Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47175 |
Resumo: | Os currículos de História na escola básica têm historicamente secundarizado o papel da história local. Por vezes trabalhada como elemento pitoresco, por vezes nem mencionada, a história local tem sido um dos pontos mais frágeis na disciplina História no ensino básico. O objetivo deste trabalho é contribuir com uma proposta de trabalho que evidencie como é possível se trabalhar a história local em sala de aula e, ao mesmo tempo, apresentar caminhos metodológicos para a criação, na escola, de um repositório de fontes sobre a história local, dando início a um trabalho de criação de um arquivo escolar com essas fontes. O trabalho está divido em três partes: na primeira delas é apresentada uma trajetória de vida do autor, na qual é explicitado como foram estabelecidos seus vínculos com a história local. Na segunda parte são apresentados os grandes espaços do trabalho: a Escola Estadual Myriam Coeli e o bairro Lagoa Azul. Na terceira parte estão traçadas as diretrizes que orientaram a elaboração do material didático produzido sobre a história local, cumprindo, assim, o requisito do ProfHistória para a conclusão do curso. Após as considerações finais, será apresentado um Apêndice contendo o material didático, que é o produto da dissertação. Trata-se, nesse caso, de “Os envelopes da Clio”, que consistem em uma caixa contendo quatro envelopes, cada um deles organizados em torno de uma temática relacionada com a história local. A partir de cada uma das temáticas, é proposta uma oficina e uma série de atividades a serem desenvolvidas pelo professor com os seus alunos. Os envelopes foram organizados para serem aplicados com professores. |
id |
UFRN_a36d0663b4777177df246dd72856f3c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47175 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Capistrano, Luciano Fábio Dantashttp://lattes.cnpq.br/9760376309517623https://orcid.org/0000-0001-6246-6138http://lattes.cnpq.br/2731237954780451Santos, Magno Francisco de Jesushttps://orcid.org/0000-0002-2218-7772http://lattes.cnpq.br/9046069221784194Oliveira, Iranilson Buriti deRocha, Raimundo Nonato Araújo da2022-05-11T23:21:04Z2022-05-11T23:21:04Z2022-01-17CAPISTRANO, Luciano Fábio Dantas. Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47175Os currículos de História na escola básica têm historicamente secundarizado o papel da história local. Por vezes trabalhada como elemento pitoresco, por vezes nem mencionada, a história local tem sido um dos pontos mais frágeis na disciplina História no ensino básico. O objetivo deste trabalho é contribuir com uma proposta de trabalho que evidencie como é possível se trabalhar a história local em sala de aula e, ao mesmo tempo, apresentar caminhos metodológicos para a criação, na escola, de um repositório de fontes sobre a história local, dando início a um trabalho de criação de um arquivo escolar com essas fontes. O trabalho está divido em três partes: na primeira delas é apresentada uma trajetória de vida do autor, na qual é explicitado como foram estabelecidos seus vínculos com a história local. Na segunda parte são apresentados os grandes espaços do trabalho: a Escola Estadual Myriam Coeli e o bairro Lagoa Azul. Na terceira parte estão traçadas as diretrizes que orientaram a elaboração do material didático produzido sobre a história local, cumprindo, assim, o requisito do ProfHistória para a conclusão do curso. Após as considerações finais, será apresentado um Apêndice contendo o material didático, que é o produto da dissertação. Trata-se, nesse caso, de “Os envelopes da Clio”, que consistem em uma caixa contendo quatro envelopes, cada um deles organizados em torno de uma temática relacionada com a história local. A partir de cada uma das temáticas, é proposta uma oficina e uma série de atividades a serem desenvolvidas pelo professor com os seus alunos. Os envelopes foram organizados para serem aplicados com professores.History curriculums in elementary schools have historically treated the role oflocal history as less important. Often worked as a picturesque element, other times not even mentioned, the local history has been one ofthe weakest points of the History discipline in basic education. The purpose ofthis study is to contribute proposing an approach that shows how it is possible to work with local history in the classroom and, at the same time, present methodological paths for the creation, in the school, of a source repository on local history, starting a work of creating a school archive with these sources. The work is divided into three parts: the first part presents the author's life trajectory, which explains how his links with local history were established. In the second part, the great work spaces are presented: the State School Myriam Coeli and the Lagoa Azul neighborhood. In the third part, the guidelines that guide the elaboration of a didactic material produced on local history are outlined, therefore, fulfilling the requirement of ProfHistória for completing the course. After the final considerations, an Appendix will be presented containing the didactic material, which is the product of the dissertation. It is, in this case, “Os envelopes da Clio”, which consist of a box containing four envelopes, each one organized around a theme related to local history. Based on the theme, a workshop and a series of activities are proposed to be developed by the teachers with their students. The envelopes were organized to be applied with teachers.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilPatrimônio culturalHistória LocalFontes históricasCidadeOs envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnvelopesClioelaboracao_Capistrano_2022.pdfapplication/pdf14610608https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47175/1/EnvelopesClioelaboracao_Capistrano_2022.pdf6112c5470aadd3ecb9886bb37b744a4bMD51123456789/471752022-05-11 20:21:37.752oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47175Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-11T23:21:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica |
title |
Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica |
spellingShingle |
Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica Capistrano, Luciano Fábio Dantas Patrimônio cultural História Local Fontes históricas Cidade |
title_short |
Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica |
title_full |
Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica |
title_fullStr |
Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica |
title_full_unstemmed |
Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica |
title_sort |
Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica |
author |
Capistrano, Luciano Fábio Dantas |
author_facet |
Capistrano, Luciano Fábio Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9760376309517623 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6246-6138 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2731237954780451 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Magno Francisco de Jesus |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2218-7772 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9046069221784194 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Iranilson Buriti de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capistrano, Luciano Fábio Dantas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Raimundo Nonato Araújo da |
contributor_str_mv |
Rocha, Raimundo Nonato Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio cultural História Local Fontes históricas Cidade |
topic |
Patrimônio cultural História Local Fontes históricas Cidade |
description |
Os currículos de História na escola básica têm historicamente secundarizado o papel da história local. Por vezes trabalhada como elemento pitoresco, por vezes nem mencionada, a história local tem sido um dos pontos mais frágeis na disciplina História no ensino básico. O objetivo deste trabalho é contribuir com uma proposta de trabalho que evidencie como é possível se trabalhar a história local em sala de aula e, ao mesmo tempo, apresentar caminhos metodológicos para a criação, na escola, de um repositório de fontes sobre a história local, dando início a um trabalho de criação de um arquivo escolar com essas fontes. O trabalho está divido em três partes: na primeira delas é apresentada uma trajetória de vida do autor, na qual é explicitado como foram estabelecidos seus vínculos com a história local. Na segunda parte são apresentados os grandes espaços do trabalho: a Escola Estadual Myriam Coeli e o bairro Lagoa Azul. Na terceira parte estão traçadas as diretrizes que orientaram a elaboração do material didático produzido sobre a história local, cumprindo, assim, o requisito do ProfHistória para a conclusão do curso. Após as considerações finais, será apresentado um Apêndice contendo o material didático, que é o produto da dissertação. Trata-se, nesse caso, de “Os envelopes da Clio”, que consistem em uma caixa contendo quatro envelopes, cada um deles organizados em torno de uma temática relacionada com a história local. A partir de cada uma das temáticas, é proposta uma oficina e uma série de atividades a serem desenvolvidas pelo professor com os seus alunos. Os envelopes foram organizados para serem aplicados com professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-11T23:21:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-11T23:21:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAPISTRANO, Luciano Fábio Dantas. Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47175 |
identifier_str_mv |
CAPISTRANO, Luciano Fábio Dantas. Os envelopes de Clio: a elaboração de fontes para o ensino de história local na escola básica. 2022. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47175/1/EnvelopesClioelaboracao_Capistrano_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6112c5470aadd3ecb9886bb37b744a4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832640045350912 |