Análise da implementação de um programa de saúde auditiva infantil na atenção primária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29286 |
Resumo: | Introdução: A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde têm recomendado a articulação dos Programas de Saúde Auditiva Infantil com a atenção primária em saúde, tendo o Agente Comunitário de Saúde (ACS) um papel de suma importância nesta proposta, devido à abrangência da Estratégia de Saúde da Família e a estreita relação deste profissional com as famílias. Objetivo: Avaliar a implementação de um programa de saúde auditiva infantil na atenção primária. Método: Estudo observacional longitudinal prospectivo, estruturado em duas etapas: (1) Análise da eficácia de um curso online para a educação permanente de ACS na área de saúde auditiva infantil; (2) Análise da efetividade de um Programa de Saúde Auditiva Infantil na Atenção Primária. Participaram do curso online 2859 inscritos, e destes, 23 constituíram um grupo específico de ACS oriundos de duas unidades básicas de saúde, com acompanhamento presencial. Resultados: 1842 participantes (63,34%) finalizaram o curso, com representatividade de todos os estados brasileiros e do exterior e de diversas especialidades, com predominância para a área médica. O curso foi bem avaliado e refletiu em melhora do conhecimento pós-capacitação. 102 crianças de zero a dois anos foram acompanhadas pelos ACS no período de um ano, procedendo o encaminhamento de 15 delas. Foi constatado um caso de perda auditiva condutiva. Conclusão: O curso online mostrou-se eficaz para o ensino à distância dos ACS na área. O Programa de saúde auditiva infantil vinculado à atenção primária é exequível e promissor, todavia, estratégias são necessárias para minimizar os percalços existentes. |
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Oliveira, Maria Taiany Duarte deAlvarenga, Kátia de FreitasPeixoto, Marcus Valerius da SilvaAraújo, Eliene Silva2020-06-17T18:33:02Z2020-06-17T18:33:02Z2020-02-21OLIVEIRA, Maria Taiany Duarte de. Análise da implementação de um programa de saúde auditiva infantil na atenção primária. 2020. 57f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29286Introdução: A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde têm recomendado a articulação dos Programas de Saúde Auditiva Infantil com a atenção primária em saúde, tendo o Agente Comunitário de Saúde (ACS) um papel de suma importância nesta proposta, devido à abrangência da Estratégia de Saúde da Família e a estreita relação deste profissional com as famílias. Objetivo: Avaliar a implementação de um programa de saúde auditiva infantil na atenção primária. Método: Estudo observacional longitudinal prospectivo, estruturado em duas etapas: (1) Análise da eficácia de um curso online para a educação permanente de ACS na área de saúde auditiva infantil; (2) Análise da efetividade de um Programa de Saúde Auditiva Infantil na Atenção Primária. Participaram do curso online 2859 inscritos, e destes, 23 constituíram um grupo específico de ACS oriundos de duas unidades básicas de saúde, com acompanhamento presencial. Resultados: 1842 participantes (63,34%) finalizaram o curso, com representatividade de todos os estados brasileiros e do exterior e de diversas especialidades, com predominância para a área médica. O curso foi bem avaliado e refletiu em melhora do conhecimento pós-capacitação. 102 crianças de zero a dois anos foram acompanhadas pelos ACS no período de um ano, procedendo o encaminhamento de 15 delas. Foi constatado um caso de perda auditiva condutiva. Conclusão: O curso online mostrou-se eficaz para o ensino à distância dos ACS na área. O Programa de saúde auditiva infantil vinculado à atenção primária é exequível e promissor, todavia, estratégias são necessárias para minimizar os percalços existentes.Introduction: The World Health Organization and the Ministry of Health have recommended the articulation of Child Hearing Health Programs with primary health care, with the Community Health Agent (CHA) playing an extremely important role in this proposal, due to the scope of the Family Health Strategy and the close relationship of this professional with the families. Objective: Evaluate the implementation of a child hearing health program in primary care. Method: Prospective longitudinal observational study, structured in two stages: (1) Analysis of the effectiveness of an online course for the permanent education of CHA in the area of child hearing health; (2) Analysis of the effectiveness of a Child Hearing Health Program in Primary Care. 2859 enrolled participants in this online course, and of these, 23 formed a specific group of CHA from two basic health units, with face-to-face monitoring. Results: 1842 participants (63.34%) finished the course, with representation from all Brazilian states and also from abroad and from various specialties, predominantly in the medical field. The course was well evaluated and reflected in improved post-training knowledge. 102 children aged zero to two years were followed up by the CHA during the period of one year, proceeding with the referral of 15 of them. A case of conductive hearing loss was found. Conclusion: The self-instructional online course proved to be effective for distance education of CHAs in the area. The Child Hearing Health Program linked to primary care is feasible and promising, however, strategies are necessary to minimize the existing problems.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIACapacitação em serviçoAgentes comunitários de saúdeTriagem neonatalAudiçãoAtenção primária à saúdeAnálise da implementação de um programa de saúde auditiva infantil na atenção primáriaAnalysis of implementation and evaluation of a child hearing health program in primary careinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnaliseimplementacaoprograma_Oliveira_2020.pdf.txtAnaliseimplementacaoprograma_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain129628https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29286/2/Analiseimplementacaoprograma_Oliveira_2020.pdf.txtfac10801fd8a668cfc07a31b2b7d5635MD52THUMBNAILAnaliseimplementacaoprograma_Oliveira_2020.pdf.jpgAnaliseimplementacaoprograma_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29286/3/Analiseimplementacaoprograma_Oliveira_2020.pdf.jpgc882f9016f077aee738a618825627e86MD53ORIGINALAnaliseimplementacaoprograma_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf2140733https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29286/1/Analiseimplementacaoprograma_Oliveira_2020.pdf1179394841b6fd02fdc61eff36bbe72eMD51123456789/292862020-06-21 04:45:14.949oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29286Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-21T07:45:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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