive with these sources. The work is divided into three parts: the first part presents the author's life trajectory, which explains how his links with local history were established. In the second part, the great work spaces are presented: the State School Myriam Coeli and the Lagoa Azul neighborhood. In the third part, the guidelines that guide the elaboration of a didactic material produced on local history are outlined, therefore, fulfilling the requirement of ProfHistória for completing the course. After the final considerations, an Appendix will be presented containing the didactic material, which is the product of the dissertation. It is, in this case, “Os envelopes da Clio”, which consist of a box containing four envelopes, each one organized around a theme related to local history. Based on the theme, a workshop and a series of activities are proposed to be developed by the teachers with their students. The envelopes were organized to be applied with teachers.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilPatrimônio culturalHistória LocalFontes históricasCidadeOs envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnvelopesClioelaboracao_Capistrano_2022.pdfapplication/pdf14610608https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47175/1/EnvelopesClioelaboracao_Capistrano_2022.pdf6112c5470aadd3ecb9886bb37b744a4bMD51123456789/471752022-05-11 20:21:37.752oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47175Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-11T23:21:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica
title Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica
spellingShingle Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica
Capistrano, Luciano Fábio Dantas
Patrimônio cultural
História Local
Fontes históricas
Cidade
title_short Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica
title_full Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica
title_fullStr Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica
title_full_unstemmed Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica
title_sort Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica
author Capistrano, Luciano Fábio Dantas
author_facet Capistrano, Luciano Fábio Dantas
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9760376309517623
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6246-6138
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2731237954780451
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Magno Francisco de Jesus
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2218-7772
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9046069221784194
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Iranilson Buriti de
dc.contributor.author.fl_str_mv Capistrano, Luciano Fábio Dantas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
contributor_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
História Local
Fontes históricas
Cidade
topic Patrimônio cultural
História Local
Fontes históricas
Cidade
description Os currículos de História na escola básica têm historicamente secundarizado o papel da história local. Por vezes trabalhada como elemento pitoresco, por vezes nem mencionada, a história local tem sido um dos pontos mais frágeis na disciplina História no ensino básico. O objetivo deste trabalho é contribuir com uma proposta de trabalho que evidencie como é possível se trabalhar a história local em sala de aula e, ao mesmo tempo, apresentar caminhos metodológicos para a criação, na escola, de um repositório de fontes sobre a história local, dando início a um trabalho de criação de um arquivo escolar com essas fontes. O trabalho está divido em três partes: na primeira delas é apresentada uma trajetória de vida do autor, na qual é explicitado como foram estabelecidos seus vínculos com a história local. Na segunda parte são apresentados os grandes espaços do trabalho: a Escola Estadual Myriam Coeli e o bairro Lagoa Azul. Na terceira parte estão traçadas as diretrizes que orientaram a elaboração do material didático produzido sobre a história local, cumprindo, assim, o requisito do ProfHistória para a conclusão do curso. Após as considerações finais, será apresentado um Apêndice contendo o material didático, que é o produto da dissertação. Trata-se, nesse caso, de “Os envelopes da Clio”, que consistem em uma caixa contendo quatro envelopes, cada um deles organizados em torno de uma temática relacionada com a história local. A partir de cada uma das temáticas, é proposta uma oficina e uma série de atividades a serem desenvolvidas pelo professor com os seus alunos. Os envelopes foram organizados para serem aplicados com professores.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-11T23:21:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-11T23:21:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAPISTRANO, Luciano Fábio Dantas. Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47175
identifier_str_mv CAPISTRANO, Luciano Fábio Dantas. Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47175/1/EnvelopesClioelaboracao_Capistrano_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6112c5470aadd3ecb9886bb37b744a4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832640045350912